quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Respeito

Saúdo os 90 anos do Prof. Doutor Adriano Moreira.
Fazem falta mais pessoas com a sua educação, com o seu saber, com o seu nível intelectual. Tem uma História com uma manifesta linha de coerência como ainda se pôde apreciar numa sua entrevista recente. Tem polémicas várias, opções controversas, atitudes duras. Fazem parte do todo da sua distinta personalidade.

Muitos Parabéns . Que conte muitos e bons anos.

5 comentários:

Jorge Diniz disse...

Um grande Homem. Diz, e muito bem, RESPEITO por um grande Homem.
Agora, digo eu, respeitem-se a si próprios para merecerem o RESPEITO como Homens.
Um bem haja.

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
90 anos de lucidez e inteligência. Tenho amigos que foram alunos do Professor e dizem que é realmente um ser especial.
Mais novo mas que acompanho geralmente os seus comentários por serem também eles lúcidos e independentes, é o Prof.Jorge Bacelar Gouveia.
Hoje foi claro. O PM Pedro Passos Coelho vai pôr em risco a prisão e consequente perca de mandato ,compulsivamente, a todos os Deputados do PSD e CDS que sigam o mar de anormalidades inconstitucionais que eu ouvi da boca do mesmo ontem à noite antes de começar o jogo de Portugal.
Como assim?
Tudo o que disse que quer fazer ( mas não está nas mãos dele.... ) vai contra a ordem do Tribunal Constitucional e o Professor Bacelar Gouveia foi claro.
Seria a 1ª vez que neste chamado "Estado de direito" o poder legislativo passasse por cima do mais alto Tribunal luso. Se a Constituição não é respeitada, então que poder é este?
Estamos, depois duma ditadura reles e marginal de Sócrates, a viver a ditadura Coelho?
Será que o PR vai ele tambêm passar por cima da T.C. e aprovar estas barbaridade dignas do pensamento dum aluno do 4 ano?
Quem são as mentes iluminadas que elaboraram tamanha vergonha? Relvas? Gasparzinho? A Troika? Merkel?
Como podem ter a coragem e a pouca vergonha de vir dizer ao País que erraram e que vão ter que roubar mais aos já assaltados para aliviar ainda mais as Empresas?
E se fossem verificar os lucros da GALP? Ou da EDP? e as razões de tais ganhos?
Há coisas tão complicadas de entender que eu para não chamar anormal ao PM,nunca pensei assim, muito pelo contrário, prefiro pensar que mais uma vez o aconselharam mal e que não leu bem o último relatório do T.C. sobre as 13ª e 14ª partes dum salário bruto de "x" euros/ano.
Se não respeitarmos os Tribunais deste País estamos a não respeitar a lei,certo? Se assim for, somos presos, certo?
Então como será se membros dum Parlamento eleito pelo povo não respeitarem a lei e a ordem do Tribunal Constitucional? E que passará se o PR se atrever a fazer o mesmo? Vamos nós povo prendê-los? Ou haverá por aí algum Juiz verdadeiro, tipo Garzon ali ao lado, que lhes dê voz de prisão e os faça perder compulsivamente os mandatos?
Que se está a passar em Portugal? País de gente que recebe Diplomas sem ter estudado nunca, País que passa por cima de tudo e de todos para meter primos, cunhados, irmãos, sobrinhos, noras, genros,nas Empresas do Estado onde trabalham sem vergonha alguma? País onde se metem as Juventudes partidárias inteiras como assessores em tudo quanto há de Ministérios e Câmaras Municipais a ganhar mais de 3 mil euros por mês?
País que despede Secretários de Estado por ordem directa de Gestores "poderosos"?
País que manda apagar qualquer documento que possa implicar ex PM'S em negócios escuros? País que prefere morrer de exaustão para dar de comer aos mamões de sempre que compram descaradamente os políticos, a pensar no seu povo e na pobreza e fome que está a passar?
Que raio de gente é esta que nos governa?
Onde vamos parar?
Senhores Militares? Onde andam vossas excelências?
Senhores Juízes? Onde andam vossas excelências?
Senhores políticos de bem? Onde andam vossas excelências?
Onde estão esses comentários sérios e independentes, de coragem, sobre esta barbaridade?
Onde estão os artigos de fundo nos Jornais deste País sobre estes políticos de 6ª categoria que cortam o bacalhau como se fossem Catedráticos?
Onde está a coragem deste povo para dar de uma vez um murro em cima da mesa?
Que raio de País é este, Nossa Senhora de Fátima? O que é "isto"?
Que raio vem a ser "isto"?????????

maria lisboa....... disse...

Estou tão contente.....
"Os filhos sorriem, o Manel também...Não há melhor vida que aquela que a gente tem"......
A EDP vai descer os preços exagerados da electricidade!!! Sim.
Passos Coelho vai descer os impostos para as grandes Empresas poderem sobreviver, coitadinhas e assim Mexia vai mexer nos preços.
E a gasolina...ai a gasolina...Estamos tão contentes...A GALP vai descer todos os preços também. Passos Coelho disse que também lhes vai descer os impostos.
Só há uma coisa que o meu marido não consegue explicar-me....Se não vai haver ninguêm para pagar a luz nem carros para meter gasolina, para que é que o nosso amado e iluminado Primeiro Ministro está tão preocupado em encher o bandulho dos amigos? Deve ser derivado aos "nerves", tadinho. Mas mais nervoso vai andar quando lhe disserem em Belêm que tudo o que quer vai ter que ser examinado outra vez pelo TC e depois cai e de vez quando o TC lhe disser que não pode fazer nada do que pensa ( bom......do que lhe escrevem para dizer ).
E quando formos todos para a rua aos gritos? E as pessoas começarem a passar-se dos carretos e a partir tudo por onde passarem? E quando as Polícias deixarem de proteger os Edifícios públicos e arderem até ao último tijolo? Na Grécia já começou a revolução nesse sentido.
Que vai fazer o nosso nervoso PM? Chorar?
E Paulo Portas? Vai continuar a apoiar este devaneio inconsequente?
Ai que contente estou de ver que isto vai acabar muito mais rápido que o outro que demorou 6 anos.....

Anónimo disse...

Que tenha, o Professor Adriano Moreira, muitos anos de vida com a lucidez que mostrou na sua última entrevista. É ainda um homem sedutor, que encanta qualquer mulher com dois dedos de testa... Pessoalmente tenho uma pequena/grande "estória" com este Português, quando eu era aluna do liceu e Ele Ministro do Ultramar. Já tive ocasião por altura da apresentação de uma revista dedicada ao "Maio de 68" de reviver com o Professor, a carta que lhe escrevi para contar a história de uma família de onze pessoas, em que o pai que pretendia emigrar clandestinamente tinha sido apanhado já a bordo pelos "bufos dos patrões". Era um simples trabalhador de um suserano. No norte da ilha da Madeira vigorava então na sua plenitude o regime feudal nas plantações de vinhedos e de outras culturas. A família saíu para Moçambique num dia 1 de Dezembro no "Infante Don Henrique", depois da minha carta escrita ao Senhor Minstro... (Saíram sem que dissessem uma palavra na terra, e, eu com ordem de não ir à pontinha vê-los embarcar...) Na carta contava tudo, com os nomes dos responsáveis que traziam pela trela "os servos-da-gleba". Nem sabia o que estava a descrever... Sorte a deles, o Senhor Ministro ser na altura este grande estadista com quem tive a sorte de iniciar algumas das minhas participações mais frutuosas e dignas junto da nossa comunidade emigrante. Eram emigrantes incultos, analfabetos que infelizmente fizeram muitas vezes papéis pouco dignos na África do Sul. Hoje os que partem têm outra preparação e hão-de integrar-se de outro modo nas sociedades onde irão desenvolver diferentes actividades. Que se safem muitos numa altura em que por cá as oportunidades serão só aquelas que fizeram crescer os chamados "emergentes"...

Anónimo disse...

Sobre Adriano Moreira está TUDO dito deste GRANDE senhor, Tenho a HONRA de pertencer ao mesmo Partido de Adriano Moreira,gostaria de ter tido este grande homem, como Presidente da Republica do meu País.Enquanto muitos intelectuais da idade dele Teem que se pôr em bicos de pés este grande senhor não precisa disso, estou-me a lembrar por exemplo do Dr. Mario Soares...Que esteja lucido por muitos anos...