quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ordenamento equilibrado

A localização defendida por António Costa para novas instalações do IPO é errada por três razões:
1- A área desses terrenos é mais exígua do que aquela onde está actualmente o IPO;

2- Não deve o IPO ficar perto de uma zonas verde de Lisboa que foi infraestruturada para receber regularmente espectáculos musicais;

3- Não tem de ser aquela área de Lisboa, lá por ter muitas pessoas com rendimentos mais baixos, a receber todas as unidades hospitalares que se querem tirar de outras zonas da Cidade.

Prioridade, portanto, para a recuperação e modernização desse Instituto, mas não naquele local.

Quanto à localização da nova Feira Popular, já, pelo menos, desde Setembro de 2005, que defendo que deve ficar próxima do Parque da Belavista.

31 comentários:

il disse...

Caro Pedro:
É possivel que o hospital caiba -em altura, por ex. Também não vejo que os bairros circundantes condicionem a sua colocação.

Concordo consigo sobre a questão do ruido. Realmente: ou o hospital, ou os concertos.

Quanto à feira não concordo. Não vivo na zona -embora conheça- mas o barulho dos concertos ouve-se em Alvalade (por ex.). E se as pessoas aguentam 3 dias s/ dormir, não aguentam um Verão inteiro com os guinchos dos carroceis. Mas verdade que não conheço terrenos disponíveis e com qualidade de não propagação de som, para a feira.

Manuel Carmo Meirelles disse...

Dr. Santana Lopes
Vai perder muito do seu precioso tempo a comentar ou a desmentir as afirmações do seu adversário Socialista porque ele não perde uma única oportunidade de o contrariar e dizer sempre mal do que pretende fazer.
A política do candidato socialista para as autárquicas tem uma única preocupação: tentar descredibilizá-lo, apoucando e desvalorizando a sua obra feita e o que se propõe fazer e não está minimamente interessado em informar os lisboetas sobre o que pretende fazer e como o vai fazer.
Toda a gente já compreendeu que é um candidato sem ideias e sem perfil para presidir aos destinos da Câmara da capital do País, tanto mais que tem demonstrado estar completamente dependente dos interesses e da vontade do Governo, esquecendo-se e deixando para segundo plano, os verdadeiros interesses da cidade e dos seus habitantes.
A crítica maldosa, insidiosa, a suspeição, a intriga, o bota-abaixo, a ofensa à honra e dignidade, vinda da boca de quem vem, não deve preocupá-lo, porque são armas ultrapassadas e inúteis, de perigosa utilização (normalmente o tiro sai pela culatra), utilizadas por quem não tem melhores argumentos para apresentar e os cidadãos de Lisboa já viram isso.
Depois, o candidato socialista também já enjoa e cansa os lisboetas e ainda só vamos no terceiro dia de campanha, com a repetição exaustiva e deprimente que na sua Comissão de Honra estão as mais ínclitas e egrégias personalidades da vida pública portuguesa, como se umas centenas dessas figuras (algumas controversas) pudessem ofuscar o verdadeiro poder do Povo, do cidadão anónimo e comum que no dia 11 de Outubro, esses sim, fazem a diferença porque têm o poder de lhe dar a vitória.
Que continue a repetir até à exaustão que na sua Comissão de Honra tem o Jorge Sampaio, o José Saramago, o Mário Soares, o Ramalho Eanes, o Vítor Constâncio e tantas outras personalidades que ninguém conhece, que no dia 11 de Outubro não valem mais do que um voto cada um, isto se forem votar.
Quanto a si, Caro Doutor Pedro Santana Lopes, preocupe-se em dar valor, muito valor, ao verdadeiro Povo, aqueles que mais necessitam de um Presidente que esteja realmente ao lado deles, interessado em resolver os seus reais problemas. Concentre-se nos problemas dos mais necessitados e diga-lhes que vai finalmente tratar dos seus problemas, de promessas estão todos fartos.
Na sua Comissão de Honra, não se esqueça de colocar elementos do Povo, dos Bairros pobres, das Colectividades, representantes dos diversos sectores da actividade produtiva do País, etc. pois são esses que lhe irão garantir a vitória.
Quanto à cidade em si, faça dela um local aprazível, bonita, segura, hospitaleira, onde os residentes e os milhões que a visitam possam sentir-se encantados com a sua limpeza, beleza e segurança.
E não esqueça uma coisa Dr. Santana Lopes: o trabalho persistente, competente e honesto, acaba sempre por produzir bons frutos.
Para o dia da Vitória, só já faltam dez dias.
Forte abraço.

Bruno Mauricio disse...

Relativamente à gestão do parque das nações e à proposta feita pelos moradores de criação de uma freguesia do oriente/parque das nações.
Vamos ver o Dr. PSL a defender a gestão integrada deste importante símbolo turístico de Lisboa, ou vai-se manter a divisão anacrónica em 2 concelhos e 3 freguesias?
Que pensa a candidatura do Dr. PSL sobre a proposta da Associação de Moradores do Parque das Nações que já recolheu mais de 1000 assinaturas?

Pedro Matos disse...

Caro Santana Lopes, o que me motiva a escrever este post é a minha estupefacção pela forma como ontem, nos gatos fedorentos, o Dr Antonio Costa se referiu a si, ao seu nome enquanto candidato. Disse que seria uma grande ajuda para ele o nome do outro candidato ser Santana Lopes, querendo associar o seu nome a descredito politico. Coisa que o PS tem feito muito ultimamente.

Sabe, caro Santana Lopes, normalmente estes insultos gratuitos e baixos saiem sempre pela colatra ao PS. Lembra-se da forma como o Dr Mario Soares se referiu a Cavaco Silva num debate entre os dois, ao dizer que Cavaco era mal visto entre os seus amigos europeus?

Calma...com muita calma..

Catarina Gonçalves disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes,

Em relação à questão do IPO, sou totalmente contra a deslocação para o Parque da Bela Vista. O IPO de Lisboa, na Praça de Espanha, não poderia estar mais central a todos os que dele necessitam e a uma melhor acessibilidade e mobilidade.
No actual contexto, todos sabemos que a seguir às doenças cardiovasculares, as doenças oncológicas são a principal causa de morte em Portugal. A excelência na prestação de cuidados de saúde de qualidade, nesta área requer toda uma atenção e inovação.
Importa reflectir sobre as seguintes questões? O acesso, os recursos alocados são adequados às necessidades reais? O que se pretende?
Pretende-se sim, o delineamento de estratégias, novas infra-estruturas, remodelações, formações dadas aos profissionais de saúde, mantendo sempre o actual IPO, numa Lisboa central.
Acho que as diversões ficam-se pelas “estruturas de contraplacados” no Parque Mayer.
As crescentes expectativas por parte dos cidadãos de Lisboa, e dos utentes do SNS, para com o IPO, é na centralização de reformas dos serviços, na melhoria da qualidade e eficiência do sistema, num rápido e fácil acesso a todos e conjugar toda a primazia desta abordagem na obtenção de ganhos em saúde.
Já agora, os gastos com os medicamentos em Portugal, são bastante elevados nesta área, a seguir à saúde mental (anti-depressivos) e penso que também às doenças cardiovasculares, ou aqui então quase que equiparados.
Com os custos em novos hospitais no “Parque da Bela Vista”, de difícil acesso a uma população, cada vez mais envelhecida não se poderia concertar toda esta gestão de gastos que envolve a saúde no que realmente é útil a todos nós ?
… só se diz que se faz “obra” …. e as políticas de concertação social, os custos que envolvem as terapêuticas medicamentosas, a qualidade dos serviços?
Pois é, não é de admirar que os gastos com os “anti-depressivos” aumentem cada vez mais , realmente comparar os melhoramentos a serem feitos num IPO às diversões, nos concertos do Parque da Bela Vista é de “bradar aos céus” !!!

Lisboa tem que tomar mesmo um rumo…… com todo o sentido.

Catarina

Anónimo disse...

Parabéns Dr. Santana Lopes. Adorei a sua participação nos Gatos. E pelo menso tem aqui uma pessoa que acha foi foi um bom 1º ministro, e que foi o PR que o tramou.... Muitas Felicidades e por mim já ganhou.

João Gonçalves disse...

Pedro: apenas para o saudar depois de um dia de campanha séria e autêntica, sem rebanhos chiques ou outros atrás. Lá onde as pessoas estão e vivem e não onde os "nossos" se exibem como cágados cheios de si mesmos. E por, na sic, ter demonstrado como, sem deixar de ser sério e autêntico, se pode ter graça sem a preocupação em ser engraçadinho. Abraço amigo.

Josie Calvário disse...

Só faltam 10 dias para a Vitória Certa...do homem certo para Lisboa.
Força nesta reta final!!!

Josie Calvário disse...

Só faltam 10 dias para a Vitória Certa...do homem certo para Lisboa.
Força nesta reta final!!!

João Silva disse...

É díficil fazer uma campanha a ter de desmentir insinuações que se arrastam com a ajuda da comunicação social. Ainda agora, no noticiário da manhã da SIC, deu uma reportagem sobre as autárquicas em Lisboa. Termina essa reportagem com declarações de António Costa em que este repete as diferenças entre as prioridades dele e do seu "adversário": "eu quero cuidados de saúde, ele acha mais importante uma feira popular".
E o contradítório e desmentido a estas graves acusações? Não passou...

Se me permite a sugestão,

termine de vez com este assunto: convide o António Costa para lhe dizer, olhos nos olhos, publicamente, que o senhor prefere algodão doce e carroceis a tratar doentes com cancro. E depois explique-lhe de vez o que ele anda a fingir que não percebeu.

Vocas disse...

Bom dia!
Queria dar-lhe os parabéns pela entrevista de ontem nos "Gatos"... sublime!
Beijinhos

Ana Guedes disse...

Ah! Sr. Santana Lopes, estas eleições foram mais outra vergonha nacional, parece que ganharam todos menos o povo, não acha?
Promessa para a Feira popular?
Não acredito! Gato escaldado de água fria tem medo.
Antes de ter destruído a primeira, devia ter feito a outra feira.
Mas isso o Sr.já sabe a minha opinião, é por isso que a maior parte dos meus comentários aqui não são publicados.
Será que este vai ser?

teresa disse...

Dr.Santana Lopes, com o devido respeito, acho que o sr. devia fazer ao António Costa, o mesmo que espero que a maioria dos lisboetas irão fazer no próximo dia 11...ignorá-lo.

Não vá por aí...António Costa em dez palavras que diz, nove são para o atacar...que Santana Lopes assim, que Santana Lopes assado...falar de Lisboa e dos seus problemas é que não e muito menos o quer e pode fazer pela cidade...muito típico dos socialistas...cai o Carmo e a Trindade quando se diz qualquer coisa sobre eles, mas eles levam a vida a fazer intrigas e a levantar suspeitas com os outros...uma maneira de desviar a atenção do eleitorado que adora estas tricas políticas...

Quanto a este hospital e a outros, eu acho que estão muito bem onde estão...têm é que ser mantidos a funcionar correctamente.

A Feira Popular realmente não fazia sentido onde estava, se bem que só a deitaram abaixo para mais construção e construção dá dinheiro, dinheiro que enriquece muitos e nada faz por quem precisa e muito menos pela cidade...como se Lisboa precisasse de mais casas...pelo menos não destas...

Acho que a Feira ficava bem era no Monsanto...quanto a ficar na Bela Vista e o problema que pode trazer a quem mora por perto, não sei...antes ter uma Feira Popular à porta que vir à janela e levar com o Eixo Norte-Sul na cara...

Eu voto Pedro Santana Lopes :)

Bjs :)

Anónimo disse...

Obviamente, o Hospital tem prioridade sobre os concertos - é um disparate permitir concertos no parque da Bela Vista, que só causam danos no parque e mais importante, são um autentico pesadelo para as inumeras pessoas que lá vivem.

Creio que é muito mais dignificante e util para aquela zona ser conhecida por ter hospitais e o IPO, do que de 2 em 2 anos ter um Rock In Rio.

Digo eu, não vivo lá.

Anónimo disse...

O carroceis modernos não guincham.

opjj disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Sr Dr.Santana LOPES.

A cassete e os casseteiros já não enganam ninguém...deixe-os falar ( como eles dizem..."maledizer") sozinhos!Mantenha o rumo construtivo para a cidade.Avance com a freguesia do Oriente e contribua decisivamente para lá instalar o CSaúde e mais Escolas, previstas e nunca feitas pelos socialistas de LOURES...´

Anónimo disse...

Doutor Pedro: Transcrevo aqui, se me permitir, um pequeno texto que escrevi a seu respeito no meu blog e que exprime exactamente aquilo que eu sinto a seu respeito, admiro-o por quem é. Um abraço :)
"Contrariamente às legislativas acho que desta vez o PSD irá reinar... desta feita com Santana Lopes e a meu ver acho que merece ganhar e porquê? Porque já errou, porque já emendou e porque quer fazer melhor.
Não é um basófias e revela humanismo. Não representa um papel de inchado político até porque já lhe roeram os ossos várias vezes.
Se votasse em Lisboa votava nele."

Miguel Nunes disse...

Pedro, como apreciador de futebol, venho convida-lo a espreitar o nosso blog.

www.lateral-esquerdo.blogspot.com

obrigado, um abraço e boa sorte para o próximo fim de semana

FranciscoB disse...

Aquela da Montanha Russa no Gato Fedorento foi espontânea ou pensada previamente?

De qualquer maneira parabéns!

A forma como o Gato Fedorento tem embarcado no Politicamente Correcto de o tentar ridicularizar ao mesmo tempo que deixa o Costa passar pelo bonzinho não é intelectualmente aceitável...

Provou um pouco do seu veneno...

Anónimo disse...

Sr. Dr. Pedro Santana Lopes
Por problemas com o meu computador nunca mais conseguí entrar no seu blogue, mas como sou pessoa persistente lá vieri Roma com Santiago (não sei se é assim que se diz) e de novo consigo estar por cá.

Dr. Santana Lopes,tenho acompanhado a sua campanha e como sempre admiro a sua capacidade de iniciativa e criatividade, a sua inteligencia e o seu carisma.

Já lí também que tratará da criaçáo da Freguesia do Oriente/Parque das Nações asunto que me parece sumamente interessante.

Quem me dera poder votar em Lisboa, sem a menor dúdiva que o me voto era para sí, mas acredite que por cá tenho andado a fazer a minha "propaganda eleitoral" e tenho levado a alguns lisboetas para que lhe concedam o seu voto.

Até qualque día!
Felicidades e força em estes días em que tanto vai precissar dela.

Uma espanhola que o admira

Patricio disse...

Caro Dr. Pedro Santana Lopes, a luta pelo seu objectivo, tambem, se trava noutros locais.
http://portugal-verdades-e-consequencias.blogspot.com/

Estou de corpo e alma, na luta por uma Lisboa com Sentido, com futuro, com vida, com caracter, com "ellan".

Um Abraço,
António Patricio

O monárquico disse...

Tenho-lhe a dizer que ate ha umas semanas nao gostava nada de si, nao simpatizava mesmo nada consigo.....mas nesta campanha estou a torcer por si. Tem tido uma postura muito mais elegante e muito mais correcta que o outro candidato. Mas nao seja demasiado correcto. Se ele o atacar, de-lhe troco na mesma moeda. Nao lhe de um soco mais fraco como resposta do que aquele que lhe deu inicialmente. Infelizmente neste pais nem sempre a verdade e a seriedade ganham eleicoes como se viu dia 27.

antonio luis disse...

Dr. Pedro S. Lopes
Não sei se recorda(disse-lhe num jantar na f. popular) na sua primeira eleição consegui por amigos e familiares meus( 117)a votarem em si.
Porque achava que o sr.tinha coragem para resolver os nossos problemas e ajudarnos a ter uma feira popular mais moderna de maneira a tornar Lisboa mais alegre e com uma animação onde não hà drogas para os jovens se divertirem.
Hoje ao fim destes 5 anos olho para o terreno de Entre Campos e vejo o fim de uma empresa centenària com presença em Lisboa desde Palhavã com mais de 50 empregados.
Hoje a maioria no desemprego os ùltimos 10 foram dispensados no fim do ano passado quando a esperança de haver uma nova F.Popular para podermos continuar a trabalhar morreu.
As nossas atracções tivemos que as vender ao desbarato porque ao estarem paradas deteoram-se mais depressa.
Estou em Portugal à 3 semanas não vim para votar pois o dr. Fontão de Carvalho não foi honesto para comigo como presidente da assossiação de feirantes e mais 3 advogados( em representação de alguns feirantes)em 2 reuniões diz-nos para lhe levarmos procurações reconhecidas dos feirantes e se fossem a maioria ele não mudaria nada e faria os pagamentos das indimnizações como tinha sido feito até aquela altura .
Entregamos 70% dos contratos e em àrea cerca de 85% .
Passados 2 dias não diz nada a ninguém e resolve pagar pela minoria e deixa cerca de 30 pessoas ( com idade acima de 55 anos vendiam pipocas algodão doce e brinquedos )a receber 7500 euros a assossiação dava-lhes 15000 a 17000 euros alguns com reformas de 200 e alguns euros imagine como estas pessoas não estarão a viver por isso me sinto revoltado com a política.
Isto tudo no fim para lhe dizer que cada vez mais os portugueses estão a ficar como eu com muitas dúvidas em relação á honestidade dos políticos neste caso em relação ao sr. Antonio Costa e ao seu braço direito Sá Fernandes em que não olham a meios para atingir os fins e usam a mentira de forma a iludir os incautos e os menos atentos .
Confesso que a forma como esses srs. estão a fazer campanha me tem revoltado e não consegui ficar indiferente a estas eleiçoes e como sei que dr. Pedro S.Lopes è uma pessoa que não tem medo de saltar obstàculos e de fazer obra depois podem criticar se è boa ou mà se foi cara ou barata mas que è feita è.
Nasci em Lisboa à 58 anos aqui tenho os meus amigos muitos familares sei que muitos são de esquerda mas se eu lhes pedir para que voltem a votar em si pois è talvez a minha ùltima esperança de voltar a trabalhar sei que não se importarão de o fazer porque sabem a situação em que me encontro de férias forçado e sem me poder reformar por não ter idade.
Não sei quantos irão votar em si mas sei que tudo farei para que sejam muitos porque eles também sabem que se eu estiver numa nova feira eles e os filhos têm sempre umas borlasinhas para andar nos divertimentos.
Desejo-lhe a maior sorte do mundo
nesta eleição porque será também a sorte de Lisboa em voltar a te-lo como presidente.
Um abraço
Antonio Luis

AGS disse...

cronicadeumpaisdesmiulado.blogspot.com apareçam e comentem actualizado semanalmente

antonio luis disse...

Dr. Pedro S.Lopes
A vitória está próxima, viu-se mais uma vez,quem tem propostas e soluções, para resolver os grandes problemas, da cidade de Lisboa .
Além de uma nova f. popular, com diversões modernas e silenciosas,
para dar mais vida à cidade e ao mesmo tempo, com esse movimento de pessoas, tornar mais seguro essas zonas.
Como lhe disse, noutra msn, que estou desiludido com a politica deste País, porque fizeram com que eu passasse de 13 a 14 horas de trabalho por dia, para uma cadeira em frente à telivisão e sem direito a fundo de desemprego .
Mas sempre que ouço o Sá Fernandes ,ou António Costa, vejo só arrogancia, sobranceria e maldicencia em relação a si e resoluções para a cidade nada.
POr isso, aqui estou novamente a dar a cara por si, noutra eleição e lembrar aos Lisboetas como eu que o Dr. PEDRO S. LOPES não tem medo de fazer OBRA mesmo que lhe custe alguns votos desde que seja bom para a cidade ele vai em frente .
Sou benfiquista dos tempos do Eusèbio, sócio n.5555 e venho como tal, a pedir aos benfiquistas a votar em si, mesmo sendo sportinguista mas não me esqueço, que nos ajudou a construir a nossa caterdal, que è o orgulho de todos os benfiquistas ,por isso bem haja.
a todos que nos mostraram solidariedade( e que gostavam da f. popular) pelo encerramento da feira, têm agora oportunidade de a voltar a ter , é só votar bem e levar outros a votar P. S. LOPES .
Eu despertei um pouco tarde para estas eleições mas garanto se na ùltima eleição consegui mais de uma centena de votos entre familiares e amigos agora com os benfiquistas, um movimento que o meu irmão lidera e que já colocou o governo em tribunal, por um caso que está agora em voga e que eu por uma questão de´`etica, não o mensiono aqui e posso garantir que já são bastantes .
Basta de conversa mãos á obra porque temos de defender LISBOA NÃO DOS MOUROS MAS DO PARTIDO SOCIALISTA.
Um abraço
Antònio Luis

Vocas disse...

Desejo-lhe todo o sucesso para Domingo.
Beijinhos

Santanete disse...

Mai um comentário de última hora:

Eu ainda Acredito que consigamos uma Lisboa com Sentido!
Dar hoje tudo por tudo, com alegria, muita garra e nada de acusações.
Boa sorte.

MIGUEL VAZ SERRA....... disse...

Dr. Santana Lopes
Parabéns pela sua postura no debate com os seus adversários na televisão que deveria ser "pública" e não um ghetto do novo estado novo. Goleada!
Não têm hipótese de argumento pois ele é feito e baseado em mentira, escárnio e mal dizer sem conteúdo nem palavra de futuro.
Parabéns também pelo Comício de ontem. Quase entupimos a rua o que mostra que Lisboa está consigo. Vi gente de todas as côres políticas e de pele.O palco com calor humano e político e ouvi verdades. Não esperava mais, tive de tudo o que podia prever. Obrigado!

JB disse...

Que venha depressa o dia 11 para nos livrarmos do pseudo presidente de câmara.Vou gostar de ver a cara dele e do contorcionista( isto para não lhe chamar catavento) Alegre quando o Dr.for o escolhido.

teresa disse...

"A Cidade é de Todos" é o nome do livro que estou a ler neste momento e que recomendo vivamente até ao sr., Dr. Pedro Santana Lopes ;)

E é o autor do livro "A Cidade é de Todos" que quero ver como presidente da minha Cidade que é Lisboa!

Boa sorte e um beijo :)