Este País tem histórias inacreditáveis...
Maria João Lopo de Carvalho publicou um livro sobre a vida da Marquesa de Alorna. Quem é seu Amigo, como eu sou, tem alguma noção do imenso trabalho a que se dedicou, durante anos, bem como do entusiasmo que colocou na investigação ena escrita. Tornou - se quase obcecada pela personagem. Por mim, cheguei a convidá -la para falar do tema numa das minhas aulas de História da Diplomacia Portuguesa. Correu muito bem.
Há meses, comecei a ouvir, nalguns círculos, bem colocados, da Comunicação e da Escrita, que era um abuso Maria João fazer um livro sobre esse tema porque uma outra pessoa, Maria Teresa Horta - que me dizem ser descendente da Marquesa -, ia, também, publicar uma obra sobre a mesma personagem.
Não quis acreditar no que ouvia. Pensei que se tratava de uma brincadeira de quem assim falava. Mas pecebi, depois, que não. Que era a sério. E melhor se percebeu, agora, quando o livro foi apresentado. Maria João Lopo de Carvalho tem encontrado muitas recusas de entrevistas ou espaços porque teria cometido « o crime» de escrever sobre um tema já «reservado» É inacreditável!
O livro de Maria João não é edição da autora. É editado pela prestigiada editora Oficina do Livro..
O que será esta história? Quantos livros são editados sobre Salazar, Marquês de Pombal e tantos outros personagens? Teresa Horta é uma das 3 Marias, personagens mais conhecidas, como tal, no pós - 25 de Abril. O País é cheio de «quintas» e de direitos feudais. Mas será só isso?
Que história é esta?
15 comentários:
Sendo assim, é, sem dúvida, inacreditável!...
É a história do nosso país, querido Pedro... A prosa poética da MTH nada tem a ver com a minha «história contada» que pretendo simples, facil de ler e contextualizada com as voltas e reviravoltas de Portugal e da Europa no sec XVIII e XIX. Hája democacria, porque há espaço para todos e leituras para vários e diferentes gostos. Venham mais a ecsrever sobre a figura singular da Marquesa de Alorna! Só tenho de ficar contente pela curiosidade que desperta!
Pois é assim a história do nosso país. Há a prosa poética da MTH e a minha que pretende apenas contar uma história de forma simples s contextualizando a figura singular da marquesa de alorna no sec XVIII e XIX em Portugal e na Europa. Há gostos diferentes e leitura para todos. Assim devia ser em democacracia! Venham mais escrever sobre a Marquesa! A figurea merece que muitos se dediquem a dar-lhe voz!
Eu compreendo a indignação mas infelizmente não acho inacreditável.
Afinal “isto”, esta coisa indescritível, é Portugal…..E tu Maria João que és uma mulher inteligente ( íssima ) e perspicaz, sabes onde vives.
Eu é que não acredito que num País de menos de dez milhões de habitantes haja tanto lobby.
Se não és amiga és inimiga e se não concordas és totalmente do contra. Sócrates era um fanático dessa política e exagerou ao máximo pela sua pequenez e insegurança, mas é assim com a direita também.
Em tudo Portugal sofre do mal e na cultura então é lamentável. Mais ainda quando mudam os governos….
O mal dizer uns de outros em Teatros, Museus, Institutos…Uma gente sem classe nenhuma que se pensam o supra-sumo da elite intelectual.
Tenho a certeza de que o livro vai ser lido em êxito, porque não há nada como a propaganda mesmo quando negativa.
Desejo as maiores felicidades para o mesmo!!!
Neste caso é que é mesmo…”Os cães ladram….mas a caravana passa”………
Concordo, Pedro, há espaço para todos!
Mais uma história que seria inacreditável em qualquer parte do mundo com votantes de qualquer parte do Planeta. O PSD/Madeira ganhou, mesmo tendo perdido a maioria de votos e conservando a maioria no Parlamento, as eleições regionais.
Parabéns ao CDS que subiu enormemente e também ao Partido de Coelho que conseguiu 3 deputados.
CDU com nada, aliás como devia ser no Continente pois isto apesar de tudo é uma democracia e os partidos totalitários não deviam poder comungar da mesma, e o PS de rastos como aqui.
O povo da Madeira perante o nada do PS preferiu o IMENSO que já conhece. “Fair enough”.
Portugas no seu melhor.
Viva a República das Bananas.
A MJLC desejo-lhe as maiores felicidades com o novo livro sobre a Marquesa. Só os falhados sentem a sombra dos outros. Nem ligue e vá sempre em frente com o seu trabalho.
"O vício do narcisismo"
«Os homens desaprovam sempre o que são incapazes de fazer.»
Cristina da Suécia, Máximas
«Ser presumido de si mesmo, estar persuadido de que se tem muito espírito, é um acidente que só acontece aos que não têm de todo ou pouco têm. Infeliz do que está exposto ao convívio de tal personagem! [...] Que seria de vós, e dele, se um terceiro não viesse afortunadamente perturbar o círculo e obliterar a narrativa?»
La Bruyère, Os caracteres
"A relação justa com o outro"
«Imagina-os enquanto comem, dormem, se emparelham, defecam, etc. Observa-os depois quando se dão ares superiores, se ufanam e te amesquinham com a sua superioridade.»
Marco Aurélio, Pensamentos
De "O Livro da Tranquilidade"
Intocáveis?
Não me parece real tal existência.
Quando estive numa universidade americana quis fazer a minha tese sobre Lisboa numa determinada área. Quando recolhi informação fui "avisado", a resposta que tive foi que essa área "era" de um determinado fulano. Verifiquei amargamente que a referida "capelinha" de facto lhe pertence.
É triste!
E quanto mais não seja, só por esse motivo o meu presente de aniversário para os meus amigos, e natal incluído vai ser esse livro da Maria João Lopo de Carvalho.
Quando estive numa universidade americana quis fazer a minha tese sobre Lisboa numa determinada área. Quando recolhi informação fui "avisado", a resposta que tive foi que essa área "era" de um determinado fulano. Verifiquei amargamente que a referida "capelinha" de facto lhe pertence.
É triste!
E quanto mais não seja, só por esse motivo o meu presente de aniversário para os meus amigos, e natal incluído vai ser esse livro da Maria João Lopo de Carvalho.
Estou totalmente de acordo com “tem mesmo que ser anónimo”.
Este Natal será a prenda por excelência!!! O livro de Maria João Lopo de Carvalho, para quem e desde já, mando um beijo imenso!!!
Até já meti no meu perfil do face-book um post com a capa do livro e o link!!!
Eu estou a escrever o “From Russia with shame”.
Putin, ex-KGB, duas vezes PR ,mete um pupilo no seu lugar, vai para PM para não o chamarem o que é realmente, ditador, gere a marioneta que meteu na PR e agora volta a PR aos 59 anos.
Um PR novíssimo e com uma popularidade enorme, como é Dmitri Medvedev e não quer recandidatar-se….Pior, vai para PM!!!
É para rir agora ou mais tarde?
Como é possível que este País, nas mãos desta gente tenha poder de veto nas ONU. Com que moral podem vetar seja o que for.
A vida na Rússia é como em Portugal nos anos de ouro do Estado Novo. Os pobres não abrem a boca e os ricos não podem meter-se em política. Se assim for todos vivem sem ser amordaçados. Se se meterem com Putin, são….como dizer….sentem-se muito mal muito mal como se sentiram vários jornalistas que escreveram contra ele sendo a última vítima o Russo morto em pleno hospital Britânico por envenenamento de radioactividade.
A vergonha é que já ninguém fala nisso e foi há um par de anos.
Assim está o mundo........que não durará muito mais assim como o conhecemos.
Que ninguém duvide disso.
mesmo com descontos de 10% está a vender mal
é mais uma personagem nesta vaga de revivalismos históricos que surgem algures em todas as crises identitárias
e acho segundo Bobbone as duas escrivantes têm parentela com a dita marquesa (subjectivo mas dá legitimidade subjectiva às obreiras)
é estilo jornalista orelhudo com muito paleio tem uns retratos pelo meio in technicolor que dão uma ideia de que inda faltam uns centos de páginas para o fim...
Tem toda a razão! Este país é de facto inacreditável.
E os seus políticos, sem excepção, não são menos.
Estão, pelo menos, desacreditados. Por acção, uns, por omissão, outros.
Carlos Fonseca
http://itsprstupid.blogspot.com/2011/10/um-pais-sem-esperanca.html
Um bom resumo pelo Rui Calafate.
Eu sei que tem feito um esforço para acreditar. E que mais pode fazer? Se Santana não acredita, quem acreditará?
Eu, talvez acrescentaria uma réstia de esperança ao que foi dito...
God Save...
http://www.youtube.com/watch?v=MeP220xx7Bs
...Portugal.
No future???
Até eu que não sou ninguém escrevi um post no meu blogue sobre a marquesa de Alorna...não é isso que se pede quando se deseja um povo mais culto?
Cumprimentos
Enviar um comentário