terça-feira, 8 de setembro de 2009

Agência ou porta - voz?...

Notícia "nova" da Lusa, hoje, às 17,36hs: "Pedro Santana Lopes pagou 2,9 milhões a Frank Ghery por projecto que não chegou a sair do papel"...

Como podem constatar, é a primeira vez que sai esta notícia, desde a última vez que saíu( como diria um conhecido dirigente do antigo regime). E a últma foi já, mais ou menos, a nonagésima quinta!...

A única diferença é que o valor vai subindo de notícia para notícia. Fora isso, é tudo igual. Ou seja, temos a Lusa como porta - voz de campanha do PS. ao que chegou a democracia portuguesa...

10 comentários:

João disse...

É a inflação!

Manuel do Carmo Meirelles disse...

Continuando igual a si própria, não arrepiando caminho relativamente à actuação em anteriores actos eleitorais, aí está de novo a Comunicação Social a tomar partido por um dos contendores. O QUINTO PODER está apostado em dar uma ajuda ao Partido Socialista, ostracizando os seus adversários e colocando o seu espaço e tempo de antena ao serviço dos seus candidatos.
Como homem de bem, acredito e tenho esperança que um dia a Comunicação Social cumprirá a sua nobre função com elevado espírito de verdade e isenção.
Até lá, teremos que suportar esta imoralidade informativa que mancha, restringe e adultera o resultado final de qualquer acto eleitoral, o que é lamentável e vergonhoso num regime democrático.
Dr. Santana Lopes, o caminho faz-se caminhando. Percorra esse caminho, sem enganos, dando o seu melhor, que no dia 11 de Outubro, a vitória será muito mais saborosa e redobrada porque foi preciso vencer dois adversários.

Anónimo disse...

Acredite no que lhe digo, esta é uma das maiores "pedras no sapato" da sua passagem pela CML. Cada vez que falo com amigos, colegas de trabalho, conhecidos ou até familiares acerca de si e da sua candidatura, este é inevitavelmente um dos temas que vem ao de cima, e dos que mais escandaliza as pessoas.

Para um contribuinte trabalhador como eu e muita gente que faz um grande sacrificio para poder pagar todos os impostos como a lei manda, a tempo e horas, custa muito aceitar que se tenha pago uma quantia astronomica como esta por um projecto que nem sequer saiu do papel..

E acredite também nisto: na mente de muitissimos portugueses, esta história ainda está muito mal esclarecida.

Caro PSL, sinceramente acho que devia tomar a iniciativa de pegar mais uma vez nesta questão e clarifica-la de uma vez por todas, num meio que chegue ao maior número de portugueses possivel, antes que seja tarde demais.

Cemprimentos
Carlos Morais

Pedro Monteiro disse...

Boa tarde !

Se o valor referido pela agência noticiosa está muito empolado, e eu não duvido disso, porque é que não revela o valor real dos honorários pagos a Frank Gery ?
É claro que o facto de ter sido um projecto para a gaveta não abona a seu favor, afinal de contas foi pago com o dinheiro dos autarcas, ou não ?
Já agora dê uma olhadela no meu blog

A bordo do Expresso-Oriente

www.abordodoexpressooriente.blogspot.com
Cumprimentos

zé sequeira disse...

Excelentíssimos comentadores

Vamos partir de um ponto já "a atrasado", como se diz em algumas zonas de Portugal.

Ainda antes do 25 de Abril, o Presidente da CML, Santos e Castro, em cujo mandato foram construídos alguns desnivelamentos
viários, como o que passa sob Entre Campos ou entre as Avenidas de Roma e EUA, viadutos do Campo Grande, da Av.Gulbenkian, da Augusto de Castro, o provisório/definitivo de Alcantara, foi o grande iniciador das obras tendentes a
dotar Lisboa de infra-estruturas capazes de começarem a dar resposta ao então ainda incipiente, mas já preocupante, fluxo de trânsito, motivado pela crescente ocupação habitacional dos suburbios. Umas pagou, outras passou ao seu sucessor, como já o seu antecessor (França Borges) tinha feito consigo. Dos seus sucessores imediatos pouco reza a história até que Nuno Abecassis voltou a investir nesse tipo de obra, tão necessária como dispendiosa: Túneis e viadutos (p.e. nas Amoreiras), habitação social, inicio da reconstrução
do Chiado, etc...; mais uma
vez, dado o "volume" da obra voltou a ser necessário passar parte da "bola" para os jogadores seguintes, Jorge Sampaio e João Soares, igualmente com obra feita na habitação social, nos diversos túneis que percorrem longitudinalente a Av. da República ou transversalmente
as de Berna e João XXI. Como não podia deixar de ser, calhou a Santana Lopes o ónus do pagamento de alguns desses melhoramentos, incluindo parte dos custos da Expo98, juntamente com o seu próprio legado: Túneis do Marquês, do Rego de Cabo Ruivo, mais habitação social, mais piscinas, mais estacionamento, mais regulação do
trânsito, mais recuperação de bairros históricos...

Aqui chegados cumpre dizer que a norma de todos os cidadãos que atrás referi foi, acertadamente, honrar a obra e os projectos
em curso de quem o precedeu, sem queixas exageradas, e, por sua vez avançar com os seus próprios projectos, sempre com a consciência
do grande princípio norteador da nossa vida em comum e que não se pode dar ao luxo de deitar fora obras já contratualizadas.

É então que aparece "o estranho caso" da dupla Costa/Zé. Eleitos numa situação penosa para a gestão PSD/CDS da CML e em pleno
auge da arrogância maioritária do PS, na época em que este partido se mantinha com valores de popularidade elevados (pelos vistos era só "bolha"), acharam-se no direito de, com desprezo pelo dinheiro dos nossos impostos, rasgarem o que estava em projecto mas já contratualizado e não terminarem o que era necessário terminar. Tudo isto em troca de uma mão cheia de nada. Acreditaram que bastava colocarem-se debaixo da asa do governo, apoiando tudo o que este pretendia, em termos de "negociatas" publico/privadas para a cidade, incluindo
o Aeroporto na Ota (lembram-se? parece que eles já não), para virem a ter sucesso.

Pelos vistos o "esquema" tornou-se difícil ou até (como espero) impossível. Com Pedro Santana Lopes, temos a certeza que a gestão
da autarquia vai voltar a ser responsável, honrando, inclusive, a pouca obra dos actuais inquilinos da CML e, essencialmente, anunciadora de uma modernidade ousada MAS respeitadora dos nossos valores e da nossa história, que vai alcandroar esta bela cidade ao patamar que merece entre as grandes cidades europeias.

josé sequeira

Zé desinformador disse...

O PS,por interposto falso comentador continua a passar atestados de estupidez aos portugueses.
Este cavalheiro que vá pedir explicações ao Sá Fernades dos prejuízos pelo atraso nas obras do Túnel.
Ao Sócrates pelas adjudicações directas das grandes obras,pelas negociatas do terminal de contentores,etc.
Em suma,vá dar banho ao cão.
Este PS socretino acredita mesmo que o povo é cego.

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes uma vez mais a comunicação social anda a reboque de um partido, pois esta e outras noticias já são conhecidas à muito.
Em relação a verba que foi paga ao referido Arquitecto, podemos discordar se foi muito ou não o que se pagou, mas uma coisa é certa, obra arquitectada por Frank Ghery é sem sombra de duvidas uma obra de sucesso, reconhecida mundialmente e só diz o contrário quem não as conhece e a essas pessoas eu recomendo que primeiro as visitem para depois falarem.
Uma obra como o Parque Mayer reformulada por Frank Ghery devia ser um orgulho de todos os Lisboetas e de todos os Portugueses.
Quanto dinheiro se gasta mal gasto por esse País fora, sem que ninguem diga nada, olhemos para os casos dos estádios, onde foram gastos milhões e milhões de Euros.
Só os mediocres é que não aproveitam o projecto de Frank Ghery, preferindo que o Parque Mayer continue ao abandono passado estes anos todos, pena deveriamos ter pelo Dr. Santana Lopes ter saído da Câmara naquela altura, pois se assim não fosse a obra já estaria concluída para o orgulho da nossa Nação.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo

Anónimo disse...

Não percebo bem qual o conceito de liberdade de imprensa de alguns intervenientes neste blog.
Então já não se podem publicar notícias (favoráveis ou desfavoráveis) sobre qualquer dos candidatos, seja qual a sua "cor", mesmo em tempo de campanha eleitoral? O que é relevante em tudo isto é que o atingido só tem que uma atitude a tomar. É desmentir a notícia e até accionar judicialmente caso se justifique.
Quáse diariamente vejo este tipo de notícias relativamente a diversos candidatos. Há que aguentar ... e desmentir.
José Viralatas

silva disse...

O seu comentário a este respeito é de facto esclarecedor.
É uma atrofia intelectual e desonestidade não admitir que a contratação de frank Ghery foi um "acto de cultura" traria indiscutivelmente vantagens para o local. E apesar de não ser um admirador deste arquitecto, estou convencido que nenhum outro local se adequava melhor a uma obra sua.
Lisboa perdeu em duas ocasiões impar na sua história. A implantação do casino no Parque Mayer e o projecto de Frank Ghery.
Um dia a história encarregar-se-á de esclarecer que Lisboa perdeu, por perconceitos políticos e estúpidos.
São este tipo de situações que obrigam à necessidade de movimentos cívicos, é necessária uma maior participaçao dos cidadãos. Ao mesmo tempo é também necessária a responsabilização de políticos que tomam decisões pessoais que prejudicam o saudável desenvolvimento de uma comunidade, de uma cidade.
Espero que estas atitudes e comportamentos tenham um rebate de consciência possa servir para explicar "por escrito" aos jovens o que não se deve fazer em política.

Isaac Abraham disse...

Um projecto de Frank Gehry num sítio onde ele não ia ter visibilidade, enfiado atrás de prédios inamovíveis (como o belíssimo Prémio Valmor que ali se situa), o discurso da tanga já tinha alguns anos e você fazia questão de contratar um dos arquitectos que mais cobram não só pelo trabalho mas também pela complexidade das obras, que pressupõem quase sempre custos acima da média. E a fachada classificada do Capitólio? Ficava lá no meio? Eu vi a maquete, gostava de saber onde é que por lá andava esse belo edifício. É triste, foi triste. FOI. Não estamos em tempos de pão e circo, nunca estivemos.