quarta-feira, 29 de agosto de 2007

PREPARAR O FUTURO(continuação)


Já falta menos de um mês para as eleições directas no PPD--PSD. Os temas que são trazidos das intervenções das candidaturas e as imagens que são difundidas das respectivas actividades de campanha, levam a concluir que, do modo utilizado até aqui, pouca utilidade se consegue para o verdadeiro esclarecimento de quem vai votar.

Num post anterior, tive ocasião de escrever sobre a importância que teria uma primeira parte do Congresso ter lugar antes da votação. Mas como já se conhece a rigidez das normas instrumentais face às substantivas, ou mesmo face a princípios e valores que importa salvaguardar, então, por que não organizar debates, entre os candidatos,pelo menos em todas as Distritais e nas duas Regionais? Se nas Legislativas, quem é candidato a Primeiro- Ministro, visita e faz comícios nas Regiões e em todos os Distritos, como explicar que não haja debates, frente aos militantes, com a possibilidade, devidamente organizada, de serem colocadas questões?


Estou certo de que tal caminho vai de encontro à razão pela qual se aprovou este método de eleição. Um debate, ou dois, na Televisão, não chega. Vejam, nos Estados Unidos, quantas sessões, por todo o País, para além dos inúmeros debates televisivos, já realizaram os candidatos à nomeação pelos respectivos partidos?

Independentemente da maior ou menor importância ou gravidade de cada um dos temas, não é a falar de plágios e de quotas, ou com notícias de assédios ou de fugas de elites, que os militantes se esclarecem para as decisões que são chamados a tomar. Em vez de andarem desencontrados a correr o País, em visitas que servem para umas declarações no final, organizem-se e, nestes trinta dias, vão debater em frente dos militantes.