domingo, 13 de julho de 2008

O trabalho de Sarkozy

Apesar das muitas polémicas em que se envolve, Nicolas Sarkozy continua a marcar pontos na cena internacional. Depois dos muitos esforços que fez no processo de libertação de Ingrid Betancourt, é agora o sucesso com a cimeira da União para o Mediterrâneo, tendo conseguido a participação de cerca de 40 Chefes de Estado e de Governo com resultados, nomeadamente quanto ao Médio Oriente que merecem a devida atenção.
Este desenvolvimento do chamado processo de Barcelona constitui um triunfo da Presidência Francesa e, naturalmente, do Presidente Sarkozy. Só a participação do Presidente da Síria, Bachar Al Assad, nesta cimeira e o facto de este País e o Líbano, pelo Presidente Michel Suleiman, terem decidido reabrir, reciprocamente, as respectivas Embaixadas, constitui passo merecedor de realce. Isto para além de outro importante encontro entre o Primeiro - Ministro Israelita, Ehud Olmert, e o Presidente da Palestina, Mahmud Abbas. Lembremo - nos de que Sarkozy desenvolve toda esta actividade diplomática sem choques transatlânticos, continuando assim firme na ruptura com o distanciamento dos EUA que dominou, durante muitos anos, a política externa do seu País.
Como mero registo, saliente -se que esta segunda - feira é o Dia Nacional da França. Há sempre Bastilhas para tomar.

12 comentários:

Anónimo disse...

Dr.Santana Lopes
Li o seu comentário e claro,é realmente de uma vitória diplomática de fazer inveja a Blair nos anos de ouro do ex PM britânico.Mas não podemos esquecer de quem vem tudo isto,a linha política do Presidente Francés,de donde veio,como vê a França,a Europa e como recebe em casa tudo e todos como se vosse um simples "social worker",sejam eles Colombianos,Palestinos ,Sírios ou ali da esquina duma rua de Paris.
Não é arrogante,é "bravo",não é nenhum ditador mas tem pulso forte,e por isso a Presidencia Francesa vai-nos fazer esquecer o que um dia Cavaco Silva apelidou de algo extraordinário : a nossa Presidencia há tão pouco tempo atrás com o PM actual.
Afinal só consegui o Tratado de Lisboa que depois de fazer correr rios ( esta palavra cheira-me a fogo mesmo sendo água..não sei porquê..)de tinta, afinal a MONTANHA PARIU UM RATINHO.
Levou um chumbo na Irlanda,a Polónia baila ainda ao som do fandango Alfacinha e o tratado NÃO VAI A LADO NENHUM!!!!
Sabe Dr. "ele" há políticos a sério no poder,mas estão lá para os lados "da" França..........

Anónimo disse...

Estimado Dr.Pedro
Li isto 45 vezes!!!!!
É tão profundo,tão profundo,que fiquei com um esgotamento nervoso para poder assimilar...
Só Portugal deixa tamanha aberração gastar o abono de família,despesas da escola e Faculdade e o pior é que estas coisas se reproduzem!!!!!

"O Partido Socialista encolheu de António Guterres para Ferro Rodrigues e deste para José Sócrates, mas à direita a desgraça é ainda maior. Luís Filipe Menezes, Pedro Santana Lopes e Paulo Portas não passam de rugosidades que o tempo apagará. Nenhum deles chega a ser um líder. Serão, porventura, jogadores, manipuladores do quotidiano.
No fundo, aos políticos, só se pede uma coisa: que adoptem o desejo de Katherine Mansfield - “quero ser tudo aquilo em que for capaz de me tornar” -, como um dever cívico ou uma oração."
JOÃO MENEZES

ps.João Meneses faz parte da TESE, uma Organização não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), criada em 2002, que tem por missão contribuir para a parceria mundial para o desenvolvimento ( de quê???mental não é certamente )

Humberto Travassos disse...

Quando o Dr. Pedro Santana Lopes voltar a ter poder na República volto a ler e talvez a escrever.....

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes quer se queira, quer não, Sarkozy no meu entender tem feito um bom trabalho como Presidente, embora outros possam discordar, por causa não do seu trajecto como Presidente, mas por outras coisas irrelevantes.

É tido como um homem responsável e inabalável, lembremo-nos do que se passou quando era Ministro da Administração Interna onde não teve qualquer receio de enfrentar os tumultos que por lá haviam, tendo mandado a policia actuar restabelecendo a ordem publica, não teve receio do futuro, teve de agir e agiu conforme achou melhor, tendo sido na altura apelidado de ditador., só que o tempo deu-lhe razão e não só o tempo, os Franceses em geral também lhe deram razão, e tanto lha deram, que o elegeram para Presidente.

Pelo que tenho visto enfrenta todos os problemas, não se refugia, uns dirão que é por puro protagonismo, eu penso que não, ele faz isto por dever consigo mesmo e por acreditar que é o melhor para a nação, por vezes pode não o fazer da maneira mais própria, mas no fim os resultados aparecem.

Esta cimeira ainda agora começou e já é unânime que tem sido um sucesso, espero que continue afim de ver se a Europa finalmente entra no caminho certo, e a ver se nós Portugueses aprendemos alguma coisa com toda esta situação, uma vez que temos de saber separar a vida política da vida privada e isso os Franceses sabem fazê-lo e bem

Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo.

Anónimo disse...

LECEIA A CONCELHO

http://leceiaconcelho.blogspot.com/


MOVIMENTO DE CIDADANIA PARA NÃO CIDADÃOS!!!!!

ABAIXO A REACÇÃO!!!!

SAI DA SOMBRA, SINDICALIZA-TE!!!!!

DR. LAPAROTE!!!!

Anónimo disse...

Francamente eu ainda não consegui parar de rir com a história dos saltos altos. Estamos a falar de sete cm sete?!

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=102371

Perdoem-me este comic relief...

RBJ Van der Styles Bing disse...

Com os meus melhores cumprimentos,
Caro Dr. Pedro Santana Lopes:

poder-se-á dizer que, com as devidas comparações, Sarkozy é o Santana Lopes francês.
Competência, rigor, capacidade, inteligência e depois... uma imagem deturpada pela opinião pública atendendo às constantes intromissões na sua vida privada e pessoal!
Criticado no seu país natal e reconhecido no exterior.
Esperemos que não venha a ser igualmente despedido sem justa causa! O que, acabo de me lembrar, sempre estará fora de hipótese porque lá em França é também o Jorge Sampaio francês, o senhor presidente! E ele nunca faria a si próprio a desfeita de ser despedido!
Talvez tenhamos todos nascido no país errado...

Anónimo disse...

Caro Pedro (se é que o posso chamar pelo seu nome próprio sem para que tal tenha afinidade para ...)

Deixo apenas um pequeno repto, no seu espaço de liberdade pessoal.

Gostaria de ver mais comentários seus nos "posts" deixados por todos nós no seu blog.

Fugindo ao tema em sí, vejo que "larga" as suas ideias, mas não as debate com os demais. Seria muito bem vinda os seus comentários a estas ideias lançadas ao ar pelos leitores do seu blog.

Algo para reflectir, talvez ...

E mais uma vez, as minhas desculpas por sair do tópico!!!

Unknown disse...

Dr. Santana Lopes,

Só é pena o Sarkozy não brilhar tanto na governação da República Francesa como brilha na diplomacia.

José Leite disse...

Concordo plenamente!

Sarkozy está a dar uma imagem interventiva e desempoeirada, protagonizando actuações dignas de aplauso, independentemente do quadrante ideológico do observador.

O saldo é globalmente positivo quer se goste ou não goste.

A polémica à volta da «salope» Carla Bruni é muito semelhante ao que se passa em muitos países de terceiro-mundo. Mas é apenas uma minoria, penso eu!

Anónimo disse...

"Porqué NO ME callo"
Dr.Santana Lopes,
isto de viver em Portugal tem que se lhe diga..António Costa ficou horrorizado com as cartas de Pedro Coelho e "eterno" Menezes( porque no se calla?)a Ferreira Leite ( sim Senhora,parece que foi ela que o rei Juan carlos mandou calar...não há quem ouça NADA dessa boca ).
Pacheco Pereira disse que só falta o Dr.Santana Lopes escrever tambêm uma e que seguramente estava á espera do final do Verão.O que não entendi era o porquê.Não o porquê "no se calla él(Pacheco)de una vez" mas o porquê de o Senhor esperar pelo fim do Verão.Pelo que conheço da sua carreira política,não estou a ver o Dr.Santana Lopes a mandar recados por carta,mas o Señor "Perera" parece gostar de cartas.Talvez seja uma das 74.000 que andam perdidas nas teias daquele novo monstro que Sócrates criou..(meu Deus,chamei Sócrates ao Senhor Sousa!!!!Pior,disse que criou algo!!!)
Mas a razão de "no callarme" é pelo desfile imparável de Ditadores neste País e recebidos por Sousa e Cavaco como se estivessem na piscina que ele( Aníbal) mandou fazer em São Bento, esquecendo que as casa de banho estavam a cair.Se calhar tomava banho na piscina( porqué no me callo...)Mogabé,3 vezes Chavez que parece estar mais domado pela Coroa Espanhola e o mais incrível aparecimento agora,Obiang,o mais temível e sanguinário ditador Africano.
http://en.wikipedia.org/wiki/Equatorial_Guinea ( vale a pena ler.. )
Obiang é Presidente da Guinea Equatorial.(1969 Carrero Blanco,PM da Espanha Franquista deu independência.Macías foi o 1º Presidente.Seu primo,Obiang,actual Presidente,mandou matá-lo em praça pública e tomou o poder.É considerado o 8º homem mais rico do mundo por gerir o País como se fosse a sua quinta,cheia isso sim de Petróleo...muitos colonos Portugueses foram espancados,alguns morreram e perderam tudo,claro.Todo um CV digno de ser recebido por Sousa,o nosso Sousa pá,porreiro..o povo vive abaixo do euro por dia,morrem á fome crianças diáriamente,segundo fontes não governamentais..Não era Guterres que andava em Nova York a tratar destes assuntos?Então o amigo Sousa recebe cá gente desta?Ai PS PS,Sampaio vai engolir tanto sapo, Dr.Santana Lopes )Por tudo isto e mais,NO ME CALLO!!!

ps.Se eu fosse o Senhor Van Der Styles não estaria tão seguro de Sampaio não demitir o Senhor Presidente Francés...On sais jamais! Diria o nosso queridíssimo Ministro

Anónimo disse...

Dr.Santana Lopes.
Em Paris recebe-se a esperança mundial,Obama.Um imenso vendaval de ar fresco que desde os anos 60 não se respirava no planeta.Em Lisboa recebe-se Obiang.Um assassino em série agarrado ao poder pelo Petróleo do seu País que como Eduardo dos Santos,gere como se fosse só seu.
O Professor Cavaco Silva sempre teve o sonho de ser PR mas eu digo-lhe uma coisa...Podia ter escolhido outro PM para "trabalhar".Vão ficar na história os 2 como o piorzinho desta eterna dupla PR/PM desde 1974 tanto em política interna(desastrosa) como externa(McCann,USA,Zimbabué Tratado de Lisboa etc etc etc...)Tanto para dizer e Manuela tão calada..Tão falta de palavra tem essa Senhora?Lamentável e triste para um Partido como o PPD que merece MUITO mais.