segunda-feira, 6 de junho de 2011

Densidade

Momentos muito significativos, a vários títulos, desde ontem.

José Sócrates saíu com 28,05%. Há muitos comentadores, mas não conheço mais nenhum que tenha prognosticado esse resultado. Por intuição, por dedução e por uma sensação, muito frequente, de que uma Força, que nos transcende, promove , garante, assegura um certo tipo de Justiça, de Equilíbrio, de Ordem.
José Sócrates teve menos do que o PPD/PSD comigo e, para além dessa ocasião, com Manuela Ferreira Leite. Saíu com um discurso digno, nalgumas passagens, um discurso bonito: quando falou da sua Família e quando exprimiu a sua vontade de ser feliz.

Ganhou Pedro Passos Coelho. Dos três que concorremos às «directas» em 2008, foi ele a vencer José Sócrates. Por mérito? Claro que sim. Mas ninguém terá dúvidas de que as circunstâncias foram muito diferentes, em 2005, em 2009 e agora. Mas o que conta é que, agora, a vitória foi alcançada e Passos Coelho, com Miguel Relvas, merece muitos parabéns.

Portugal quer ser respeitado. Quer ser competitivo. Quer sentir Progresso e Justiça.

13 comentários:

silva disse...

Na Prova dos Nove, PSL vaticinou 28% a 30% para o PS, confesso que na altura achei demasiado, apesar de estar convencido que o PS iria perder.

Na sexta feira logo pela manhã reparei que as arruadas do PS eram encomendadas ao ver os 3 autocarros cheios de gente no Marquês de Pombal.
Mau sintoma, o PS vai perder largo!

Reflexões a retirar:
É óbvio que foi tudo influenciado pelas sondagens que nunca mostraram grandes diferenças. Hoje mesmo tive a confirmação de diversas pessoas comentaram que estavam assustados com empate técnico e nisso Paulo Portas tem razão.
As empresas de sondagens condicionam a democracia e devem ser verificadas ou mesmo sancionadas pela inverdade que transmitem, pelo alarmismo.
Legitimidade das empresas de sondagens e a forma como são feitas.

O elevado numero de abstenção e actualização dos cadernos eleitorais

Análise do discurso de José Socrates, não foi um discurso do momento, foi pensado, após 1 hora e 13 minutos de fecharem as urnas, sem se enganar no texto, sem nervosismo.... Esperemos que tenha sido a ultima vez ludibriou os portugueses com a posse e comportamento de estadista que não tem.

Anónimo disse...

Não há qualquer comparação estre esta derrota e a do Dr. Santana Lopes.
O já ex PM continuou a ter todo o partido por trás e, naquela altura, o Dr. Santana Lopes ainda tinha contra (mesmo a votar), “metade” do PSD.
A Drª Ferreira Leite também teve todo o PSD a apoiar… incluindo Pacheco Pereira…
Não há dúvida do muito mérito de Passos Coelho, que continua a surpreender positivamente mas, também, todo o partido se levantou, com exceção de PP, que mesmo assim disse que ia votar no partido.
A esperança renasce um pouco… Só um pouco porque pensamos sempre que tudo não passe de uma mudança dos “grupelhos”.
Se tudo dependesse de Passos Coelho estaríamos bem mais optimistas.

Sobre o tal discurso só isto me ocorre dizer:
A TVI foi muito “mazinha” ao colocar uma câmara atrás do teleponto… (agora já o pode ser sem medos)…
Como tantos foram enganados por tão poucos…

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Quero dar-lhe os parabéns!
O PPD voltou. ( e o Senhor ajudou… )
Nunca vi um PPD-PSD tão unido e forte.
Só espero que as aves de rapina, velhas bem sei mas ainda com forças para sugar o resto do sangue já anémico deste pobre povinho muito mal informado e “lento”, sejam afastadas de uma vez.
Não, não falo do PS. Falo do PSD.
Espero também que o “crescimento acelerado” do novo futuro PM tenha servido para aprender que não se pode confiar só nas nossas convicções.
Temos que ouvir os amigos, os inimigos, os votantes que criticam muito mas de forma construtiva e dar voz aos que têm muito mais experiencia que nós, nas áreas específicas.
Pedro Passos Coelho é um homem honesto.
De isso ninguém duvida.
Só aí uma mudança radical no carácter do novo líder do novo Governo em relação ao que foi ontem despedido pelo povo, esse que me esquecerei rapidamente apesar dos números de telefone que ainda guardo e tentaram “meter-me medo”.
Nunca tive medo de nada, imagine-se que “aquilo” me iria alterar a minha visão de democracia.
Só dos fortes e nobres reza a história. Não gastarei nem uma só linha mais nessa “coisa” que foi um dia PM deste País.
Penso que se deveria e de uma vez por todas, responsabilizar-se as empresas de sondagens, compradas por certos lobys de certos Partidos, para descredibilizar uns outros que lhes podem “prejudicar o negócio”.
É VERGONHOSO o que fazem nestes últimos anos. Devem ser punidas!
Nas eleições ao Parlamento Europeu, o PS tinha nas sondagens uma coisa como 38%.....Creio que não só perdeu como nem 29% teve.
Paulo Portas perdeu votos por isso também e pelos comentários que fez 3 dias antes do dia 5.
Dizia que a coligação PPD-CDS não era certa ou algo parecido. Perdeu a oportunidade de se conter como “quase” consegui até ao fim.
Não concordo igualmente com uma coisa que li hoje nos jornais online. Que isto era o sonho de Francisco Sá Carneiro. De todo.
O sonho era que um Governo AD coexistisse com um PR também AD.
Ora não é o caso e nem sequer perco tempo em explicar porquê. As razões de o não ser são de todos conhecidas!!!
Francisco Sá Carneiro é um homem com um H muitíssimo dilatado. Não só punha a Nação à frente como morreu por ela.
Sempre disse aos meus amigos e família que dia 6 seria o dia da Restauração da Democracia na sua plenitude.
Foi mais que isso.
Foi o fim da esquerda radical. Alimentada pelo veneno político radical e pouco ( muito pouco ) inteligente, perdeu toda a força e desapareceu quase totalmente da AR.
Foi a substituição dum PM sem qualificação e qualificações, por um homem honesto e íntegro. ( por isso teve que abrir os olhos à sua custa! Por não acreditar que tal “mal” fosse possível )
Foi o renascer de uma nova esperança que gera uma energia positiva que levantará a economia. A vontade de investir. O chamar capital estrangeiro que tinha fugido desta Venezuela Europeia.
Foi a mudança de uma democracia doente, pobre e devastada por uma (in)Justiça adormecida, sedada, dopada por uma “corrente de ar” de liberdade de expressão e fé.
Foi o ressurgir de umas forças Policiais capazes de acabar com este espectáculo lamentável de sermos falados nos jornais estrangeiros como um País paradisíaco para marginais e ladrões de rua que batem e saqueiam os turistas que vêm deixar cá as suas poupanças em troca de um pouco de sol Algarvio.
Foi o dizer basta.

Lamas disse...

Ao fim de 6 longos anos de trevas socialistas, não podemos esquecer nesta hora outros grandes
(ir)responsáveis pelo o que nos aconteceu:
VITOR CONSTÂNCIO e sobretudo
JORGE SAMPAIO.
A história não pode passar uma esponja por cima do que este senhores fizeram.

Antonio Fernandes Pina disse...

Exmº. Sr. Dr. Pedro Santana Lopes

À que saber ganhar. E o Sr. Engº. JOSÉ SÓCRATES sobe perder. Em democracia o povo é quem decide. Parabéns aos vencedores.
A histária far-se-à.
É inacreditável como se pode avaliat o caractér de quem não gostamos e de quem ainda não governou. Sejamos sérios na política. Eu não avalio o carácter daqueles que utilizaram as palavras "DRÁCULA" "SADDAM HUSSEIN" "HITLER" "ILUSIONISTA" "LADRÂO", etc., etc. Como disse a história far-se-à e Miguel Vaz Serra também ficará na história não como um valentão mas como alguém que quer ainda assim denegrir um PM que fez bem e mal e que se retirou sem nada em troca. Ao contrário do que disse não foi despedido pelo povo retirou-se para que o povo do PARTIDO SOCIALISTA que também são Portugueses como os de todos os partidos possa construir o seu próprio destino.

Assina: António Fernandes Pina.

maria lisboa...... disse...

Estou para ver se Cavaco vai condecorar o carrasco da economia portuguesa, o Mr.Freeport, o da “face sempre oculta”, o senhor offshore, o pai da bancarrota, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo ou outra qualquer que seja.
Primeiro tem que ser julgado pela justiça, agora que perde a imunidade e mais que isso, a influência, pois já não tem nada para dar do Estado saqueado. Não vá Cavaco levar um desgosto….
Se teve a lata de o chamar, a si, “a má moeda”, não sei que chamará a “isto” que lá esteve 6 longos anos.
Será “a má vingança”?
É que se você fosse vingativo, estaria agora a rebolar-se no sofá a rir às gargalhadas. EU REBOLEI!!!
Sampaio foi rasteiro e baixo. Meteu esta coisa que lá esteve e que mergulhou o País no pior momento do século ( há mais de cem anos que não estávamos tão mal em tudo ).
Cavaco foi insolente e má-língua e depois levou com a “outra moeda”, belíssima viu-se, que acabou por deixar o Governo, humilhado, com uma votação ainda menor que a sua!!!
Permita-me algo: AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Veremos então o SAPO da Covilhã que engolirá Cavaco ao condecorá-lo...................
Talvez se “esqueça”……

o cusco...... disse...

Ana Gomes.
Estou petrificado.
A Noémia cá em casa, ao ouvir na cozinha o comentário da senhora do PS disse com graça: a mulher passou-se.
Pois eu concordo plenamente com a boa Noémia. Passou-se e deve pagar por isso, pela boca suja, língua porca, escárnio baixo, reles e sem qualificação.
Falou do caso Casa Pia, onde nomes como Jorge Sampaio, Ferro Rodrigues, Gama aparecem no processo.
Quando Pedroso foi até reconhecido por um sinal que mais tarde operou, e esteve preso.
Quando o mesmíssimo Sócrates foi fotografado no Rio de Janeiro e saiu em vários jornais no Brasil com o conhecido actor Diogo Infante quando fizeram uma viagem juntos à cidade maravilhosa e desfrutaram de uns dias agradáveis.
E vem esta senhora falar de comportamentos pessoais nunca provados?
Comparou Paulo Portas com o ex-director do FMI que está preso por violação. ( espero que os Advogados desse Senhor, um dos mais ricos homens do Mundo, tenham ouvido Ana Gomes a dissertar sobre os “comportamentos” do mesmo, como se ela lá estivesse quando eles aconteceram.. Lá se vai a Gomes ficar depenada. Todos os euritos que ganha à nossa custa na Bélgica vão para pagar a indemnização ao ex-FMI )
Noémia tem razão. A mulher passou-se!!! E com “Densidade”
Aqueles almoços com uma mulher em Bruxelas também serão “estranhos”? Francamente!
Eu espero, que ao não haver um pedido de desculpas, público, alto e bom som, dizendo que se enganou na pessoa e que não é verdade nada do que vomitou de forma leviana, seja pela comissão política do CDS, levada a tribunal por injúria a um Presidente de Partido, membro do Parlamento e futuro Vice-Primeiro-Ministro.
Espero que António José Seguro ganhe a liderança do PS para começar a limpeza profunda.
Aquilo é um ninho de escória e tem os “bons” acurralados.
E o bom do Louçã que está também agarrado à cadeira?
Essa é que ele não esperava?!
Ficar reduzido a NADA e não ter a decência de demitir compulsivamente.
Depois era o outro que estava “agarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrado” ao “poderrrrrrrrrrrrrrr”…..
A si, Parabéns pelos óptimos resultados conseguidos. Ajudou nisso!!!

Jorge disse...

Desculpe Drº Santana Lopes, mas o Engª Belmiro de Azevedo (bem sei que não é comentador), previu os 28% do PS dois dias antes das eleições, quando se encontrou no Porto com o Drº Passos Coelho.

Ricardo Silva disse...

Partilho completamente o seu post. Mais importante que tudo, é que apareceu alguém capaz de correr a pontapé com esta gentalha que mais não fez do que colocar o país á beira da bancarrota.
Finalmente concretizou-se o velho sonho de Sá Carneiro, um governo, uma maioria, um presidente.

maria lisboa....... disse...

Caro António Pina
Miguel Vaz Serra não necessita denegrir o ex-PM.
Ele mesmo foi-se enterrando na sua cega loucura eleitoralista que nos deixou na bancarrota.
Tudo pelo ganho de eleições, tudo valia para estar no poder, meter medo com telefonemas para calar pessoas bem à maneira dos velhos tempos da PIDE, esconder contas, manipular os média, mentir, mentir, mentir.
Foi só o que Sócrates fez. Mentir.
Desde os seus exames por fax, ao dizer que não conhecia os professores da faculdade e afinal eram sócios do pai, ao meter no CV na AR ( quer coisa mais oficial que isso? )uma Licenciatura que não tinha, um Diploma com data de um Domingo, no Freeport, no Face Oculta, até por último, no Orçamento de Estado, PEC4 e nos acordos com a troika. Sempre mentiu ou escondeu a verdade.
Isso sim ficará na história.
Leia os jornais. Veja os noticiários.
Leia os artigos de gente que não tem Partido pois não são sequer portugueses como o último do Financial Times sobre ele e outros por esse mundo fora.
Sócrates é um cancro altamente contagioso que graças a Deus nunca mais teremos que ver nem ouvir nem meter mão onde não deve!!!

Anónimo disse...

Pedro Passos Coelho, é simplesmente mais do mesmo. Que fez ele no passado? Vai ser absorvido pelos velhotes do Partido, que lhe vão dizer o que fazer, etc, etc. A ditocracia partidária leva a isso.

Sócrates tem vontade de ser feliz.Será que consegue? Se ele começa a reunir com ele próprio à noite é capaz de não concretizar a vontade.Um fiasco de imagem, de palavras e até de vaidade.

Ricardo Araújo disse...

Bom dia Dr. Santana Lopes, em eleições já sabemos que uns ficam a rir e outros ficam a chorar.
Nestas foi o PPD/PSD que ficou a rir, mas as condições também foram únicas, se não o fossem queria ver como era!
V. Exa. aquando das suas eleições tinha roda a comunicação social contra si tinha todos os partidos políticos contra si tinha o seu partido contra si e logicamente perante todas estas adversidades tinha bastantes portugueses contra si, mas mesmo assim ainda conseguiu melhor resultado do que o Eng. Sócrates, que contra si só tinha o Povo, e esse uma vez mais mostrou que é soberano.
Agora resta esperar que Passos Coelho faça o melhor pelo País, pois se assim for vamos conseguir ver o PS a fazer a sua maior travessia no deserto em oposição, mais do que aquela que fez nos mandatos de Cavaco.
Espero só que agora olhem de uma vez por todas para o interesse nacional e deixei de lado querelas políticas e interesses partidários.
Portugal precisava desde à muito, de uma lufada de ar fresco, uma lufada de ideias e acima de tudo uma lufada de caras novas.
Os verdadeiros homens e mulheres do PPD/PSD bem como Sá Carneiro devem estar contentes, pois ao fim de mais de 30 anos cumpriu-se um sonho, um Governo, uma Maioria e um Presidente.
Enfim V. Exa. também é um dos vencedores, pois sempre lutou por este ideal.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo

lidiasantos almeida sousa disse...

TANTO TRIUNFALISMO NÃO SEI PARA QUÊ-
O que Passos Coelho fez durante a campanha foi mentir. ,Mentiu ao NOBRE prometendo~lhe um cargo impossivel a troco dos seus possiveis votos. Mentiu a SANTANA CARRILHO, encomendando-lhe um Programa de educação em troca do lugar de Ministro, o que não cumpriu chamando o Nuno Crato. Pode ver no Blog de SANTANA CARRILHO ESTE A CHAMAR MENTIROSO E DESONESTAMENTE INTELECTUAL, pode ver o video da entrevista dele à SIC N a dizer isto em directo terminando por dizer que ele tinha feito o mesmo ao SOCRATES indo em segredo a S Bento aprovar o PEC 4 E NO DIA SEGUINTE DISSE NADA SABER ATÉ QUE CONFESSOU À JUDITE DE SOUSA NA ENTREVISTA QUE TINHA LÃ ESTADO NA VESPERA, O QUE É MENTIRA POIS ESTEVE LÁ VÃRIAS VEZES E ATÉ ACOMPANHADO POR CATROGA,
A CREDIBILIDADE DELE FICOU BEM EXPOSTA NA 1^VEZ QUE FOI AO PARLAMENTO ANUNCIAR UMA MEDIDA MAL ESTRUTURADA NÃO ESPECIFICANDO COMO VAI SER FEITA E VAI DEIXADO TUDO PARA DAÍ A 15 DIAS. A PROMESSA DE PUBLICITAR O NOME DOS NOMEADOS JÁ FOI AO AR. QUEM SÃO AS 30 PESSOAS QUE O MOEDAS, NOMEOU PARA Os MINISTÉRIOS CONTROLAR OS MINISTROS» DE ONDE VÊM? quanto ganham? qual o seu curriculum. QUEM SÃO OS ASSESSORES QUE ELE DISSE SERIAM COM TRANSPARENCIA PUBLICITADOS? SÓ CONHEÇO 1 O joão gonçalves do PORTUGAL DOS PEQUENINOS QUE NO SEU BLOGUE EM JANEIRO DE 2010, CHAMA ALFORRECA AO PASSOS E OUTROS MIMOS AINDA PIORES E DIZIA QUE O SEU AGORA CHEFE ERA O TORQUEMADA DE TOMAR. Que mistério leva este homem das contribuições e Impostos da Rua da Prata a assessor do RELVAS, CONSIDERADO PELO JOSÉ DIRCEU CORRIDO DO GOVERNO DE LULA PELO ESCANDALO DO MENSALÃO, GRANDE AMIGO E MENTOR DO RELVAS A QUEM CHAMA O MAIOR LOBBYSTA DE PORTUGAL.
Já se vê os grupos de pressão a apertar com eles pois a 1ª promessa do ALFORRECA que me levou a pensar votar nele foi a privatização do inutil monstro da RTP que o BALSEMÃO NÃO QUER PARA NÃO PREJUDICAR A SUA FATIA DE PUBLICIDADE, preferindo que os prejuisos da RTP sejam pagos pelos contribuintes incluindo a nojenta taxa da audio visual cobrada na factura da EDP, da autoria de outro ALFORRECA MORAES SARMENTO. NÃO CENSURE O MEU COMENTÁRIO S.F.S.