domingo, 13 de junho de 2010

Sobriedade

Sobriedade na cerimónia de Lisboa dos 25 anos de adesão de Portugal ao projecto europeu. Não pude aceitar o convite para estar na de Madrid, mas, pelo que vi na Televisão, a característica foi idêntica.
Mário Soares e Filipe Gonzalez estão em forma. Ao almoço, fiquei na mesma mesa, e perto, do ex - Presidente do Governo de Espanha e pude confirmar como está bem por dentro dos temas importantes da Europa e do Mundo. E com opiniões muito personalizadas, como sempre foi seu timbre.
Impressionantes eram as diferenças entre as fotografias, nos pendões colocados nos claustros dos Jerónimos, dos intervenientes na´assinatura do Tratado em 1985 e a actual realidade. Passaram 25 anos. É tempo.
Em conversa com Manuel Marin, entre outros, constatámos que Mário Soares, apesar do papel que desempenhou, nunca esteve num Conselho Europeu. Quando o Tratado de adesão entrou em vigor, éra já Cavaco Silva o Primeiro - Ministro e Mário Soares foi eleito Presidente da República. E, como o nosso sistema semi - presidencial é um pouco diferente do Francês, o Presidente não vai a essas reuniões.

Já agora, para os cristãos - novos da "Direita", nessa altura, eu fui nomeado Secretário de Estado da Presidência do Conselho por Cavaco Silva.

7 comentários:

Anónimo disse...

acho que soares esteve num conselho europeu mas como convidado.falou.se nisso no debate com cavaco na ultima campanha para as presidenciais

jccl disse...

Esteve como convidado, mas só num Conselho de Ministros em Portugal, por Guterres, para comemorar o fim do mandato presidencial...
nada que ver com o Conselho Europeu.

Anónimo disse...

Doutor Santana Lopes

Desculpe-me por manter o anonimato. Regrassarei aqui, com a minha identidade, quando as circunstâncias mo permitirem.
Passou-me despercebido o artigo de Constança Cunha e Sá, no CM, em link que abaixo deixarei.
Não me surpreendeu. O que me surpreende é o nervosismo que a jornalista revela. Estes malandros querem estragar a festa ao nosso PR! Veja lá o crime de tentar apresentar uma candidatura alternativa ao actual Presidente! Como se este fosse o pai da Pátria!
Estão realmente nervosos. E o que eles temem é que a apresentação de uma candidatura à direita e no centro direita impeça Cavaco de se recandidatar! Nisso têm razão. O valentão Cavaco não gosta de ondas. Quer secar tudo e todos.
Ora a nossa democracia só teria a ganhar com tal candidatura! E é urgente que ela apareça.
Doutor Santana Lopes: não se deixe inibir e avance! Portugal agradece!
Aqui fica o link:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/opiniao/constanca-cunha-e-sa/eles-la-sabem

Cumprimentos

Pedro Neves disse...

"Já agora, para os cristãos - novos da "Direita", nessa altura, eu fui nomeado Secretário de Estado da Presidência do Conselho por Cavaco Silva."

Será que este senhor alguma vez "ganhou" directamente alguma eleição?

ah, já me esquecia, foi eleito presidente do SCP...

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Para «Pedro Neves»: Pedro Santana Lopes foi eleito Presidente das Câmaras Municipais da Figueira da Foz e de Lisboa, para além de ter vencido diversas disputas partidárias, internas, do PPD/PSD (Distrital de Lisboa, Congresso, grupo parlamentar). E quase tudo depois de ter sido Presidente do Sporting...

Anónimo disse...

Pois, depois de ter sido presidente do SCP.

silva disse...

Na TSF ontem num naqueles programas boçais, o seguinte comentário: Relativamente aos 25 anos de adesão à Europa, "Portugal é como o filho drogado..."
O que eventualmente tem de piada tem muita tristeza, pois conhecemos o flagelo.
Mas o imbecil que diz isto tem pelo menos consciência.
Já tinha ouvido outras boçalidades gratuitas do mesmo individuo como dizer mal de Bento XVI, e os rasgados elogios a Saramago.
Só neste país é que este tipo de gente tem direito a falar!