segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Difícil de explicar

Dia importante, o de ontem?

Tão pouca gente no CCB... Que fazer com a apagada e vil tristeza em que se tornou o nosso sistema político?

É muito difícil de explicar, mas é muito complicado o ambiente que se sente. Quem quiser que ignore o que se passa, que finja que é uma invenção, a angústia que se sente no ar. Nem vitórias nem derrotas geram os sentimentos devidos. Todos sentimos que fazemos parte de um barco que atravessa uma terrível tempestade. E percebe - se, pelas expressões do Comandante, dos oficiais e demais tripulação, que não sabem da bússola. Eu sei que o Governo diz que temos um rumo, mas, alguém acredita?

Cavaco Silva ganhou. É verdade. Mas há esperança?

15 comentários:

Maria José Ferreira disse...

Claro que há esperança.
Tenho pena é que o comandante do
navio não seja o Dr Santana Lopes.

Depois da tempestade vem sempre a bonança...
Existem sempre os coletes,as bóias e os botes salva vidas.

Mas ás vezes o mar não corre de feição,muitas vezes há o problema do rumo...
Isso depende de quem está ao leme...
Mas o pior de tudo é se não há bússula.
Aí o barco anda á deriva,mas sempre há a hipótese de encalhar numa ilha paradisíaca,a ver vamos...
Cumprimentos.

Antonieta Barona disse...

Dr Santana Lopes os partidos no nosso País tornaram-se em máquinas de empregos e negócios , como sabe muito melhor do que eu. Os politicos , não são lideres de opinião e como tal as pessoas desinteressam-se. As máquinas partidárias tb com tanto profissionalismo afastam a militância. E, como muito bem sabe não é lider quem quer... E qd há td fazem para o afastarem! E assim tudo é triste e frouxo!

Jorge Diniz disse...

Não!

Hugo Correia disse...

Cavaco Silva teve o apoio declarado dos dois partidos da "direita" portuguesa PSD e CDS(e não só) e obteve 2.230.240 votos num universo de 9.629.630 inscritos. Portanto, houve 7.399.390 eleitores que não votaram no actual Presidente. É muita gente que não se revê neste estado de coisas e neste Presidente. Eu, até à última indeciso, lá fui à mesa de voto dobrar o meu bilhete. Não tenho qualquer orgulho especial em pertencer ao universo dos 4,26%, mas desde o início nenhum dos candidatos me suscitou a tal esperança a que se refere. E ouvir o discurso de vitória do Presidente foi bastante penoso, uma desilusão. Só para realçar o descrédito e desânimo, Cavaco Silva foi eleito Presidente(num cenário de reeleição sempre mais favorável) com mais 160.400 votos apenas do que aqueles que a mesma "direita" juntos(somados) obteve nas eleições legislativas de 2005, e sabe-se bem em que circunstâncias. Dizem que não são eleições comparáveis, pois então a análise vale o que vale.


Só há dias me apercebi que coloca na sua página do Facebook os eventos em que participa. Como não sou utilizador dessa rede social cheguei mais tarde à informação. Estarei atento.

o cusco....... disse...

Há muito tempo que não lia uma coisa tão profunda e bela, mesmo que de conteúdo triste e sério.
O saber que assim é como pessoa não quer dizer que me tenha habituado e ver reflectido na escrita.
Fiquei preocupado. Porquê? Porque sei que para se por sério com algum acontecimento, é necessário que este seja mesmo grave, ou seja, não ferve em pouca água como nós em geral.
Eu creio que a única coisa que está a acontecer é que o Barco já não o levamos nós portugueses há uns meses atrás..
A mudança de P Coelho foi radical. Passou de dizer que nunca mais queria falar com o sério caso de PM que temos e menos em privado sem testemunhas a deixar passar um OE que dizia JAMAIS O FARIA NAQUELES TERMOS.
Cavaco cozinhou aquela reunião do C de Estado para fazer o "seu" OE do qual que Pinócras saia e entrava com papeis na mão e repentinamente
P Coelho muda de discurso e perda a maioria nas sondagens...
Imagino as linhas abertas com Bruxelas e Berlim...."Façam assim e assado ou estão lixados"!!!!
Cavaco perdeu esta eleição de forma bruta. Faria qualquer político ficar em estado de choque.
O candidato da Madeiras, Coelho, quase lhe ganha nas Ilhas e ganhou mesmo na Capital Funchal em Sta Cruz e Machico. Qualquer um deles com uma população superior a cada um dos restantes concelhos..
Eu chamo isso vexame total!
Nenhuma das TV chamou a atenção a isso.
No estrangeiro seria manchete em todos os média!!!!!
Perdeu mais de meio milhão de votantes desde a última eleição e teve somente cerca de 24% de votos sobre o universo de votantes inscritos.
Essa é a verdade dos números e não há vitórias para ninguêm, infelizmente. Menos para uma coisa que se diz democrática…esta pobre república.
Quem ganhou foi o "não" a todos os candidatos.
Alegre, nem se fala. Que derrota pessoal imensa.
Está tudo tão comprado que ninguêm fala.
O único comentador novo que vi na noite de 23, no meu computador portátil, com imensos cortes pelo meio, pois a Net é difícil onde estou, foi você.
Tudo era a mesma coisa.
Culminou com o comentário de Sousa Tavares que dizia que Cavaco fez um discurso de Vendetta.
Desde logo de um PR sério e vitorioso não foi certamente.
Parecia até que Maria estava assustada com o que ele iria dizer, pela forma como o olhava. Há ali algo estranho....mesmo. Observei muito os gestos e fala, o caminhar..Há ali algo estranho...
Portugal necessita algo novo, mas que não está entre os partidos políticos. Está nas gentes, no povo cego, nos lenços pretos que não sabem votar e deviam aprender, na juventude que só pensa nas festas e bebedeiras...Estamos “wild”.
Maria José…quem me dera ter a sua forma de ver esta derrota de Cavaco, do PSD e do Portugal civilizado.
Isto é muito sério...muito grave...
Maus tempos se avizinham!!!

Anónimo disse...

O prof Cavaco Silva averba QUATRO victorias QUATRO na sua vida politica. Mas não e ainda suficiente para uma pseudo elite cultural e politica- transversal às direitas e esquerdas politicas - o aceitarem e de uma vez por todas o reconhecerem... O pai da patria impante de vaidade não aceita que o povo reconheça alguem maior que ele. Em 2005 com essa vaidade escamoteada por logica politica sujeitou-se aos votos, não para se vingar do poeta mas para diminuir a vitoria do Prof Cavaco Silva, em 2011 o clã e seus acolitos foi mais longe: utilizou dois idiotas uteis e atacou o HOMEM. É essa mesma pseudo elite que diz que o Prof quase perdeu e o povo diz que o Prof venceu... por pouco mas venceu..

silva disse...

Fiquei estupefacto com a desfaçatez do Sampaio, após se prestar como testemunha num processo que se encontra em investigação.
Diz que ficou muito "preocupado"com o nível de abstenção, como se para ele isso seja de facto importanto.
Será que terá feitos as contas, será que alguém o pode lembrar que ele dissolveu um governo com maioria votado pelo povo, e que os valores são semelhantes aqueles que não votaram, à abstenção? Estás preocupado ò Sampaio!?

É por gente como Jorge Sampaio que este barco se encontra à deriva.

As trapalhadas que o senhor protestou e que lhe serviram de álibi para a sua decisão. Não têm de forma alguma o mesmo peso que as vergonhosas e escandalosas trapalhadas em que o PS anda metido, caso contrário não seria necessário prestar tantos testemunhos da idoneidade dos gestores dos dinheiros públicos, que vossas excelências colocaram convenientemente.

O povo está atento e vai querer justiça, o 25 de Abril não foi feito para se servirem!

o cusco....... disse...

Passaram dois dias e ainda nada…Continuamos sem saber como comprou o PR a casa no Algarve.
É por este tipo de coisas que as pessoas que ficam muito melindradas quando se dizem certas verdades, não têm razão alguma.
Ninguêm, absolutamente ninguêm e menos na vida política, está acima dos outros.
Pelo contrário, deve dar sempre o exemplo.
Advogo inclusive que a imunidade política é indigna de qualquer democracia.
Nós temos que meter uma coisa na cabeça de uma vez por todas.
Portugal se quer andar para a frente, ser respeitado pelo Países Europeus e não só, tem que acabar com esta “portuguesismo” de que nada nunca é realmente grave e tudo se pode desculpar.
A Justiça é ridícula, toda ela.
Vejam o que aconteceu com a Casa Pia. Ainda hoje Bibi disse que TUDO É MENTIRA. Que TODOS SÃO INOCENTES, como aliás Carlos Cruz sempre alegou e muitos acreditamos.
Diz a Senhora Juíza que acreditou nos rapazes pelas caras que faziam quando se queixavam…
Isso são provas em que País? Zimbabué? Guiné Equatorial? Líbia? Iraque? Não é vergonhoso? E os milhões de euros gastos aos contribuintes neste mega processo?
Se não existe nada de estranho na escritura dessa casa, como todos nós esperamos, então que se explique de uma vez por todas o seu desaparecimento/inexistência.
Era só o que faltava acusar tudo e todos e depois quando se levanta um problemazinho do nosso lado, ficar melindrado como se tivéssemos sido já condenados.
Puritanismo barato e sem classe, é o nome.
Mas falando de coisas e pessoas importantes realmente.
Milhares, repito, milhares de pessoas ficaram sem poder votar por culpa dum erro inimaginável do Ministério da Administração Interna.
Pensei, bom, mais um Ministro que vai “adoecer” como a “rainha de Inglaterra”…
Qual quê?! Rijo e hirto!!! Peço muita desculpa e “andor”….
Mas que vergonha, Deus meu.
Nem há já palavras para a forma como este Governo analisa temas tão graves..
Como disse António Capucho na TV, se tivesse havido uma votação muito igualada por dois candidatos, como íamos gerir isto? Anulava-se toda a eleição?
Fico triste com o contentamento de outros que acham que a “repetição” de Cavaco “lava” a roupa suja deste País….
Estamos muito mal, mesmo muito mal, e continuamos a fingir…Como temos feito desde há 36 anos…e uns a comer tudo na mesma e os outros a comer cada vez menos, outros nada..
Pobre povo, tão medroso ainda, depois já de quase 4 décadas de liberdade. Ainda pensamos que os títulos nos dão dignidade e importância quando o contrário cada vez mais se prova…
Salazar foi mais subtil do que nós imaginávamos………..

Vainamoinen disse...

Bom,
Para Cavaco Silva um indivíduo que se afirma Politico não profissional, Vamos ter basicamente durante mais 5 anos incompetências (Ausência de profissionalismo). Penso eu.

O Padrinho disse...

Cavaco Silba: Abdica do salário

(Grande notícia!!! eheheh)

Não, Cavaco Silva abdica de 7400 euros para ficar com 10.042 euros de dinheiro público!

Esta é a verdade!

Dinheiro das suas duas pensões, é certo, mas se está no activo deveria apenas ficar com os rendimentos do seu trabalho, nada mais!

Ainda vamos ouvir o Sr. Prof. Dr. dizer que trabalhou 5 anos de borla a favor da comunidade!!!

Santa paciência!

Anónimo disse...

Ontem assisti com interesse na TVI24 os comentários de diversos políticos.
E fiquei surpreendido com a ironia de Medeiros Ferreira, ao dizer que Pedro Santana Lopes era um político centrifugado. Ora centrifugar, significa afastar do centro.
Donde se conclui que existirá de facto voluntariamente uma total ausência de ideias.
Já ninguém hoje acredita que as preocupações sociais são apanágio da esquerda, pois esta esquerda (PS, BE e PCP incluído) tem vindo a de lapidar o estado social.
Mas se Santana Lopes tiver um discurso de preocupação social ou centrado nos mais carenciados é popularucho, ou está a se centrifugar.
O discurso de PSL pensamento e ideias tem tido coerência ao longo da sua vida política, e portanto longe de centrifugar, o mesmo não se poderá dizer de outros.

Anónimo disse...

Gente podre no poder não é bom para ninguem.Se o Cavaco quissese pôr Portugal no rumo certo já o teria feito á mais tempo,se não fez já não vai fazer,como tal foi uma pessima escolha dos Portugueses.E dizer,com as mordomias que têm,que a mulher ganha 800 euros é gozar com 60% da população portuguesa.Nem combustivel paga,nem agua,nem electricidade,para quê 800euros???

o cusco....... disse...

Gostei de ouvir a entrevista do candidato Madeirense, José Manuel da Mata Coelho, na SIC Notícias, hoje às 21h...
Diz verdades como punhais.
Só por isso vale a pena ouvir esse Senhor que de KROMO tem muito pouco, e de parvo menos.
Registei que não se vai recandidatar em 2016 porque segundo disse, estará já velho para ser um bom PR……Nasceu em 52......
Gostei!
Devia candidatar-se à AR, aqui no Continente!!!
TEM O MEU VOTO!!

maria lisboa....... disse...

Querido anónimo.
Nunca ouviu aquela canção que diz que " se dois elefantes incomodam muita gente...1 Santana incomoda muito mais..." Pois é!!!

Hugo Correia disse...

Ontem assisti em directo, o que pude, à reunião pública da câmara de Lisboa. Comunicação só possível, penso eu, no site "Lisboa com Sentido". Os Lisboetas devem gratidão por esse facto. Corrija-me se assim não fôr. Confesso que foi por vezes maçador, principalmente naquele monólogo longo do Presidente :):)... e quando as matérias eram mais desconhecidas. Gostei do ambiente de respeito que parece existir. É um bom exercício para aqueles que estão descrentes da política e dos seus intervenientes e que muitas vezes são injustos no julgamento. Nota-se que há trabalho. Na qualidade de vereador sem pelouro, apenas cabe a si e àqueles que o acompanham mostrar o caminho das boas decisões. A apresentação da proposta da reforma administrativa que prevê a redução das actuais 53 freguesias para 26 foi a que teve mais eco na comunicação social. Compreende-se porquê, ou foi o gostinho pela crispação?...
"Esta iniciativa, no dia em que o executivo iria votar o mapa com 24 freguesias, caiu mal dentro do partido "laranja", já que ignorava o entendimento selado pelo presidente da distrital social-democrata com o PS e que prevê uma solução substancialmente diferente".
Será o caminho? Não se sabe, mas pelo menos teve o mérito de sair do quase anonimato e de a trazer para a discusão pública. Quantos lisboetas e portugueses(interessados na sua capital) sabiam o que se estava a preparar? Numa matéria tão sensível e complexa como esta só faz sentido haver uma decisão definitiva quando todos os cenários estiverem estudados e toda a discussão esgotada. Portanto, se houve "falta de respeito", não foi certamente da parte da equipa que lidera. A sua resposta é lapidar...
"Não usamos adesivo na câmara. Eu escolho o momento político que considero oportuno" e via Lisboa com Sentido...
"o Gabinete da Vereação do PPD/PSD considera importante e seu dever público – na primeira vez que o processo vem à Câmara -introduzir no debate da reforma administrativa de Lisboa propostas que reforcem uma estrutura de governação que reflicta uma voz mais activa das preocupações das Juntas de Freguesia e contemple as diferentes sensibilidades históricas e culturais das freguesias e das suas populações". E assim devem continuar. Força!