sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

A DESCOBERTA DO CAMINHO AÉREO PARA ALCOCHETE

Entidades privadas mais o credenciado LNEC descobriram, em poucos meses, o que décadas de estudos públicos com consultores nacionais e internacionais não foram capazes de encontrar: o simples facto de existir um local melhor do que a Ota para construir o novo Aeroporto.
Como será possível? Só isto, diz muito do estado a que o País chegou. Muitos falámos contra a opção da Ota. Mas pessoas de vários Partidos a defenderam. Embora ninguém mais do que José Sócrates e Mário Lino.
Cabe concluir: se não tivesse sido a iniciativa e a insistência de uns quantos e, diz-se, a intervenção do Presidente da República, teríamos ido mesmo para uma opção que não seria a melhor. Como é possível? Como é possível tal engano num investimento de tal monta?
Dando por adquirido que é mesmo necessário!...

26 comentários:

Observador disse...

Dr Pedro Santana Lopes
em minha opinião este caso OTA dá devida evidência à acção governamental do Governo José Socrates que aconselha a sua rápida saída pois:
1-Já prejudicou demasiado o País
2-QUER prejudicar ainda mais todos os cidadãos
Dr.Pedro Santana Lopes,como muito bem disse no Parlamento,este Primeiro Ministro é uma pessoa que inspira muito pouca confiança a quem é fraco.
Acredite que não vou gostar nada do que será Portugal após José Socrates e seus rapazes sairem do Governo.
Irei continuar neste assunto,se me permitir.
Aceite,por favor,os meus cumprimentos
c.monteiro de sousa

Anónimo disse...

Prepare-se é para ser alternativa que a hora pode chegar mais depressa : Os sinais de desagregação são evidentes e pelo menos com o senhor sabia-se quem mandava no governo. Agora o presidencialismo ganha forma.
cumprimentos
monárquico

Anónimo disse...

Dr. Pedro, o Sr. não foi PM?
Esteve no cargo pouco tempo, é certo, mas podia ter alterado o rumo o projecto, não podia?
O actual presidente da comissão europeia não foi PM eleito pelo PSD? Não defendeu ele também a OTA, tendo inclusive pedido financiamento à união europeia?

Aja bom senso nas criticas que se fazem.

Um Abraço.

Anónimo disse...

Deixe ver agora, dentro do próprio PS, como se zangam as comadres... O Eng. Cravinho é dos primeiros...
a por de mau-humor o Eng. Sócrates...

Anónimo disse...

Ex. Sr. Dr. Pedro Santana Lopes.

Cordeais cumprimentos.

Ora então:
Semana muito, muito negra para o executivo do Eng. Socrates.

1- Confirmação de falsa promessa eleitoral (Referendo ao tratado Europeu)
2- Retrocesso à forma de pagamento dos retroactivos às Pensões;
3- Aeroporto – Ota / Alcochete – Processo obscuro sem transparência e indigno de um governo credível.

Obviamente que não se poderá esquecer o lamentável processo da Caixa Geral de depósitos Vs Banco Comercial Português.


Estes “chorrilhos” de incapacidade, estão todos muito bem tratados mediaticamente, pois observe-se que, de cada um dos assuntos, muito se falou mas por pouco tempo.


Espectantes estaremos, certamente, em relação à imprensa escrita semanal.

Anónimo disse...

Neste momento creio ser de inteira justiça salientar o papel do Dr. Marques Mendes na questão da localização do aeroporto que sempre defendeu a alternativa margem sul. E nunca se calou nem conformou e por isso foi enxovalhado, em público, na AR pelo senhor Sócrates.
(Este cavalheiro às criticas que lhe são dirigidas chama insultos e às ofensas pessoais e de carácter que dirige aos seus adversários, apelida de vitória da argumentação retórica e politica - vitórias de Pirro digo eu).
Peço-lhe, pois, que no Parlamento, saliente o papel do Dr. Marques Mendes, e ponha a ridículo aquilo que o PM disse na altura.
Ana Isabel

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes, esta decisão mostra como foi gerido o País após 25 de Abril, andou-se este tempo todo a gastar fortunas em estudos e a conclusão foi mais que desastrosa, questionando-me depois destes erros todos se realmente Alcochete será a melhor localização? Não será mais alguns interesses de grupos económicos, liderados pela CIP.

Depois de tantos erros já duvidarmos de tudo, levando-nos a crer que esta também não será a melhor solução, pois em termos económicos pouco ou nada muda segundo o estudo do LNEC, quando de início havia uma poupança em relação a Ota de 2 mil milhões de euros.

Onde estão os outros estudos nomeadamente o da Associação Comercial do Porto, onde era defendida Portela + 1? Segundo bastantes comentadores e analistas, esta ainda é a melhor opção pois não está comprovado o argumento de que a Portela esteja esgotada. Segundo João Soares Ex. Presidente da Câmara de Lisboa, tal como V. Exa. são conhecedores de que a Portela tem potencialidades para continuar a sua expansão e se dificuldades houvessem, porque não desviar os voos das Low Coost para aeroportos como Alverca, Montijo ou Sintra.

Assim seria fazer uma política séria para Portugal, onde não constatávamos a existência de mais um elefante branco, conforme eu venho apregoando. Sendo ao que parece, o que interessa é fazer o aeroporto em qualquer lugar nem que seja no meio do oceano, pois por detrás disto tudo estão interesses económicos dos grandes capitalistas a quem este e outros Governos devem subserviência.

Se dúvida houver quanto à capacidade do aeroporto da Portela, não é com estudos encomendados aqui em Portugal que essas dúvidas ficaram desfeitas, pois o que constatamos é que quantos mais estudos houverem mais divergências surgirão, assim proponho que se peça a uma entidade estrangeira, independente e idónea que venha fazer um estudo ao aeroporto da Portela para auferir as suas capacidades.

Acho que V. Exa., que devido ao cargo que ocupa, tem todo o dever para com os Portugueses, de reclamar em nome desses mesmos Portugueses que se faço uma análise profunda e até a exaustão sobre as capacidades do aeroporto da Portela, afim de todos podermos descansar, com a consciência que não se está a delapidar mais uma vez o erário público em detrimento dos grandes grupos financeiros.

Se para isso necessitar da ajuda, de levar adiante este assunto, nós aqui estaremos para o ajudar, nem que seja para recolher assinaturas para interpor uma providência cautelar, afim de este Governo não levar por diante esta ideia megalómana de construir um novo aeroporto a semelhança da ideia megalómana de construir 10 estádios de futebol e que agora estão completamente às moscas.

Se assim o fizer, verá que os Portugueses o verão com outros olhos e que esse seu esforço será recompensado pelos Portugueses quando necessitar deles, se assim não for não interprete mal esses portugueses, pois segundo sabe, Deus perdoa aqueles que não sabem o que dizem nem o que fazem, mas em relação a sua pessoa acho que poderá dormir bem melhor.

Um Grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo.

Luis Melo disse...

É a fraca força que têm os politicos
E a forte força que têm os interesses

visitem: http://santothyrso.blogspot.com/

O Lidador disse...

"Dando por adquirido que é mesmo necessário"??? Pena são depois os 68% de votantes dum simples blog (deixe lá, são meia dúzia de gatos pingados) que à pergunta "Portugal precisa dum novo aeroporto em Lisboa?" respondem taxativamente que "Não!!!" (assim mesmo, com três pontos de exclamação e tudo).

Dado adquirido é o açambarcamento dos dinheiros do País, por parte de Lisboa, isso é que é um dado adquirido.

Atentamente,
Gonçalo Mendes da Maia

P.S. - Mais um para bloquear.

Anónimo disse...

se calhar é muito simples.Estarão habituados a trabalhar em cima "do joelho". O dinheiro sendo dos contribuintes não lhes pesa.
Se pensar até que o primeiro-ministro em conferência afirma, salvo erro, que quem disse jamais, em primeiro lugar, foram os ambientalistas...só desculpas e mais desculpas.
Daria jeito que não ganhassem as próximas eleições legislativas, mas a memória do "povo" é curta...mais episódios se seguirão a tentar mostrar os benefícios de uma governação maioritária cor-de-rosa...

Anónimo disse...

Um comentário (ou observação, como lhe quiserem chamar) ligeiramente lateral: que raio de coincidência que no próprio dia em que Sócrates anunciou duas enormes obras públicas (novo aeroporto e nova ponte rodo-ferroviário) a Teixeira Duarte mudou o sentido de voto no "folhetim BCP"... No mínimo, extraordinário!

Ana Narciso disse...

Eu, depois da conferência de Imprensa com um Primeiro Ministro a gaguejar e um Ministro de castigo, só quero ouvir a opinião de quem me leva acima das nuvens : os pilotos. Onde é melhor?Em Alcochete ? Então seja Alcochete? Mas se eles disserem outro local eu assino em baixo. Os únicos que neste processo têm todo o meu apoio.

José M. Barbosa disse...

Exmo Sr. Dr. Pedro Santana Lopes,

Uma breve nota que reproduz o final de um artigo de A. Barreto no Público de Domingo passado.
quote -
TEMOS DE RECONHECER: tão inquietante quanto esta tendência insaciável para o despotismo e a concentração de poder é a falta de reacção dos cidadãos. A passividade de tanta gente. Será anestesia? Resignação? Acordo? Só se for medo...
- unquote.

Será medo mesmo ?

Cordiais cumprimentos.

J.M. Barbosa

PJ disse...

Sr. Dr. Pedro Santana Lopes,

De facto, este caso do novo aeroporto trata-se, essencialmente, da mais pura e simples incompetência.
Façamos uma analogia com uma empresa privada. Imaginemos uma multinacional. Quais seriam as consequêcias imediatas? Despedimento? Um sério aviso?
É claro que o Ministro Mário Lino pode ter levado em privado um raspanete do 1º Ministro mas o que passa para a opinião pública é precisamente o contrário (e estamos a falar dos destinos da nação!). Ou seja premiar os medíocres e isto, na minha modesta opinião, é absolutamente inaceitável. Aliás, seja na política ou em quase todos os aspectos da vida portuguesa andamos a premiar a mediocridade. Maus políticos, maus artistas, maus gestores e por aí fora e todos são principescamente remunerados e usufruem de privilégios dignos de reis.
Perco a esperança Dr. Pedro Santana Lopes... Foram-nos pedidos sacrifícios para quê? Podia aceitar os mesmos se sentisse que há credibilidade na gestão do país.
Nunca na vida democrática portuguesa houve um Governo com condições tão boas para para exercer a sua função. Uma maioria sólida, um estado de graça de 2 anos, uma comunicação social que nunca ousou dizer uma palavra contra o 1º Ministro, uma oposição (principalmente por parte do PPD-PSD) que vivia tempos conturbados...O que está a correr mal? Existe um sentimento no círculo de amigos e conhecidos em que me movo que já ninguém sabe como lidar com Portugal. Ricos e menos ricos são dessa opinião. Apenas quem pertence ao status quo é que não se queixa. Mas, estranho fenómeno, não ousa falar a favor desta governação. Talvez por vergonha...

E o desemprego? Essa brutal doença que destroi qualquer sociedade?
Vivo em Braga onde segundo os últimos números oficiais existem cerca de 43.000 desempregados!
Tenho 33 anos e por motivos pessoais não tive oportunidade (ainda!) de terminar a minha licenciatura em Direito na Universidade do Minho. Estou desempregado desde Julho de 2007 e procuro activamente emprego desde essa data. Até agora nada... Repito, perco a esperança. Como eu várias pessoas com quem falo diariamente.

Outro ponto que me parece importante focar é a centralidade que se verifica no Portugal de hoje.
Assisti no início da década de 90 a um florescimento do tecido empresarial no norte do país. O Porto era uma potência económica. Em Braga e Guimarães as pessoas viviam relativamente bem e sem recurso ao crédito. Também aqui pergunto o que se passou?
Desde a Expo 98 assistimos a uma concentração do investimento público em Lisboa. A Expo 98 foi o primeiro (que ainda estaremos a pagar), aeroporto, pontes, metros, TGV, queriam a America´s Cup, querem os Jogos Olímpicos. E o resto do país? E os estádios dos quais fala o Sr. Ricardo Araújo?

De facto, e fazendo minhas as palavras de um outro leitor deste blog, espero que o Dr. Pedro Santana Lopes exerça um cargo de Governo num futuro próximo e que o PPD-PSD represente o definitivo ponto de viragem na maneira de conduzir este país. E, no que a isto diz respeito ficam desde já alguns pedidos: Por favor não cedam tanto às lógicas partidárias. Dêem mérito a quem o tem e não por ter uma côr política. Acabem com os favorecimentos aos clubes de futebol. Acabem de vez com as promíscuidades entre autarquias e construção civil. Façam com que voltemos a acreditar em quem nos governa.

Conte também comigo Dr. Pedro Santana Lopes para o que for preciso.

Respeitosos cumprimentos,
Paulo Jorge Vilela
Braga

Klatuu o embuçado disse...

Antes de mais, queria estar absolutamente certo de que o País precisa a prazo curto dessa obra, e depois que a mesma é prioritária em relação a outras necessidades!
O Estado Novo também foi useiro e vezeiro em grandes obras... não teve foi como obra construir um país, adivinhar-lhe um futuro e garanti-lo! Vamos para 34 de Democracia e a mesma pouco mais é que uma intenção - falta-nos o fundamental de uma sociedade democrática: cidadãos! Indivíduos esclarecidos, cultos, conscientes do seu tempo e da sua identidade, capazes de exercer a sua liberdade e decidir.
E falta-nos Justiça, Saúde, uma maior distribuição da riqueza e tudo o que possa melhorar a qualidade de vida deste povo e que nos faça sentir orgulho nesta Pátria! E falta-nos políticos e uma cultura de responsabilização política, porque com os dinheiros públicos não se joga; os desperdícios financeiros do Estado têm sido a sangria permanente da economia das famílias e a continuada perda de direitos e regalias dos Portugueses.

José Sócrates ficará para a História como o mais incompetente dos Ministros do actual regime - e Mário Lino decerto como o mais parvo. E permito-me sorrir se me acharem demagógico, ou pior, porque afirmo que o aeroporto enfim para Alcochete e a ponte para o Barreiro... é tudo porque o espectro de um qualquer grande marxista defunto iluminou com a sua presença alguma sessão espírita, laica e maçónica, com a profecia da deserção em massa da Esquerda nas próximas Legislativas! :)

JCR disse...

Uma resposta, à pergunta feita, foi avançada durante o programa "Expresso da meia noite" do dia de ontem 11-01-2008.
Pareceu-me que quem falou do assunto sabia do que falava e... faz sentido, como farão muitas outras que vão surgir.
Infelizmente a verdade é sempre só uma e as não verdades tendem para o infinito.

Agora o interessante, politicamente falando, neste assunto é como mais uma vez o Sr. José Sócrates capitaliza para si os "louros" de uma decisão que se impôs por ser tão óbvia para todos.

É notável como a chamada oposição não percebe que cada vez que abrem a boca para atacar a alegada mudança de posição, tanto do PM como do seu Ministro, só estão a colocar mais um tijolo no pedestal do PM.
O Ministro em causa morrerá com o "Jamé" colado nas costas. Quanto ao PM lucra cada vez que alguém lembra que mudou de posição.

Para os eleitores só interessa o facto de que a solução agora proposta parece ser mais barata e com mais futuro.
Como acção de desgaste politico o campo já está em dois factores, o tempo de realização da obra e os custos, ou seja os contractos a efectuar. Estes é que são já os pontos com eco nos eleitores e que se vão estender para lá das eleições, quanto à decisão é passado.

PNCS disse...

Caro Dr Santa Lopes

Saudações.

Penso que neste caso há quase uma absoluta falta de razão.
Como em tudo neste país, a malta que manda (ou que tem a mania que sabe), teima em desbaratar os estudos, projectos, trabalhos académicos, que demoram o seu tempo a serem realizados. Muitas das vezes, esses ditos estudos ou projectos (os primeiros) são efectivamente os melhores. Só que, como ninguém decide absolutamente nada, as coisas vão sendo proteladas. Chega então a altura de, já em red line, tomar uma decisão. Que se transforma numa qualquer decisão.
É uma maleita de que enferma o nosso país.
Vejam bem que muitos de Vós, de repente, depois destes anos todos, acreditam piamente numa solução encontrada pelo LNEC em poucas semanas.
Quer dizer então que todos os outros são burros ou foram manipulados?
Estes agora, os sérios... é que dizem a verdade... Os homens de tão douta sabedoria...

Como sempre, neste país, as decisões são tomadas ao saber de toda uma lógica politico-partidária. E enquanto isso acontecer, estou convencido que não iremos longe.

Jorge Duarte disse...

Caro Sr. Dr P. Santana Lopes...

Por favor!!!!
Citando o Sr. :"Só isto, diz muito do estado a que o País chegou." ???
Ao estado em que o País chegou???
Realmente, Dr. Santana Lopes, é preciso muita LATA...
Oh Sr.Dr... Este País chegou ao estado que chegou, muito por sua culpa e por culpa que o Governo liderado por si e pelo Dr. Cherne, perdão, Barroso, sem esquecer tambem o Dr.Portas que tem tambem algumas culpas no cartório...!!!
Isto sim, por causa do DES-Governo, que o Sr e os seus dignissimos parceiros lideraram é que este país chegou ao que chegou...
Aliás, quero recordar-lhe que a memória é curta... Por onde o senhor tem passado, o estado das coisas ficam DE TANGA, como diz o seu colega, Dr. Barroso... O Sr, não esteve tambem na CMLisboa???
Claro que sim...
Em Lisboa, como no Governo tambem, agora tenta-se reparam o que o Sr. e do Dr. Portas deixaram... a triste herança que os governos PSD costumam deixar... Isto Sim, Sr Dr!!!
O Sr por onde passa, só tem deixado Casinos, Brodways á Poruguesa, etc... isso serve pra quê???
E o seu parceiro de governo, o Dr Portas, com o negócio de milhões de Euros, com os Submarinos... Serve pra quê, também???
Pra não esquecer tambem o Dr.Barroso... Esse então que queria dar tudo aos Tugas... Tanga!!! Assim que lhe cheirou a mais um poleirozito, pirou-se e esqueceu-se dos que o elegeram...!!!
O que os Srs sabem fazer, é dizer mal de tudo o que se faz de bem por Portugal e pelo futuro dos Portugueses... Sempre do contra!!!
Muito me surpreendeu o Sec.Geral do PCP que pelo menos desta vez, veio apoiar o Primeiro Ministro e a decisão do Governo.
Há que reconhecer que desta vez o Governo esteve bem, que soube ouvir, e soube decidir o melhor para Portugal...
Tenha a coragem e a humildade de o reconhecer que desta vez o Governo esteve MUITO BEM... Não venha só falar mal, pois o Sr., nestas coisas tem telhados de vidro.
Disse!

PS: Neste comentários, só tenho visto comentários de quem está consigo nestas coisas...
Tenho a certeza, que este comentário não irá ser aprovado pelo "Autor do Blog", que é o Sr...
Pois aqui escrevo algumas das verdades que custam a ler, ou a ouvir...
Sei de ante-mão que o meu comentário não irá ser aprovado nem públicado pelo Sr.Dr., mas ao menos fica o recadinho!!!
Irei ficar atento na esperança que me surpreenda, ao publicar o meu comentário. Se não o fizer, mostrar-me-á a especie de Democrata que é o Sr.
VIVA A DEMOCRACIA!!!
VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Klatuu o embuçado disse...

Acho que isto das obras públicas deveria ser sujeito a um teste de realidade: nos próximos 20 anos não se atribuir qualquer obra pública neste País a uma empresa com capitais nacionais!

P. S. Eu sei que sou um conspirador monárquico com uma certa piada... :)

P. P. S. Os chinas são competentes e trabalham que nem mulas... e a Grande Muralha não admite dúvidas!

Anónimo disse...

Jorge Francamente é um conselho vá ao médico porque o Sr. não vê bem ou então não sabe ler.
O Sr. só leu "comentários de quem está consigo"! Devo presumir que o Sr. que viu o seu publicado está com o Dr. Pedro Santana Lopes, o tal que consegue destrir um Governo em 4 meses!!!
Fantástico!!
Quanto à OTA, o que nós somos é todos uns "OTÁRIOS"
Quanto à LIBERDADE DE EXPRESSÃO VÁ CONTAR "ESTÓRIAS" (não é um erro) A OUTRA A MIM NÃO.

SABE NO TEMPO DOS MEUS PAIS OU MELHOR ANTES DO 25 DE ABRIL, ALGUMAS PESSOAS QUE DISCORDAVAM DO GOVERNO ERAM DEPORTADAS OU PRESAS COMO QUISER.

HOJE É MAIS GRAVE.

DESPEDEM-SE AS PESSOAS PORQUE SABEM QUE TÊM CASA, CARRO A EDUCAÇÃO DOS FILHOS PARA PAGAR, E SEM DINHEIRO, NÃO HÁ PÃO E TIRAR O PÃO DA BOCA DAS PESSOAS, NÃO É GRAVE???

QUAL É A PIOR DITADURA????

SABE QUANDO É QUE EU VOU COLOCAR AQUI O MEU NOME??
NO ANO DE 2009 NO DIA EM QUE O PSD GANHAR AS ELEIÇÕES.

NUNCA TINHA VISTO TANTA PERSEGUIÇÃO NA MINHA VIDA E JÁ NÃO SOU NOVA!

ATÉ À VERDADEIRA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

PARA O DR. SANTANA LOPES PODE CONTAR SEMPRE COMIGO.
UM GRANDE ABRAÇO.

E DEIXE ESTE CANTINHO PARA A DISCUSSÃO POLÍTICA PORQUE É SAUDÁVEL,É NECESSÁRIA, NÃO DEIXE É BAIXAR O NÍVEL PORQUE O BAIXO NÍVEL NÃO É SINÓNIMO DE "LIBERDADE DE EXPRESSÃO", É MESMO FALTA DE EDUCAÇÃO.


CARLOTA JOAQUINA

Jorge Duarte disse...

Á Sra Anónima, Carlota Joaquina...

Olhe minha Sra,
1º Não fui eu que baixei o nivel da discussão, mas sim a Sra.
2º Não escreva em maiúsculas, porque eu VEJO bem e não preciso de médico oftalmologista, aliás, como a Sra propõe que eu faça.
Para além disso, se não sabe, eu informo-a que se considera uma falta de educação escrever em maiúsculas na Web
3º Penso que este Blog, e se estou errado, o Dr. Santana Lopes que me corrija, existe para o Dr Santana Lopes ir deixando por aqui o que lhe vai na "alma" e quem quizer comentar, em acordo ou em desacordo com a opinião do Dr. Santana Lopes. Não como a Sra fez que em vez de vir em defesa do Dr S. Lopes, veio, baixando o nivel, deitar abaixo a minha opinião...
Penso que o Dr. Santana Lopes, não necessita de advogado de defesa, minha Sra.
4º Tem medo de quê??? Porque não pôe aqui o seu verdadeiro nome???
Acha que escondendo-se atrás da Carlota Joaquina, ninguem vai saber que é na realidade??? Por favor minha Sra. ... Acorde!!! Estamos no sec.21, lembra-se???

5º Tenho que dar o braço a torçer, pois não se verificou a sensura que eu ontem prevía da parte do Dr Santana Lopes.
Tenho a confessar que estava enganado a seu repeito, pelo menos nesta questão. Aliás, isto só vem enrriquecer a discussão com as variadissimos pontos de vista e opiniões. Da minha parte um muito obrigado, Dr Santana Lopes!!!

Por ultimo, acho que não vale a pena etar a gastar mais do meu precioso tempo, com pessoas anónimas, e ás quais não reconheço nenhuma importância neste plano de discução.

Quanto á verdadeira discussão deste tema, Dr. Santana Lopes, tem que reconhecer que o Sr Engº desta vez esteve bem...

Boa tarde e os meus cumprimentos

Jorge Duarte

Anónimo disse...

Não me vou aprofundar demasidamente no aeroporto da OTA. Porém pelo que fui ouvindo, desde que foi anunciado e logo a seguir a reprovação generalizada, de vários círculos, entendi que haveria mouro na OTA.
Por vezes (não vou dizer que houve essa intenção), pessoas com uma inteligência privilegiada e porque estão a par do desenvolvimento de qualquer coisa, sugerem que no sítio tal se deve levar a cabo um empreendimento.
Pode ser um aeroporto, um campo de futebol ou uma auto-estrada.
Começam com isto "abocanhar" terrenos, no sito tal, que depois vendem a alto preço ao próprio Estado ou a particulares.
Bem pode não ser o caso da preferência da construir um aeroporto na OTA, mas que eu duvidei, lá isso é verdade.
Casos destes está o mundo cheio seja em que país for.
Agora se algum oportunista já tinha a boca adoçada com a compra de terras na OTA e arredores dou-lhe um conselho: comprar um rebanho de cabras e colocá-las lá pastar.

Anónimo disse...

Caro Jorge, das duas uma,ou você é um catraio e não percebe nada disto ou então é um sonhador e deve viver de rendimentos.
Toda essa revolta devia ser usada produtivamente.
Faço-lhe um convite:venha ao Norte de Portugal e veja o que o maravilhoso PS anda a fazer por nós.

... disse...

Caro Dr. Pedro Santana Lopes
Solicito autorização para comentar, não descendo o nível, a posição do Sr. Jorge, comentador muito vivo, cujos impropérios desceram a fasquia da deselegância, apesar de o negar.
Continua a fazer os repetidos ataques, inspirados na jornalística rasca de pobre e insana verborreia produzida que, por muitas vezes repetida, quase parece verdade aos espíritos mais desafortunados nas questões do discernimento. A substância é nula.
Culmina o seu devaneio com uma ode ao primeiro (dele) da mesma forma e tão legitimamente como muitos de nós, por aqui, fazemos a quem admiramos.
Para rematar na compita só perguntava-lhe o seguinte:
1. Sabe quem é que:
1.1 Pôs os Bancos a pagar impostos quando nunca os mesmos contribuíram com um cêntimo que fosse para o erário público?
1.2 Criou o modelo das centrais de compras nas forças armadas para acabar com a aldrabice de uns capangas comissionados que defraudaram o estado durante séculos?
1.3 Quem defendeu a tese do prémio pela produtividade cujo exemplo máximo é o Ex-Director de Impostos. Louvada seja a sua obra e o seu vencimento.
1.4 Quem quis valorizar as regiões, descentralizando a máquina estatal de forma a termos um país uno nas questões de direitos e deveres e superar as disparidades entre litoral e interior, norte e sul, campo e cidade.
1.5 Quem investiu seriamente nas questões da cultura e património (nacional sublinhe-se) requalificando-o para usufruto nosso e dos nossos filhos?
1.6 Quem estabeleceu prioridades na gestão da coisa pública e teve que aguentar com os floreados dos Secretários de Estado do Eng.º Guterres (Polis, Estádios, Scuts, etc.). A ver vamos se há coragem de auditar essas aventuras.
1.7 Quem nunca fez promessas que sabe que nunca as poderá cumprir.
150.000 Empregos? Pura demagogia. Mala pata? Inidoneidade.
Esta anedota fez muita gente rir e à fartazana. As lágrimas vieram-lhes aos olhos. Enublaram-se com água benta. Só agora recompostos viram que se enganaram nas cruzes do boletim de voto e propalam que até têm vergonha do que lhes calhou na fava?
Quanto aos futuros aeroportos e grandes opções estruturais para o País, convido-o a visitar os Países de Referência, na Europa do Norte, para humildemente aceitar que por aqui, alguns políticos seguem à risca o seguinte: Todo o burro come palha, é preciso saber dar-lha.
Aceite as minhas desculpas se o despautério o ofendeu.
Pesaran Correia

... disse...

Caro Dr. Santana Lopes,

Para os interessados em reflectir sobre a política aeroportuária a adoptar, indico aqui o site do modelo finlandês que, por acaso, até é aquele que considero mais adequado para um país que se pretende descentralizado e sem assimetrias nacionais.

http://www.finavia.fi/airports

Cumprimentos
Pesaran Correia

Jorge Duarte disse...

Caro César Galocha... ou prefere que o trate por um psudónimo???

Nem me vou dar ao trabalho de lhe dar resposta á perguntas miseráveis que o Sr faz... não vale a pena!!!
Só lhe vou dizer uma coisa. Por causa de Srs com a maneira de pensar que o sr tem, é que este país está parado há mais de 30 anos. Isto pra não contar com os anos que esteve parado durante a ditadura... Pode ser que desta vez este país siga pra frente!!!
Talvez quem precise de visitar a Europa do Norte seja o Sr... e se conhece algum desses países tenho as minhas dúvidas ... Talvez fosse por umas fériazinhas, certo???
Pois meu caro amigo, saiba que eu já passei pelos tais países do Norte da Europa que o sr. se refere... Alemanha, Holanda, Dinamarca, etc... E não foram apenas umas fériazitas. Vivi e trabalhei nesses países, e sei muito bem qual a realidade desses países... Portanto não me venha com tangas.
Para finalizar, quero informa-lo que não me senti ofendido, pois a carapuça não me serviu... Alem do mais, eu não como palha... Talvez o Sr goste de comer palha, agora se os nossos politicos, não lha sabem dar, isso já não é problema meu.
Espero que tambem não se ofenda, com a minha indignação, no que se refere ao seu texto.
Disse!

Jorge Duarte