domingo, 5 de dezembro de 2010

A Lógica das decisões

Chamo também a atenção para mais um excelente texto de António Maria, no caso, sobre os grandes investimentos públicos.

12 comentários:

Jorge disse...

Eu sei que este comentário nada tem a ver com o post. Mas queria deixar-lhe aqui uma sugestão. Não publique comentário de anónimos. Normalmente são comentários ofensivos de uma velha e caduca esquerdalha, de gente ignóbil e ressabiados, que definitivamente não conseguem viver em democracia. O lugar desta gentalha de baixo nivel, devia ser nos regimes ditatoriais comunistas de Cuba ou Coreia do Norte. Façam-nos um favor, emigrem.

Hugo Correia disse...

Efectivamente, excelente, como já tem sido habitual. Muito bem estruturado e argumentado.

o cusco....... disse...

Qual será essa lógica na Europa?
Na minha ignorância a nível de finanças, ou melhor, golpes de cintura económicos e tolamente falseados, como são as finanças internacionais desde há décadas ( E NADA MUDOU, NÃO SE ILUDAM ),hoje li algo que deu razão ao meu pensamento sobre o Euro. http://uk.finance.yahoo.com/news/Euro-collapse-possible-amid-yahoofinanceuk-3122794388.html
Altamente inflacionado para podermos comprar as coisas mais baratas aos Indianos e Chineses, trazer crude a preços da uva e ganhar milhões ao ano como faz a GALP, esmagar a economia Britânica, grande aliada da dos USA, o Euro foi finalmente desmascarado.
Essa política só interessou á alta finança, que tem poder de compra e depois de transformar as matérias primas ( não filhas do tio… que estão “de cima” da mesa…), revende a preços disparatados, como por exemplo o caso das gasolinas e gás natural.
Às empresas médias e pequenas que deviam exportar, com um euro alto só as prejudica.
Ninguém no seu devido estado normal e que entenda um pouco de economia, pode aprovar uma moeda muito alta em relação ao dólar ou á libra.
O que se está a passar é que agora que a Alemanha já viu que não pode vender-nos as porcarias que fabricam, pois os 15 anos de Socialismo arrasaram de uma vez o que Cavaco já tinha começado a estragar e perdemos totalmente o poder de compra, quer ver-nos pelas costas.
Eles sim podiam suportar uma moeda forte. Portugal e Grécia nunca. Estávamos a anos-luz deles e agora estamos a mega-anos-luz.
Nunca vamos levantar cabeça com o Euro assim e a Alemanha não quer perder os lucros tremendos que tem com o mesmo tão alto e inflacionado por eles mesmo que mandam em Bruxelas e claro no Banco Central Europeu.
Espanha, Itália e Irlanda são mundos distintos e só quem é burro ou quer mandar areia para os olhos dos portugueses é que diz que é tudo a mesma coisa…. Isso queríamos nós! Quem dera!
Espanha teve um problema financeiro por culpa da construção civil. De repente os bancos ficaram com milhões de andares na mão, de pessoas que não puderam pagar e sem dinheiro para reinvestir. Mas a economia é muito mais estável que a nossa e a tendência é já de começar a crescer. A nossa é de recessão!
Itália é Itália…Não vale a pena nem meter o nariz. Sempre conheci uma Lira que valia uma porcaria ( 100 escudos eram 1000 liras ) , os governos a mudar cada 11 meses e no entanto tinham uma economia fantástica.
O problema deles é político e de serem feitos de imensos países com culturas tão diversas.
Irlanda está economicamente interligada com o Reino Unido, ou seja, nunca cai.
Londres jamais permitiria uma coisa semelhante pois eles iriam atrás. A prova é que já injectaram uns bons milhões de libras há 2 semanas atrás na economia Irlandesa.
Portugal tem um problema genético, político e económico. Desde 1974 que a economia vem a cair e a balança das importações pesa mais cada ano.
Até um leigo como eu sabe que se um País importa mais que exporta, está condenado a não ser que tenha petróleo. Nós nem água doce, quanto mais.
Portugal nunca devia ter entrado no Euro. O Reino Unido não o fez e a libra continuou de boa saúde.
Hoje se tivéssemos tido bons governantes e com o Escudo, estaríamos a tirar as empresas todas aos países de leste e estávamos garantidos.
Uma moeda barata para exportar e bancos de investimento em dólares para importar barato na moeda dos USA. Teria sido uma das hipóteses para Portugal.
Onde vamos parar? Não sei.
Mas algo tem que ser feito e creio que passará pela Alemanha, ela mesmo sair do Euro e reinventar o Marco.
O Euro será assim uma “lira” europeia para que nós possamos manter a nossa independência política pois senão, nem isso.

maria lisboa....... disse...

Jorge ( Jorge quê? morada? BI? )
Eu Maria Lisboa que sou?
O problema não são os anónimos. Todos no fundo o somos. Ninguém pode saber quem é quem neste mundo da Net.
Eu aqui só tenho uma certeza. Que o dono deste blog é mesmo o antigo primeiro-ministro, Dr. Pedro Santana Lopes.
Todos, mas todos mesmo, os outros não tenho certezas pois é impossível. Podem até ter contas abertas no Google com nomes falsos e perfis também.
Fica assim nas mãos do dono deste, decidir se publica ou não e está no seu direito.
Os insultos sempre e quando construtivos, podem até ajudar a entender as coisas. Claro que gratuitos e ordinários, ninguém suporta. Nem acredito que PSL os publicasse.
Concordo consigo. Saiam todos os que não tenham sentido democrático!
Eles e os alegados gestores que cobram salários ridículos sob a ameaça de irem embora...
Para onde? Chelas? Que ridículos. Nem em Xangai os queriam. Talvez na Bolsa de Bangladesh...
Estes boys tem que ir roubar para outro lado. O "Padrinho" está já na forca.
Dentro de pouco deixa de respirar...Com a graça do Senhor..."xiça"..demorou...Aquilo deve ter sangue de gata, com 7 vidas.

Jorge disse...

Maria. Primeiro que tudo, se um dia o proprietário deste blogue me pedisse a identificação por ter postado algum insulto ou difamação sobre a sua pessoa, obviamente que a daria sem qualquer tipo de constrangimento. Nada tenho a esconder, para além de uma contitas no estrangeiro, mas nessas não pode o engenheiro domingueiro tocar porque beneficio de dupla nacionalidade. Mas isso agora também não interessa para nada.

Ora onde é que eu ia? Exactamente. Se vêm para aqui postar comentários insultuosos usando para tal nomes falsos ou escondendo-se atrás do anonimato, acho isso de uma baixeza e cobardia extrema. Homem que é homem, assume o que escreve e o que diz. Foi por isso que, em tempos, fui banido do DE on line, por escrever umas verdades que alguém não gostou de ler sobre os actuais governantes.

Por fim, também estou convicto disso, imediatamente após as presidenciais, o coveiro do país e seus correligionários, vão ter que procurar novos empregos, só não sabemos com que curriculum. Dúvido é que o consigam na Europa, onde já são mais conhecidos que o Papa.

Miguel disse...

Apelo ao Voto em Branco...

Para acabar com as politiquices...

www.petiweb.org

Já ultrapassamos os 180.000!
Votem e Divulguem...

Anónimo disse...

Troco um barco carregado de politicos por um cacho de bananas.
Dou a diferença.

Anónimo disse...

JORGE

Vá chamar «esquerdalha, gente ignóbil e ressabiados» a qualquer outra cabeça que não a mienne. Are we d´accord, mon cher?

Actualize-se dear: os comunistas são ricos, porque compram as dívidas de países como o seu, onde há outra gente da direita que legou ao idiota que nos (des)governa, um buraco grandinho. O Burroso falava em «tanga» e depois pisgou-se para as bandas da UE.

Eu não sou democrata. Na minha cabeça MANDO EU. Rebanhos, só na aldeia e fique sabendo que não há piores ditaduras que as dos PARTIDOS. Como aliás o PEDRO SANTANA LOPES deve saber.

Quando falar em migrações, deverá incluír também aqueles que se partidirizam por tudo e por nada e que pensam que o pensamento alegadamente em grupo leva a algo. Talvez leve, quando em Portugal se deixar de roubar.Até lá, emigre também e comece o êxodo que há muito tempo se espera.

Quer um nome? Aí vai! NAOATUROCAGOES

Anónimo disse...

Ó anónimo. Tás maluco? Que se faz com políticos? Bananas ainda como. Têem potássio. Agora os políticos, não sei bem o que faria com eles, os actuais, ainda por cima, especialistas em pegar tabuleiro com uma só mão. Passaste-te, anónimo?

Jorge disse...

O anónimo cobarde da esquerdalha velha e caduca picou-se. Provavelmente não passa de mais um comuno-socialista a quem começa a faltar o tacho...enfim, de gentalha desta está este país farto.

Anónimo disse...

Portanto, resumindo o tal artigo: tgv sim, novo aeroporto não. Com poucos argumentos da parte do tgv e alguns para o aeroporto. Por mim nem um se fazia. Sem argumentação.

Anónimo disse...

JORGE,

Picar? Picam-se os toiros, homem. Tu picas-te a ti, aos teus, mas a mim não me picas. Eu é que te pico com SABER, entendes, manganão?
Se tu definires a inteligência de cada um um pelas suas apetências políticas, então o MARX era um anormal, o Cunhal outro anormal, etce e tal. O que faria pensar em como qualificar os da Direita como tu. És mais o tipo inteligerda,o que levaria a uma autêntica revolução da gramática, do dicionário.

Sabes que em PORTUGAL não me enquadro na partidocracia actual, muito menos no reabnho das ideias, e do pastor que as comanda. Que achas?