segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A HORA DA DECISÃO-III

Beja, 02 Dez (Lusa) - O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, afirmou hoje, em Beja, que a decisão sobre o local do futuro aeroporto de Lisboa será tomada pelo Governo "no seu conjunto", negando qualquer "controvérsia" nesta matéria.
"Este é um projecto cuja decisão é do governo no seu conjunto", declarou Mário Lino, em declarações aos jornalistas, durante uma visita às obras do aeroporto de Beja.
De acordo com o governante, "os vários ministros, de acordo com as suas responsabilidades, terão que tomar decisões nas suas áreas".
"Não há nenhuma controvérsia nesta matéria", garantiu.
As declarações de Mário Lino surgem depois do ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, ter afirmado que a construção do futuro aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete tem "grande credibilidade", do ponto de vista ambiental.
Numa entrevista ao programa "Diga Lá Excelência", emitida sábado pela RTP e divulgada hoje no jornal Público e Rádio Renascença, o ministro do Ambiente diz que a opção Alcochete, proposta pela Confederação da Indústria Portuguesa, "resolve muitos, mas muitos problemas" que outras opções na margem Sul tinham.
"Nesse sentido, é uma opção que ganha grande credibilidade", disse Nunes Correia, recordando que a escolha da Ota foi motivada por razões ambientais, dado que a alternativa que então havia na margem Sul do Tejo era mais desfavorável.
"Nessa altura, não se falava na desafectação de uma zona de tiro, que hoje a Defesa já disse que está disposta a abdicar", diz Nunes Correia, acrescentando que a decisão da localização pertence, em última instância, ao ministro do Ambiente.
Procurando "clarificar" as declarações do titular da pasta do Ambiente, Mário Lino explicou hoje que Francisco Nunes Correia quis dizer que a opção do Campo de Tiro de Alcochete "é mais vantajosa" do que as outras na margem sul e "não fez nenhuma comparação com nenhuma outra localização".
"Todos os ministros têm as últimas decisões em muitas matérias", afirmou Mário Lino, reconhecendo que o ministro do Ambiente "tem uma palavra importante a dizer" nesta questão.
LL/MLM.

2 comentários:

Ricardo Araújo disse...

Bom dia Dr. Pedro Santana Lopes, conforme constatamos, tudo o que dizem os Ministros, tem de ser rectificado no dia seguinte, já assim foi com o Ministro das finanças, acerca da baixa dos impostos, foi com a Ministra da educação acerca do estatuto do aluno e agora é com o Ministro do ambiente, acerca do novo aeroporto.

Estes governantes dizem hoje uma coisa para desdizer amanhã, aonde será que eu já vi este filme?

Será em governos anteriores?

Nada tem a ver com V. Exa. pois o Sr. só lá esteve um par de meses, o que não deu tempo nem espaço para que V. Exa. e os seus Ministros se contradissessem.

É pena que continuemos a ser Governados por pessoas incoerentes, gente sem palavra, pois o que hoje é branco amanhã é preto, gente que também não pode dar a sua opinião se essa for contrária ao líder de governo, assim pergunto aonde está a verdadeira essência da democracia?

Em relação aos supostos aeroportos a minha opinião foi dada no comentário anterior, mas volto a relembrar que é necessário alguém travar estas obras megalómanas, pois o
País hipotecará as gerações vindouras, se é que o País já não o está.

É tempo de todos os Portugueses se unirem em torno de um projecto credível e que faça com que Portugal saia deste buraco, criado por todos os que passaram na assembleia, sejam partidos de direita sejam de esquerda.

Projecto esse que pode e deve ser elaborado por pessoas afastadas desses grupos políticos, pessoas com outro sentido de estado, gente nova, gente com espírito empreendedor, uma vez que conforme constatamos qualquer um desses partidos acima mencionado, já lá estiveram, tendo o País ficado cada vez pior, ou seja cada vez mais pobre.



Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo.

Anónimo disse...

Só não entende quem não quer.A decisão da OTA pertence por inteiro a JSócrates, que, no seu jeito de "vale tudo", quis a todo o custo o lançamento de concursos tendentes a diminuir o desemprego. O ministro MLino cumpre ordens, isso é claro, e interesse nacional/estratégia nacional é coisa que ao 1º ministro pouco interessa.É preciso combater em todas as frentes porque a teimosia doentia ainda se localiza na OTA. Aliás, de um ponto de vista eleitoral, para o PSD a localização na OTA é a que melhor serviria o PSD, embora não seja esse o interesse nacional.Há limites para a demagogia e propaganda, e a OTA é um bom exemplo que não deve ser perdido de vista.Contra alguma opinião publicada é preciso salientar que foi o PS quem tomou a decisão, em 1999, relativa à OTA, tendo o PSD mantido esse local para efeitos de financiamento comunitário, mas nunca avançando para o arranque da obra como fez o actual governo na ânsia desenfreada de criar emprego contra ventos e marés.
ESTE GOVERNO SÓ NÃO SERÁ DERROTADO SE A COMUNICAÇÃO SOCIAL LHE DER UMA PROTECÇÃO QUE NÃO MERECE.TER O DÉFICE PARA APRESENTAR, CONSEGUIDO CONTRA TODAS AS PROMESSAS ELEITORAIS À CUSTA DE AUMENTO DE IMPOSTOS A REFORMADOS, TAXA MODERADORA NOS HOSPITAIS, ENCERRAMENTO DE SERVIÇOS PÚBLICOS NO INTERIOR, PARA ALÉM DO AUMENTO GENERALIZADO DE IMPOSTOS É POUCO E QUALQUER MERCEEIRO CONSEGUIRIA.ESPERO, POR ISSO, QUE LFMENESES OCUPE EM 2009 O LUGAR QUE NESTE MOMENTO JÁ DEVERIA ESTAR NAS MÃOS DO PSD.
Com os melhores cumprimentos,
Serafim Leitão