quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ULTRAJE

No dia 1 deste mês de Dezembro, num post intitulado "Acrobacias", escrevi já o que penso sobre o facto de se tirar o festival de competição aérea à Região Norte. Nada, mas nada, tem esta minha posição a ver com solidariedades partidárias. É solidariedade com o Norte. E é, principalmente, divergência profunda com uma certa maneira de ver o País. Ou há uma razão muito, muito forte, ou considero uma afronta a quem recebeu esta iniciativa com tanto entusiasmo.
Outros aspectos há a tratar neste assunto, mas ficam, para já, para outras instâncias.

10 comentários:

Anónimo disse...

Dr, Pedro Santana Lopes,
blogueiro,
o festival aéreo não está bem "na região norte" assim em termos alargados (não dá ponto sem nó!),ele é mais no Porto mesmo. Mas está certo, tudo certo. Dois pontos. Cesto.

Também há um problem muito grande com os galos de Barcelos. Sabe lá...os galos de Barcelos estão a ser contrafeitos na china e vendidos muito mais barato que os originais o que é uma coisa muito triste e muito feia e dava um post fantástico, esse sim, alargado à "região norte".Se eu me lembrar de mais temas eu digo. Fica prometido.:)

Gostei especialmente do título: ultraje. Podia ter post "ultraje red bull", que também ia bem.

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes,
blogueiro,
e comentador Pedro que deve andar por aí e a quem eu perguntei uma coisa lá mais para baixo.
O blogueiro acaba de responder, com a "solidariedade exclusivamente para com o Norte e para com mais ninguém".
Temos portanto, homem!
Agora resta saber como é que responde o norte...

Carina disse...

Para variar o Norte fica sempre prejudicado e os grandes eventos parecem "exclusividade" da capital. Uma vergonha!

Pedro disse...

Anónimo blogger tenha calma! Não estou constantemente em blogs!

Um aparte: o redbull não foi no Porto: Foi entre o porto e gaia, pois o rio douro separa as duas cidades!

Em relação a questão que me coloca, eu não sou o norte. Sou um cidadão do Porto com ideias e convicções próprias e sem partidos. Pessoalmente, posso dizer-lhe que concordo em absoluto com o que o Rui Rio (perdoem-me não vos chamar de Drs, mas eu não gosto que me chamem a mim e acho muito mais pratico se ninguem chamar...). Não se trata de tirar do Porto. Trata-se de ir parar tudo a Lisboa e nada de lá sair! Alguém consegue imaginar a remota hipotese de um Rock in Rio no Porto?! Seria muito dificil conseguir trazer isso para cá!

Eu nao quero estabelecer nenhuma guerra Porto Lisboa. O que eu gostava era de ver uma país mais equilibrado, a nível cultural, social, económico, etc, e não tudo centralizado em Lisboa.

No fundo, deve haver solidariedade por Portugal como um todo. Isto dava panos para um debate alargadíssimo, mas como é que se compreende que os fundos da União Europeia, que têm como objectivo uma convergencia do desenvolvimento regional dentro do pais, seja maioritariamente para Lisboa? E não falo no Porto, falo nas restantes regiões também. Não me parece muito justo. Portugal só vai conseguir crescer quando houver menos divergencia regional.

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes,
blogueiro,
e Pedro blogger,
Mas é isso mesmo!
Será que alguém já tentou perceber como é que de uma banda à outra se vêm os aviões em Lisboa? num rio que tem o triplo da largura do Douro?
É que o Douro é estreitinho e por isso funciona. Em Lisboa vamos ver moscas na outra banda...haja pachorra!
Ó Pedro bloger eu também não estou smpre por cá. ainda agora tive que atravessar as trincheiras do Costa, e digo-lhe: se eu furo mais um pneu que seja nas trincheiras do Costa, eu passo-me dos carretos.
Também agora as rodas dos carros são feitas de manteiga...os carros não sobem passeios, uma pessoa já não pode estacionar sossegada em terceira fila...que inferno!
Ao menos o Porto é pequeno e liso, anda-se a pé e pronto.

Anónimo disse...

Sr Dr

A ida do Red Bull Air Race para Lisboa foi apenas mais um golpe rasteiro da Corte Reinante sediada no Casal Ventoso, para abrilhantar o circo festivaleiro da Comemoração do Centenário da República.

Mata Hari

PSP disse...

Que quer Vossa Majestade? - Lisboa faz o que pode: quem tem um temperamento saloio não pode tirar dele requintes de artista. Lisboa é uma cidade saloia: é uma cidade de fora de portas: é uma cidade de aldeia. A sua imaginação, violentada para conceber uma festa, não pode produzir mais que o arraial (As Farpas, 1872).

Por isso, acrescento eu, a Red Bull... dá-lhe asas! Bom proveito!

Marco Rodrigues disse...

Pois... Mais uma vez, e por muito custe, estamos anos atrasados a muitos Europeus e não só...
Brasil para desenvolver o interior muda a sua Capital para Brasilia... Isto quê hjá uns anos largos...
Nós continuamos a centrar TUDO na capital e quando abrirmos os "olhos" para o que nos rodeia estamos Tramados...
Viva à mentalidade Portuguesa...
p.s - Infelizmente o exemplo começa pelo PR e PM...

teresa disse...

Apesar de ser de Lisboa, aqui estou com os presidentes das Câmaras do Porto e de Gaia...é uma vergonha o que aconteceu.

Lisboa aceitou porque tem um presidente que aceita tudo, venha lá de onde vier, porque ideias ele não tem nenhuma...no entanto e porque já não acredito em ninguém isto traz água no bico...

Enquanto via e lia esta notícia, e ouvia os comentários da gente do Porto e de Gaia, que ficaram muito aborrecidos com esta situação, lembrei-me da regionalização...nem sei porquê, mas...

Quanto mais "guerra" houver, mais separados ficamos...

Bjs :)

PPQTP disse...

O caro Pedro retrata este episódio como um "ultraje", solidariedades à parte interrogo-me sobre se acredita mesmo no que postou, porque atitudes destas em Portugal são recorrentes à décadas, sem que, nada nem ninguém das esferas do poder, mova influências para terminar com estas assimetrias, acredita mesmo que este "diktat" da Capital sobre o resto do país algum dia poderá, não direi acabar mas,ser amenizado?