sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Houve quem?

O Primeiro - Ministro José Sócrates disse, há minutos, no debate do Parlamento, que não houve ninguém que, em 2008, tivesse sido capaz de prever a crise que veio a acontecer em Portugal.
Deixem - me recordar:


Períodos e Catálogos
3ª República
Assembleia da República I
apresentação do catálogo
pesquisa avançada
pesquisa por diário
índice de diários
Assembleia da República II
Revisão Constitucional


Legislatura sessão leg. número data da sessão data do diário páginas do diário página
10 3 78 30-04-2008 02-05-2008 1 a 38 19
19 | I Série - Número: 078 | 2 de Maio de 2008

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, nos últimos tempos têm sido divulgados dados que a todos preocupam sobre a evolução da situação económica mundial, nomeadamente nos EUA. Prepara-se para hoje mais uma mexida na taxa de juro de cerca de 0,25, pelo que está anunciado.
Começam a consolidar as vozes que dão por adquirido um estado de recessão na economia norte-americana.
Por outro lado, ontem mesmo, bem perto de nós, e depois das previsões da Comissão Europeia das revisões em baixa, o Congresso Espanhol aprovou um projecto de lei de medidas de impulso à actividade económica, de tratamento de choque face à situação muito específica da economia espanhola, com o relevo que assume nessa economia a questão do subprime e do crédito hipotecário.
A questão é esta, Sr. Primeiro-Ministro: recordo-me do debate orçamental e lembro-me das afirmações feitas pelo Sr. Ministro das Finanças. Lembro-me que, já na altura, se alertou para as consequências do nascente processo do subprime. O Boletim da Primavera do Banco de Portugal fala em como já no segundo semestre do ano passado era possível, de algum modo, adivinhar estas consequências. É manifesta a diferença entre o que está previsto no PEC de Dezembro de 2007 e as previsões da Comissão Europeia, nomeadamente as relativas à taxa de crescimento da economia portuguesa.
Face a esta disparidade, por uma questão de clarificação, de estímulo à actividade económica, de clareza dos pressupostos com que trabalham os empresários e os agentes económicos, gostaríamos de saber se V.
Ex.ª considera ou não adequada uma alteração do Orçamento, isto é, uma revisão dos seus pressupostos, que não se deve a razões endógenas, a razões fundamentalmente externas, mas também internas.… São 945 000 milhões de euros que estão envolvidos em toda esta crise. A reserva federal norte-americana, ela própria, diz — todas as instituições! — que não podemos olhar para o lado, fazendo de conta que ela não existe.
Acredito que o Governo esteja preocupado com ela, mas não vale a pena, neste momento, vendermos ilusões; temos de fazer ao contrário, temos de dizer que são precisas medidas para criarmos mais convicção, mais esperança. Porque uma comunidade que olha para o seu governo, que continua a dizer que a economia vai crescer, não a 2%, mas a 2,2%, como consta dos pressupostos do Orçamento,…
Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Exactamente!
O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — … Sr. Primeiro-Ministro, não pode sentir confiança! E essa é que é a questão: os pressupostos orçamentais.
Sr. Primeiro-Ministro, não dê aulas sobre orçamentos! O senhor teve as suas aulas, eu tive as minhas, cada um tem as suas. Não dê aulas e, agora, preocupe-se! Não estou aqui para sugerir, neste momento, debates agrestes ou seja o que for. Porém, há uma situação grave no mundo, na Europa, temos de parar de sorrir, temos de parar de ignorar, temos de parar de fazer de conta que a crise não existe! É isto o que tem de dizer, Sr. Primeiro-Ministro.
Aplausos do PSD.
Também a propósito do desemprego, o Sr. Primeiro-Ministro, ao longo destes tempos, tem falado em emprego líquido, citou-o aí. Mas vou ler-lhe o seguinte: «Um facto marcante da economia portuguesa em 2007 foi a deterioração das condições o mercado de trabalho, com um crescimento líquido quase nulo do emprego e um aumento da taxa média de desemprego para um nível historicamente elevado de 8%.» Sabe de quem é? Do Boletim Económico da Primavera do Banco de Portugal. Se o Dr. Vítor Constâncio também é suspeito de estar a querer agitar bandeiras de pessimismo… Sr. Primeiro-Ministro, estamos numa hora de convergência nacional nesta matéria, com diferenças, ressaltando os conteúdos das alternativas, mas está na hora de Portugal acordar para esta realidade, que estrangula principalmente a capacidade das famílias de irem ao crédito ou de solverem os seus compromissos. A taxa Euribor atingiu hoje o nível mais alto, desde há muitos anos. Portanto, Sr. PrimeiroMinistro, temos de ter a noção de que é preciso agir.

E, por isso mesmo, Sr. Primeiro-Ministro, assume ou não a possibilidade de apresentar esse plano ao País, face à situação mundial, de impulso à actividade económica? Vai dizer que em Espanha o fizeram mas são muito exagerados?! Estão a fazê-lo por todo o mundo mas cá não é preciso?! Nós entendemos que é preciso, Sr. Primeiro-Ministro!
Aplausos do PSD.

14 comentários:

Hugo Correia disse...

Leva-me novamente à citação...

«A maior fortuna faz-se com horas de previsão. Para os prevenidos não há más contingências, nem apertos para os que estão preparados. Não deve o raciocínio ir descansando até à ocasião crítica, mas sim antecipá-la. Com a madurez do pensamento avisado, há que prevenir o tempo mais rigoroso.[...] Dormir sobre uma coisa por fazer vale mais que despertar por uma coisa feita. Alguns fazem e depois pensam, o que mais depressa é buscar desculpas que consequências. Outros não pensam, nem antes nem depois. Toda a vida deve ser a pensar, para não nos extraviarmos. A prevenção e o pensamento cuidadoso conferem a comodidade do viver adiantado.»

Grácián, Arte da prudência



Este 1º ministro não serve a Portugal. Certamente útil para outras coisas, mas não para o cargo que ocupa.

Anónimo disse...

Eu diria mesmo que não lhe vejo utilidade para nada a não ser:

1)Professor Doutorado em Demagogia.

2)Caso de estudo das ciências psiquiátrica e neurobiológica.

3)Exemplo a nunca seguir, nem mesmo pelo próprio partido que o gerou e pelo seu pai político Exmo Dr Jorge Sampaio (sim não esqueçamos que devemos ao Exmo Sr Ex-Presidente Jorge Sampaio co-habitante neste ex-país, a dádiva de Sócrates dilecto a Portugal e aos portugueses) no futuro mais longínquo que se possa imaginar.

Ora como é pouco provavél que ele algum dia pudesse fazer qualquer coisa por iniciativa própria ou privada a fazer jus ao exemplo que deu ao país de ignorância e incompetência para ser português suave, só lhe auguro um grande futuro "político" talvez num lugar do parlamento europeu (de topo claro) ou quem sabe a conferenciar sapiência por todo o mundo iniciando a tourné pela Venezuela e explicando o caso de sucesso português e a importância dos carros eléctricos nas economias mortas.

Ernesto Sousa

mil disse...

Sócrates é útil: a quem o lá pôs, para fazer o que fez.

Mas a culpa, companheiro Pedro, é do Santana... Não dos que puseram o país na bancarrota -os da BOA MOEDA!

Já nem tenho capacidade para a indignação, estes só mortos. Antes disso nunca Portugal se levantará. Jamais o deixarão. O gozo deles e cito «é ver o povileu, com fome, debaixo dos n/ pés». Socialista, republicano e laico, dixit.

Jorge disse...

De facto estamos na presença de um Primeiro-Ministro doente. Gravemente doente. O homem já não diz coisa com coisa e até parece que não ouviu a campanha eleitoral da Drª Ferreira Leite.
Por mim, chumbava-se já o orçamento. Continuar com um homem destes à frente dos destinos do país, é hipotecar cada vez mais a recuperaração economica.

o cusco..... disse...

O que importa é que o povo é sereno.
Batem, roubam, esmagam, denigrem, humilham e lá está tudo no Bairro á noite e beber cervejas até cair de bêbados depois de verem os jogos da corrupção.
22 homenzitos a correr atrás duma bola e a ganhar mais numa semana que nós em 3 anos.
É a beleza de 84 anos de ignorância pura e dura.
40% dos votantes deste País deviam estar no Júlio a tomar Lithium.
França está ao rubro, Grécia igual, o povo está na rua a dizer BASTA á ladroagem da Banca e seus lacaios políticos.
Aqui estamos sentados a ver os Telejornais á espera que P.Coelho diga se vai chumbar ou não o que nunca devia ter nascido.
Mariano Gago não dá as bolsas. Está tudo assim a receber os mínimos ( os que as tinham o ano passado ) já lá vai um semestre…e nem sabem quem vai ter este ano. Estudantes que as vão perder, recebem na mesma estes mínimos e os que deviam ter, não receberam ainda nada.
As SCUT, que deveriam ter outro nome, estão já a cobrar portagem. Pelo que vi, ninguém as pagou nem vai pagar. Até dizem que preferem ir presos.
As filas nas lojas da Via Verde eram de km’s. Nem se pode comentar….A sério.
O que se pode dizer? Que estamos todos loucos? Eles lá em São Bento e nós que fingimos que não se passa nada?
Alguns estrangeiros disseram aos Jornalistas que NUNCA MAIS VOLTAVAM A PORTUGAL para fazer compras. Alguns ainda com boa vontade foram aos CTT comprar o aparelho de turista e depois de 30 minutos estavam esgotados. Nuestros hermanos nem queriam acreditar no que lhes diziam: “Não podem passar para Portugal. Não há mais portagens para Turistas”! Não sei se rir…..ou se chorar…. Cavaco perdeu a cabeça? Estamos mesmo, como dizem lá fora, entregues aos mais incompetentes dos políticos mundiais? P. Coelho vai permitir mais roubo, corrupção e ajudar a afundar isto de vez? Não quero acreditar que a Banca e Cavaco ( leia-se o genro ) o tenham manipulado de tal forma a perder toda a personalidade.
OS PEDIDOS DE AJUDA TRIPLICAM em comida e leite para os “pobres”. ( gente que há um ano tinha os filhos a estudar em colégios privados ).
Segundo o Correio da Manhã ouve 65% de aumento nos ordenados das Empresas Públicas :
“Empresas públicas: Denúncia de Marques Mendes
Administradores aumentados 65%Com o País a braços com uma crise, o Governo deu aumentos milionários às administrações de três empresas estatais, todas elas com prejuízos. Os presidentes e os vogais da Carris e da CP viram os respectivos vencimentos aumentados em mais de 50%, enquanto no porto de Lisboa as actualizações rondaram os 30%. A situação foi denunciada ontem por Marques Mendes, ex-líder do PSD.”
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/administradores-aumentados-65
Valha-nos Deus, se é que Ele ainda se lembra onde estamos….

Anónimo disse...

Como é possível que este(s) tipo(s) ainda tenham 35% de intenções de voto em sondagens... Ah! São "sondagens"! Assim já se começa a perceber.

PC

Anónimo disse...

Este PM (em letra minúscula, de tão rasteirinho que ele é) sofre de amenésia oportunista e alguém deve andar a dar-lhe alucinógeneos, só pode!
Eu gostava mesmo era que ele caísse de podre. Derrotado pelas suas prórias armas - pela mentira, pelo cinismo, pela sua sabujice e de "sus muchachos", pela falta de respeito/educação. O Ministro das Finanças é uma vergonha para a gente do Porto, pelo papel a que se vem prestando. Shame on you!

Mas parece que eu é que estou a pensar mal, pois ontem ouvi na SIC que, numa sondagem efectuada, a maior parte dos portugueses estão de acordo com as medidas do governo para ultrapassar a crise. Pelos vistos, vamos continuar com a mesma "elite governamental" por mais umas décadas.

Enfim, já tive que anular a minha frequência num Mestrado (numa Instituição pública) e fazer outras restrições profundas (por exemplo, há 3 anos que não fazemos férias, não há jantares no restaurante, não há fins de semana fora, manuais aproveitados de outros anos sempre que possível, etc.) para tentar manter os meus filhos mo ensino particular, que me garante um ensino de qualidade, reforço de valores como o respeito, a solidariedade, entre outros, e que com a desorientação no ensino público tudo isto se torna mais difícil de encontrar.

Está difícil manter a situação mas tenho a esperança de que antes de eu ter que abdicar da educação que escolhi para os meus filhos, este PM caia. Mas que caia por si, sem hipótese de atribuir a responsabilidade a um OE não aprovado; que caia porque vai ter que assumir que não consegue cumprir com o que anda a prometer, porque enganou as pessoas. Que caia por implosão.

Por favor, não permitam que ele saia vitimizado deste seu desgoverno e incompetência. Dele e de todos os que lhe venderam a honra e a integridade moral.

Eu patriota me confesso e não alimento bimbos.

MG

Gândavo disse...

Já viu o ignóbil, cínico e enviezado pedido de desculpas que o Ricardo Costa lhe fez no Expresso?

Jorge Diniz disse...

O que este "bando" fez em termos de reformas na AP foi mudar o nome das organizações e fazer crescer a despesa.
Alguém imagina, por exemplo, ter um "alto quadro" (vulgo Responsável pelas Finanças e Administração)que em seis anos de exercício apenas soma erros (não acerta uma) na sua Empresa, sem lhe dar um valente "pontapé no cu"?
Eu, na minha Sociedade, estaria "fodido" se permitisse tal coisa!

Jorge Diniz disse...

Neste momento estou a ouvir o Ministro das Finanças na SIC.

Estou impressionado... com tanta incompetência.

Os nossos Reis tiverem cognomes.

Lembro-me de um anterior Ministro das Finanças ter ficado conhecido como o "adiantado mental". Como ficará este (o actual) conhecido?

Proponho: o "Falhado"! E nós, simples cidadãos, temos de pagar o preço de aturar falhados?

O CUSCO....... disse...

"Este 1º ministro não serve a Portugal. Certamente útil para outras coisas, mas não para o cargo que ocupa" diz Hugo Correia com razão.
Mas claro que é muito útil para OUTRAS COISAS. Mas essas, não servem mais ninguém que os amigos ferro-velho, amigos-empresas, mãe, tios e filhos do tio e isso não serve o País.
Mas não é só esse que não nos serve.
Hoje ouvi o Ministro das Finanças a dizer que "se o PSD não deixar passar este orçamento será depois outros ( FMI, leia-se papão ) a fazê-lo e SERÁ MUITO PIOR!!!!!"
Ai sim? Então já nos está a dizer que este não vai servir e que dentro de 3 meses está de pacote 5 ou 6 ( já lhes perdi a conta ).
P.Coelho depois de ouvir o que eu ouvi NÃO VAI MESMO DEIXAR PASSAR ESTA FARSA!!!

maria lisboa....... disse...

"PEDRO! ESTÁS PERDOADO!!!!"
Não sou eu que o digo, pois só perdoa quem se acha afrontada.
Foi no Expresso:
http://aeiou.expresso.pt//pedro-estas-perdoado=f609627

Eu acrescento que deveriam era pedir desculpa!!!!

Anónimo disse...

Um "amiguinho" seu escreve hoje no Expresso online que está perdoado... Depois da trapalhada deste "orçamento". 'Tadinho dele, tem andado distraído nestes quase 6 anos. Têm sido trapalhadas muito superiores às sabotagens ao Governo Santana em 2004, vindas de todos os lados...

PC

o cusco....... disse...

Hoje Marcelo "passou-se"..
“Patronising” alguém é a maior falta de respeito que se pode mostrar pelo semelhante no Reino Unido.
Aqui em Portugal também é falta de educação.
Uma coisa é aconselhar de forma amigável e construtiva, outra coisa é fazer passar o líder do PSD por bobo e anormal.
As palavras de Rebelo de Sousa hoje na TVI chocaram toda a minha família.
Parecia que tinha acabado de sair de casa de P Coelho e que o mesmo lhe tinha dito o que ia dizer sobre e como votar o orçamento do ditador Socialista.
Até dizia que P Coelho ia fazer um documento escrito das coisas que não concordava mas que não ia nunca mais sentar-se á mesa do Sousa da Covilhã.
Que assim o PSD seria bem visto aos olhos do povo e que P Coelho sabia. Até disse o que o mesmo iria dizer ao povo ,ou seja a nova desculpa que ele, P Coelho, jurou nunca proferir. ( O líder do PPD disse que não só nunca mais ia pedir desculpa ao País por apoios cegos ao Governo, como muito menos deixaria de chumbar um orçamento que tivesse aumento de impostos, o que este é o que mais tem e de forma quase pornográfica )
A forma de falar e o tom da voz era de tal maneira paternalista e irónico que chocou.
Lá falou da forma fantástica como a família é sempre recebida na Quinta Africana e do saudosismo do Estado Novo em que o grande democrata, seu Pai, foi ministro do segundo anterior regime ( Salazar-Marcelismo ) ( o 1º foi a Democracia que perdemos com o golpe de estado em 2004 .Isso que fique claro e que nem o irmão do P da C de Lisboa com a falta de educação no Expresso consegue maquilhar …Nós não lhe perdoamos a ele e nem lhe damos a confiança de o “tu-tear” ).
No fim e para rematar, como se de o porta-voz de Belém se tratasse
( serviria bem para esse trabalhito ),deixa Cavaco no mais absoluto ridículo, revelando a data e a hora da apresentação do PR á recandidatura á PR.
Dia 26 deste mês às 20h!!!
Diz até que se P Coelho não tivesse já dito a Aníbal Cavaco Silva que o orçamento não seria chumbado, este só apresentaria a candidatura depois de 29, dia em que será votado na AR o diabólico Orçamento.
Será que Marcelo perdeu a total noção da realidade, como já e há muito perdeu a da oportunidade????
Ou será que está á espera de ser expulso do Partido?
OU SERÁ QUE JANTOU COM OS DOIS AO MESMO TEMPO ANTES DE IR PARA A TVI?????