quinta-feira, 12 de abril de 2012

De quando em vez

Estes esclarecimentos são necessários, de quando em vez, por causa de notícias que são feitas a propósito de declarações minhas, aqui ou ali. Compreendo a confusão mas não critiquei a medida das reformas antecipadas.
Disse que medidas deste tipo representam sempre um golpe na relação de confiança num contrato com o Estado e que devem ser sempre ser muito bem explicadas. Mas não a critiquei. Referi, isso sim, a justificação da necessidade de garantir a sustentabilidade do sistema de Segurança Social, ameaçada pelo elevado aumento do desemprego.

Ainda na semana anterior, também na Prova dos Nove, da TVI 24, critiquei as declarações governamentais sobre os subsídios de férias e de Natal em 2014 ou 2015. Esta medida não critiquei. É muito desagradável, como são todas deste género, mas não a considerei injustificada.

5 comentários:

Anónimo disse...

Houve no anterior Governo um princípio de ruptura entre gerações. Agora a ruptura é um dado adquirido. Espero que quem nos governa e os jornalistas percebam que os governantes de gerações mais velhas, para além de alguns "saberes" são detentores de um "conhecimento" que vem com a idade e de experiência feito. Os defensores do liberalismo concerteza conhecem alguns filósofos/políticos do séc. XX: Rawls por ex. Liberal até... mas estudou e assentou praça... no pensamento de Kant. O do século das Luzes, o mesmo que influenciou Marx. Será que Kant não é importante para as sociedades ditas modernas, evoluidas? A crítica, o cruzamento de ideias e opiniões são benéficas e essenciais, para que os mais velhos, como eu, não tenham que se levantar da cama contra "os marxismos". Toda a sua postura no debate de ideias faz bem ao seu Partido. Estão tão poucos do seu tempo nas câmaras da TV... Estiveram sim, quando foi para apear o anterior Governo, coisa que que não é o seu caso. Faz sim um alívio, no esquamento da água do tanque quando ele está a transbordar. Será que isso é crime? Sempre considerei um favor... Mas, enfim... Eles não sabem talvez que Marx, também leu Kant!!!

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Quem me dera que as notícias de que vou falar fossem elas deformadas pela Imprensa e portanto falsas também….
Agora e depois de ter sido posto contra a parede, diz a verdade o PM.
Afinal não sabe quando é que os subsídios de Natal e Férias, ( que nem deviam ter esse nome pois fazem parte dum salário anual bruto, portanto desviado dos bolsos de cada um para o Estado dois salários por ano ), vão ser repostos.
Depois de ter dito que em 2014 já estariam repostos, depois afinal não era bem assim ,depois veio um Ministro e disse que o fiambre era muito bom ,depois veio outro e disse que afinal era Presunto e outro disse que sem Maionese e o povo “estranho” e “lento” ( para não ofender ninguém ) nem piou.
Aliás está aí o segredo do êxito dos Governos Portugueses que acabam sempre em bem ( para eles, claro ), na “lentidão” deste povo.
E quando há alguma coisa fora de vulgar é provocada por uma raça de gente que não faz nada na vida e se diz anarquista ou está ligada aos Partidos parasitas por tradição, os da estrema esquerda. Depois atacam Polícias, Cafés, pessoas e tiram fotografias dizendo que foram espancados até à morte.
Mas o povo, sério, o verdadeiro, é roubado, mal tratado, passa necessidades, morre sem medicamentos e de frio pois não tem dinheiro para aquecer as casas ( os números altamente chocantes falaram alto este Inverno passado e se eu fosse PM não dormiria mais na vida sabendo que alguém do meu País tinha morrido por falta de coisas tão básicas ) e nem uma manifestação acontece.
A PSP não tem papel para fazer relatórios nos Quarteis. Não tem carros já para patrulhar. Deslocados muitos deles, estão a passar necessidades, facilmente tentados a corromper-se.
A GNR idem e é até atacada nos seus próprios Quarteis às tantas da manhã aos tiros por gente louca que depois é posta em liberdade pelos Juízes ( Deuses do Olimpo Luso ).
As Gasolineiras fecham portas e põem os seus empregados na rua. Mais subsídios para o Estado pagar.
Exemplo do que tentamos dizer ao Ministro das Finanças mas que parece ser difícil ele entender.
Passo a explicar como se fossemos todos “loiras”. Se as políticas fossem de promover emprego, haveria mais famílias a passar menos necessidades e a pagar mais impostos assim como as Empresas.
Isto por um lado. Por outro lado o Estado não só receberia mais dinheiro como deixava de gastar em subsídios de emprego. Pois era….
OH!!!!!!! Incrível não é? Eu devo ser um Einstein. Como é possível eu poder ver isto????? Fantástico!!!! Sou genial!!!!
(continua)

miguel vaz serra....... disse...

(continuação)
Estou a gozar com eles? Pois é claro que estou a gozar. Estou mesmo a ridicularizar. É o que merecem.
O País é nosso, de todos.
Não tenho porque ver tanta coisa mal feita e tanta incompetência junta e ficar calado. Porque deveria?
Não devo nada a ninguém e sou um cidadão indignado com a forma como o meu País está.
O que me choca e já o disse antes, é ver que ninguém diz nada nem faz nada para mudar estas políticas deploráveis.
A oposição é ridícula e os parceiros governamentais estão a fazer um papel lastimável.
Só um alienado consegue dormir descansado com um Governo assim…………..
Nos outros não votei, por isso nada me espantou.
Bastava o CV do ex-PM para se ver no que ia dar mas nestes votei e não posso admitir que destruam o que restava da economia portuguesa, dos tão falados direitos que estão na Constituição Portuguesa e que todos os dias são espezinhados.
Não posso deixar passar outra barbaridade, desta vez na Educação ( e eu até gosto do Ministro ). A separação de alunos em bons e maus alunos.
Outro disparate sem precedentes. Ridículo e perigoso.
Criar guetos.
Deviam-se separar os maus e espalhá-los pelas turmas dos bons alunos para puxar por eles e separá-los das más companhias, não juntá-los.
Como a obsessão que o CDS sempre teve contra o Rendimento Social de Inserção. Sei por onde querem ir…..Os “feirantes”……
Mas transformou-se numa caça às Bruxas e está já a ser isto também ridículo e perigoso. Aliás como qualquer obsessão. São sempre psicóticas e perigosas
Francamente e sem ironia, eu estou espantado com certas lógicas e actitudes que saiem dos C. de Ministros. Algumas são dignas de autenticas crianças de 12 anos.
E não rio disso, muito pelo contrário. Fico é profundamente incomodado e preocupado.
Termino com um decreto lei, certamente seu conhecido, número 496/80 de 20 de Outubro e que no Art.17 diz assim “OS SUBSÍDIOS DE NATAL E DE FÉRIAS SÃO INALIANÁVEIS E IMPENHORÁVEIS”.
Foi o fundador do Partido agora no Governo o “culpado” do mesmo, o Dr. Francisco de Sá Carneiro.

Anónimo disse...

A criação de emprego de forma a haver mais receita de impostos e, em consequência, menos gastos com os subsídios sociais, não pode continuar a ser feita à custa do aumento da divida do estado pelo motivo simples, que foi o que aconteceu há um ano, de os credores terem deixaram de emprestar. Esse foi o nosso modo de vida durante décadas, mascarado e mantido mais tempo do que o normal, pelos fundos estruturais e pelos juros baixos.
O que é ANORMAL é haver opiniões de deputados a dizer para não se pagar o que pedimos emprestado e ministras (3) (é certo que são letradas, mas também por isso, não deviam falar de obras e arquitetos, sem sequer perceberem que se trata fundamentalmente de obras de engenharia que não foram tidos nem achados) a dizer que as obras das escolas são de excelência em TODOS OS ASPETOS.
Há erros de governação, e parece uma governação de cabotagem. Na economia e finanças, dada a complexidade do setor, não sei se alguém faria melhor mas, na estrutura da sociedade, não há avanços, por exemplo quanto à clarificação de regulamentos profissionais e eventual desmantelamento de lóbis nocivos instalados em ordens, sindicatos, associações, etc.
Não sendo economista, parece-me que a liberalização das profissões, associada à respetiva e necessária responsabilização, diminuiria o desemprego e libertaria recursos do estado.
António Azevedo - eng civil

JB disse...

Poema de uma funcionária pública (e de muitos outros...)
Quero lá saber
Quero lá saber… … …
Da roubalheira e da corrupção… … …
Que o Djaló seja do Benfica … ou da televisão…
Que não se consiga controlar a inflação…
Que haja cada vez mais desempregados…
Que deem diplomas e cursos aldrabados…
Que me considerem reformado… ou excedentário…
Que se financie cada vez mais a fundação do Mário…
Que se ilibe o Sócrates do processo…
Que não haja democracia de sucesso…
Que já não finja que “namora” a Câncio…
Que o BCE se livre do pirómano Constâncio…
Que roubem multibancos com retroescavadora
Que o Nascimento corte processos à tesoura…
Que deixe de haver o feriado do 1º de Maio
Que a tuberculose seja um tacho pró Sampaio…
Que em Bruxelas “mamem ” muitos deputados…
Que o Guterres “trate” dos refugiados
Que a nós nos deixou bem enrabados…
Que vá a sessenta e me preguem uma multa…
Que amanhã ilibem os aldrabões da face oculta…
Que o Godinho pese a sucata sem tara
Que pra compensar mande uns robalos ao Vara…
Que o buraco da Madeira sobre todo para mim…
Que a Merkl se borrife pró Jardim…
Que a corja dos deputados só se levante ao meio dia…
Que indemnizem os pedófilos da Casa Pia…
Que não haja aumentos de salários… nem concertação social…
Que os ministros e gestores ganhem muito e façam mal…
Que Guimarães se mantenha a capital !!!...
Que nas gasolineiras da cidade de Elvas
Que só abasteça o condutor do Relvas…
Que na Assembleia estejam 230 cretinos…
Que nas autarquias hajam muitos Isaltinos…
Que o Álvaro por tu hei de eu vir a tratar
Que se lixe o mamar doce do sanguessuga Gaspar…
Que o Zé seja montado quer por baixo quer por cima
Que a justiça safe depressa o Duarte Lima
Que o bancário Costa não volte prá prisão
Que o Cavaco chegue ao fim do mês sem um tostão…
Que na Procuradoria continue o P. Monteiro
Que prós aldrabões tem sido um gajo porreiro…
Que os offshores andem a lavar dinheiro
Que do BPN foi gamado p’lo Loureiro…
Que no BPP prescrevam os processos do Rendeiro
Que à CEE presida um ex-maoista manhoso
Que agora é o democrata Zé Manel Barroso…
Tudo isto… não tem nada de anormal….
Caralho… só há uma com que não me conformo…
Que o Pinóquio do Coelho…
Me tenha fodido as pontes…
...e o dia de Carnaval …

Maria - Funcionária Pública

Erro! Nome de ficheiro não especificado.