sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Um Passo

A entrevista de Manuela Ferreira Leite a Judite de Sousa proporcionou a todos que puderam assistir um enorme contraste com aquilo que este País tem vivido nos últimos anos. Principalmente, na atitude, nas posições de princípio. É aí que mais impressiona a diferença.
Para além, obviamente, do conteúdo das opções de Governo que já são conhecidas.

Permitam - me uma nota especial... Quando Judite de Sousa perguntou: "Então, o deficit previsional de 2005 foi uma farsa?" representa um passo na desmontagem da maior aldrabice política dos últimos anos. Como Manuela Ferreira Leite sublinhou, NUNCA TAL FOI FEITO EM NENHUMA PARTE DO MUNDO!
A posição de Manuela Ferreira Leite eu já a conhecia. O facto de Judite de Sousa colocar assim a questão é que representa um passo em frente no sentido da verdade. O mal que fizeram a Portugal com tal mistificação.

23 comentários:

Catarina Gonçalves disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes,

Gostei da entrevista da Dra. Manuela Ferreira Leite com Judite de Sousa:

O que gostei mais:
Os príncipios pelos quais nos regemos aplicam-se nas nossas vidas tanto a nível pessoal como profissional.
O “Engenheiro” Sócrates sabe que vai perder.
O Dr. Santana Lopes é o candidato perfeito para Lisboa.
A Dra. Manuela Ferreira Leite fala sem discurso decorado, com naturalidade; disse que a conjugação dos verbos, pode não ser a melhor, em raríssimas excepções, mas não tem um “powerpoint”.

O que menos gostei:
Aposta na solidariedade; educação e segurança.
E a Saúde?

O mais engraçado:
Depois do fecho da entrevista, Judite de Sousa perguntou: Gostou da última pergunta?
A pergunta era: “Já lhe tentaram alterar a imagem?”.

Achei que a Dra. Manuela Ferreira Leite esteve muito bem. Com óptima imagem e um discurso que
lembrou-me os tempos de Francisco Sá Carneiro, Aníbal Cavaco Silva candidatos a Primeiro-Ministro de Portugal
Uma entrevista acentuada por um príncipio da diferença.

Catarina

Pedro Lascasas disse...

Também gostei muito desta parte: "Não quero saber se há escutas ou não, não quero saber se há retaliações ou não. O que é grave é que as pessoas acham que há", by Manuela Ferreira Leite, no mesmo programa. A "Velha do Restelo", com a devida vénia, no seu melhor.

JML disse...

A verdade vence sempre!

lidiasantos almeida sousa disse...

Os meus comentários nunca são publicados porque certamente não lhe agradam-. É pena porque você representa o que aquela senhora mentirosa compulsiva que disse que jamais integraria um governo comandado por si, nem nunca votaria no seu nome e foi o que se viu. Que moral tem esta mulher para criticar os técnicos que analisaram o deficit aprovado pela UE e que serviu para Portugal não ser multado? Se V. tivesse vergonha nem acreditaria em tal pessoa que deixou para si a pasta das finanças adulterada só que não fosse pela venda das dividas ao CITYBANK Reaja enquanto é tempo e trate da sua campanha, porque ela nunca lhe dará outra oportunidade.

Manuel do Carmo Meirelles disse...

Mais tarde ou mais cedo, as coisas acabam por ser esclarecidas, o que pode é não ser reparado o dano causado ao País e às pessoas, pelos erros voluntários cometidos.
Em 2005, interessava colocar o Governo de Santana Lopes no maior caos e, para tanto, um conjunto de Órgãos Oficiais do Estado e não só, encarregaram-se de forjar os maiores descalabros, em todas as áreas da governação, como esse do deficit previsional de 2005.
É claro que esta FARSA só foi possível porque um governador que se reclama de impoluto, aceitou participar nessa manipulação, divulgando oficialmente dados que nunca foram apurados e demonstrados como verdadeiros.
Essa personalidade (Governador do Banco de Portugal), é a mesma que superintendeu na regulação da Banca com os extraordinários resultados que se conhecem. Essa personalidade é a mesma que na Assembleia da República faltou ao respeito aos Deputados que integravam a Comissão de Inquérito aos desfalques e falcatruas da Banca, nas quais o Governador tem boa quota parte de responsabilidade pela péssima supervisão exercida.
O tal Governador que em 2005 colaborou com a farsa do deficit, é o mesmo que demonstrou uma extraordinária competência com a supervisão e que depois, quando a Comissão o confrontou com dados incriminatórios irrefutáveis que deveria ter sido ele a detectar, enquanto Governador, não só se negou a aceitar tais evidências como se permitiu apelidar os Deputados de incompetentes e ignorantes e que apenas pretendiam atingir fins políticos e forçar a sua demissão.
Este Governador, ex-Secretário-Geral do PS que continua à frente de uma Instituição sem o merecer porque para além da incompetência que demonstrou na supervição, também não soube ser isento, como aquela função exige, tem sido célere na divulgação de dados que agradam e convêem ao Governo mas algo demorado e esquecido a divulgar o que não lhe convem.
Porque há-de continuar este a desempenhar funções numa Instituição que requer total isenção, uma pessoa que o não é?
Portanto, Dr. Pedro Santana Lopes, o tempo se encarrega de fazer justiça e tal como em 2005, este Governo também irá pagar a factura, só que agora com uma diferença considerável: este Governo vai ser removido porque governou mal e colocou o País no caos e o Governo do Dr. Santana Lopes foi empurrado para fora de S. Bento pelas patranhas de que foi vítima, começando pelo P. República, passando pelo Governador do B. Portugal, P. Socialista e Imprensa que deu guarida a todo o tipo de notícias maquievelicamente forjadas.
Como eu tenho dito muitas vezes, com o tempo, ainda lhe hão-de pedir desculpa por lhe terem feito tamanha maldade!
Quanto à entrevista da líder do PSD, em termos globais, deu para os portugueses se aperceberem da grande diferença que a separa do actual PM em termos de rumo para Portugal. Manuela Ferreira Leite pode não ter o dom da palavra do ainda PM mas que será melhor e fará melhor na condução dos destinos do País, disso eu não tenho dúvidas.
Um abraço e enorme sucesso para a campanha autárquica rumo à vitoria.

JB disse...

A reposição da verdade peca por tardia.
Os ódios de estimação falaram mais alto, e é por isso mesmo que há pseudo políticos que nunca me convenceram. E agora vêm à tona da água.Afinal eles também andaram e andam por aí, mas estes estão à espera de protagonismo.
Com amigos assim quem é que precisa de inimigos.
Dr. Santana Lopes parabéns pela sua coragem e não ter fugido

Jorge Diniz disse...

Um Passo,

De cada vez? Ao lado? À frente?

Sobre as polémicas, um passo...atrás?

Ricardo Campos disse...

Ainda não vi a entrevista. Não tive a oportunidade. Mas de certeza que mostrou Portugal mais próximo daquilo que é e dos problemas que tem para enfrentar.
Longe do Portugal da fantasia socialista.
Sintomática a conversa desta tarde, com amigo meu, socialista, que me ia dizendo que o problema do Eng. Sócrates é que as pessoas ouvem-no de forma desconfiada. Já não acreditam naquilo que ele diz. Logo pensei no provérbio chinês - «ninguém engana todos o tempo todo» e como isso pesará no silêncio da cabine de voto desse 27 de Setembro que aí vem.
O embuste de que aqui fala, o do défice – dos 6,8% - terá servido para justificar opções que só serviram para estreitar mais o difícil caminho que percorremos nesta legislatura.
Fizeram-no para tentar um saneamento político que não conseguiram, mas também para justificar o aumento de impostos, que tornou as empresas menos competitivas e menos preparadas para enfrentar os tempos difíceis que se seguiram, o que só ajudou a asfixiar as mais vulneráveis e fizeram com que do orçamento de estado saísse mais dinheiro em despesas sociais com o desemprego, e entrasse menos de IRS que os desempregados deixaram de pagar, para já não falar dos dramas profissionais e humanos, especialmente dos jovens e das pessoas de meia idade que têm mais dificuldade em encontrar emprego.
E com esta ideia de controlar tudo e a vida de quantos mais melhor, que se esqueceram de aceitar o pagamento do IVA com o recibo ou mandar a CGD pagar o que o Estado deve às empresas. Era tão fácil, mas eles preferem as candidaturas, as assinaturas espectáculo, os PME Invest que os bancos canalizam para as empresas que não precisam do dinheiro.
E por falar em embustes, sabiam que até hoje do apoio do QREN às PME ainda não foram aceites pedidos de reembolso. Que o único dinheiro que tem entrado nas PME é a título de adiantamento e contra a emissão de garantia bancária ?
Então, e já agora, o défice do final da legislatura, já se sabe qual é ? Será que Vitor Constâncio vai utilizar a mesma formula e quando MFL ganhar as eleições aparecerão desta vez uns 10-12%. Será? De certezinha que não.

joyce disse...

Dr.Pedro Santana Lopes

Gostei!
Principalmente da resposta à última pergunta de Judite de Sousa.
A Dra. Manuela Ferreira Leite não precisa de enganar ninguém.
Não é hipócrita nem mitômano.

http://www.youtube.com/watch?v=QuzDrC3i2ws

Jorge Diniz disse...

O "cântico" melodiosamente desafinado da "prima-dona" parece que, finalmente, se calou.

miguel vaz serra... disse...

Dr. Santana Lopes
Num estilo diferente mas não com menos verdade o Dr. Alberto João Jardim, há muito que vem a definir o perfil do PM. Ontem encheu mais uma vez a boca com verdades e deliciou os portugueses que pensam o mesmo mas não o podem dizer, pelas razões indicadas pela Dra. Manuela F Leite...Quando se vive com medo o melhor é não fazer ondas. Já passámos por isso todos nós que éramos bem crescidinhos nos anos 60 e 70, sabemos bem o que é viver em ditadura.
É lamentável que um Partido dito de esquerda democrática e que tantos insultos tem feito á ideologia nefasta comunista, caia ele também numa liderança musculada só pela louca sede de poder eterno....Esperamos todos que isto acabe depressa pois não só é perigoso, instável como vergonhoso!

Arrebenta disse...

Este triste período de governação foi a prova de que o sistema democrático não funcionou em Portugal, de que foi possível transformar toda a informação em propaganda, ao serviço de um bando de miseráveis; de que os tribunais podiam ser postos ao serviço das intimidações, e de que o que saía das urnas era irrelevante, face ao verdadeiro governo das sociedades secretas. Tornei-me cético, ao ponto de já não saber se há qualquer reversibilidade.
Tentaremos.
Nas Autárquicas votarei Santana, obviamente

Anónimo disse...

Há uma coisa que difere actualmente o PSD dos outros partidos políticos. É aquilo ao que a Dra Manuela Ferreira Leite se refere como princípios morais. Não uma política suja, de retórica maliciosa e de engano. Nunca esquecer que não Política sem Ética. E sinto-me orgulhosa de ver o meu partido nesse caminho. A dignificar aquilo a que se chama 'Política', da Grécia antiga, que tinha como primeiro principio ouvir e atender as questões da população.

Força!

Jorge Diniz disse...

"Um Passo"
...Que devo dar, por respeito à DIGNIDADE, VERDADE E COERÊNCIA

Caro Dr. Santana Lopes,

Li a entrevista que prestou ao Público.
Foi (a meu ver) uma excelente entrevista, porquanto, DEMONSTROU CONHECER CABALMENTE AS NECESSIDADES DE LISBOA.
Na verdade, significa que ESTUDOU OS DOSSIERS. Melhor dito, estudou e identificou os problemas da Autarquia a que se candidata.

Tudo isto, como introdução, para dizer o seguinte:
Há 4 anos, o PS obteve uma maioria absoluta ESTRONDOSA.
Para obter essa maioria contou com o meu voto, o voto da minha família e de mais alguns (que creio ter influenciado). Ou seja, NÃO VOTEI EM V.ª Ex.ª.
Ora, como militante teria de ter motivos ponderadamente fortes para o fazer.
Certamente tive esses motivos. Então, quais foram?
Foram, "inter alia", os seguintes:
O Professor Marcelo Rebelo de Sousa disse que o Eng.ª José Sócrates estudava minuciosa e profissionalmente os dossiers, ao contrário do Dr. Santana Lopes;
O PP (o Pacheco), “bateu forte e feio” no Dr. Pedro Santana Lopes;
Mas, SOBRETUTO, o Professor Cavaco Silva, numa clara referência a si, trouxe à colação uma lei da Economia - a LEI DE GRESHAM «A má moeda tende a expulsar do mercado a boa moeda» (1).
Assim, na conjugação desses “factores” - coadjuvado pelo comportamento da Ministra de Estado e das Finanças, do Governo chefiado pelo Dr. Durão Barroso, que perseguiu (literalmente) os Funcionários Públicos, quais “diabos” e aumentou os impostos - eu fui decisivamente influenciado, e votei PS.

Só que, com o desenrolar do tempo, no desenvolvimento das políticas entretanto implementadas, comecei a “ter a sensação do profundo logro em que caí”.

Senão vejamos,
Num desses momentos em que V.ª Ex.ª “andava por aí” – depois de o ouvir - fiquei com a sensação que a “figura que me venderam” não correspondia ao que ouvi.
Depois (QUASE DE IMEDIATO), “SENTI NA PELE” as políticas do actual Governo, que multiplicou os efeitos das politicas da Ministra de Estado e das Finanças do Governo chefiado pelo Dr. Durão Barroso.

Então, definitivamente ASSUMI O MEU ERRO, ao votar PS, e comecei a “desconstruir” a imagem (que me foi “vendida”. Conforme oportunamente – aquando da campanha para as Directas - tive oportunidade de lho dizer.

Não obstante, o ónus do odioso das politicas entretanto perpetradas continuará UMBILICALMENTE LIGADO a quem as “GEROU” – Ministra das Finanças de Durão Barroso.
Assim bem o entendeu o Eng.º Ângelo Correia percepcionando que o PS ganharia as próximas legislativas, lançou Pedro Passos Coelho, como candidato nas Directas, com vista à assumpção da liderança do PSD após as legislativas.

Com esta estratégia, o Eng.º Ângelo Correia, OBSTOU a VITÓRIA, nas directas, do Dr. Santana Lopes.

Assim sendo, caro Companheiro, faço um APELO:

GANHE LISBOA, e DEMONSTRE que:

I) O Eng.º Ângelo Correia errou quando disse que a Dr.ª Manuela Ferreira Leite escolheu o seu sucessor (PPC), após "elaborar as LISTAS";
II) A “CONJUNTURA UNIDA" errou, quando politicamente o colou à MÁ-MOEDA;
III) Tem uma GRANDE COMPETÊNCIA;
IV) É um GRANDE DEMOCRATA e um grande SENHOR.

Um bem-haja de
Jorge Diniz (N 168964)

(1) - Sir Thomas Gresham, que foi conselheiro financeiro da rainha Isabel I de Inglaterra, preconizou a ocorrência de um efeito específico - o princípio económico que diz que moedas que têm valor pleno em termos de metal precioso tendem a desaparecer quando circulam num sistema monetário depreciado. De acordo com esta lei, as boas moedas são exportadas ou derretidas para se capitalizar o seu valor de mercado mais alto no câmbio estrangeiro.

nós por cá...... disse...

Dr.Pedro
Hoje fiquei com medo, a sério. Não com medo de ser preso, nem torturado, claro, mas com medo do rumo que tudo isto está a tomar…Esta impune treta de política que nos deixa sem trabalhos e sem vontade de contrariar, pelas consequências que podem vir no futuro. O pior de um povo não é a prisão física, é a intelectual e isso todos os maiores de 40 anos ainda nos lembramos e é disso que eu tenho medo. O facto de não falar porque posso um dia ficar sem pão para dar á família. Isto eu, nós, não vamos tolerar…Santa paciência…Já notou que não há um único arguido do PS em abuso de poder ou corrupção? Que ninguém já fala no escandaloso FreePort? Nem nos filhos do tio? Nem da tia? Nem da mãe? Nem nos exames por fax? Nem nos Diplomas de Domingo????? Isto não é de bradar aos Céus? Que raio de Democracia é esta? Senhor Presidente da República? Senhor Procurador geral? Senhor Presidente da A da República? Senhores Líderes dos partidos democráticos? Senhores “independentes” Juízes? ESTÁ AÍ ALGUÊM?????????????????????????? Não parece….e isso é ainda mais grave, triste, intimidatório…Faz-nos pensar de que realmente estamos entregues ao Deus dará..De que vale tudo, de que nem vale a pena escrever ou dizer nada…
Vi as notícias e de repente ouço o PM aos gritos de "liberdade","liberdade"...Mas se há alguém que a tem denegrido e espezinhado é ele. Está agora preocupado com ela? Tanto que vai á Madeira gritar por "ela"? Já terá parado um momento o PM e pensar de que desde há 34 anos, nunca um Português se tinha preocupado com isso? Nem nos Governos de Cavaco Silva isso foi jamais posto em causa e hoje, com um PS desconhecido, perdido, liderado por alguém que certamente não perdeu porque nunca teve norte, estamos pela 1ª vez a pôr em causa a nossa própria Democracia. O PM mesmo que assim não pense, deveria perguntar-se porque! Porque é que dizem isto? porque é que já se fala a boca cheia da falta de liberdade? Pensar bem no que fez, nos telefonemas aos média, nas tentativas de calar as pessoas, tudo tiques de ditadura que ainda é cedo para deixar passar...o 25 de Abril foi há muito pouco tempo para deixar passar tanta arrogância impunemente. Não há fumo sem fogo! Aqui não há maldade, nem imaginação fértil, nem mania da perseguição, nem cabeças de turcos, nem manias pessoais. Quando o PM ganhou em 2005, tudo era boa onda, esperança..Ninguém falava em ditadura parlamentar..Se agora se fala, por algo será! Por isso o pedido ao PM. Pare e pense, que 9 milhões de Portugueses não estamos mergulhados em ilusão histérica de grupo....Isso é que era bom....NÓS POR CÁ ESTAMOS MUITO ATENTOS!

maria disse...

Pode não haver grande rasgo nesta entrevista. Mas há verdade.
Estamos fartos de mentiras e desavergonhices.Entre uma doença crónica e uma injeccção, prefiro a injecção.

silva disse...

Fiquei estupefacto com a declaração e palavras da Mandatária da Juventude do PS, a menina Carolina Patrocínio,"Eu odeio perder. Prefiro fazer batota a perder".~

Estas palavras são muito graves, de facto reflectem o governo de Socrates tem vindo a impingir ao país, este partido o PS têm vindo a fazer batota para não perder.

Existem varios exemplos, um dos mais clamorosos, em 2005 terem utilizado o Banco de Portugal e Vitor Constâncio para uma conzinhada "auditoria" ou ainda o dito curriculo do senhor engenheiro.

Mas a gravidade desta declaração é o mau exemplo para a juventude.
De facto para este PS a batota justifica-se, todos os meios são bons para não perder.

São estes os vergonhosos valores morais que o PS pretende incutir na sociedade portuguesa?

Antonio Fernandes Pina disse...

Exmº. Sr. Dr. Santana Lopes

Em resposta ao Sr. Dr. Dr. Jorge Diniz

A minha resposta está dada só que a sua liberdade e a do PPD não aparecem aqui transcritas como a democracia exige. Estas são as formas de liberdade que conhecem esconder a realidade de que os Lisboetas não são todos iguais para o vosso PPD. Ao não votarem no Sr. Dr. ANTÓNIO COSTA Lisboa será governada sòmente para meia dúzia de pessoas ligadas a esse terrível populismo de direita de que o Sr. faz parte integrante.
Os seus comentários dizem bem da qualidade desse PPD - esconder a verade.
Peça ao Sr. Dr. Santana Lopes que lhe dê a ler os meus comentários a seu respeito e às políticas de direita aplicadas para Lisboa que será "NINHO DE COBRAS" um grande desastre para a democracia Portuguesa.


Com os melhores cumpeimentos.

Assina: António Fernandes Pina.

Jorge Diniz disse...

Queixa-se o Sr. Pina – que às vezes assina como Chico (esperto?) – que os seus comentários “não aparecem aqui transcritos como a democracia exige”.
Não diz que a quantidade de baboseiras, por si proferidas, é de tal ordem (algumas de conteúdo nitidamente injurioso, outras de cariz delirante), que violam claramente as regras da boa educação e sã convivência.
Aliás, nem se apercebendo da tristíssima imagem que oferece do “seu” Dr. António Costa, e definindo-se a si mesmo como excessivamente "praticante" de chafurdice, é merecedor de piedade.
Mesmo uma onda de piedade.
Por isso, o seu jacto de ódio não é merecedor de mais resposta.
Passe bem

Antonio Fernandes Pina disse...

Exmº. Sr. Dr. Santana Lopes

Em resposta ao Sr. Dr. Dr. Jorge Diniz

Faço votos para que o Sr. Dr. Dr. não apareça por estes dias no blogue do Irritado. Definitivamente a democracia está a incomodá-lo, e de que maneira!?

Com os melhores cumprimentos.

Assina: António Fernandes Pina.

lidiasantos almeida sousa disse...

oh d. catarina gonçalves a senhora desculpe que lhe diga mas é um pouco palonça: discurso decorado, pois a senhora sem um papel não é nada, Fez uma plástica aos olhos para levantar o sobrolho, umas sobrancelhas implantadas para poder ler o teleponto, mas coitada nem mesmo assim. Foi uma entrevista combinada com a mulher DO P.C.DE SINTRA e a dita esqueceu-se de desligar o microfone e foi a vergonha do YOUTUBE.ALIÁS FOI TÃO RELES QUE A ERC VAI MULTAR A RTP POR FALTA DE ISENÇÃO JORNALISTICA. ENGRAXADORES!!!!!!!

Zeca Afonso disse...

O Pina não desiste!

Ora é Chico. ora é Pina, ora é lidiasantos!!!

Lá para os lados de Penalva, é demais.

Catarina Gonçalves disse...

Caro Dr.Pedro Santana Lopes,

A melhor resposta é o ignorar,fica para a próxima, mas de tão estupefacta que fiquei, gostaria de deixar bem claro, à Sra.da oposição que, depois de ter passado anos e anos com uma das mais promissoras gerações deste país, e de acreditar com grande convicção que essa geração vai levar a Dra. Manuela Ferreira Leite e o Dr. Pedro Santana Lopes à vitória nas próximas eleições legislativas e autárquicas; pois o País e Lisboa realmente precisam; de repente, eis que me vejo confinada a “um reduto”de pessoa(s) que mal sabe distinguir quando começa o Natal e terminam os Reis.
Será que os partidos da oposição e os seus bloggers não dão a devida atenção aos seus apoiantes…?! É uma pena!!!

Catarina