quarta-feira, 27 de agosto de 2008

As verdades condicionadas


Interessante o debate sobre o Chiado, nos comentários ao meu post sobre o tema.

Quando os cidadãos começam a notar, desta maneira, a manipulação da verdade pela omissão, ou pela distorção, mais tarde ou mais cedo a reacção surge. E dura, para usar um termo cordato. Por exemplo, quando um senhor, com funções públicas numa autarquia, vem afirmar que vai ser reestabelecida a ligação pedonal ao Largo do Carmo, para quem vem do Elevador de Santa Justa, só pode estar a brincar. Que eu saiba, foi inaugurada no final de 2005.

E, já agora: isto voltaram cronologias oficiais e é apagado o que não interessa? Leram o trabalho, da Única, sobre o Chiado? Já se salta de 2001 para 2006? E o Fundo do Chiado? Foi o Primeiro- -Ministro, Durão Barroso, que presidiu à cerimónia e que tomou a decisão( com a Ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite) de revogar, como lhes solicitei, a reversão, para o Estado, de cerca de 50 milhões de euros, que estavam a render no Banco, há dez anos, sem serem aplicados nas obras de que o Chiado tanto precisava. Não falam nisso, porquê? Será que o nosso Portugal voltou a ter a verdade condicionada? Por quem? Por quê?

Que obra foi feita desde essa altura, desde 2005? Comissariados, claro. Mudanças de administrações, claro. Mas, OBRA: QUAL?

Portugal voltou a ter verdades oficiais? O que acontece a quem faz trabalhos assim?

Lembro-me do tempo em que um Director de jornal teve a dignidade de tomar uma atitude quando uma empresa de sondagens, dois dias antes de uma eleição, deu uma vitória, por dez por cento de diferença, a quem viria a perder as eleições .

14 comentários:

Luis Melo disse...

Convido todos a ver e participar no meu blog: http://mudaportugal.blogspot.com/

Até já.

Anónimo disse...

As "verdades condicionadas" é um conceito aplicado hà muito pelo chamado "centro político", que mais não é que o centro de interesses de muitos políticos "profissionais". Políticos esses agora instalados e que mais não pretendenm do que de trazer à colação o "bloco central". Ou seja, o bloco do "vamos rodando: agora seguro-te eu; amanhã seguras-me tu", que estão a tirar (leia-se roubar) a possibilidade de quem tem mérito ascender a cargos de direcção do PAÍS, como fizeram com o meu amigo (permita-me que assim o trate) Pedro Santana Lopes.
Com efeito, esses arautos da "verdade condicionada" (utilizando técnicas que misturam um pouco de verdade, com muitas mentiras e grande dose de perfídia - manipulando a verdade pela omissão e pela distorção) colaram-lhe uma imagem de incompetência e leviandade desde que foi primeiro-ministro, que não corresponde à verdade.
NÃO DESISTA DE LUTAR CONTRA ESTA CAMBADA DE INTERESSEIROS.

Anónimo disse...

Tudo isso contém vontade de voltar à liderança dos destinos da Cidade?

Anónimo disse...

Dr.Santana Lopes
Lembro-me muito bem da vida que se tinha em Portugal nos aos 60,da doença de António Salazar,da nomeaçao para Presidente do C. de Ministros de Marcelo Caetano,da morte do velhote,do arranjinho de Spínola com Marcelo Caetano a que chamáram Revolução dos Cravos.
(Dr.Lino Neto era o Ministro da Justiça no dia 24 de Abril de 1974 e para os que não sabem,na altura o Ministério da Justiça tinha um poder tremendo.Pela boca dele ouvi dizer que telefonou a Marcelo Caetano nesse dia e perguntou que fazia?NADA!!! Disse Marcelo.)
Tudo era cozinhado,pensado e executado pelo poder politico.TUDO.
Televisão,Jornais,Rádio,discursos dos que "apareciam",fossem eles Militares ou Politicos.
As notícias eram pura propaganda politica do regime.
Hoje acordei e tive um "dejá vu".
POR ENGANO vi a RTP1 e as notícias.Fui a correr ao espelho e vi os cabelos brancos...fiquei mais descansado...afinal não estava a sonhar..Mas a tristeza de uma manipulação INTOLERÁVEL desta 4ª República á boa maneira do Estado Novo é revoltante.
Mais revoltante o silêncio do PP e do PPD porque a esquerda,essa esfrega as mãos sabendo que só vão ganhar com tudo isto..por isso...calam...e esperam....

Anónimo disse...

«History is the propaganda that sticks» -dizem cinicamente os americanos. Não esquecer que muito do funcionamento do sistema democrático actual, começou nos EUA.

Aliás em todas as sociedades -sobretudo nas urbanas- a mentira propalada, sempre foi arma política. Claro que em Portugal a MENTIRA, A MANIPULAÇÃO E O CONTROLE, atingem picos inqualificáveis, mas é assim o 'sistema'.

'Sistema' que conseguiu controlar tudo e todos -veja-se o que aconteceu no BCP e no PSD...

Ontem passei por Stª Comba (antes tinha passado pelo 'condado' de Tavares...) e resisti a ir lá chatear o António. Sabem para quê? Perguntar-lhe por que não tinha exterminado o 'sistema', em vez de o controlar. Afinal, se já tem fama, ao menos hoje tínhamos o proveito. Não fui, mas oiço dizer que a romaria é cada vez mais forte.

Isto tudo para dizer que os boys do 'sistema' não sei se não vêem, ou se estam apenas a engordar uns númerozitos helvéticos. Porque eu não sei quanto tempo é que o país vai aguentar. Afinal a fome generaliza-se e a insegurança é o que se vê. Alimento e segurança são os itens básicos. Sem eles TODOS os sistemas desmoronam e nem uma propaganda asfixiante conseguirá suster o inevitável.


nb - a propósito da mentira, difamação serem apanágio de sociedades urbanas. Na Beira Alta, até há pouco chamava-se «alcorão» a uma mulher de fofoca. E uma que, inventasse notícias com intenções de provocar confusão, era p... cosida. Se p... para mulher reles era normal, o cosido, ou cozido, era um mistério. Até que soube que os Mouros cosem a zona genital das meninas/senhoras. A memória de uma tradição de mulheres de origem exogéna, com comportamentos atípicos, para a zona, perdurou 1000 ano, tal o espanto!
'condado' de Tavares -esta é para as 'elites', não dizerem que somos todos um ralé de pé descalço...

Anónimo disse...

Não deixa de merecer reflexão ver a maioria dos comentários simpáticos ao blog de um político activo, positivo e empreendedor, centrada no queixume sobre o sistema.

Anónimo disse...

Tem toda a razão Dr.Santana Lopes!
Quem dera que voltasse à CML, de onde nunca devia ter saído!!!
Muitas felicidades e vitorias politicas.
Viva Portugal!

Teresa, Lisboa

Anónimo disse...

A que se deverá o ódio vesgo deste vaz serra a um regime que lhe protegeu a família de forma escandalosa? Os vaz serra sempre foram uns queridos do salazarismo.É preciso ter lata e muitos complexos de culpa.

Anónimo disse...

jorge diniz colocou o dedo bem no centro da ruina do nosso cantinho à beira mar plantado. Faço minhas as suas palavras de incentivo ao Dr. Santana Lopes. POR FAVOR NÃO DESISTA É URGENTE A MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL EM TORNO DE QUEM REALMENTE QUER GOVERNAR O PAÍS.

Anónimo disse...

Do Fundo do Chiado sei que entre outras coisas foi usado para "tachos".

Até se contrataram advogados "estagiários" que passaram directamente a administradores do fundo com salários chorudos, e que entretanto também já saíram também com boas indemnizações!

Montenegro disse...

Tinha ficado com a ideia que o que se iria construir agora era a ligação entre a cota alta e a cota baixa nas traseiras do edifício Leonel. Uma que está representada em alguns desenhos de perspectiva do Siza desde o início do projecto (há 20 anos) e que ainda não foi feita.

Não será sobre isso que se fala agora?

Anónimo disse...

Dr.Santana Lopes
É Manuela "the second".
Não Presidente mas rainha ( com letra pequenina ) do PPD/PSD ,pois tal como a verdadeira não manda nada.Esta é a verdade do PPD actual.Não fala porque não pode e tem que esperar a que lhe escrevam os discursos,tal como a verdadeira.
Diziam que o PPD era bicéfalo no tempo em que o Senhor era o Líder parlamentar do seu partido....e agora o que é? Um bicho de 7 cabeças? Olhe..nunca melhor dito...afinal tem uma rainha e 6 vice-reis......
SIC notícias Jornal das 9 hoje mesmo e Paulo Portas aparece.....bem,aliás,muito bem.
Conciso,directo,como diria a saudosa Vera Lagoa,sem papas na língua.Chamou tudo e todos pelo nome.Mário Crespo até o deixou falar.................Se o PP estava calado...abriu a boca muito bem!!!!!!!!!
Logo a seguir e..... um vice-rei..diria "o" vice-rei...aquele que á boa maneira bloquista pediu a cabeça dum Ministro,segundo ele,claro...em nome de Manuela Ferreira Leite...Se o foi..melhor estivesse calada realmente....Quem não dá a cara não tem direito,menos moral algum de pedir a cabeça de ninguém!!!!
Branco esteve mal....mas mal mesmo...sorria muito,mas com a boca torta,riso irónico...fica assim para eu não ser desagradável no blog de quem tenho realmente admiração e como tal...respeito ..........e por isso mesmo..não me "estico"......com as nossas verdades BEM "descondicionadas" .
Tem sido este sítio agradável o meio de fazer o trabalho que os políticos na oposição não estão a fazer.................SHAME!!!

Anónimo disse...

Esta vergonhosa gestão câmarária
cumpriu! Tirei o trânsito do Terreiro do Paço.
Ver fotos no blog abaixo.

http://lisboasos.blogspot.com/2008/08/o-terreiro-do-pao-convertido-em-praa-do.html#links

Resolvida a eterna dúvida: o Terreiro do Paço é mesmo a Praça do Comércio.

Cleopatra disse...

QD for Presidente da CML não se esqueça destas coisas.