quinta-feira, 31 de março de 2011

A origem

Luís Marques Mendes esteve na TVI24 a comparar a situação de Portugal em Março de 2005 e agora, em Março de 2011. No déficit orçamental, na dívida pública, no desemprego, no endividamento externo... Sem dúvida, impressionantes, essas diferenças!


Só faltou a Marques Mendes lembrar como foi possível José Sócrates assumir o cargo de Primeiro - Ministro na sequência de eleições convocadas dois meses depois de este ser eleito Secretário - Geral do PS.

14 comentários:

Antonieta Barona disse...

Dr.Santana Lopes as pessoas custa-lhes admitir que também têm alguma responsabilidade na 1ª. eleicão de Sócrates. Por termos politicos sem visão de futuro, pois não é lider quem quer, estamos na situação catastrófica em que estamos. É pena e triste que estejamos em todos os planos numa situção medíocre.

zepovinho disse...

Compreendo que o Sr Dr Pedro Santana Lopes, pessoa que admiro mesmo não sendo simpatizante do PPD/PSD, não possa dizer aqui directamente aquilo que pensa, mas digo eu pelo Sr.:
Foi politicamente "traído" pelo ex-presidente da republica e pelo actual, o primeiro porque quis literalmente levar ao poder o partido socialista (ao qual esteve sempre ligado!) e o segundo porque sabia que com o Sr como PM poderia não ganhar as eleições...
E diga-se foi com muita pena porque tenho absoluta certeza que estava no caminho certo para trazer progresso e sucesso a este país tão nobre!!
Com a visão de futuro que tem, mais tarde ou mais cedo, a história dar-lhe-á razao!!
Cumprimentos

Carlos Alberto disse...

Olha, o grande Pedro está de volta...

Sabia o meu amigo que andou aqui um 'outro' Pedro a colocar posts, um Pedro resignado a sonhar com governos de Salvação Nacional esquecendo que não se chama um incendiário para apagar um fogo que era o que seria chamar o Sócrates para esse tal desígnio.

Correram consigo para lá meter esta 'moeda'... do mais falsificada que existe!

Song The Sangue disse...

Nos compromissos assumidos anteriormente

nos centos de milhares de computadores comprados e substituidos por novos de 2 em 2 anos

nas dúzias de milhões de cartuchos de impressora nos centos de milhares destas que periodicamente foram para o lixo

nas centenas de milhões de resmas de papel de fotocópia para fotocopiar o que se podia enviar digitalmente

nos processos dos funcionários públicos que ainda são enviados pelo correio

enfim nos milhões de horas homem gastos em tarefas burocráticas

e em luvas para conseguir manter fornecida esta máquina

se bem me lembro a câmara de Lisboa continua na mesma

avalia imóveis e fracções a cair de podres em valores proibitivos para os herdeiros

e ósdepois....
se está tão admirado com o aumento do défice

se calhar os abanões na dita incubadora

Song The Sangue disse...

arcanjusmikael dixit

Song The Sangue disse...

o que fizeram ao governo nessa altura foi mauzito

mas as sementes da destruição já voavam desde os anos 80

a falta de capacidade para consensos

e a falta de senso

são muito mais assustadoras que o défice
ou o seu aumento
e os juros a pagar em 2 meses

e os cortes que ficaram por fazer em 20 anos

Sólon disse...

Dr. Pedro Santana Lopes, o actual PR e o ex-PR Sampaio dormirão tranquilos agora que toda a gente tem plena consciência do descalabro horrível a que este ignorante e corrupto socretino, mais a sua equipa (?!) conduziu Portugal...?!
Toda a gente sabe que ambos congeminaram a saída do Dr.Pedro da governação, para franquearem as portas aos do ps, capitaneados pelo maior vigarista que apareceu em Portugal, quiçá desde sempre...!
Dr. Pedro Santana Lopes, as suas qualidades mantêm-se inalteradas. Pense que ainda pode servir o País! Precisamos de Homens a sério, honestos, sensatos e patriotas! Contamos consigo!

Dina disse...

Caro Dr Pedro,
Ora, porque na perspectiva de Sampaio , Santana Lopes apenas serviu para matar o tempo necessário até que Socrates (o tal menino de ouro do PS) pudesse subir ao palanque .
Isso, já é registo histórico que ficará colado ao corpo de Sampaio até ao fim dos tempos.
Se Santana Lopes iniciu, ou não, medidas preventivas no seu OGE, isso nunca interessou verdadeiramente a Sampaio.
Quanto a Marques Mendes , ele sabe que também tem culpa e por isso omite «petits détails», como dizem os franceses.
Cavaco Silva, Manuela Ferreira Leite e Pacheco Pereira, têm até muito mais culpa .
Por isso preocupa-me ler que nas listas do PSD ,todos estes barões vão fazer parte das listas (à excepção de Cavaco Silva , que apenas vai a sua sombra)
Aproveito aqui para dizer que Miguel Relvas (isto sem pôr em causa o seu trabalho que sinceramente não conheço ), não será a pessoa indicada para continuar a ser o porta voz do PSD.
Teria que ser uma pessoa mais pausada e serena na palavra .
Miguel Relvas passa um imagem acelerada, trauliteira e pouco convicente e isso é muito mau.
Cptos

silva disse...

"Este governo humilhou o país!", nunca estas palavras de Miguel Macedo tiveram tanta força.
Temos vindo a ser humilhados por toda uma classe política, que põe os seus interesses à frente do país.
Como foi possível SEM PUDOR dissolver uma maioria parlamentar?
Como é possível para não mencionar casos do passado, relembro os mais recentes: empresa que faz a gestão de meios aereos com gastos exorbitantes; verbas atribuídas a mulheres de ministros; compra de carros novos de administração de empresas do estado falidas; e tantas outras...uma legislação que inunda a função pública de quadros superiores e técnicos membros do PS????

Como é possível aceitar a hipocrisia de dirigentes máximos do PS que acusam o PSD de destruição do estado social? Quando afinal procuram soluções e reformas que já foram introduzidas noutros países da União Europeia da qual fazemos parte. Ou só aplicamos a receita da UE quando nos dá jeito? Um país pelintra com regulamentos de país rico?

Por outro lado, como será possível hoje tanto bom senso e em 2005 não houve? A republica, esta republica está moribunda, sem maturidade vem consecutivamente humilhar o seu povo, a humilhar Portugal!

Se vivêssemos numa monarquia, um governo de maioria não seria demitido e uma maioria parlamentar não seria dissolvida.

Foram necessários 36 anos, após o 25 de Abril, para uma severa tomada de consciência?
Portugal tem de ter governantes com qualidade, chega de aventureiros (egocêntricos e vaidosos), as futuras gerações e a história vão responsabilizar esta gente pela sua incompetência.

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Santana Lopes, também ouvi a entrevista e ele disse muitas verdades, aliás marques Mendes era um bom líder parlamentar, senão dos melhores que já teve o PSD, em relação as diferenças já sabemos que são muitas, mas a que mais importa é que hoje estamos a viver pior do que no tempo da outra senhora, ou seja nunca vivemos tão mal, estamos mais pobres, estamos com um desemprego histórico, estamos com um deficit astronómico, enfim estamos a deriva e estamos num precipício do qual dificilmente teremos retorno.
Em relação ao que se Passou com V. Exa. já muito se escreveu, mas o que temos de realçar é que, mudamos para pior e isso, ninguém dúvida, e a responsabilidade é de quem, mais uma vez não é de ninguém, o Dr. Sampaio, saiu imune a toda esta situação.
O mal do nosso País é que não se responsabiliza ninguém pelos seus erros, nem pelas suas irresponsabilidades, somos um País a beira-mar plantado, onde se comete os mais graves crimes contra um estado de direito e ninguém é condenado.
Dr. Santana Lopes, tenho vergonha do que se vai ouvindo e do que se vai passando, todos estes anos se delapidou a nossa riqueza, sem que ninguém fosse responsável, para quando a responsabilização da nossa classe política, só V. Exa. foi condenado por não ter feito nada, conheço bastante gente que ainda hoje pergunta qual foi a razão que levou a sua demissão.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo

lidiasantos almeida sousa disse...

Marques Mendes pode fazer muitos comentários mas há uma coisa que ele tem de explicar: como é que saiu da Politica e entrou directamente para Administrador das Empresas do Joaquim Coimbra de Tondela. sem fazer um periodo de nojo? Porque requereu logo uma pensão vitalicia do Estado? Esse Joaquim Coimbra não é o tal que o Oliveira e Costa no Parlamento disse ser o causador da falencia do Banco? Tambem não é esse o homem que em conjunto com um madeirense criaram uma empresa de Turismo em Porto Santo que depois de muitas trocas e baldrocas foi à falência e ficou propriedade de um Banco?. Se o Marques Mendes é assim tão puro, como pode ser Administrador de 4 empresas do Coimbra e estar constantemente a fazer comentários em tudo o que é sitio. Você já não se lembra dos epítetos com que ele o mimoseava copiando Cavaco Silva chamando-o de incompetente e má moeda?, obrigando o Sampaio a demiti-lo. Por amor de Deus, faça-se de bonzinho mas não de parvo e não volte a dar loas ao anão sabichão que nunca fez nada na vida a não ser politica e de um momento para o outro é Administrador.

Nuno Silva disse...

Resido próximo da fronteira e trabalho em Espanha e mesmo por lá, nada se compara, o desemprego é o dobro do que em 2005!

Não há comparação possível! Já Cavaco (o tal da má moeda!) no seu discurso de tomada de posse, comparava 2001 com 2011...como é possível (com honestidade politica, claro!fazer esta comparação???

Já agora lanço um desafio: que os politicos que já estão reformados e que têm menos de 65 anos, e que aufiram outros rendimentos do trabalho, abdiquem das suas pensões enquanto o país estiver em dificuldades!...não seria patriótico?

Nuno Silva

maria lisboa....... disse...

Lídia, concordo com tudo o que diz de Marques Mendes.Esse também só necessitou nascer uma vez porque
"é muito honesto" como o Patrão deles todos.. Aliás toda aquela gente amiga de Cavaco são a honestidade personificada..Jardim Gonçalves, Oliveira e Costa e por aqui me fico pois não quero relembrar nomes.Fina flôr da pirosada nova rica que fez fortuna a "trabalhar" muito.
Agora não concordo quando diz que " não volte a dar loas ao anão sabichão"...Se ler bem o que PSL escreveu retira logo o que disse.Também não lhe fica bem tomar-se essa confiança e usar nomes como parvo. É que se a tivesse não falava assim e portanto só lhe fica....mal....
Se eu a chamasse parva? gostava? não, certamente...

zpf disse...

Come muito queijo...