terça-feira, 8 de setembro de 2009

Vitória rotunda

O debate de hoje já não pareceu um combate para se ganhar só "aos pontos", como os outros e como vem sendo cada vez mais frequente...Foi mesmo para se decidir por KO. E José Sócrates ganhou bem, tendo conduzido eficientemente o debate e não tendo tido qualquer pejo em continuar a "socar" o seu adversário onde ele se revelou mais frágil.
Foi interessante de ver como o "feitiço foi virado contra o feiticeiro".
Há muito tempo que digo e escrevo isto mesmo. Era preciso perguntar aos que só atacam, por aquilo que verdadeiramente defendem. José Sócrates fê - lo muito bem.

16 comentários:

Jorge Diniz disse...

A lucidez de um grande político.

miguel vaz serra... disse...

Dr.Santana Lopes
Não lhe quero estragar a festa, mas bater em mortos é bastante fácil..Veja lá quem dançou ao som do Dr. Portas...Tudo isto parece irreal, como são as últimas notícias do Freeeeeeeeeeeeeeeport ( não me escorregou o dedo, não senhor, é que aquilo é mesmo muito freeee ).Free como a casinha de ratos de 58 mil euros que Brad Pit mandou fazer para os ratinhos dos filhos, http://es.noticias.yahoo.com/blog/corazon/articulo/68/
Num mundo de fome, de famílias a viver ao ar livre sem pão para os filhos, deve-se ter uma sensibilidade super apurada para não escandalizar ainda mais a sociedade…O que a nós nos parece normal, a outros pode ofender, muito.
Dizem que os políticos mal gastam o dinheiro em parvoíces, olhem lá os actores....58 mil euros uma casinha de ratas..é demais. Nem a Paris Hilton se lembraria de tal frescura.
Eu, já posto, pergunto: Em que nome terá ficado a casa? E que nome darão á mansão?

Anónimo disse...

Não gosto do estilo, mas de facto ontem, Eng.º José Sócrtaes esteve no seu melhor.
dr louçã nem parecia o mesmo, acutilante incisivo!!
Foi o 1 Ministro quem ganhou!
Aliado às deprimentes imagens na Madeira, ontem foi, na realidade, um dia bom para o Eng José Sócrates.
Até quando, Dr Pedro Santa Lopes.
Ainda anda por aí?
Um abraço
Miguel Azevedo Brandão

Anónimo disse...

Safou-se sim senhora que nisso ele tem instinto. Mas aquelas alusões recorrentes ao PSD e MFL num debate com Louçã - já sem falar em insistir em coisas que não são verdade - pareceram-me uma recaída na medicação que impôs a ele mesmo de Sócrates em versão soft.
Ou seja, também não trouxe nada de novo e de convincente. A estratégia de Sócrates assenta sempre em atacar os outros e fazer-se de vítima quando tem que se defender e isso não mudou.
Nos contentores calou-se rapidamente e a história da Galp de os italianos serem mais estrangeiros que angolanos pareceu-me mesmo um absurdo.
No fundo nem 8 nem 80, não servem nem um nem outro. Foi um debate à esquerda entre a esquerda faz de conta e a esquerda que já fez as contas.

Ernesto Sousa

Anónimo disse...

As minhas saudações!
Antes de mais diga-se que não sou militante de nenhum dos dois aprtidos em questão!
Eu por acaso vi o debate na íntegra, tendo até saído mais cedo do trabalho para o não perder.
De facto, seria o debate mais espectacular, pois são, na minha humilde opinião, são od dosi emlhores políticos da actualidade, em termos de oratória e eloquência.
Goste-se ou não do estilo do Dr. Louçã, o certo é que o mesmo tem cultura, postura e não vacila.
Não anda ao beija-mão.
E se tiver perdido o debate (sim, porque não se pode dar isso por sábia "verdade", pois, citando ortega y Gasset, a única perspectiva falsa é a que pretende ser única!), por certo que foi apenas mais um dos muitos.
Nas últimas legislativas então, foi um ver se te avias...
Mas que é dos poucos que poderá ganhar e encostar o nosso primeiro às cordas (como de resto fez na fase inicial em que "trocidou"!), lá isso é...
E não s epercebe o alarido feito à volta das deduções fiscais na saúde e educação (facto aponatdo para a vitória no debate!), pois se seria tudo gratuito, deduzir-se-ia o quê?!
De facto, pese embora a publicidade ao programa do BE, limitou-se tal facto à descontextualização de algumas passagens...
E muito se estranha todo este elogio à performance do primeiro-ministro. A menos que se queira devolver uma gentileza...

Anónimo disse...

Se é verdade que Socrates desafiou e encostou Louça as tábuas, não é menos verdade que Socrates este mal.
A forma como desconsiderou, e vem desconsiderando uma parcela do território nacional, a Madeira, demonstra para além de grande falta de patriotismo, não reconhece o desenvolvimento da Madeira e não reconhece o excelente trabalho que Alberto João Jardim tem realizado, elogiado por todos (Jaime Gama incluído).
Foi considerada a região da UE que melhor soube aplicar os fundos comunitários.
Seria bom para Portugal ter vários Alberto João Jardim nos diversos partidos.
Este país não estava onde está.

Pedro Monteiro disse...

O verdadeiro combate vai ser o último, entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite, todos os outros, como este, são meros aperitivos, aquecem o ambiente mas não decidem nada, é a pré-epoca dos debates eleitorais ...

Pedro Monteiro
Cascais

Inez Dentinho disse...

Foi a maior sova política a que assisti na TV desde que tenho memória. Sócrates documentado, falou no essencial, inverteu a lógica do adversário a seu favor, repetidas vezes, empurrando-o impiedosamente «até ao fim da escada».
Dificilmente Louçã será ouvido da mesma forma, mesmo que eloquente, sobre os casos que denuncia.
Poderá estabelecer-se como jornalista servindo a Democracia como vigilante, nunca como alternativa.
Há muito que uma certa burguesia displicente, que vota BE, precisava de ouvir Louçã por Louçã. E não Louçã por tudo quanto possa ser apontado ou destruído. Sócrates fê-lo sem esforço marcando a esquina do tempo do líder do BE.
A quem aproveita a queda do «anjo»?

teresa mendonça disse...

Curioso, Dr. Santana Lopes. Pensava eu, pelos vistos mal, que o BE nos faz falta na CML. São só tiros...!

Anónimo disse...

Percebo claramente que este seja mais um comentário para não publicar...
Acabo de ler o "Sol" e de facto, V/ Exa. anda a fazer um favor enorme ao seu partido, ao tecer "rasgados elogios a Sócrates, dizendo que venceu Louçã com arte e técnica" (manchete expressis verbis).
De facto, nada haverá mais no país que mereça honras da sua coluna...
Mas talvez seja merecido para quem tanta hesitação teve em dizer se votou ou votaria em si...
Já o outro candidato derrotado nas eleições internas também anda a apagar o incêndio com gasolina.
Uma rosa de ouro para ambos!

Anónimo disse...

Dr. Santana Lopes,
Também me parece excessivo, perder o seu tempo a tecer elogios a José Sócrates,sendo certo que se trata de uma pessoa que tanto despreza V. Exª...
Já bem basta os elogios, que permanentemente faz à líder do seu partido ...
Utilize o seu tempo e a sua escrita, em questões mais interessantes!...
As pessoas em questão não lhe merecem honras na sua coluna.
Boa sorte para a CML.

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes o debate veio demonstrar que o BE está a preparar-se para uma eventual coligação com o PS caso estes vençam as eleições.
Não podemos menosprezar essa situação, é uma questão de tempo para verem que tenho razão no que estou a dizer.
Começou na Câmara de Lisboa e vai acabar no governo.
Quando assim é não podemos atacar o nosso melhor aliado, nem dizer mal dele, pois o eleitorado não compreenderia uma coligação ápos tantos insultos, agora que se aproximam as eleições os insultos ficam para os membros do partido numa segunda figura.
É a politica no seu melhor, onde ninguém assume o que realmente vai acontecer.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo

Manuel do Carmo Meirelles disse...

Dr. Santana Lopes, a opinião que transmitiu sobre o debate entre José Sócrates e Francisco Louçã, demonstra inequivocamente que é uma pessoa de bem, sincera e realmente democrata porque não é todos os dias que vemos alguém elogiar um adversário político e ainda por cima porque não é um adversário político qualquer. O homem que V. Excia está a elogiar, é o actual Primeiro-Ministro e o adversário que o derrotou em 2005 nas Legislativas, utilizando argumentação acusativa que eu ainda não esqueci e que na altura me pareceu indecente e infundada.
Em política, não pode valer tudo. O combate deve ser baseado no respeito mútuo e na lealdade e o Engº José Sócrates esqueceu-se do significado destes adjectivos nas Legislativas de 2005 quando foi seu adversário e, talvez por via disso, lhe fez acusações que um político decente jamais ousaria fazer.
É por isso que afirmo que V. Excia é um político exemplar que se permite respeitar e tratar bem, quem tanto mal lhe fez e continua a fazer.
De qualquer forma admiro a sua forma de estar na vida que reconheço, não está ao alcance da grande maioria dos políticos portugueses.
Também tenho reparado que no seu blogue têm lugar os que lhe querem bem e os que lhe querem mal. Vejo graçolas, piadas jocosas, inverdades, alguma irreverência no tratamento que lhe dispensam e V. Excia tudo publica.
Fica-lhe bem tão tolerante actuação. É assim que se conquistam os inimigos e depois, as acções ficam com quem as pratica. Os comentários são depois lidos e escrutinados por centenas ou milhares de pessoas que sabem apreciar o essencial do acessório e reconhecer quais são os que merecem atenção e credibilidade.
Continue a permitir que todas as pessoas digam de sua justiça atravez do seu blogue que essa atitude só o beneficia.
Votos de grande sucesso.

Anónimo disse...

Tenho uma enorme estima por v/exª concordo que de facto o Louçã perdeu a mil mas não lhe ficava nada mal também dizer que o vencedor destes debates todos e melhor preparado em todos eles foi sem duvida o Dr Paulo Portas que de resto sei que v/ exª considera como um grande politico e extremamente inteligente .Não tenho a menor duvida ,aliás ainda ontem também com o Louçã foi um autentico baile.
Cumprimentos
Gonçalves

Anónimo disse...

"...Toda a avaliação é um produto do que é avaliado pela esfera cognitiva de quem avalia..."

JB disse...

Ora e sem citar Ortega e Gasset, mas o saudoso Tarzan Taborda, o Dr. Louçã foi encostado às cordas e então com a dos PPR foi ao tapete, até me doeu a alma de pena ao ver a cara do Sr.. Mas mereceu porque até aqui disparava em todas as direcções, criticava tudo mas apresentar soluções não é para aqueles lados