sábado, 10 de abril de 2010

Citações por outrém

Enviado por Hugo Correia

O PRINCÍPIO DO FIM

(continuação)


«O Governo tinha, pois, que trabalhar neste ambiente. Quais eram os problemas do País? Teria havido uma greve geral? Problemas com a GNR no Iraque? Perdas na negociação dos fundos estruturais em Bruxelas? Teria aumentado a criminalidade? A dívida pública estaria descontrolada? Nada disso: o Presidente da República tinha feito o discurso do 5 de Outubro e Marcelo Rebelo de Sousa tinha-se demitido da Media Capital. E o Presidente tinha-o chamado a Belém. Essas eram as razões da crise. Quem olhar com olhos de ver para esta situação, sente toda a tensão em torno do «vazio» discurso presidencial sobre a «ausência» de reformas e a demissão do comentarista porque alegadamente obedeceu às palavras de Rui Gomes da Silva. Mas não vê um problema de governação. Não havia.»


Pedro Santana Lopes, Percepções e Realidade(Novembro 2006)

Continua...

3 comentários:

JB disse...

E lá vai mais uma:

A nova alcunha do Governo é "LATINHA"...

Quando passamos pela rua, apontamos para as portas fechadas e dizemos:

LÁ... TINHA uma fábrica...

LÁ...TINHA uma loja...

LÁ...TINHA um armazém...

LÁ...TINHA trabalhadores...

LÁ...TINHA um sonho...

LÁ...TINHA esperança...

LÁ...TINHA uma escola...

LÁ...TINHA um serviço de urgência...

LÁ...TINHA esperança de dias melhores...

Anónimo disse...

A alcunha não é "Latinha", é "Lá tinha"(e não simboliza alcunha simboliza um significado de um verbo colocado numa frase indicando um sentido(local, emoção, seres vivos, etc), quem é esta inteligêngia que eu chumbava a português, latinha vem de lata e lá tinha vem do verbo ter algo. E um inteligente não diz Lá, diz Ali ou Acolá. O Lá é um diminuitivo do Acolá...dahhhh!!!!
Consigo imaginar os que votaram em si, os 30%, e quem publicou isto percebe de português?

Uma estudante com 12º ano. Tirado na fase adulta, está provado que estudar depois de adulto dá melhor resultado. Não admira que a equipa que trabalha consigo só cometa erros.

Anónimo disse...

De Anónimo/a que assina MG para outro/a Anónimo/a:

A(o) Anónima/o que escreveu a "crítica" a JB sobre "Latinha", gostava só de dizer aue a limitação intelectual o atinge a si. Será que este/a anónimo/a não percebe o trocadilho, o jogo de palavras que sendo "latinha" torna o jogo mais engraçado, para além de que, é, de facto, preciso ter lata para fazer o que se tem feito neste País por este governo.
Já agora, gostaria de perguntar a este/a anónimo/a se por acaso, dos seus conhecimentos de Português consta o termo "mot-valise" que, numa explicação simplificada, significa a junção de duas palavras (nomes) formando uma terceira que engloba as duas - por exemplo moscavalo é a junção de mosca + cavalo que vai dar uma nova criatura parte mosca e parte cavalo. E para que não diga que isto não existe, eu apelo a sua sensibilidade literária e ficcional - é ficção e se ler o livro Alice por Detrás do Espelho, vulgo Alice no País das Maravilhas (a versão original) talvez consiga perceber do que falo. E já agora, também não existe o verbo "gouvarinhar", foi criado por esse grande escritor Eça de Queirós n'Os Maias - coisas da literatura (só para alguns).
Por isso só lhe ficaria bem um pedido de desculpas ao Dr. Pedro Santana Lopes, sobretudo no que diz respeito ao que escreveu no final do seu comentário.

E mais não digo.

Com os meus cumprimentos
MG