quinta-feira, 28 de maio de 2009

Um ultraje

Desde que sou candidato à Presidência da Câmara Municipal, de Lisboa, pouco tenho falado dos assuntos da Cidade neste blogue.
Só que os intentos de António Costa, Manuel Salgado e Sá Fernandes em relação ao Terreiro do Paço suscitam profunda preocupação e enorme indignação. Na verdade, aproveitar o balanço e os movimentos de terras de umas obras de saneamento para intervir na principal Praça da Cidade e do País é um abuso inqualificável.
Os mesmos que sempre pediram a discussão pública de todo e qualquer projecto, estão agora, com o desnorte que patenteiam, a fazer tudo para mudar significativamente o perfil do Terreiro do Paço.
Pode -se concordar, ou não, com o caminho traçado, mas em mandato anterior, juntamente com o Governo de Durão Barroso, estudou -se e decidiu -se a saída de vários Ministérios, nomeadamente, os da Agricultura e Administração Interna, para além dos serviços do Ministério das Obras Públicas que ainda continuavam na Praça. Com todo esse processo tratado com "cabeça, tronco e membros", tudo tinha um sentido. Por exemplo, era possível tirar o trânsito todo das laterais. Agora, assim? À trouche-mouche, sem eira nem beira, com a mesma velocidade com que se renova o betuminoso da Almirante Reis?
Estas pessoas perderam completamente o tino. Estou certo de que os muitos amigos de Lisboa não deixarão de reagir a este verdadeiro ultraje que uma sociedade chamada Frente Tejo quer levar por diante. O terreiro do Paço a subir em vez de ser plano? E, depois, com umas escadinhas a darem para o trânsito?
Deixem o Terreiro do Paço sossegado. Já sofreu que chegue com erros e precipitações.

27 comentários:

João António disse...

Boa tarde Dr. Se todos os adversários tem ou falam em blogues, porquê não jogar com as mesmas armas? Isso é que é combate leal ! não !?

Anónimo disse...

Sendo a Praça do Comércio uma das praças mais bonitas da Europa, não se percebe porque razão não houve um concurso de ideias para a sua requalificação em vez de dar a um atelier de arquitectos essa tarefa. Na pressa de mostrar obra feita antes das eleições, a actual gestão camarária não olha a meios para atingir esse objectivo. E o que faz o IGESPAR perante essa iniciativa considerando que é um monumento nacional e, como tal, o parecer do Instituto é vinculativo? Aprova, aplaude ou desaprova? Como esta gente quer transformar a identidade nacional que são os monumentos em patacos, não interessa o que lá se faz. O que interessa é que dê votos e dinheiro. Nunca se viu uma Câmara tão pouco sensível às questões patrimoniais.
José rocha

Nuno Castelo-Branco disse...

No entanto, para quem mora na cidade, não vê grande diferença entre o PS e o PSD, ambos submetidos a uma absolutamente imunda política de demolições, terciário e betão. Após a campanha eleitoral, recomeçará o ciclo de depredação?! Não pode ser. Basta!

Lynce disse...

Sobre essa matéria não me atrevo a tecer qualquer tipo de comentário, não percebo exactamente o que se passa nesse caso em particular.
No entanto, esses aproveitamentos, a que faz referência, vindos de quem vem, não surpreende ninguém, nem mesmo os mais distraídos.

Anónimo disse...

O blog CidadaniaLx lançou a
Petição "Urge um debate público nacional sobre o futuro do Terreiro do Paço!"

Xelb disse...

"para saberes quem és e para onde vais, tens de saber quem foste e donde vieste"

Ao descaracterizar-se a Praça do Comércio dá-se mais uma machadada na memória colectiva que qualquer país possui e que é fundamental para isso mesmo, para se poder afirmar como país e como povo.

Ah, e com isto coloca-se mais um tijolo no grande edifício da globalização de plástico.
Não sabes quem foste nem donde vieste, logo não sabes para onde vais (nem isso te interessa, desde que tenhas crédito para o carro, para a TVHD, para as férias...).
Carneirização sem problemas.

Francisco Azevedo Brandão disse...

Antigamente tínhamos o Trio Odemira: agora temos o Trio-Lesa Terreiro do Paço: António Costa, Manuel Salgado e Sá Fernandes.
São o desnorte personificado, ávidos de mostra obra antes das eleições. Com esta pressa toda só fazem porcaria. Continua o marketing político, manadando às malvas o interesse público e atropelando as leis que exigem concurso público. Para o Partido Socialista é tudo auto-estrada!

Anónimo disse...

Realmente todos os Governos Sovialistas nunca fizeram nada de geito. Só sabem estragar o que está feito e protestar ou travar o que outrso Governos quizeram fazer.
Quando é que os politicos viram gente e pensam no País e não nos seus ideais políticos ? E falam eles tanto no Povo !!!!!Andamos a descontar para sustentar malta que não faz nada e vivem à custa do rendimento minimo. Têm belos carros e fazem filhos em série porque têm direito a abonos de familia. Os que trabalham a sério e descontam, só porque ganham acima da tabela que eles impuseram, mesmo que tenham 4 ou 5 filhos, não têm direito a abonos de familia. Que moralidade é esta ?
É como certa Senhora que nunca descontou e tem uma reforma do fundo de Seg.Social de tres mil e tal euros!!!!!!

Anónimo disse...

Amigo, trato-o por amigo, porque, que mais nobre valor existe além da amizade? Muito mais altiva ela é, quando duas pessoas não se conhecem.

Continuo a achar que o amigo Pedro, seria o melhor pm para este País não fora o que o Dr Sampaio fez com toda influencia, do sr, talvez eng (não me processem!) mestre de Platão

Ao que interessa, o amigo Pedro, foi o melhor presidente da autarquia de Lisboa.Quando exerceu , viu-se obra, viu-se mudanças positvas . Estagnadas não pelo Eng Carmona, mas pelo Dr irmão do gajo da Sic...o gajo da sic até é imparcial....mas o irmão dele é um nódoa.

Consigo em Lisboa, Lisboa será muito melhor.Força

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Não era essa Praça que tinha também o nome de Praça do Império? então?..agora reina um Império, ou melhor, reinam vários Impérios.
Os da arrogância política, do mal dizer, da falta de sentido das coisas e menos da Cidade, o Império dos média em que cada vez que ligo a televisão vejo um dos manos Costa quando um deles não só é Presidente, ainda, da CML como mais grave, é candidato á mesma, o Império do discurso disparatado, o das obras faz de conta, o Império do caos nas ruas de Lisboa com carros por todo o lado sem ter por onde ir durante horas esquecidas com os níveis de poluição a aumentarem assustadoramente assim como as idas aos Hospitais por culpa da mesma, enfim, tal qual o filme, o Império do mal…
Hoje ouvi a Presidente do PPD-PSD comentando o comportamento nervoso do ainda PM.
Parece ser que anda a levar Moreira á escola todos os dias em vez de estar em São Bento a trabalhar. Parece ser que Moreira fala de mais e depois não o podem deixar sozinho…Anda a acusar membros do PSD de corrupção, quando eles, PS e principalmente o líder e, como disse a Dra. Manuela Ferreira Leite e muito bem, por acaso também é PM, são as pessoas que neste momento neste País estão na mira de todos os Portugueses por casos nunca esclarecidos de Licenciaturas, projectos assinados, empresas de família, abuso de poder, telefonemas a Jornalistas ( foram muitos… ), e agora o escândalo da pressão feita aos Magistrados que investigavam o caso, já mal cheiroso e insuportavelmente falado Freeport ( com tudo quanto há de desaparecimentos misteriosos de documentos roubados ) e um etc. tão imenso de casos incrivelmente “esquecidos” pelos média, vergonha das vergonhas!!! Tão esquecidos como os 4 milhões de euros que Sá Fernandes nos fez perder com a anormalidade brutalmente radical de pensamento, bem ao estilo do Bloco e que agora o PS adoptou.
É portanto necessária MUITA, mas MUITÍSSIMA vergonha na cara e desaforo sem limites, para falar de membros do PSD assim como, limite dos limites, querer transformar a nossa Praça por excelência num mar de disparate sem sentido.
Assim está o País, assim está o PS, assim está a pobre Lisboa onde nasci………………………………….

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes tudo isto se deve ao desnorte completo que paira na autarquia Lisboeta e em particular no PS, por quem nada fez durante o tempo que lá passou e que agora na recta final qier mostrar um pouco de trabalho, trabalho esse que se for preciso será feito ás três pancadas, será feito sem um único estudo, será feito sem ouvir um único cidadão, fazendo lembrar o tempo da outra senhora onde se fazia tudo sem dar satisfação a quem quer que fosse.
EStes senhores fazem das cidades autênticas coutadas, onde pensam que podem, fazem e mandam.
Chegou o tempo de os Lisboetas abrirem os olhos e verem que foram enganados, como chegou o tempo de todos os Portugueses abrirem os olhos e verem que é necessário mudar de politicas, senão caminhamos a passos largos para o abismo.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo

Florbela Silva disse...

Dr. Pedro Santana,

Como estou com dificuldades de escrever para o Blogue-Lisboa com sentido venho por este meio retratar-lhe uns pormenores, sobre o assunto em destaque.
Ontem tive oportunidade de passear neste espaço em questão e nas zonas limitrefes...Um caos completo ...
A Praça do Municipio parece que passou por um terramoto, para além do aspecto horrível daqueles tapumes.
Impressionante as alterações das paragens dos autocarros estarem deslocádas e sem qualquer tipo de aviso. Fui por várias vezes abordada por Turistas completamente á toa e sem eira nem beira.
Gostaria de perguntar de facto a Dr. António Costa se não sente o quanto está a prejudicar as pessoas com estas alterações de transito e obras sem qualquer sentido, talvez respondesse que foi culpa do seu executivo.
Realmente aquela Praça tem sofrido atentados a torto e direito ...
Cada vez mais temos menos condições para receber visitantes, primeiro a história dos contentores agora perfurações ao longo de toda a cidade ... Ninguém tem visão para conceber uma Cidade cosmopolita e bonita, por exemplo jardins com flores, espaços verdes de lazer, representações teatrais na rua, espaços para os artistas se expressarem???
Será que agora o Vereador Sá Fernandes não sente o seu interesse lesado???porque não move acções contra o actual executivo???Outros interesses se elevam não é???
Já agora vamos reforçar a petição que está a ser feita por este projecto, todos juntos somos muito poucos ... vamos começar a distribuir Vitamina C por Lisboa.

Flor

miguel vaz serra... disse...

Dr. Santana Lopes
Nem sempre os ventos que sopram de "España" são maus...e a viagem do PM de São Bento ao vizinho reino, NÃO ajudou Zapatero,( diz-me com quem andas.. ) http://es.noticias.yahoo.com/9/20090531/tes-la-mayoria-de-los-sondeos-dan-la-vic-3388ffc.html
O centro-direita está á frente nas sondagens...

Alentejano disse...

Sois pouco tendenciosos sois!!!De que vale ter opinião contrária?Os meus comentários são todos barrados!!!Grandes democratas!!!

Filipa M. disse...

Não podia estar mais de acordo.

Questiono-me, quando darão por terminadas as obras no T. do Paço.

Será que as mesmas têm fim à vista?

Paula M. disse...

Caro Pedro,
Nada de bom se pode esperar para Lisboa de António Costa.Se ele até ao dia de hoje nada fez,agora com a pressa que anda de apresentar obra só sai burrice.Lisboa está um estaleiro autêntico!É de loucos a quantidade de obras iniciadas ao mesmo tempo.O trânsito está um caos,dá cabo dos nervos aos alfacinhas.Espero que na realidade ganhe a Camâra,para ver se põe ordem na "casa".

Alentejano disse...

Só que desta vez não era comentário era um "lamento" e como tal tudo como dantes quartel....Abrantes!!!Veremos quando de novo comentar,porra não tenham receio da critica...desfavorável!!!

silva disse...

Os "ultrajes" adensam-se neste final de mandato.
Em conjunto com o lançamento do projecto para o TP são apresentados outros programas e acções, tal como o Plano Estratégico, o novo PDM, o RE-HABITAR, todos eles comprometem a cidade.
Num acto desesperado este executivo pretende comprometer a cidade, esta situação deveria ser denunciada.
-O plano estratégico é uma palhaçada para viabilizar as grandes obras públicas do governo.
-O novo PDM envolto numa bandeira pseudo ecologica, muito em voga, baseia-se num utópico ataque ao automovel. Uma adaptação à estupidez da Nova Carta de Atenas, que não é mais que o reciclar de velhas práticas urbanas.
-O programa Re-Habitar não passa de uma justificação - um mea culpa. Um documento oportunista sem qualquer resultado prático.

Anónimo disse...

Não posso senão acentuar aqui, como apoio ao Dr.Santana Lopes, o que já escrevi no Público, em Cartas ao Director,em apoio a José Miguel Júdice e António Muñoz. A simples ideia de "requalificação" de um verdadeiro monumento, como o é, no seu todo, o Terreiro do Paço, só pode partir de gente ignorante e mal-educada, que não exita em cometer um verdadeiro crime de lesa Património-Nacional (no caso, não longe de o ser,também, mundial). Não se pode pensar em "requalificar" os Jerónimos, a Torre de Belém, a Batalha, Alcobaça, etc., etc.. Os monumentos que testemunham da nossa História e da nossa Culura precisam, sim, de ser mantidos e rstaurados, NUNCA de serem modificados. A única coisa que o Terreiro do Paço poderia admitir, mesmo pedir, seria a construção das cúpulas dos torreões, que estavam no projecto estavam mas nunca foram construídas. As gravuras da época mostram bem como seria ainda mais bela esta Praça, de que tanto nos podemos orgulhar apesar os seus torreões decapitados.
Sebastião de Castello-Branco, Cascais

Anónimo disse...

É-me difícil encontrar nexo numa intervenção que de tão estranha como súbita parece querer arrasar de vez com o conceito de projecto de intervenção e requalificação.
O que se está fazendo é um anti-projecto de cidade, logo de Praça, de Zona...!
Não é sem a participação das pessoas, sem o debate, que se faz a cidade.
Não é com soluções algo bacocas e apressadas que se consegue ser gestor-urbano, melhor técnico, ou.... !!!
A cidade paga, e quem nela vive e a visita também paga no uso, e pelos desusos, os erros cometidos.
Haja bom-senso, pede-se ao menos isso!
RLS

LC disse...

Caro Dr Santana Lopes:
Permita-me que o felicite pela sensatez com que está a conduzir a sua candidatura á Câmara de Lisboa.
Mas que lhe deixe aqui uma palavra,que nem julgo necessária porque sei bem que está atento,á forma como o dr António Costa anda a gastar dinheiro da câmara em campanhas publicitárias.
Jornais,televisões e rádios estão inundadas de anuncios da câmara por tudo e por nada.
É uma completa falta de vergonha.
Sentimento que,aliás,não julgamos nunca fazer parte dos atributois do dr Costa.
E veja bem: esta organização de um concerto do tony carreira dividida entre supermercados Modelo,Câmara e RTP parece-me muito duvidosa.
Então o serviço público de televisão anda a colaborar em acções promocionais de um municipio em plena pré campanha ?
Não vejo isto em mais lado nenhum!

Ana Guedes disse...

No meu Blogue coloquei um post, acerca do Sr. não me ter respondido à minha questão. Como foi da sua autoria, convido-o a ir ao meu blogue e explicar o que aconteceu com a nossa Feira Popular.
Foi destruída antes de existir outro parque. E continuamos sem parque nenhum.
Obrigada

Anónimo disse...

hiya


great forum lots of lovely people just what i need


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anónimo disse...

Predilection casinos? digging this young [url=http://www.realcazinoz.com]free casino[/url] games. advisor and wing it reduce online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] give something at http://freecasinogames2010.webs.com and overwhelm material fortune !
another late-model [url=http://www.ttittancasino.com]casino[/url] spiele neighbourhood is www.ttittancasino.com , in lieu of of german gamblers, come past free online casino bonus.

Anónimo disse...

ugg boots traffic ugg boots sale ugg boots sale [url=http://www.ugg--bootssale.com/]ugg boots sale[/url] www.ugg--bootssale.com
cheap ugg cheap ugg boots cheap ugg [url=http://www.boots--classic.com/]cheap ugg[/url] www.boots--classic.com
cheap ugg boots ugg boots cheap ugg boots free shipping [url=http://www.boots--free.com/]ugg boots free shipping[/url] www.boots--free.com
cheap nfl jerseys nike nfl jerseys custom nfl jerseys [url=http://www.nfl--jerseys.com/]custom nfl jerseys[/url] www.nfl--jerseys.com cheap nfl jerseys
michael kors handbags michael kors handbags michael kors handbags [url=http://www.moncler--jackets.com/]michael kors handbags[/url] www.moncler--jackets.com

Anónimo disse...

[p]Tanneries use large vessels called paddles, that hold anywhere from 3,000 to 15,000 liters of salt water and slowly swish the skins around [url=http://www.uggsaleukclearance.co.uk]ugg sale boots[/url] inside . I f y o u r e g o n i n g t o f o r m t i m e a n d e n e r g y t o c o n v e y a s p e c i a l s o m e o n e a g i f t , o f f e r a g i f t a l l o f t h e f r i e n d s , g r o u p , a n d a d d i t i o n a l l y g r o u p i n d i v i d u a l s w i l l h a v e f u n w i t h . [url=http://www.ugg-boots-clearance-outlet.co.uk]ugg boots clearance[/url] co . place comfortable Nike shox clearance currently [url=http://www.uuggbootsale.co.uk]ugg boots sale clearance[/url] and say word of farewell to your unpleasant sneakers . Consumers who were till then well [url=http://www.uuggbootsale.co.uk]cheap ugg boots sale[/url] accustomed to using top notch leather footwear now had something different to look forward to . Its not all replicas could be unhealthy -- there are numerous imitation purses designed to use the same top quality materials [url=http://www.cheapuggbootsfsale.co.uk/www.cheapuggbootsfsale.co.uk/]ugg boots sale australia[/url] as Prada and abide by higher criteria of quality, giving customers an economic substitute for authentic custom purses and handbags . The lace-up boots usually have laces tied at the side or have [url=http://www.uggforsale-2013.co.uk]clearance australia ugg[/url] a front fastening . Their hands may get numb from the cold, but their feet will stay warm.[/p][p]Footwear which really can be worn as slippers home, beachwear, trendy nightwear, warm winterwear together with general casual-wear is hard to come by . html We are always keeping up to date with latest Uggs Boots and we are [url=http://www.uggbootfuk.co.uk]ugg boots uk stockists[/url] sure you will be please with the discounts you find . but carrying the incorrect variety of boot is additionally some issue to have faith in . If not satisfied you can [url=http://www.uggforsale-2013.co.uk]australia ugg 2013[/url] also go online to search, you can find your favorite match . This trick of light-colored UGG still very appropriate, especially yellow, because quit continue to water point that soap painted place, will change color or oxidation . There are online ugg boot sale shops that offer various heights from the ankle to knee; it can also be made with lace-up or a slip-on boots . Referring to the reason, there should be one aspect everybody has to agree: in today' s era, people undergo a much heavier pressure and faster life rhythm.[/p]

Anónimo disse...

There are quite a few things with the potential to affect us, and [url=http://cungmuagiatot.com/thoi-trang.html]Thoi trang nam[/url] has lived-up to that capability. Indeed, it is just not all that difficult to see it at work in your daily life or the lives of people you know, possibly. When you start reading more, you will understand all that is concerned and it could surprise you.

But most people have a decent perspective about many of the different results. Yet the desire to learn more about it is simple to comprehend because knowledge can empower you. That is why we want to provide you with some appropriate tips about this topic, and with any luck , they will help you in the future.

The general difficulties of men's and women's fashion

Both men and women could have the demands of keeping their wardrobe up-to-date and in time, yet men's fashion usually feels a lot easier. Of course, for both sexes, clothes and style options could be quite as delicate, and there are numerous'stylish'items which can easily become fashion faux pas - who is able to say they often times see people walking around in 70s flames? On the other hand, men's fashion has a few staple items which will exist forever - which man is likely to look out of place with a good-quality, tailored suit, for instance? Choose traditional cuts, colours and materials and you'll never look out-of-place.

Why basic men's fashion is amazing

The traditional man's suit has scarcely changed for over a hundred years. True, there are several versions for different functions, nevertheless they are all popular in their search for a smart, sharp try to find the person. The neat thing about common fashion for men is that it is simply stylish effectively cool. A well-groomed lady can more often than not appear his sharpest in a well-tailored suit, and this is a testament to the design of such clothing. A suit will undoubtedly be worn to work in several careers because of the professional look it provides to the wearer, instilling a sense of respect and trust. Similarly a suit will undoubtedly be utilized to many social occasions, like a tuxedo to a black-tie event. This incredible flexibility which allows matches to be worn in nearly all functions is what gives it its timeless advantage and a permanent place in men's fashion.

Contemporary developments in classic men's style

Although basic men's styles will never be replaced, it is interesting to note that changes in men's fashion trends have brought certain traditional garments back into fashion. The popularity of vintage clothing, particularly, has had back a wide-variety of classic designs into men's wardrobes, such as that of the dandy man. 'Dandy'is a term used to reference men who dress in a classic yet expensive way, placing importance on appearance and working in a sophisticated approach. This development for almost'over-the-top'common style for men is apparent from events including the'Tweed Run', wherever men and women of all ages dress yourself in notably Victorian-style clothing and take to the streets on vintage bikes - with lots of the men wearing perfect mustaches! That is just one single of several examples of research presenting the resurrection of such designs. Additionally, there are numerous sites on the web which focus on gentlemanly type - such as'The Dandy Project'and'Dandyism'- as well as complete websites such as'The Art of Manliness'dedicated to providing articles on common men's fashion and grooming.

In conclusion, although certain issues with traditional men's style can be cut back as new styles, the simple garments that they are based on will never slip out of fashion.

"All it will take are a few basic clothes. And there is one key - the easier the better." - Cary Grant

StyleGun is an online men's fashion retailer with a specialized angle.
Read More: [url=http://poincianagirlscouts.com/girls_portal/activity/p/526088/]thoi trang nam cao cap[/url]