segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A batata e a batota

Notícia de hoje: os partidos querem mudar as regras das sondagens. Um estudo da ERC conclui que o PSD, CDS, o PCP são subavaliados nas sondagens em Portugal. Quem é sobreavaliado, segundo esses estudos? Adivinhem.
É claro que é o Partido Socialista a a ser sempre sobreavaliado e o Bloco , também, embora menos. Ou seja, as sondagens, antes das eleições pevêem sempre mais votos para o PS, o que arrasta, por regra, ainda mais votantes. E a que Partido, ou sector político, estão ligados os dirigentes da maior parte das empresas de sondagens? Adivinhem.
Pois é! Esta é uma das grandes componentes da lógica da batota que predomina na política Portuguesa. A lógica da batota faz com que, na Democracia Portuguesa, acontecam situações só explicáveis, não pela "lógica da batata", mas antes, pela da batota.

Se for possível mudar esa lei e estabelecer as devidas sanções para os comportamentos indevidos, o regime político Português dará um grande salto qualitativo.

11 comentários:

il disse...

Ó Pedro! Então o menino ainda acredita no Pai Natal? Sanções para a batota do PS? Essa é mesmo para rir, certo?

Este sistema está podre e tudo anda à volta de podridão. Como o PSD era um sítio onde o podre se desfazia, há uns anos foi infiltrado por gentes do sistema. Todos assistimos à compra de pessoas no PSD de modo a torná-lo parte do bolo sistémico. por isso tantos a apopiar candidatos do PS e a destruir as nossas candidaturas. E como são tantos os casos, nem vale a pena particularizar.

teresa disse...

E são só as empresas de sondagens que manipulam? Que fazem batota?

E a comunicação social???

Há uns anos atrás um amigo dizia-me que quem ganha as eleições neste país é o partido que é mais apoiado pela comunicação social e por outros...ingénua como só eu, pensava que era o povo que através do seu voto elegia A ou B...é verdade que somos nós, o povo, que elegemos o partido do governo, mas até lá somos bombardeados com tanta coisa "boa" sobre o partido que eles querem, que acabamos a mudar de opinião...fazem-nos uma lavagem ao cerebro tão grande...

Enfim!

Bjs :)

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes,
blogueiro,
Ao lado.
Nunca sondagem nenhuma condicionou comportamentos, como bem sabe.

Pedro disse...

Boa Tarde,

Bem, aquele anónimo aqui em baixo deve ser um dos iludidos pelo José Socratas! É obvio que erros de sondagem condicionam futuras votações! Eu, que não tenho partidos políticos, mas tenho convicções predominantemente de direita, já deixei de votar num partido por considerar que o meu voto seria inútil (hoje já não penso assim. Todos os votos são úteis, nem que seja o único nesse partido).

Caro PSL, deixe-me deixar-lhe uma palavra de apreço. Sou portuense mas fiquei decepcionado por não ter conseguido a CML. Lisboa ficaria a ganhar. E é obvio que as sondagens mal feitas tiveram a sua quota parte. Tem que haver regulação no sector...

Cumprimentos,
Pedro do Blog

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes,
blogueiro,
e carissimo comentador Pedro,
Não aqui a anónima não faz parte da fileiras Socretinas.
Tal como o estimado comentador. não tenho partidos politicos.
Ainda se lembra das sondagens em relação ao PP? Ora aí está...as sondagens condicionam? Se calhar, cada vez menos, não lhe parece?

Pedro disse...

Cara Anónima,
Imagine se as sondagens fossem mais favoráveis ao PP.

Mas sem querer retirar o mérito ao CDS, será que se as sondagens fossem mais favoráveis ao PSD mais gente votaria neles e menos no PP? Dá que pensar. Pessoalmente acredito mais na primeira premissa.

De qualquer modo, já que pensa que não condicionam, não se importaria certamente que fosse uma actividade regulada pois não? Ninguém perde, todos ganham.

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes,
blogueiro e caro comentador Pedro:

o mérito não é do PP. Experimentem tirar o Paulinho das feiras, ou as feiras do Paulinho e voltam todos pró táxi.
Concentremo-nos no essencial neste momento e, olhemos também um bocadinho à volta, que o "quintal" que é pequenito e temos que alargar as vistas.
Alguém está à procura de ideais? Acho que é mais de pessoas não acha?

Quanto às sondagens, concordo inteiramente, transparentes, regulamentadas ou inexistentes. Tanto se me dá! A mim e a mais uns milhares, muito largos, que se entretêm a comprar as montanhas de biografias e histórias de Portugal. Deve ser porque "recordar é viver", enquanto o País dorme...para um facto muito concreto e muito singelo: alguém está neste momento à procura de ideiais? Não! Então procura-se o quê? Pessoas!
E que pessoas se procuram? Basta dar uma vista de olhos por qualquer livraria perto de si e terá a resposta.

Pedro disse...

Mas o Paulinho sempre foi das feiras.

Se quer falar em populismo, porque não fala do partido elitista da moda urbana, o bloco de esquerda, cujas únicas preocupações são sociais?

Talvez um dos motivos possa ter sido a crise de liderança no próprio PSD. Mas há que reconhecer mérito em Portas e Nuno Melo.

Já agora um aparte. Não acham (Dr PSL incluido) que quando o Sampaio tirou o tapete ao PSL (injustamente, mas não vamos falar agora disso) a situação estava bem melhor do que agora?? O PSL tem as costas muito largas... e é isso que, independentemente de tudo o resto (sendo que tem razão muitas vezes), eu mais admiro nele. Podem fazer 30 por um linhas, mas não o conseguem derrubar.

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes,
blogueiro,
e caro comentador Pedro.

Não se retira o mérito ao Paulinho que além de ser das feiras, também é dos chás, dos croquetes e de onde for preciso.A educaçãozinha foi esmerada e o rapaz adapta-se bem.
O motivo foi exactamente o vazio de liderança do PSD. E, pior que isso a tentativa de o maquilhar com uma personalidade como Manuela Ferreira Leite. E isto, sem desmerecer de forma alguma a senhora que deu certamente o seu melhor.

Quanto ao blogueiro,eu acho que o senhor comentador até pode ter mais dados do que eu...o que é que acha em relação aí ao Norte? (Não estou a falar só do Porto).
É que se o blogueiro aspira de facto a voar mais alto, precisa de ir buscar apoios ao norte e aí é que eu tenho as minhas dúvidas...
ele tem feito os trabalhos de casa direitinhos, mas será que chega?

Pedro disse...

"É que se o blogueiro aspira de facto a voar mais alto"

Acho que ficou claro que o PSL estava concentrado em Lisboa, pelo menos para já.

Em relação a eventuais voos mais altos... não sou nenhum politólogo. Tenho impressão positiva e conheço pessoas que têm impressão positiva e negativa.


Não há dúvidas é do seu grande trabalho na Figueira e do seu trabalho positivo em Lx antes de ir para PM. Em relação ao período em que foi PM, foi claramente queimado pelos próprios companheiros de partido e isso não se faz.

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes,
blogueiro,
e Pedro blogger,

Claro que ele está "concentrado em Lisboa". Mas tal como diz e muito bem, "pelo menos para já".
Ele deixou isso bem claro. Clarissimo como água.
Vamos emoldurar estes nossos últimos comentários, boa?!Assim nunca mais nos esquecemos, nem nós, nem ele.