sábado, 24 de outubro de 2009

Que Bom!

Aí está o Expresso, em grande forma: na semana passada, nada sobre as próprias ds eleições Autárquicas... Esta semana, já traz uma notícia sobre Autarquias: "Distrital de Lisboa contra Santana". Boa, Expresso! Boa, a sério! Que bom! Voltaram a querer saber de Autarquias. Estou mesmo contente.

Já agora, pedi as edições dos Expressos das semanas seguintes às eleições autárquicas anteriores... Vale a pena comparar: análises detalhadas com grandes mapas., demonstrando a evolução das posições dos diferentes Partidos. O que terá mudado?

Lembro que a ideia de alguns mais atentos foi a de que não podiam mudar a atitude que tiveram de ignorar completamente as eleições para as Autarquias numa linha editorial que levou Televisões como a SIC a não fazerem debates sobre Lisboa.

Vale a pena, nomeadamente, para os profissionais do Expresso e da SIC recordarem essas edições anteriores para saberem o que sentem por participarem neste desvio de poder.

9 comentários:

Anónimo disse...

A sua estratégia está mt mal elaborada...percebi que vai ser candidato as directas com os melhores apoios do PSD contra só um adversário PPC, esse você ganha, assim tb eu. Eleiçoes antecipadas, boa! Você contra Socrates, boa! Ganhe com minoria, mas faz coligaçao com PP após vitória,Boa! Quantos anos governa? 2 Anos, o PS organiza-se á volta de António Costa, muito querido pelo povo portugues, ele nao é um Socrates, existem difirenças e o povo sabe distingui-las, o povo não é parvo. Governa 2 anos, e perde com o António Costa que ganha com maioria...enfim tanta volta para acabar como está com uma derrota...BOA sem duvida mt BOA estratégia!Quem ganha com isto tudo é Cavaco silva que é reeleito para mais 5 anos e sai com uma vitória...BOA! Que bom para o PR.
A politica nao é para cobardes, saia daí, nao sabe nada de poder.
Tanto trabalho para ficar como está, emigre...ou mude de suis generis isso tem sido o furo no seu navio. Palhaço, ou melhor entreteiner do PSD, dos ricos que estão aborrecidos e precisam de ser animados! Conselho fique mas é a dormir e a engatar umas gajas, e sonhando com o poder á distancia. A politica não é para nescios mas para pessoas muito inteligentes...
isso nao significa boa memória, mas raciocinio rápido. Algo que você nao possui...
Vovê jamais será um bom governante...mas um actor médio, muito média qualidade. Principiante. Faço teatro des-de os 6 anos e você?

Anónimo disse...

O EXPRESSO é um jornal onde se anda em permanentes sessões culinárias. Depois têm de usar avental para não sujar os fatos.

Depois de Novembro de 2004 nada mais me admira neste País.

Nem licenciaturas domingueiras, nem projectos de arquitectura fraudulentos, nem a queda do PIB na ordem dos 3,5%, nem um presidente a acusar gente do lado do governo de o espiar e não haver consequências.

Portanto essas atitudes do EXPRESSO são mais do mesmo.

Também não me admira isto:
http://pauparatodaaobra.blogspot.com/2009/10/carmindices_2351.html#links

SAMPAIO E A ESTABILIDADE POLÍTICA: A ANEDOTA DO ANO

> Jorge Sampaio veio defender o valor da estabilidade política e a protecção dos governos minoritários. E, para o prosseguir, propõe a consagração constitucional da figura da moção de censura construtiva, isto é, quem aprova uma moção de censura ao governo tem de apresentar uma solução governativa alternativa.
Se o leitor está de mãos na barriga a rebolar de tanto rir, é normal.
É porque ainda se lembra de quem Sampaio é e do que é capaz.
Sampaio a defender a estabilidade política e a durabilidade dos executivos minoritários é tão natural como ser fundado em Israel um partido nazi ou José Sócrates propor que os graus académicos conferidos pela Universidade Independente sejam anulados.
Por que razão não defende Sampaio, por exemplo, o fim do poder discricionário de dissolução do parlamento pelo Presidente da República?
É que foi essa prerrogativa - que Sampaio usou contra o XVI Governo Constitucional sem alegar qualquer motivo - que permitiu derrubar um governo ... maioritário.
O ilustre ex-militante do MES, e aderente ao PS quando viu que a extrema-esquerda era teta que já secara, está agora muito preocupado com a sobrevivência política de governos minoritários - do PS, claro!
Só quando o PS tem governos minoritários é que Sampaio se lembra da estabilidade.
Mas já os Governos do PSD e do CDS, ainda que com apoio parlamentar maioritário, podem ser "rebentados" a meio do mandato se isso convier à Esquerda.
Sampaio foi igual a si próprio.
Tendo sido quem pavimentou a Sócrates o caminho para esta desgraça que aí temos, devia fechar-se em casa, envergonhado.
Mas não. Defendendo com unhas e dentes os que deram chorudo emprego à sua filha Vera no Ministério da Presidência, sai-se com esta pérola.
O único responsável pela queda de um governo maioritário quer agora proteger governos de minoria. A anedota do ano...

Carmindo Mascarenhas Bordalo

Professor Catedrático Jubilado, cronista residente

PGS disse...

As Farpas: Chronica Mensal da Politica, das Letras e dos Costumes

Outubro a Novembro de 1873


A imprensa de Lisboa não tem opinião. Aquelles dos seus membros que por excepção presentem as idéas proprias, vivas, originaes zumbindo-lhes importunamente no cerebro, enxotam-as como vespas venenosas. É que a missão do jornalismo portuguez não é ter idéas suas, é transmittir as idéas dos outros. Por tal razão em Lisboa o homem que pensa não é nunca o homem que escreve. O jornalista nunca se concentra, nunca se recolhe com o seu problema para o meditar, para o estudar, para o resolver. Nunca procura a verdade. Procura apenas a solução achada pelo publico, pelo publico d'elle, pelo seu partido politico, pelos consocios do seu club, pelos seus amigos, pelos seus protectores, pelos seus assignantes. Portanto trabalha na rua, debaixo da arcada do Terreiro do Paço, nos corredores ou nas tribunas de S. Bento, no Chiado, no Martinho, no Gremio. Como trabalha? Trabalha d'este modo: informando-se;—é o termo technico. Uma vez informado, o jornalista considera-se instruido. Desde que tem a informação recebida tem o jornal feito. O que elle vos escreve hoje—notae-o bem—é o que vós lhes dissestes hontem. O jornal não é uma fonte de critica, de analyse, de investigação. O jornal é o barril de transporte das idéas em circulação, das soluções previamente recebidas e approvadas pelo consenso publico. O jornalista é o aguadeiro submisso e fiel da opinião. Não a dirige, não a corrige, não a modifica, não a tempera. O unico serviço que lhe faz é este: transporta-a dos centros publicos aos domicilios particulares. O publico é a nascente, é o veio, é o manancial; a imprensa periodica é simplesmente—o cano.

Antonio Fernandes Pina disse...

Exmºs. Senhores Leitores

Que bom escrevermos sobre alterações climáticas!
Que bom escrevermos sobre o desemprego!
Que bom escrevermos sobre o Serviço Nacional de Saúde!
Que bom escrevermos sobre a Educação!
Que bom escrevermos sobre economia e finanças!
Que bom escrevermos sobre Justiça!
Que bom escrevermos sobre a Pobreza!
É nestes momentos difíceis de crise internacional que devíamos escrever em vez de procurarmos com a "CONVERSA MOLE" desviar as atenções com o fim de atingir objectivos bem conhecidos de todos - "GOVERNAR PARA REINAR" de qualquer maneira. É por estas e por outras que confio no P.M. Sr. Engº. JOSÉ SÓCRATES.

Cumprimentos.

Assina: António Fernandes Pina.

carlos disse...

Dr Pedro Santana Lopes,bom dia.
Agradeço-lhe que tenha permitido o conhecimento do pensar dum verdadeiro analfabeto ao divulgar a opinião do anónimo expelida às 04.00PM de 24/10/2009.
Estão,devidamente,explicadas as vitórias do Sócrates e do Costa,que era uma coisa que não tinha compreendido.
Grande texto o de Carmindo Mascarenhas Bordalo.Na verdade,se há pessoas que deveriam ser julgadas por malefícios a um povo,Jorge Sampaio é cabeça de lista.Abstenho-me aqui de lhe dar um nome,mas em privado tenho-lho dado.
Para terminar,as minhas felicitações a PGS por nos lembrar os fundamentos da nossa infelicidade social e política.
Um abraço do
Carlos Monteiro de Sousa

Anónimo disse...

O Anónimo, antes de tecer considerações de índole pessoal sobre PSL, deveria aprender a escrever português...

O Anónimo, antes de tecer insultos, deveria contribuir com considerações que tivessem que ver com o post do blogue.

A opinião, deve sempre ser emitida ou com respeito, ou com boa educação (no mínimo)...a sua opinião não apresenta nehuma destas virtudes.

E agora sim...caro PSL, sigo o seu blog com frequência, e finalmente emite a sua opinião com alguma frequência neste blog!

Sobre a comunicação social, não há nada a acrescentar. É triste, mas é assim.

Abraço

joyce disse...

Dr. Pedro Santana Lopes

"DICEN QUE TRISTE COSA ES NO TENER AMIGOS

“Dicen que triste cosa es no tener amigos,
Pero más triste es no tener enemigos.

Porque quien enemigos no tenga,
Es señal de que no tiene,

Ni talento que haga sombra,
Ni bienes que se le codicien,
Ni carácter que impresione,
Ni valor temido,
Ni honra de la que se murmure,
Ni ninguna cosa buena que se le envidie”.

(José Martí)

A Distrital de Lisboa contra Santana? Que bom!
É deixar para lá, o que escrevem a seu respeito.

Anónimo disse...

O sr. perdeu porque substimou quem não devia!!!
desperezou quem mais o poderia ajudar!!!! e enfrentou quem não deveria!!!!

Anónimo disse...

O Maior problema do Expresso, vai-me V. Excia desculpar é ter encurtado!
Um jornal curto é como uma bica mal cheia.

Cumprimentos a V/Excia.

Marquesa de Carabás