sábado, 9 de outubro de 2010

RESISTÊNCIA

A resistência psicológica dos Portugueses está a ser submetida a duríssimos testes.

As notícias, declarações e previsões, que todos os dias chegam, são de molde a desmoralizar qualquer Povo, por mais estóico que seja.

Em tudo isto, existe uma séria questão de Dignidade Nacional. E, por inerência, de Responsabilidade Institucional de todos, nomeadamente, dos Órgãos de Soberania com atribuições em matéria de política externa.

Parece, por vezes, que estamos em fase autoflagelação, em que todos os dias, «à vez», aparece alguém responsável a proferir palavras que o bom senso mandaria evitar.

15 comentários:

Jorge disse...

Partilho completamente o seu comentário. As pressões sucedem-se dia após dia e cada vez com maior intensidade. E porquê? Porque ninguém quis dar ouvidos à Drª Ferreira Leite. As suas profecias estão a concretizar-se.
Por vezes chego a pensar que este povo tem um QI muito baixo, ao ponto de se deixar levar por um cavalheiro bem falante que se serviu da sua ingenuidade para satisfação dos seus próprios caprichos.

Só lamento que estejamos a adiar o inevitável, mesmo que o OGE seja aprovado, este país vai continuar a afundar porque internacionalmente já ninguém acredita no licenciado domingueiro.

Hugo Correia disse...

Relembro um de vários jingles divertidos da extinta rádio Voxx, que saudades da rádio Voxx!...

«Boxx!! Grão a grão apanha a galinha uma congestão»

Há quem beba para esquecer. Para mim a música é muitas vezes a terapia...

http://www.youtube.com/watch?v=TPE9uSFFxrI

h.santos disse...

Já não escrevo aqui faz um tempo pois estou canssado de escrever ,,,de ler,,,e não passamos disto, para os mais novos e os menos atentos, dou só aqui umas notas breves,,,começa que esta saga de derigentes começou tudo com o n/outro eng o que não sabias fazer contas, é só ir ver, agora nesta segunda revoada entraram mais alguns que ninguem nunca ouviu falar, vieram lá das catacumbas, de gabinetes dos seus padrinhos afectivos ,,,e o resultado está á vista desarmada,,qualquer leigo percebe que este governo é tudo ao molho e fé em deus.
Mas Portugal estar de pantanas,eu fiquei logo a ver em 95 quando o sr.Guterres, no dia seguite de tomar posse; deliberou; paragem da barragem de Foz Coa, porque as gravuras não sabiam nadar, e uma tal Emilia, que nunca mais ouvi falar, a que estava acampada á porta dos Jerónimos, a fazer greve, essa deve ter ficado bem na vida,,,prejuizo imediato, (fora o resto) 50 milhões ,,,paragem das portagens da CREL, uma auto-estrada feita com dinheiro do BEI, com emprestimo de 50 milhões,,, e nessa altura eu disse para toda a gente que tinha começado a desgraça de Portugal.
E estamos a um passo de grande viragem no nosso pais, para mim estou 100% com Santana lopes, isto só la vai com um governo sem constesções, um governo que governe que resolva, que actue de imadiato sem mais tempo a perder, um verdadeiro governo de salvação nacional,
Quanto ao resto temos que saber porque se chegou a este estado de coisas, em tão pouco tempo,,,e chamar a contas os seus responsaveis,,,o sr, guterres passeia-se por por ai, com muitas murdomias e nós aqui a pagar factura, hora é tempo de por ordem na casa. hsantos

Maria José Ferreira disse...

PORTUGAL
Portugal...
Orgulhoso Império perdido
Regressa ao teu passado
Toca outra vez o Hino...
Uíva ao vento o teu Nome
Grita a todas as Nações
Ainda tenho as Caravelas
Liberdade é o meu caminho!

(escrevi este poema com nome Portugal na vertical.
A maior resistência,é nunca perdermos o sentido de Pátria).

Anónimo disse...

Roubado ao 31 da Sarrafada. Não resisti...acho que já são efeitos do "surto psicológico" provocado pela resistência.

http://www.youtube.com/watch?v=BvFz1QWhLok

George Sand

Jorge Diniz disse...

Percepciono que quem tem tirado proveito do "sistema" está em pânico. Daí o insistente apelo à "aprovação do orçamento"!
Tristeza de pessoas, que "venderam a alma ao Diabo" (leia-se Sócrates).

Que é feito da palavra, honra e dignidade?

Será que vale mais um homem de "palavras" que um Homem de PALAVRA?

O Padrinho disse...

Começo a ficar farto deste Passos (de) Coelho!

Indeciso o homem ou inglesado ao máximo!

Quem julga que alguma vez os UK's nos trataram como povo amigo, reza a história que por Portugal só andaram até ficarem com o bom sumo das nossas uvas "portoenses"!

Problema mesmo é que já nem pagando ninguém quer ficar com este país!

Tirem o Coelho ao homem e que fique só Passos, com o desejo que os dê rápido e bem.

Medo de eleições antecipadas? Que graça, foi melhor o que o Jorge fez, né? Mas nessa altura ninguém criticou!

Conversa para boy(i)'s dormirem.

Vamos lá cambada, todos à molhada...

Lamas disse...

Porque é que o Sr.Presidente da Republica não convoca todos os partidos para uma reunião MAS TODOS AO MESMO TEMPO?
Esta acareação seria benéfica para evitar mal-entendidos e todos ficavam comprometidos com o que diziam.

o cusco....... disse...

É costume dizer o que nós pensamos, portanto e mais uma vez diz o que se sente pelo País.
É gravíssimo que em nome dos mercados internacionais se mantenha um homem no Governo, seja ele quem seja.
Ironia do destino. O Senhor foi “afastado” por causa dos mercados internos e este fica lá por causa dos externos.
O País não importa nada.
Sampaio e Cavaco só pensam numa coisa: Neles!
Os partidos só pensam noutra coisa: Neles!
Ninguém quer saber como estamos nós. Como estudamos, como somos tratados nos Hospitais, como vamos poder pôr comida nos pratos dos nossos filhos, como vamos poder ver televisão á base da electricidade que temos que pagar, para ver aqueles nojos de gente a vomitar propaganda há 5 anos em que o tempo e os números provaram ser enganosa, perigosa, nefasta.
Os portugueses que vivem no estrangeiro estão atónitos. “Como é que vocês aguentam tudo aquilo e ninguém ainda está na rua aos gritos a pedir a expulsão compulsiva do PM e um Governo de salvação nacional com a supervisão do FMI e EU?”
Como?
Porquê?
Porque somos portugueses.
Se fossemos outro povo, nem este PM tinha governado nem mais um dia que fosse, quando se soube que o Diploma Universitário tinha uma data de um Domingo.
Nem era necessário o Freeport, nem os projectos da Covilhã, nem a fuga da sisa nos andares dele e da mãe ( senhora doméstica em Cascais que pagou a pronto e a uma Offshore quase 250 mil euros a pronto e cash e parece ter uma pensão do estado de quase 3 mil euros ), nem o CV assinado por ele na AR a dizer que era Engenheiro, quando não o é nem ainda hoje, nem o posterior rascunho de mudança do mesmo que nunca foi explicado na mesma AR, nem os Varas da vida, os telemóveis mudados, as conversas em código, as escutas apagadas pelo PGR sem dar explicações, nem o “negociar” do PM por Cândida Almeida, nem os exames por fax em papel timbrado de e do Ministério do Ambiente, nem os telefonemas aos jornalistas com ameaças de perca de trabalho e abuso de poder, nem as compras das TVI´s da vida etc etc etc estaria aqui a TARDE TODA Deus meu.
Não…
Não era preciso nada disto.
Bastava ter um Diploma de data de Domingo e ser PM fora de Portugal para não abrir mais a boca na vida.
(continua..)

o cusco....... disse...

(segue)
Aqui pede-se para o deixarem ficar.
Porque vamos ter a presidência da EU, depois porque o BPN está a rebentar de PSD´s “á rasca”, depois porque Portugal está numa crise muito grande, depois porque o PR quer recandidatar-se e por fim porque os mercados podem deixar de nos dar dinheiro….
Até se ouvem pessoas como Marcelo R de Sousa que já lá esteve. Perdeu as eleições e deixou aprovar, salvo erro, 3 OGE do PS, portanto ele mesmo também responsável pelos 16 ou 17 lonnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnngos anos de poder Socialista e descalabro económico do “farto de tudo” Portugal, a pedir a P Coelho que deixe este orçamento passar, sabendo que é o fim dele.
Depois disso só tem uma saída: DEMISSÃO.
Ninguém NUNCA MAIS vai acreditar numa só palavra de P Coelho depois disso, se isso acontecer.
Marcelo sabe-o, Ferreira leite também….e ambos pedem-lhe a cabeça…Extraordinário.
Alguém com 3 dedos de testa alguma vez acredita que os mercados deixam Portugal cair no buraco se este senhor se for embora?
Precisamente ele que está mais que descredibilizado “nas praças” internacionais?
Mas alguma vez?
Basta meter lá outro do PS com uma personalidade normal e que não seja corrupto nem mentiroso!
Um País que faz parte da zona Euro? do mercado europeu económico comum, que tem como Presidente da C, que como o Senhor, foi PM de Portugal? Alguma vez Portugal ficaria pior que isto?
Não!
Não ficava e todos sabem muito bem isso.
Nada disto está em causa. O que está em causa são as empresas dos amigos que fazem escolas, estradas, auto-estradas, prédios e tudo quanto o Estado pode ainda pagar. ISSO É QUE ESTÁ EM CAUSA!!! Não é o futuro de Portugal que está em causa. Nunca o foi nem nunca o será.
É por isso que como o Senhor diz e bem: “Em tudo isto, existe uma séria questão de Dignidade Nacional. E, por inerência, de Responsabilidade Institucional de todos, nomeadamente, dos Órgãos de Soberania com atribuições em matéria de política externa……….Parece, por vezes, que estamos em fase autoflagelação, em que todos os dias, «à vez», aparece alguém responsável a proferir palavras que o bom senso mandaria evitar.”
Parece que isso não interessa nada, ou talvez aqui esteja o Senhor errado e os que pensamos responsáveis, afinal……..não o são!

maria lisboa....... disse...

Jorge Diniz diz que "Percepciono que quem tem tirado proveito do "sistema" está em pânico. Daí o insistente apelo à "aprovação do orçamento"!
Tristeza de pessoas, que "venderam a alma ao Diabo" (leia-se Sócrates)."
Tem toda a razão!
Só acrescento que nem todos a venderam, simplesmente foram "apanhados" pelos "serviços" á disposição desta Ditadura Socialista que perdeu a força toda com a perca da maioria absoluta, mas que teve 5 anos de ferocidade “Chavezsca”, aliás ensinada pelo próprio que não saia de cá. Já se esqueceram?
Fotografias em poses menos próprias por esse mundo, senhoras de mau porte ( que é o que mais há por esta vida ) e negócios “fora de lei” apanharam certa gente bem conhecida e portanto agora têm que ir ao “beija-mão” n’importe pas le roi….
E sabe? Só quer dizer que á direita e á esquerda, “ele” há cada coisa de bradar aos Céus.
Até o “cospe moral” do Bloco, segundo li, meteu a mãe na AR a receber um ordenadão meu amigo…ninguém escapa..Aquilo é tudo igual…
Viu agora a história do ex-ministro que tem uma empresa que faz escolinhas aos meninos que chegam á Faculdade sem saber escrever nem fazer contas de cabeça? Aqueles meninos que os Pais coniventes com o sistema batem nos professores, queimam-lhes os carros, ameaçam as famílias de morte se os “filhinhos metralhas” são chamados a atenção de alguma coisa ou são chumbados. Sim esses!
Portanto, Portugal socialista ( será nacional também? ) no seu melhor e agora?
“Agora vamos á nossa vida que as contas offshore já estão recheadas”!!!

Antonio disse...

Exmo Sr.

Não nos conhecemos mas, sendo eu um leitor atento das suas crónicas "atrevi-me" a escrever-lhe pois trago uma questão relacionada com a “vida concreta dos portugueses”, como agora está na moda dizer-se:

Todos os dias incontáveis refeições completas são deitadas fora nos refeitórios das empresas ( para não falar em supermercados, restaurantes, etc ); a isso obriga a lei, por razões de saúde pública.Ao mesmo tempo - e com tendência para piorar -, muitos portugueses têm fome..!
Não deveria ser possível escrever-se numa mesma frase, Lei de Saúde Pública - Desperdício Alimentar - Portugueses com Fome.
Porque confortáveis na nossa abundância, perdemos de vista o mundo real.

A partir daqui podem-se tomar duas atitudes:

1ª - "Pois é, é a lei; olha que maçada mas, não se pode fazer nada". Só que ao fazerem-se leis super rígidas e politicamente correctas no tampo da secretária, ninguém se lembrou de consequências possíveis como esta.

ou então

2ª - Alterar-se/adaptar-se a lei ( feita por homens e para os homens ), de modo a permitir que todo esse alimento em perfeitas condições, seja verificado, acondicionado, transportado e distribuído a quem precisa. Tecnicamente é possível.
Esta é a única opção decente e civilizada; não nos podemos render à burocracia e à falta de humanidade. Temos de reagir.
Temos de ser mais exigentes connosco próprios enquanto cidadãos e com quem nos representa e governa.

Vantagens na alteração da Lei :
1ª Social - Esta não precisa de grandes floreados nem considerações, pois pode eliminar de alguma forma, com a fome que assola muitos portugueses., dando-lhes alento e esperança num melhor futuro, especialmente nesta fase de descrença.

2ª Económica - Ao aproveitar as incontáveis refeições que sobram todos os dias, as várias associações ( estatais ou não ) poupam muitos recursos financeiros, que poderão ser utilizados para outros fins. Um desses fins, poderá ser empregue no uso de carrinhas preparadas para o transporte dos alimentos e para os técnicos que verificarão a necessária qualidade desses alimentos.

3ª Exemplo Cívico - Será um excelente exemplo cívico, dado aos cidadãos deste País ( algo que vai rareando ) e uma boa publicidade que Portugal passará para o Estrangeiro. Além disso, quem contribuir para o êxito desta operação, sentir-se-á muito recompensado pela acção tomada. E voltará alguma confiança e esperança por parte dos portugueses, em quem os representa e governa.
Posto isto, foi criada uma Petição Pública chamada Desperdício Alimentar e gostaria que a lesse, caso concorde assine e a divulgue com toda a alma lusa, por quem possa ajudar esta causa social.


Tem sido muito triste, o facto de continuamente não ter qualquer resposta por parte dos nossos representantes na Assembleia da República. Os deputados não se devem "esconder" nas suas agendas políticas e devem realmente e concretamente, ouvir mais os cidadãos comuns.
Até porque se aproximam tempos mais difíceis e só com valores como a solidariedade e o exemplo cívico, é que se conseguirá que todos os portugueses “remem para o mesmo lado”.



Porque desperdício alimentar é... desperdício a lamentar..!


Cumprimentos e obrigado,

António Costa Pereira

Anónimo disse...

Caro Dr Pedro,
Dá-me um arrepio na espinha sempre que ouço dizer que Cavaco Silva foi um grande primeiro ministro ou que Manuela F. Leite é profetiza .
Cavaco Silva governou a imensidão de dinheiros vindos da CEE. Pergunta-se : Governou bem ? Apoiou as PME's existentes? Apoiou o know how existente ? Não .
O lema era : Ou tudo novo, ou nada feito .
Viram-se financiamentos duvidosos de toda a especie incluindo ao genro do Sr. Onassis , que provocou uma serie de falencias em Portugal e nunca mais se ouviu falar dele ou do dinheiro. Viram-se financiamentos de inúmeros novos projectos, cheios de pompa e no entanto vazios de conteudo, cujas empresas duravam dois meses (salvo raríssimas excepções) Promoveu novas leis fiscais que transformaram os empresários em criminosos; aumentou a despesa do estado para niveis nunca antes vistos ou imaginados ( Guterres gostou e seguiu-lhe os passos ), isto para não falar de inumeras outras situações que se podiam apontar.
Tudo defeitos inerentes a um teórico que de gestão conhecia muito pouco.
Quanto a MFL, quais profecias ? A Srª soube apoiar as PME'S quando governou ?Não. Ao invés aumentou o IVA e os outros impostos, vendeu os creditos presentes e futuros do Estado ao Citigroup, por um preço que obrigou o Estado a inventar novos creditos sobre os cidadãos . Agravou ainda mais a lei fiscal, ( a tal que já vinha de Cavaco Silva) contra os cidadãos; contratou o «Comendador» Macedo para « assaltar » tudo e todos, (com a benção de umas missas na Sé ; do filme do Gladiador para inspiração das hostes e um coral de pifaros de várias cores tocados pelos dirigentes das finanças ). Tudo, paródias que se pagam caras e cuja pressão sobre o tecido empresarial das PME´s , se tornou atroz. Só um louco ou um ingénuo, quer ser um empresário em Portugal ...
Mas nestes ultimos 6 anos, Sócrates foi ainda mais longe e conseguiu ultrapassar tudo e todos . Reconheco-lhe contudo dois méritos . O mérito da desburocratização nalguns sectores e o mérito de nos pôr a todos a tocar pifaro...
Santana Lopes , tentou travar alguma coisa e até respondeu aos entrevistadores numa célebre entrevista «.. sim, mas eu recuso-me a mentir aos portugueses...» . Pronto ! Foi logo enleado numa teia de traição (à esquerda e a direita) e posto fora do caminho , para dar lugar ao «menino de ouro», que iria continuar na senda dos «elefantes» .
Aproveito para dizer que de todas as medidas orçamentais preconizadas pelo Governo de PSL , houve apenas uma que revoltou a todos , ricos e pobres : a inversão do ónus da prova a favor do Estado.
Era uma medida preversa, autocrata e de falsa moralidade, que ninguém (de esquerda ou de direita) gosta de saber que possa existir.
Quanto a Passos Coelho , terá que ser firme e ter a seu lado quem o saiba ser .
Se fosse Passos Coelho só deixaria passar o orçamento com a condição irrevogável de ver todos os partidos de oposição a absterem-se também invocando o designio nacional . Não se pode permitir que o PSD tenha que suportar as culpas politicas da situação actual. Isso seria um absurdo e uma preversidade . Ou todos ou nenhum !!!

João Rodrigues disse...

Caro Dr. PSL
Devo dizer desde já que sempre concordei com a sua visão económico-sicial para o país. E também não esqueço o que a imprensa e o Sr. PR J.Sampaio fez ao seu governo, uma vergonha.
É incrível este país, onde me lembro que há uns anos por um aumento de "alguns escudos" (por um governo do PSD) na ponte 25 de Abril se fez uma manifestação com buzinões e confrontos com a polícia como não há memória... E agora, há uns meses, aumenta-se o IRS 1,5%; agora o IVA 2%; reduzem-se vencimentos de funcionários públicos em média 5%; aumenta-se o desconto para a CGA em 1%, entre outras medidas "et voilá", o povo está sereno...,os sindicatos estão serenos..., a sociedade civil está serena... Mas estão serenos porque é um governo dito de esquerda (eu diria travestido). Se fosse um governo do PSD a tomar estas medidas, o alarme social seria de certeza outro, os sindicatos a comunicação social. É uma vergonha este "des"governo e ainda aparecem como os salvadores da pátria, a pedirem sentido de responsabilidade ao PSD, quando eles nunca o tiveram e continuam a não ter, depois de 15 anos de "des"governo. Onde estão agora aqueles que falavam há alguns anos:" que há vida para além do déficite..."; ou falavam na "boa e má moeda..." Este "des"governo são trapalhadas em cima de trapalhadas e a culpa de quem é? Querem ver que a culpa é do governo de PSL que esteve 6 meses a governar e a levar "paulada" de tudo e de todos...Uma vergonha este país. Peço-lhe Dr. PSL, que use o seu "tempo de antena" para dizer que este "governo vai nu",que o culpado é um primeiro ministro que dizia que estava para nascer um 1º ministro que conseguisse um deficite tão baixo...isto é de rir, mas será que este país não tem memória? Isto passou-se nos ultimos 5 anos, uma vergonha...Em ano de eleições aumentam-se os funcionários 2,9%, baixa-se o IVA 1% dizia o governo que a crise já tinha acabado, e passados meia dúzia de meses é o que se vê "o mundo mudou", uma vergonha. Cortam-se vencimentos e não se param obras faraónicas? E os Institutos? E as empresas públicas? Uma vergonha.Uma vergonha.

Jorge Diniz disse...

Caro Anónimo das 5:05:00 PM,

Li o seu excelente comentário. Também assim penso.
Por isso, esta "cambada", que nos (des)Governou deve ser afastada.

Ontem, em Matosinhos ouvi PPC (para dentro do Partido) dizer que quem pede (assustadoramente, digo eu) para "aprovar" o OE não está na sua (de PPC) posição de decidir.
"Li" tal mensagem como de ruptura com esta "cambada". Se assim não for ele (PPC) sabe que, de imediato, os "assustados" pedirão "a sua cabeça" (qual S. João)porque "vendeu a alma ao Diabo" (Sócrates) contra os interesses do Partido.
Sabe, também, que será o seu fim como L´der do Partido. Mas, sobretudo, sabe que será o fim da "esperança" para o País.
Nesse circulo estão inscritos MRS, PP (o Gordo), o "Pequenino" e quejandos, que apenas "protegem" os seus próprios interesses, falando em nome do "interesse público"!