segunda-feira, 18 de maio de 2009

O medo da verdade

Se há algo que me faz impressão é a facilidade com que as pessoas mentem. Aliás, costuma ser associada a Política à mentira e os políticos serem considerados uns mentirosos. É triste que assim seja. É possível fazer política falando verdade. Às vezes as pessoas podem mudar de opinião ou estarem enganadas sobre determinada realidade... Mas, dizer uma falsidade, fazer uma promessa, proferir uma afirmação, sabendo-se, à partida, que é falso o que se transmite, é uma vergonha.

Não consigo compreender como as pessoas não entendem que não lhes faz bem mentirem Por vezes, há mentiras que têm sucesso. Triste sucesso, enfim!...Por exemplo, a mentira do déficit previsional para 2005. Foi uma mentira, um golpe, ou a segunda parte de um golpe, mas atén surtiu efeito. Outras há que por vezes pegam, até por misturem ficção com uma base factual de pequena dimensão... Por exemplo, esta história de Salazar playboy que anda para aí a ser difundida como se de verdade histórica se tratasse...

Agora, em Lisboa, andamos nessa. A propósito das obras nos bairros históricos, António Costa não diz a verdade sobre as obras de reabilitação feitas em Lisboa entre 2002 e 2005. A Vereadora Helena Roseta já o corrigiu, a ex- Directora Municipal Mafalda Magalhães de Barros já o desmentiu (nomeadamente em relação ao Castelo) e a população de Alfama já lhe mostrou o que pensa dessas suas desculpas mais ou menos esfarrapadas... Que mal tem a verdade? Só tem medo de falar da realidade quem tem medo de não a conseguir derrotar. Dentro de poucos dias a Verdade será reposta.

15 comentários:

miguel vaz serra... disse...

Dr.Santana Lopes
Tem razão.
A mentira é feia e sempre se descobre, sempre, e principalmente quando é enrolada de intriga, que a meu ver, é ainda pior que a mentira, pois leva uma verdade fora de contexto a parecer mentira por falta de integridade moral do intriguista. É por isso que na política como na vida real, a comunicação é vital entre as pessoas. O Dr., que para mim é das pessoas que ouço e vejo neste País com mais facilidade de comunicação, entende-me certamente.
Mas como diz...dentro de dias a verdade será reposta......

Anónimo disse...

Quando se trabalha, expõem-se a incompetência de quem não o faz e ai surge a mentira, a calúnia e a difamação como a forma de guerrilha dos fracos.Não são os politicos que mentem, mas sim os incompetentes. Mas aguardemos com calma pela reposição da verdade.
Vanessa

Anónimo disse...

É por essas e por outras que Manuela Ferreira Leite surpreende.
Se tivesse que deixar a sua carteira para ser gerida quem preferia entre Socrates e Ferreira Leite? A resposta é óbvia!

florbela silva disse...

Dr. Pedro Santana,

Perfeitamente ajustada á sua posição, mesmo que sofro represálias e críticas por ter escolhido uma posição... A escolha da sua candidatura e enquanto candidadato foi uma opção pela lisura de processo e transparência dentro desta farsa que actualmente compoe o cenário Político.
Este executivo camarário tem-se pautado de facto por muitas contradições, mas esses enganos matemáticos já vêem do tempo da governança "Guterrista".
Nem falemos nos ditos e desmentidos do próprio Sócrates, e pode-nos processar a todos, porque o material da comunicação social só confirma todas estas afirmações.
Sinceramente, nunca pensei que este País vira-se a "alegoria da caverna", em que a realidade que se vê na base das instituições é como se estivessemos um espelho que reflete a realidade que vem de cima.
Aguardamos de facto que a verdade venha ao de cima, e muito mais que seja uma verdade institucional de cunho jurídico.
É interessante como uma "campanha negra" pode abalar estruturas judiciais como uma Procuradoria? será que são mesmo mentiras e invenções do "zé povinho" ... Ou temos andado todos a assimilar meias verdades, sim porque uma mentira ao ser muito bem contada e convicta vale mais do que uma verdade transparente.
Ser político verdadeiro é uma missão impossível, porque corre-se grandes riscos e perde-se muito em termos pessoais ... È mesmo uma teia que nunca mais tem fim...
Se a temperatura começar a aquecer basta usar chapéu ...
Florbela da Silva

Hugo Correia disse...

Muitas vezes tenho a sensação que está tudo dito e que nada de novo venho a acrescentar. Por isso, uma nova abordagem. Não é original mas faz bem lembrar.

« Os homens que são dotados mas displicentes não conseguem dissimular um tom de ligeira indisposição sempre que um dos seus amigos realiza uma obra relevante. A sua inveja vem à superfície, envergonham-se da própria preguiça - ou talvez receiem que o homem activo afinal não os despreze mais nesse momento do que habitualmente. É com tal disposição de espírito que criticam a obra em questão - transformando essa crítica em vingança, para grande surpresa do autor.» NIETZSCHE, Humano, demasiado humano

« Não devemos dizer tudo o que queremos: seria uma tolice. Porém, o que dizemos deve ser tal qual o pensamos, pois que de outro modo incorreríamos na malícia. Não sei que comodidade procuram aqueles que fingem e arremedam sem cessar, a não ser a de nunca terem crédito, mesmo quando dizem a verdade; os homens deixam-se enganar com tal procedimento uma ou duas vezes; mas fazer-se profissão de andar encoberto [...] é alimentar naqueles que tratam connosco o juízo de que só proferimos logros e mentiras.» MONTAIGNE, Ensaios

« Os mentirosos só logram uma vitória: a de nunca mais se fazerem acreditar, mesmo quando dizem a verdade.» ESOPO, Fábulas

Um abraço

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Caro Dr Santana Lopes

Acredito que como escreve a verdade doa muito mais que a mentira. Se não fosse assim o meu comentário escrito estando eu perfeitamente identificado não teria sido apagado.

Mas eu sou persistente pelo que aqui lhe deixo uma petição hoje iniciada e dirigida aos lideres dos 3 partidos da coligação por Lisboa : http://www.peticaopublica.com/?pi=JTMB

Unknown disse...

A MAÇONARIA PORTUGUESA ANDA DE CABEÇA PERDIDA E SÓ FAZ E DIZ DISPARATES!

Este Blog é só uma pequena contribuição para desmascarar a Maçonaria Portuguesa que está filiada no PSD e PS, que têm destruído sistemáticamente a NAÇÃO PORTUGUESA!

Culpam-se uns aos outros (PSD e PS), como é normal entre maçons de Lojas Diferentes!

Julgam que são os DONOS DA VERDADE, mas o Povo Português NÃO precisa deles para nada!

Quando estão no PODER, com a alternância que sabemos, FAZEM SEMPRE AS MESMAS ASNEIRAS!

A NAÇÃO PORTUGUESA está de rastos com tanta ASNEIRA!

Estes maçons que agora (des-) GOVERNAM A NAÇÃO, são os sucessores daqueles que estiveram por detrás do assassínio de El-Rei D. Carlos e de sua Majestade Real, o Princípe D. Luís Filipe, que como sabemos levou à REPÚBLICA!

Esta REPÚBLICA é uma REPÚBLICA SANGRENTA!

Idealizada e Perpetrada por...ASSASSINOS!

Têm as mãos TINTAS DE SANGUE não só do Regicídio mas também de MASSACRAREM o POVO PORTUGUÊS!

Eles TÊM OS BOLSOS CHEIOS e o POVO...na MISÉRIA!

Desmascaremos esta "ESCUMALHA" que tanto nos têm SUFOCADO!

PORTUGAL É DOS PORTUGUESES!!!

Gostaríamos de contar com TODOS OS PORTUGUESES para isso!

Todos são benvindos ao Blog "BAR DO ALCIDES"!

Enviem-nos os vossos temas que nós prometemos PUBLICAR TODOS!

UM GRANDE BEM-HAJA A TODOS!

VIVA PORTUGAL!!!!!!!

bar do alcides

miguel vaz serra... disse...

Dr.Santana Lopes
Pela primeira vez em mais de trezentos anos um Presidente do Parlamento do Reino Unido, aquele Reino que os Portugueses por ignorância chamam de “Inglaterra” ,pede a demissão.
Razão? O facto dos “MP’s”, deputados, andarem a pagar com dinheiro dos Britânicos, os seus “meos”, a suas hipotecas, as mobílias, enfim, coisas que não são do fórum público, como gasolinas ou deslocações.
Alguns deles devolveram o dinheiro aos cofres de sua majestade, pela vergonha de ter sido exposta a luxúria degradante da política europeia.
Mas quem está aqui em causa não são os que gastaram. Esses só pelo facto de ousarem pensá-lo deixam de necessitar comentário.
O que eu gostaria de salientar é a dignidade de quem resigna, de quem pediu a demissão.
É assim que um homem com H se porta quando é salpicado pela onda perversa da má política e abuso de poder, uso indevido de fundos públicos ou de influências escuras.
Um exemplo para o Governo Português que atravessa um dos mais “raros” desvios de democracia, dignidade política, liberdade de expressão jornalístico e do público em geral dos últimos 35 anos.
Amordaçar não é só prender ou torturar!!! É também não dar voz á verdade!!!

João Gonçalves disse...

Pedro,

Este comentário "responde" ao comentador que me antecede. D. Carlos queixava-se de gerir uma monarquia sem monárquicos. Devia saber do que falava. Pelos vistos, não esqueceram nada nem aprenderam nada. Basta ver quem imediatamente se regozijou com a "petição", a saber, o blogue dos assessores do governo e do PS que nem link merece. Como ensina Séneca, nunca há bom vento para quem não conhece o seu porto. Desde muito antes do trágico 2 de Fevereiro de 1908 que os nossos pobres monárquicos não conhecem o deles. Cumprimentos.

MARIA disse...

Dr. Santana Lopes, às vezes mesmo quando não se quer mentir a memória atraiçoa-nos e conduz-nos .
O pior dos enganos em que incorrem os Portugueses é terem pouca memória e por isso repetem vezes sem fim os mesmos erros. Concorda comigo?

Francisco Azevedo Brandão disse...

A verdade é como o azeite diluido na água, vem sempre à superfície. Mais tarde ou mais cedo a verdade desenvecilha-se da mentira e brilhará à luz do dia sem subterfúgios nem «manigâncias» de qualquer espécie. Assim acontecerá com a Cãmara de Lisboa, o caso Freeport, a Casa Pia ou o processo disciplinar de Lopes da Mota. O tempo e a paciência são os melhores conselheiros para se atingir o cerne da verdade. Estou firmemente convencido que o tempo do presente presidente da Cãmara de Lisboa está a terminar e que outro tempo virá para Lisboa prosseguir o caminho que vinha fazendo com Pedro Santana Lopes que a conhece profundamente e sabe do que ela precisa. Os lisboetas já estão fartos da inércia sonolenta deste mandato que nem ata nem desata.Está como o país, governado por um primeiro-ministro que só sabe correr no asfalto, armado em atleta de meia tigela, para gozo dos seus apaniguados que se esfalfam, imbecilmente, a aplaudi-lo. Parafraseando um título de um livro bem conhecido:«LISBOA É UMA FESTA!». Mas, temos de convir, que é uma triste festa!

Florbela Silva disse...

" Em defesa das causas perdidas"

Começa a ser assustador cada desabafo que as pessoas vão fazendo, por aqui e por ali, com olhares receosos, medindo o "vizinho" de lado, sem saber quem poderá estar a ouvir.
Isto é deplorável numa democracia...nem sei como se conseguiu fazer um 25 de ABRIL, pois há época, não havia telemóveis, não havia internet, não havia liberdade de expressão, mas este povo conseguiu combater um governo totalitarisno, manipulador e absolutista. Onde estão os herois que fizeram os 25 De ABRIL. Já sucumbiram todos com a doença da moda, ou estão com "chorudas" reformas que lhe permitem esquecer tudo quanto passaram?
Tenho muitas reservas em relação ao futuro, quando chegamos ao ponto de assistir ao que se passa nas salas de aulas, como é disso exemplo, a escola de Espinho.
Acho que já conseguimos passar a barreira invisivel da electrónica, este País está a bater no fundo.
Onde estão os governantes que têm por missão, defender os nossos interesses ... Andam muito ocupados neste momento em campanhas a nível nacionais para se debaterem por "mais poleiro".
Neste momento só está ao leme o Ministro das Finanças e na proa o Ministro dos Assuntos parlamentares-Dr. Santos Silva, que vêm entreter o "povinho" com um comentário de quando em quando sobre o estado da nação.
Estamos a ser governados por fantasmas??? ninguém vê o que se passa???? Ninguém resolve os problemas graves que as pessoas estão a passar, situações graves de fome, miséria urbana, crianças em risco.
Onde está a democracia apregoada no 25 de ABRIL.
Companheiros vamos festejar sem cravo na lapela, ontem já era tarde para mostrar-mos o quanto estamos descontentes por tanta má governação.

THAT´S ALL FALKS
Flor

Anónimo disse...

Não tenho dúvidas nenhumas que foi por V. Exa não ter medo da verdade que foi demitido do Governo!
Infelizmente pessoas como V. Exa não interessam aos poderes instalados, mas felizmente que ainda vão interessando a uma parte do eleitorado.

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes incutiu-se na sociedade Portuguesa a imunidade a quem mente e a quem engana.
Senão vejamos os casos da maior parte dos nossos politicos, que mentem, fazem falsas promessas e como recompensa, voltam a ser reeleitos ou então são nomeados para altos cargos do estado.
Como diz o seu amigo, Joaquim Jorge do clube dos pensadores, se um dia enverda-se pela politica acabaria como Olaf Palm, ou seja assassinado.
Ele reconhece que neste País quem disser a verdade ou quiser pôr este País na ordem, terá muitas barreiras pela frente, entre elas a sua própria segurança.
É pena que assim seja e que os Portugueses não abram os olhos para ver realmente quem fala verdade e quem ama este País de maneira a conduzí-lo no bom caminho.
Dr. Santana Lopes a sua candidatura vai no bom sentido, pois quando esteve no governo apenas quatro meses e o povo tem memória curta, V. Exa afrontou os poderosos, tendo começado pela banca, foi quando os lobbis instalados neste País, resolveram correr consigo, para nossa desgraça.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo

Anónimo disse...

é bem verdade o que aqui diz... aliás uma verdade tao óbvia; sabe Dr, a mentira tem sempre perna curta; e quanto menos se espera, descobre-se toda a verdade. em tudo na vida; e não é só na política! pelo que sei o Dr também é muito integro na sua vida pessoal e privada: só assim se pode ser um Grande Homem! nunca se pode deixar cair em tentação...não se podem nunca fazer promessas que não se podem cumprir.preze sempre a verdade. e talvez assim consiga ter paz um dia. o Dr tamém me entende...