quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ainda não?

As agências de rating continuam a tentar dinamitar a estrutura da economia europeia.

Já escrevi, também, cem vezes que continua por realizar a verdadeira reforma do sistema financeiro. Na sequência da crise de 2008, foraam injectados muitos fundo públicos en muitos Bancos. As pessoas acreditaram que o assunto estava resolvido. Várias vezes sublinhei que mesmo o cidadão mais leigo sente que não foram erradicadas as regras que permitiram a débacle do subprime.

Mais cedo ou mais tarde, a espuma das manchas da crise voltaria a surgir. Sem a limpeza ser feita de modo integral, a água não volta a jorrar em condições de merecer confiança.

Ainda não perceberam?Continua o ECOFIN a reunir e as searas vão ardendo.

3 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Nada, nada mesmo, faz sentido há muitas décadas.
Com a economia a "encolher" de ano para ano desde 1974, nunca Portugal fez nada para inverter a tendência.
Dois primeiros-ministros tiveram muita culpa.
O PM Cavaco Silva, que com os milhões e milhões de contos vindos da CEE depois CE e agora UE ( "caganda" mentira, união onde? ) não preparou a economia portuguesa para que forte e independente, fizesse concorrência a outros Países em tecnologia de ponta e qualidade/preço.
Ficámos cheios de auto-estradas, asfalto e mais asfalto.
Foi a época em que mais podíamos ter utilizado bem esses milhões e não o fizemos.
Alguém os utilizou, lógico. Foram gastos até ao último centavo. Mas não nas mãos de quem bem os usaria e a prova está dada.
E depois o PM José S. Sousa que foi como o "el matador" da economia já de rastos.
Deu-lhe a estucada final com os contractos nocivos para o Estado a empresas "amigas", vendendo património para depois alugar o mesmo a essa gente pagando rendas pornográficas, enfim, endividando o estado até aos limites, até não haver nem dinheiro para pagar ordenados nem pensões nos cofres do mesmo.
Depois claro, deveremos analisar a crise provocada por meia dúzia de especuladores, eles donos da economia mundial com a bênção dos políticos.
As agencias de rating, por exemplo. Para que existem? Para quem trabalham? A quem prestam contas? Em que se baseiam para julgar seja o que for se só têm acesso muito superficial às contas dos estados independentes e bancos?
Porque é que os "mercados" vão atrás do que elas dizem? Não será porque os dois são a mesma coisa? Lançam más notícias dum banco, fazem as acções descer ao limite, compram e no outro dia dizem que o Banco recuperou enormemente, fazem subir as acções e vendem. Um exemplo, lógico….Quem ganhou? Até cá se fez isso com as Empresas BPN. Não houve gente honestíssima que ganhou numa semana cento e trinta e pico vezes mais por acção? Então? Ainda alguém duvida de onde vem a crise nossa e de fora?
Ontem mesmo uma dessas "Agências" disse que um Banco Franco-suíço estava mal, estava em apuros. De ser um Banco forte e próspero, passou a ser um Banco em falência.
Como é isso possível? mais...Como é que os políticos ainda deixam que este tipo de coisas aconteça.
Não podia concordar mais com o seu comentário, mas infelizmente quem paga aos políticos são eles, mercados e agências e portanto a limpeza tem que ser primeiro nos dirigentes europeus e americanos para que depois o sangue novo, independente e invendível, faça a limpeza à especulação e acabe com este poder fantasma que está a dinamitar o Planeta.

dinamitar o quê? disse...

estão a avaliar os riscos de alguns

poder-se-ia dizer que são pouco isentos em relação aos americanos bastante necessitados

quanto ao resto

o cusco....... disse...

E a loucura económica continua…Trichet, até ao último minuto trama a Europa mantendo os Juros da zona Euro. A moeda, que segundo Robert Shapiro assessor do FMI, vai colapsar dentro de 3 semanas (http://es.finance.yahoo.com/noticias/El-asesor-FMI-Robert-Shapiro-europapr-232358588.html) , continua inflacionada estupidamente por um senhor que está certamente caduco. As empresas a fechar portas, os estados da Europa a definhar e o “génio”, que considero um dos grandes culpados do aumento da crise na Europa por não ter descido os juros assim que os USA, Reino Unido e Japão o fizeram, mantém a sua patetice até ao momento da saída.
Espero que o sucessor ponha de lá para fora outro patético que nos afundou a nós, o antigo líder Socialista e ex (des) Governador do Banco de Portugal, que está a necessitar de descanso.
Já está na idade que apesar da côr que mete no cabelo, pesa-lhe demasiado.
Durão Barroso ficará na história como alguém que não foi capaz de impor a autoridade à Alemanha nem explicar a Obama que quando telefona para a Europa deve fazê-lo a ele e não a Merkel pois ela representa ( mal e porcamente ) os seus cidadãos, não os de todo o Continente.
Por cá as notícias são tremendas. A Madeira e o seu Presidente e tudo o que se tem descoberto por lá assim como o que se viu na campanha é tão triste como lamentável…Se me contassem eu nem acreditaria…mas ninguém o fez, eu vi.
O PR no seu melhor, ou seja NADA como sempre, a não ser o gastar 16 milhões de euros por ano para isso fazer.
O PM muito calado e dando demasiada voz à negatividade do Ministro das Finanças e à positividade do da Economia. Parecem a dupla dos do PS.
O que nos fez os cornos na nossa casa mãe, a AR e que ganhou de prémio a bolsa paga por todos nós numa Universidade dos Estados Unidos e o que foi humilhado por Sócrates, várias vezes, durante longos meses.
Na Justiça nada se fez. NADA!
Os cortes fazem-nos definhar e o definhar traz mais cortes. Parece ser que nenhum Europeu ainda entendeu isso e a meu ver, já é tarde.
O mundo chegou ao ponto limite. Estamos à beira da fome e da ruína e os que pensam que têm dinheiro, ele é virtual. Se forem todos buscar o dinheiro aos bancos, eles não o têm.
Os que têm dinheiro em casa, ouro e prata, um dia vão querer comprar comida mas não a vão encontrar. Valerá muito mais uma alface que uma jóia dessas que usam as ridículas novas-ricas “árvores de Natal” casadas com os Banqueiros de turno………..