segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os arco-íris


Ricardo Pais, de novo Director do Teatro Naacional de São João no Porto, deu uma entrevista a insurgir - se contra as intenções do Governo de fundir todos os Teatros Nacionais e a Companhia Nacional de Bailado. A esse propósito, diz que essa orientação é digna «dos piores dias de Santana Lopes» enquanto Secretario de Estado da Cultura.


Durante estes dez anos - mais ou menos -, de quando em vez, Ricardo Pais fala sobre mim. Nesta matéria de Teatros Nacionais, esquece -se de dizer, por exemplo, que esteve comigo como Director do Teatro Nacional D. MariaII( convidado por Teresa Gouveia) e que, depois, aceitou o meu convite para Comissário de Coimbra, Capital Nacional do Teatro. E se foi, depois, Director de um Teatro Nacional do Porto, deve ter presente que fui eu, com Cavaco Silva(obviamente) o responsável pela iniciativa e decisão de compra do espaço para o Estado e da criação desse Teatro Nacional.


Ricardo Pais morava em Viseu e tinha sempre algumas exigências para poder aceitar esses espinhosos cargos... Não sei se mudou nesse aspecto. Noutros, não. Mas as suas opiniões, em termos de coerência, continuam a valer o mesmo.

9 comentários:

Jorge disse...

É precisamente por o país ter muitos Ricardo Pais que está como está. Barrer com esses pseudo-intelectuais de meia tigela ainda é pouco.
Em linguagem de caça, à atitude desse senhor costuma dizer-se que "é cão que não conhece o dono."

Anónimo disse...

Que lindo, o arco-iris...
Tem todas as cores.
Até o laranja!

mil disse...

Que fez esse sr(?) para o Pedro lhe confiar tais cargos? provavelmente até eu faria melhor -e teatro não é a minha área de formação e de produçaõ de 'eventos' não entendo nada...

joshua disse...

Ingratidões.

Anónimo disse...

o jorge disse "BARRER"?

ahahahahaha!!!!!!

Anónimo disse...

Caro Pedro, este golpe é um bocadinho baixo...

Anónimo disse...

Visto por esse prisma é um bocadinho mauzinho, mas se não nos rirmos um pouquito, morremos do pavor da actual situação.

Fedra Santos disse...

Caro Senhor, tem toda a legitimidade para se defender dos comentários do Ricardo Pais.
Mas é "paneleirice" misturar outros assuntos que nada têm a ver com o tema.

Anónimo disse...

Em termos de coerência e em termos de ilegalidades. Parece que, continuando a ser um dos mais bem pagos pensionistas do Estado, tem a lata de exigir ao mesmo Estado umas largas dezenas de milhares de euros para estar a fazer o que está. No TNSJ, é óbvio (estas atitudes têm sempre uma razão). Claro que pelo meio deve haver alguma empresa unipessoal... É preciso ter pouca coluna dorsal... mas é um artista nacional, ninguém leva a mal!