quarta-feira, 3 de março de 2010

Audiências

Hoje a Comissão de Ètica foi densa.
Manda a verdade reconhecer que Manuela Moura Guedes foi corajosa. Discordo, e sempre discordei dos termos em que se referia ao Primeiro - Ministro. Mas "marcou pontos" quando lembrou o seu trabalho de jornalista quando Cavaco Silva era Primeiro - Ministro e, mais recentemente, as reportagens, por exemplo,sobre o caso Portucale. Esteve bem, ainda, quando elogiou António Guterres. Foi inteligente.
O ponto mais fraco na perspectiva da defesa das suas posições, foi a falta de explicação para a saídfa de José Eduardo Moniz para a Ongoing. Mas é verdade que deverá ser o próprio a explicar.

Francisco Pinto Balsemão esteve num nível elevado, compatível com o seu historial e com a sua educação. Não se furtou a nenhum assunto, respondeu com desassombro, mas nunca pondo de lado a elegância.
O sistema político cada vez mais fala do que nunca se tinha falado.

13 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes,

Vamos ser realistas. A Manuela Moura Guedes sempre foi criticada e bem, pela forma agressiva,demasiado opinativa, altiva, pouco correcta,gressiva, antipática, com que recebia e tratava os seus convidados. Não deixava falar, emitia opiniões próprias a torto e a direito (que por acaso ninguém estava particularmente interessado em saber, já que essa não era a sua função nem o propósito da pseudo entrevista).
Ninguém gostava.
Aquilo não tinha ponta por onde se pagasse, essa é que é a verdade.
O episódio com o bastonário da ordem dos advogados (de quem não gosto particularmente)mas que esteve bem, neste caso: pôs a senhora na odem. Foi bem elucidativo. Aconteceu,simplesmente, o que acontece aos mortos nos velórios: enchem-se de qualidades repentinas, que nunca ninguém viu em vida. Um fenómeno muito português. Tout court



George Sand

Anónimo disse...

Em Portugal apenas a Felícia Cabrita e a Manuela Moura Guedes parecem ter aquilo que falta a muita gente. Noblesse oblige.

Enesto Sousa

Anónimo disse...

A MMG tem um estilo mesmo adequado a tratar dos "assuntos" vergonhosos em que está envolvido o PM. Com gente deste calibre é preciso ser assertivo. Só assim há eficácia. As palavras suaves não resultam com este tipo de gente sem vergonha!

Com um estilo mais comedido, também MFL coloca o PM na ordem (está a mentir!).

PC

Anónimo disse...

Uma triste figura a da Senhora Dona Manuela Moura Guedes.

Veremos como se desembaraça quando tiver de provar, em tribunal, as graves acusações que fez.

Parece que apenas está senhora é honrada e todos os outros não o são.

Sem educação, repare-se como a senhora se dirigiu ao actual Primeiro-ministro de todos os Portugueses.

De facto, é lamentável. Verdadeiramente, lamentável.

Ruvasa disse...

Viva!

Tudo bem, MMG é como é.

A verdade, todavia é que tivesse ela agido como agiu acerca de outro assunto qualquer e por lá continuaria a debitar aquilo que parece incomodar tanta gente que, não obstante, ia vê-la às "palettes". Pois...

O que nos reconduz ao cerne da questão, de que nunca devíamos desviar-nos: o problema é a mensagem, não mensageiro, the song not the singer...

Que dificuldade imensa temos - todos nós, portugueses, mesmo os que menos desculpáveis são - em atermo-nos aos reais termos da equação!

Não gosto do estilo de Manuela Moura Guedes, mas quero lá saber do estilo, da forma, quando o que realmente importa é o conteúdo?

E, como MMG repisou - e bem! - o conteúdo jamais foi contestado. Atenhamo-nos ao que importa, ok?

Tudo o mais aproveita apenas aos prevaricadores.

Cumprimentos
Ruben Valle Santos

José Peralta disse...

1984-Manuela Moura Guedes, apresentadora da RTP, pede a um administrador "que a deixe ir para a Informação"!
Não tinha nenhum curso de Jornalismo, ou qualquer experiência num jornal ou estação de Rádio.
Encaminhada para o director de Informação,foi admitida.
Logo na sua primeira entrevista, ao então presidente do Sporting, João Rocha, a "peixeirada" foi tão grande, que foi, de imediato, castigada e afastada longo tempo da Informação.
O Dr. Pedro Santana Lopes, emérito sportinguista, não se lembra disto?
Como se vê,em 1984, a "menina" já prometia...e a Comissão de Inquérito, se quizer fazer um trabalho sério, poderá chamar, certamente, o administrador e o director de Informação da RTP, em 1984.

Espero que a Inspectora Maria Alice Fernandes processe a sr.a guedes, como já admitiu, por difamação ou ofensa à sua honra e bom nome e dignidade.
A sr. guedes, escudada pelo sr. moniz (e pelos seus "milhões",!) acha-se no direito de vomitar o que quizer, conspurcar impunemente, o nome de quem quizer, como fazia na sua "cloaca" televisiva.
Aquele seu "ar dorido" na A.R., foi um ignóbil "espectáculo" do cinismo mais abjecto.
E o sr. moniz, quando director na RTP, foi o, ou um dos responsáveis por pôr o Crespo na "prateleira", facto que ele, convenientemente esqueceu quando, na A.R. pôs a "bola vermelha" no nariz...

Anónimo disse...

Dizem que criticamos nos outros aqueles que são os nossos próprios defeitos. Assim sendo Manuela Moura Guedes e o PM estão bem um para o outro: criticam-se um ao outro pelos mesmos motivos - pelo menos dois: demonstram os dois uma "certa" arrogância e uma subtil necessidade de vingança. Quanto ao uso da mentira, um já demonstrou que mentiu (sobre as habilitações/licenciatura)e disse "meia(?)" mentira, aquela do tipo "Maria empregada e Maria patroa", isto é, formal/informal; o outro se mentiu vai certamente "suar as estopinhas" pelas polémicas e escandalosas declarações que prestou. Suponho que para dizer o que disse estará bem documentada. Não me parece que seja assim ingénua. Mas, hoje em dia, mente-se com a mesma serenidade com que se diz a mais certa das verdades...
E tudo isto é tão sórdido, tão pouco exemplar - It stinks!!!

Os políticos actualmente não me convencem!

E o PM lá foi para Moçambique na tentativa de afogar os escândalos em Cahora Bassa e às perguntas dos jornalistas sobre as polémicas declarações de MMG, ele pede "piedade". Para com quem?. Para com os Moçambicanos, para não os incomodarem com assuntos "bas-fond" ou para consigo próprio?
E a peixeirada continua: começou com o "cherne" passou ao robalo, e agora está no carapau e na sardinha. Sem desprimor para a sardinha e para o carapau,de "baixo" preço, mas de alto valor nutritivo, o nível está a baixar. E agora até o bastonário da Ordem dos Advogados vem à liça. Que falta de recato...

Como se pode levar este País, estes empresários e estes políticos a sério? Boa imagem para a Europa... SHAME ON YOU!!!

Receio que no fim, à semelhança do que parece estar a passar-se com o caso "Casa Pia" (pobres miúdos - que é feito de Jorge Ritto, ainda é diplomata? E é verdade que Hugo Marçal vai concorrer a juiz?), a "montanha irá parir um rato", tal a dimensão do esgoto...

MG

VIVA PORTUGAL disse...

Dr.
A minha alma fica parva com a quantidade de anormalidades que se dizem sobre este tema aqui no seu blog...Desde quando os comentaristas, escritores, pessoas que como o Dr. escrevem artigos nos jornais necessitam curso de jornalismo? então agora MMG não pode ser jornalista por não ter curso de jornalismo????e o PM? que não fez curso nenhum e tem um diploma com data de um Domingo? não é no entanto e por acaso, PM de alguns portugueses?(desculpe lá o senhor que diz de todos, pois meu não é certamente!!!nem votei nele, não gosto do tom, da atitude, da forma e menos do conteúdo..tenha lá santa paciência mas esse ...esse..homenzinho NÃO SERÁ NUNCA meu PM)
Nunca vi MMG agressiva nem arrogante (o PM vi e mais vezes que uma democracia deveria ver) e sempre que MMG falou de temas relacionados com as fraudes e actos de corrupção em que o PM está metido, sempre foi com factos expostos e pedindo declaração do mesmo antes de ir para o "ar".
Se ele não quis dizer nada...problema dele.Nos USA os jornalistas de investigação fizeram cair Presidentes. Neste jardinzito de trazer por casa não se pode falar dum PM? Era só o que faltava? voltámos a 1974 não?
Para terminar, quero dizer ao senhor que diz que vai gostar de a ver em tribunal a provar o que diz que não se preocupe que precisamente por ela ter provas, nunca vai ser levada a tribunal. Isso queríamos nós Portugueses e a Dra.Manuela M Guedes ,certamente. Sabem que mais? de este blog de alguém que foi PM ele também, grito: VIVA PORTUGAL!

José Peralta disse...

Caro Sr. "Viva Portugal"

1-Se atentar no que eu escrevi sobre a sr.a guedes, eu não disse que "era necessário um curso de Jornalismo".
Limitei-me a citar o administrador da RTP, a quem ela, em 1984, pediu para ir para a Informação... e a falta do curso, não foi impeditiva !

2-Nunca a viu, o Sr. Viva Portugal, ser agressiva e arrogante, insuportávelmente mal-educada ?
Certamente, nunca a poude vêr, às 6.as feiras, naquele Jornal "Eu sou a Manuela Moura Guedes"...um "belo" exemplo de "jornalismo de sarjeta", onde ela insultava, de maneira torpe, TODOS os seus convidados.

3-Estava,para o fazer, bem protegida e autorizada pelo seu "patrão" que, (caso curioso,veja lá !) era o seu próprio marido...

4-No meu post, nunca fiz referência ao que ela diz do PM.
Referi, isso sim, o seu cinismo abjecto que cheira demasiado a mentira e ódio demencial.

5-Precisamente "por ela ter provas", como o Sr. diz que ela tem, é que eu espero que ela seja presente a Tribunal, levada pela Inspectora Maria Alice Fernandes, ou outros quaisquer ofendidos,onde poderá apresentar essas provas.

6-(Para bem dela...é bom que as apresente!)

7-E não argumente, por favor, com a estafada "falta de liberdade de expressão"...
A sr.a guedes, (ou quem quer que seja), não pode insultar e caluniar impunemente, e os ofendidos tem o legítmo direito de se defenderem !

(8-Sugiro que a si próprio, faça esta simples pergunta :-"E se o ofendido fosse eu ?"...)

Dona Viva Portugal disse...

Dr.
Não querendo abusar da sua paciência, gostaria de dizer ao Sr. Peralta que a única coisa masculina do meu comentário é Portugal. Portanto não deve partir logo do princípio de que sou um homem.
O resto não comento. Ping Pong não jogo há décadas, só deixaria ficar aqui a ideia de que vítimas somos nós, povo e se o PM não queria ser "mexido",investigado e falado, tivesse pensado duas vezes antes de se ter metido na política e nos escândalos de amiguismos tão antigos como a própria carreira. Carreirão , como dizia a minha avó. Não vejo qual seria o sentido de MMG dizer, eu sou a Lili Caneças e este é o jornal de Cascais??!. A Senhora é mesmo MMG, ora.
Estou de acordo sim muito com uma coisa. DEUS QUEIRA que vá tudo a tribunal, incluído o PM...Oxalá! E mais uma vez, que...VIVA PORTUGAL!

José Peralta disse...

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DONA VIVA PORTUGAL !

Penitencio-me e peço-lhe desculpa por,lamentávelmente, ter inferido que era um homem, por motivo do seu não menos lamentável anonimato..."pseudónimo" quero eu dizer...

Repito que, como constatará, eu não fiz nenhuma referência ao P.M., mas aos muitos que a sr.a guedes enxovalhou ! Ao contrário da senhora, que parece têr a mesma doentia obssessão que a sr.a guedes, contra o P.M.!

E queira A JUSTIÇA, que vá tudo a Tribunal !

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes,

Está a ver, eu tinha razão:
Elmo, armadura completa e... uma lança.
Vou comprar uma lança, daquelas dos duelos medievais. Será que há na décathlon?




George Sande

Senhora Dona Viva Portugal....... disse...

Dr.
Já lhe peço desculpa e até prometo que não haverá mais resposta, mas quero dizer ao senhor Peralta ( assina assim e acredito que assim se chame, mas infelizmente na "blogo-esfera" pôr Maria da Fonte ou Camões, vai dar ao mesmo ) que não tenho nenhuma obsessão com o senhor PM José Sousa, Deus me livre e me guarde de tal coisa…CRUZES! Tenho ,isso sim ,uma e muito grande com a justiça e a mesma ainda não fez nada para pôr a pratos limpos o que toda esta família fez. Tios, filhos dos tios, “gordos” magros, a própria mãe e ele mesmo.
Já passou o tempo ( anos ) do benefício da dúvida. Hoje em dia ninguêm tem dúvida do tipo de pessoa que ele é.
E por aqui me fico com um grande bem haja por me ter tratado por Senhora Dona, coisa que hoje em dia se agradece.
Viva Portugal