quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cuidados de seda

A escritura da constituição da Fundação Arpad Szénes - Vieira da Silva foi celebrada, em Janeiro de 1990, no gabinete do então Presidente da Câmara de Lisboa, Engº Nuno Abecassis. Foi o meu primeiro acto oficial, enquanto Secretário de Estado da Cultura, e participaram, também, o Dr. José Azeredo Perdigão, pela Fundação Gulbenkian, o Dr. Rui Machete, pela Fundação Luso - Americana eo Engº Arantes e Oliveira, peloa Fundção Cidade de Lisboa. Ainda hoje faço parte do Conselho de Curadores da Fundação.

Manuel Pinho foi agora nomeado Presidente do Conselho Directivo. Com a devida vénia, mais um socialista numa Presidência. Neste caso, não será, certamente, por morar perto da sede da Fundação,sita no Jardim das Amoreiras. Quem o nomeou deve ter pensado na sua aptidão para conseguir apoios mecenáticos. Admito.

Lembro, com saudade, os tempos em que trabalhei, com Manuel Cargaleiro e sua Mulher, bem como com o Arq. José Sommer Ribeiro, para que Maria Helena Vieira da Silva se entusiasmasse com o projecto desse Museu. Várias visitas fizemos à sua casa de Paris, na Rua Abbey Carton, nº34. É justo salientar, ainda, o papel que o então Primeiro - Ministro e a sua Mulher,Maria Cavaco Silva, desempenharam em todo esse processo.
Tanta história para contar desses momentos extraordinários.

1 comentário:

Anónimo disse...

tive um sonho esta madrugada, sobre a conspiração a morte a JFK, primeiro nao fazia sentido, afinal ele já morreu, mas depois de ler a autobiografia dele me apercebi, ele era de uma familia extremamente católica...e quando li o seu artigo no SOL percebi que se prepara uma conspiração no sentido de avaliar os católicos portugueses atravês de um candidato a PR, com apoio da Igreja.
A Igreja, como não houve referendo quanto aos casamentos homosexuais, precisa saber atrav~es destas eleiçoes quantos crente existem em relação a esta lei aprovada em parlamento e pelo PR, nao tem nada a ver com familia, nem valores morais, é apenas saber como os portugueses pensam sem as sondagens. O defunto é você, não foi e é um incondicional admirador de JFK?. O sonho hoje combinando com o que escreveu passa a ter sentido. A Igreja precisa destes votos para ter a certeza, até que ponto o povo português é católico ou não, e que percentagem de católicos crentes ainda existem no pais, afinal o PS não teve maioria e isso deixa-os confusos. Comece a preparar-se. A conspiração já está a ser montada, não há coincidências. Este sonho deixou-me intrigada, ms depois de investigar e ler o seu artigo...tem de ir até ao fim. Tb eu quero saber se os meus sonhos são verdade ou apenas ilusões. Afinal tb sonhei que daqui a 2 anos continuava-se a realizar casamentos civis de homosexuais.