terça-feira, 10 de junho de 2008

O regime

Luís Marques Mendes foi hoje condecorado. E, certamente, muito bem. Já foi Presidente do PSD, Ministro. Por que não? Eu também fui Presidente do PPD/PSD, mas não fui Ministro, só Primeiro - Ministro.
Aliás, já disse o mesmo de todos os que foram condecorados por terem organizado comigo a Lisboa - 94. Por que não? Era merecido. Eu não era da Administração da Lisboa - 94. Só a tutelava, era o responsável como Secretário de Estado da Cultura, em conjunto com a CML. Só os escolhi, aprovei a programação, escolhi as obras e tratei do financiamento de quase todas.
Como disse o mesmo de Teresa Patrício Gouveia, quando cessou funções governativas após 4 anos como Secretária de Estado da Cultura. Por que não? Era merecido. No meu caso, exerci as mesmas funções mas 5 anos. Não foram só 4. Ultrapassei o previsto...
Como já o disse de tantos outros. Por que não? Só não digo que foram merecidas todas as condecorações atribuídas por Jorge Sampaio, nas últimas semanas de Presidência, porque é impossível seguir toda a lista de actores, empresários, autarcas, colaboradores seus na Câmara de Lisboa, estilistas, mandatários seus, gestores, jornalistas, dirigentes de associações, cabeleireiros, tantos, tantos. De qualquer modo não fui nada disso nos seus mandatos. Fui autarca, Presidente de duas Câmaras Municipais, uma a da capital do País, mas já não era. Exerci o cargo de Primeiro - Ministro mas tinha sido pouco tempo antes. Se calhar foi por isso.Mas, mais do que eu, quantos haverá, em tantas áreas de actividade, que não são reconhecidos.
Não é que interesse muito ou que interesse pouco e que não saibamos todos quanto, infelizmente, essas situações estão desvalorizadas. Interessam cada vez menos. Quem já seguiu por perto o modo de atribuição, por exemplo, em visitas oficiais, sabe o que significam essas realidades. Só merece algumas palavras pelo que representa quanto ao funcionamento deste regime. Acreditem: distinções destas não são para qualquer um, mesmo para quem esteja nas mesmas ou em melhores condições. É para quem é. E não temos nada com isso.

24 comentários:

Anónimo disse...

Muito muito bom.
já sei que lá vao vir as vozes do costume a dizer que Santana se está a vitimizar. Mas eu, muito sicneramente, acho o texto fantástico. è por essa razão que o querem correr da política portuguesa. Mas um enfant terrible nunca pode desistir.
parabéns por tudo o que tem feito...

Anónimo disse...

De facto, as condecorações de Marques Mendes e Vitor Baía são inacreditáveis...

Qt a Jorge Sampaio e Mário Soares, já foi dito noutro Blog que só não Condecoraram as Porteiras dos seus prédios...

Anónimo disse...

Em 1982 fiz o serviço militar no Regimento de Artilharia de Costa, cumpri o serviço como 1º Cabo com honra e orgulho de servir a minha Pátria. Tive como instrutor um rapaz Aspirante Guimarães, que tão boa memória me deixou, e que tantas saudades deixou.
Um Português como nunca conheci ninguém, patriótico, duma rectidão, com honra, de uma fé inabalável, justo e era dificil ser justo na altura, fez um excelente trabalho de organização e comunicação de toda as baterias de defesa de costa que estavam descoordenadas entre elas.
No final, as medalhas de mérito foram entregues a todos os que eram mais baldas.
Aquele que cumpria e fez cumprir a disciplina militar à qual tantas vezes discordava, que trabalhou porque sempre o que fez só o fazia bem.
No final, nem um louvor, nada!
Não lhe ouviram um reparo, nem uma reclamação, mas ainda me lembro, ferido no seu orgulho de quem defenderia a Pátria com a sua vida caso fosse necessário. Dei uma volta a pé com ele, ainda reparei numa lágrima que lhe correu pela cara, pela injustiça.
Recordo ainda hoje as minhas palavras "...de que serve uma medalha entregue pel'aquela gente sem valor, honra..."
Quando acabei o meu serviço militar procurei o Meu Aspirante como lhe chamava afectuosamente, teve a melhor medalha que se pode receber, nesse dia foram as minhas lágrimas que correram.
Tal como o Meu Aspirante o Seu trabalho, coragem e sacríficios em prol de Portugal são admirados por muitos, e esses/as são as melhores medalhas dos portugueses lúcidos.

Anónimo disse...

Gostei do pensamento.
Estamos num País que nunca se sabe bem a razão de nada nem de tudo...
Merecemos de certa forma os "péssimos" valores que nos representam e que nos comandam. Repete-se sempre os mesmos erros, elege-se gente que nem eles sabem bem o que são...
Elege-se e não se vigia. Comoa democracia permite quase tudo, cá estamos nós de novo a "falar pró boneko" ...
Bem Haja

Anónimo disse...

Quando era pequeno, na escola, eu era o melhor aluno do 4º ano numa escola privada. Ao fim do ano a direcção resolveu atribuir uma condecoração: 3 medalhas e eu esperava muito justamente receber a de "ouro". Qual não foi minha surpresa ao ver o 2º melhor aluno recebe-la!
Aprendi ali a verdade nua e crua: eu não era filho da sub-diretora e por isso não merecia a honraria.

Anónimo disse...

Caro Dr. Santana Lopes,
De com estrelas e estrelados está a Pátria portuguesa cheia...

O Dr. Santana Lopes (eu igualmente) pertencemos aos do "ról" dos estrelados.

Ficamos por isto: "que se lixe a medalha que é de cortiça queimada"!

Já tive um colega (um filho da mãe) que nunca fez "porrinha" que se visse, foi condecorado com uma medalha, num dia 10 de Junho.

Seguimos sempre de costas viradas (na função pública) e para me "chatiar" a cabeça mostrava-me a medalha e dizia-me: "vês, vês, vês!

Eu respondia-lhe: "mete isso pelo c.... acima"!

Aqui há uns anos dei comigo a rir-me que nem um doidinho em frente a uma casa (daquelas que vendem tudo)em Croydon (arredores de Londres), pois naquele estabelecimento havia umas centenas de medalhas penduradas para vender...

Condecorações que deveriam ter sido penduradas ao pescoço pelas mãos reais de S.M. a Raínhas Isabel II e a avó Vitória...

E andei, depois, por ali a dar umas voltas e vou encontrar um cão "podengo" de laço ao pescoço e uma medalha que certamente o dono condecorou o seu cão rafeiro.

Olhe se as medalhas fossem de ouro, ainda um dia poderiam ser vendidas e realizar uns trocos para uma falta...

Agora um pedaço de metal estampado não dá para uns trocos e até para vaidades porque de medalhados está o mundo cheio...
Felicidades
José Martins

Anónimo disse...

Deixe-me que lhe diga, uma condecoração para si é muito pouco. O senhor merecia, um dia, ser canonizado por ter que aturar tanta falsidade durante todos estes anos. Isto é obra de santo!!!

Grande abraço

Atira Menires disse...

Tristes são aqueles que se medem pelas medalhas.

Existem milhões de portugueses que diariamente merecem ser medalhados por alimentarem um Estado despesista e sem equidade.

P.S.L. também fez e faz parte daqueles que não pôs nem põem termo a isso.

I have a dream. Sonho com o dia em que acordo e sei que vou ter um Estado justo. Pense nisto e veja na sua carreira de dezenas de anos de politica o que concretizou para isso.

Na minha modesta opinião, quem deveria receber os louvores, são precisamente as porteiras que o merecem. Todo e qualquer politico e governante no pós 25 de Abril (o tempo em que tenho memória) deveria fazer um acto de contricção de todos os pecados feitos para com os portugueses.

António Xavier

Anónimo disse...

Ó Pedrinho, então o menino ainda não reparou que não é do sistema?
Ora bolas decerto que já ouviu o ditado:
- Foge cão, que te fazem barão! -diz o gato
-Para onde, se me fazem visconde! -responde o cão.

Pedrinho, as 'latinhas' são para os 'cães' do sistema, não são para Homens!

rresende disse...

Até pode ter razão, mas fazer queixinhas é feio.

Liga Zitismo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

De facto concordo plenamente com aquilo que hugo correia diz.
O senhor merecia mesmo ser canonizado.
Cada vez entendo menos como é possivel os partidos politicos ( que se diga de passagem andam mesmo por baixo) terem pessoas dentro deles com tanto valor, com tanta comprt~encia e dão-se ao luxo de os destruir, de os afastar em nome de determinados lobies internos.
Depois é o que se vê.
Governantes como temos.
Pedro Santana Lopes, deixe-me tratá-lo sem a senhoria que sem dúvida merece, mas que dispenso em nome de uma grande admiração que tenho por si ou mesmo um carinho , porque não dizê-lo pelo ser humano que é,Pedro Santana Lopes transformou a Figueira da Foz e transformaria o parque mayer se o tivessem deixado.
Com visão de futuro e de modernidade, é um homem e um politico dos tempos actuais, que faz falta neste país cinzento de pessoas com vistas limitadas e mesquinhas.
Portugal com um mar infinito como horizonte, não esqucerá este politico que mesmo sem medalhas, muito tem dado aos portugueses.
Que o digam todos quantos vivem na Figueira da Foz.
Maria Antonieta Mariano
Porto de Mós
Leiria

lagartinha disse...

Agora sim, acho que já vi de tudo!
Condecorar o canosha, porquè? Sou um bocadinho loura política, senão, vejamos:
-Pensava que os Portugueses estavam fartos do Sr. Sócrates, mas a maioria PSD (Portugueses) acaba a votar na versão feminina do mesmo...
-Pensava que Marques Mendes não tinha feito nada de jeito e por isso foi derrotado, mas acaba condecorado...
Eu não quero ser eternamente burra...alguém me explica o porquê das coisas?
Muito obrigada
P.S. (irra! salvo seja) Não desista, funde mas é um partido novo, que seja uma alternativa a esta palhaçada ou qualquer dia anda tudo aos tiros!
Assina-se
Antiga simpatizante fornecedora de bolinhos para as reuniões da J.S.D. da freguesia de Parede

lagartinha disse...

Já agora, sendo um bloguista Português, sinto-me no dever de informar que fundei o clube de bloguistas portugueses, onde todos são autores, com profissões variadas.
É benvindo para visitar, associar-se se entender e participar. Claro que como administradora modero a coisa, mas uma vez que as pessoas que por lá pairam são na maioria profissionais liberais e professores, que é quase a mesma coisa, talvez lhe dê um incentivo para continuar a andar por aí...é que estão todos tãaaaao insatisfeitos!
http://clubedebloguistasportugueses.blogspot.com
É olink para a página onde encontra o caminho para um grupo que quer mudar o rumo deste ainda País...

Anónimo disse...

A sua não condecoração é óbvia: não se condecora quem teve uma tão lamentável governação! Simples, menos para si, que não enxerga o mal que fez ao País - e a Lisboa.

Anónimo disse...

Caro Dr. Pedro Santana Lopes

Cavaco Silva tem vindo ao longo do seu mandato a agradar a gregos e troianos. Mas, esquece que não se pode ter sol na eira e chuva no nabal. A seu tempo o povo talvez faça justiça, porque estes malabaristas acabam sempre por se safar.
Senão vejamos, Marques Mendes teve mérito pois engoliu vários sapos vivos, e deve ser premiado por se ter sacrificado desta maneira. Almeida Santos, foi um brilhante português que fez fortuna num momento e numa conjuntura dificil, deve servir de exemplo a todos os portugueses (a Cruz de Cristo irá ficar bem pois este homem é um grande devoto).
E o Senhor o que fez? Foi impertinente e politicamente incorrecto. A sua insubordinação tem um preço a pagar.

Anónimo disse...

O País continua a ser injusto.

Então o trabalho do Sr.Dr. no Sporting?
Não terá sido a génese dos sucessos da Selecção de todos nós?

As centenas de apoiantes do seu Governo, as dezenas de militantes do PSD que em si votaram, não se conformam.

Ensurdecido pelos violinos de Chopin, o Sistema teima em não premiar O-Homem-Fora-Do-Sistema.

Insubstituível, surpreendente, inesquecível, o Sr. Dr. merece, sem dúvida, uma condecoração pelo que nos anima e diverte.

Bem-haja.

cjt disse...

Agora suponha por um instante apenas, caro PSL, que obtinha uma tal condecoração, qualquer uma daquelas por que suspira.

Seria isso motivo para perguntar "Mas por que raio?..."?

Rogério Carvalho disse...

Condecorações entregues com mérito. Outros poderiam receber e possivelmente estariam em melhores condições.
Por vezes o brilho de uma condecoração servirá como um verdadeiro endossante para motivar quem precisamos e de quem mais necessitamos. A fragrância a utilizar a pessoas que fazem parte da própria estratégia. Este pode ser um ponto de vista, poderá haver mais causas subjacentes.

Abraço
Rogério Carvalho

Anónimo disse...

Desde já deixe que lhe diga que subscrevo por inteiro as palavras de Hugo Correia. Depois, peço-lhe desculpa pelo meu atrevimento em ter vindo comentar neste seu blog. Acompanho este blog praticamente desde a sua "criação". Sou um jovem figueirense, tenho 22 anos e apenas lhe quero dizer: obrigado!!! obrigado por tudo aquilo que fez pela Figueira da Foz, obrigado por tudo aquilo que fez por uma terra que não é a sua, mas que a sentiu como sua durante todo o tempo que passou cá, e que agora tem também muito de si. Ouve-se por aqui, que a Câmara não tem dinheiro, que os autarcas que por cá passaram levaram a Câmara à bancarrota. Até pode ser que sim, até pode ser que a Câmara Municipal deva a tudo e a todos... mas também é verdade que, no seu tempo como presidente da Câmara, as "coisas" apareceram... Foi o Sr. Santana Lopes que colocou TODOS OS PORTUGUESES a falarem da Figueira...
Não me quero alongar muito mais, apenas agradecer novamente por tudo o que fez por nós.
Pode ser uma miragem, pode ser até, algo imaginário mas, se decidir voltar à Figueira, nós cá o esperamos, e estaremos TODOS ao seu lado.
Estará sempre e para sempre no coração de todos os Figueirenses...
Obrigado
Rafael Pedrosa

Rui Rodrigues disse...

Caro dr Santana Lopes:
Parabéns pelo seu texto que me parece acertadissimo.
A condecoração a marques mendes é de bradar aos céus.
"Cheira" a frete pago,a balão de oxigénio a um moribundo politico,olhe nem tenho palavras.
Cavaco esteve muito mal.
Por outro lado estas condecorações ás carradas não valem rigorosamente nada.
Como diz no seu texto "...saõ para quem são..." ou coisa do género.
Continue a sua luta que acredito que ainda voltará a liderar o PSD e a governar Portugal.
Porque este psd de elites e barões não dura seis meses.
É gente que nao presta,que não é solidária nem tem memória.
Ao ver antigos ministros seus a apoiarem outras candidaturas percebo bem a lealdade e solidariedade com que estavam consigo no governo.
Estavam pertoi para melhor o trairem.
E com as ajudas de sampaio e cavaco só podia dar no que deu.
Muita força que se fará justiça mais dia menos dia

Anónimo disse...

Exmo Sr.Dr.Pedro Santana Lopes, numa coisa estou de acordo com V.Exa,o que fez o Dr.Marques Mendes assim de relevante pela pátria? Outra dúvida me assalta o espirito, o que fez V.Exa pela pátria, quando deixou o país no estado em que deixou? O que fez V.Exa por Lisboa, quando V.Exa deixou na CML uma divida de mil e quinhentos milhões de euros de dividas e a CML enxameada de "assessores politicos" em cargos de chefia que agora bloqueiam as decisões para permitiriam salvar da falência a autaquia de Lisboa?
Existe outra certeza na minha mente, V.Exa de facto é um "enfant terrible", mas não deixe que a criança que há em si, lhe deixe atalhar o bom senso.

Aceite V.Exa os meus cumprimemtos.

Anónimo disse...

Não posso dizer que me considere um Santana-fã mas uma palavra da apreço tenho que dar a quem publicamente a pede e, na minha opinião, se até humilha um pouco, nesse pedido que faz a que se solidarizem com ele neste momento de indiganção!
Dr. Pedro Santana Lopes bastará verificar que as condecorações mais referidas neste blog como não merecidas foram entregues a pessoas a quem se consideram as carreiras como terminadas, quer seja a nível futebolístico, no caso de Vitor Baía, como a nível político como é o caso de Marques Mendes! Digamos que são como que condecorações a título póstume!
No seu caso creio que ninguém considera a sua carreira como terminada! E digo isto com a melhor das intenções... nos últimos anos tem sabido surpreender tudo e todos com maneiras de estar e agir nada naturais nestes meios! Quer seja para denegrir um pouco mais a sua imagem aos olhos de grande parte da opinião pública, quer seja para a reabilitar de uma vez por todas, todos sabem que a sua carreira enquanto político está longe de terminar!
Para dar uma nota a um livro, temos que ler as páginas todas e não podemos dar-nos ao luxo de o mal catalogar sem ler os últimos capítulos!
Terá que aguardar que os seus últimos capítlos sejam escritos...
Quero reafirmar a minha solidariedade para consigo neste momento, com esperança que não me perceba mal! Entendi do seu texto, como já o tinha entendido anteriormente, que o Dr.PSL procura nas suas acções uma "aprovação" da sua obra, do seu legado. Não quero acreditar que textos como estes busquem apenas uma palvaras carinhosas de Cavaco ou seus acessores a desculparem-se nos bastidores por não lhe ter entregue a medalha! Creio que não!
Melhor aprovação não poderá desejar do que, por exemplo, a quantidade de votos que obteve numas eleições em que ninguém na sua posição se atreveria sequer em pensar concorrer! O Dr. Pedro Santana Lopes deve saber que o país lhe está muito grato por mostrar que não há caminhos irreversíveis nem destinos escritos na política, e que estar na política activa é mesmo isso: adaptarmo-nos!
Boa continuação!

SEXTANTE disse...

Não desista de ser como é.....as medalhas são subjectivas,devem depender de quem as dá...embora saiba que muitas das vezes são a pedido.
A melhor medalha é o povo que no seu íntimo lhe vai dando.Repare que ainda agora, mesmo contra todas as campanhas o senhor teve 30% dos votos dos militantes de base.
faça tudo para os aumentar..há mais marés que marinheiros...o senhor vai ter uma nova oportunidade.Não tenha pressa!
PS.Como se sentirão os militantes de base do PSD quando o.....o militante das setas para baixo se tornar vice-presidente do PSD?
Muito mal se tiverem coluna vertebral?Ao que chegou o PSD.
Viva o PPD/PSD.
joaoaugusto