Há dias, decidi iniciar a abertura, deste Blogue, a comentários. É uma nova fase, que espero se revele útil. Como é natural, e já foi sugerido por um dos autores dos comentários já recebidos, será utilizado o método da moderação. Ou seja, serão lidos, primeiro, pelo autor e responsável do espaço a que se destinam.
Quero esclarecer o que, para mim, é óbvio: são publicados comentários concordantes, ou discordantes. Duas regras, porém, serão respeitadas: uma, em absoluto, que não consente a publicação de textos, com vocabulário abaixo da decência que se exige no trato entre pessoas civilizadas; a outra determina que não se publiquem - salvo alguma razão excepcional - textos anónimos. Este é um Blogue pessoalmente assumido , claramente identificado, por isso, também, o mínimo que se exige, a quem o comenta, é que não se esconda.
Agradeço os muitos comentários que já chegaram, nestes poucos dias, desde que se abriu essa possibilidade. E serão bem vindos todos os que dispuserem, pela sua participação,a enriquecer este espaço.
10 comentários:
Apenas para cumprimentar o meu professor de Direito de Constitucional no distante ano electivo 1978/79 e manifestar o meu apreço por tudo que tem feito e pela frontalidade, instinto e firmeza como está na via política. O episódio na SIC Notícias é revelador do que afirmo. Vivo fora de Portugal e pode contar comigo.
O meu blogue de acção, criação e intervenção cívica e política é o PALAVROSSAVRVS REX.
A BEM DA TRANSPARÊNCIA
É por demais evidente a qualidade iniciática desta sua nova aventura de intervenção pública. Vai ver que, quando começar a entender um pouco mais, poderá tirar um partidão das novas tecnologias que envolvem os instrumentos da multimédia na divulgação da propaganda política.
Fez muito bem em abrir o seu blogue a comentários pois, sem eles, perder-se-ia a mais-valia do "feedback", sempre essencial à aferição do impacto que os seus textos terão nos alvos a que se destinam. Sem comentários. o seu blogue estaria condenado a um monolitismo fastidioso que afastaria irremediavelmente quem quizesse bater-se consigo em questões interessantes e de argumentos inteligentes. Pelo que sei o senhor gosta de um bom "combate" ... pois então, vamos a isso !!!
Em relação a esta matéria o senhor estabelece condições para que os comentários sejam publicados, sujeitando-os ao seu escrutínio pessoal. Acho acertada tal medida se fôr, rigorosamente, só para eliminar da publicação as parvoíces e as obscenidades a que, infelizmente, alguns energúmenos não conseguem resistir. No entanto, não seria minimamente correcto se o senhor não fizesse publicar TODOS os restantes comentários, sobretudo aqueles que, não concordando consigo, desenvolvem opiniões que poderão afastar as pessoas de si e das teorias que o senhor advoga. Sabemos que já fez essa ressalva no seu "post", mas isso não chega. E não chega porque, se nos limitassemos à sua proposta, ninguém saberia se o senhor tinha recebido textos (nem quantos) que, pura e simplesmente, não lhe convém publicar por revelarem situações ou factos convenientemente omitidos por si.
Por isso, proponho que, a bem de uma transparência que todos desejamos, publique TODOS os textos "limpos"; e que, em relação aos "sujos", publique, sem excepção, um pequeno comentário cujo conteúdo se limite a dizer, por exemplo: O COMENTÁRIO DO ..... (identificação do respectivo autor) ..... NÃO FOI PUBLICADO POR CONTER VOCÁBULOS IMPRÓPRIOS. Deste modo, poderemos saber, por exemplo, quantos energúmenos por aí andam a incomodar quem pretende ter uma participação séria e construtiva nos diálogos de Cidadania.
Para o ajudar, temos um grupo de "cracks" que de forma aleatória e esporádica lhe enviarão, propositadamente, alguns textos "sujos" (prometemos que não vamos exagerar) destinados à sua mais do que provável rejeição. De igual forma, lhe enviaremos textos "limpos", sérios, oportunos e suficientemente sustentados, na humilde esperança de enriquecer o seu espaço para que ele se torne num Fórum útil, esclarecedor e muito participado.
Caro Pedro Santana Lopes,
Esperava ansiosamente pela "abertura" do blog aos comentários.
Devo referir que sou um leitor diário deste espaço e, como é óbvio, sou bem capaz de "aderir" ao desafio de "comentar"...
Revejo-me em vários dos pontos de vista que defende, pese embora as nossas diferenças do ponto de vista politico/partidário.
Se bem que esta coisa dos partidos já teve melhores dias...
Já agora, aproveito para o felicitar efusivamente pelo acto de coragem que demonstrou esta semana na Sic-Notícias.
Arrisco ainda uma sugestão no sentido do Dr Santana Lopes disponibilizar o ou um dos seus correios electrónicos.
De Caldas de S. Jorge (Feira)
Pedro Castro e Silva
So queria dizer-lhe que apesar dos meus 26 verdes anos, sou um apoiante seu desde sempre e que sigo muito atentamente tudo o que escreve. Continue a ser politicamente incorrecto que um dia este país acordará com juizo. Não desista!
Convido-o a dar um saltinho ao meu blog(www.blogdoalvorada.blogspot.com )onde até já tenho um link para o seu desde que o criou.
Sinceros Cumprimentos
Antonio Cardoso ( Madeira )
Seja bem vindo, Dr. Santana Lopes.
É um orgulho tê-lo de volta, com a sua convicção e certeza nas palavras. A sua capacidade de motivar, envolver e fazer sonhar este país!
Permita-me que lhe diga apenas uma frase que se veio a confirmar.
" Atrás de mim virá, quem de mim bom fará "
Eng. Sócrates
Dr. Marques Mendes
Prof. Carmona
Cada um demonstra que o antecessor, era o mais bem preparado para os respectivos cargos!
Irei frequentar o seu blogue e sobretudo incentivá-lo a regressar.
Quem faz falta não é o Zé!
É o Dr. Santana Lopes!
Bem...francamente não entendo o objectivo do(a) percontare: mesmo depois do autor o ter ressalvado no "post" que os comentários iriam ser sujeitos a aprovação prévia, segundo os seus critérios (e está no seu direito em os ter e em o fazer) não o/a entendo em querer impôr regras diferentes das do dito autor; pretende que este blog seja o quê? com que intenção anseia que TODOS os comentários sejam publicados? e, pior que isso: vai enviar uns quantos "sujos" para confirmar o quê? Por acaso não lhe passou pela cabeça, que muito provávelmente, e atendendo à quantidade de comentários que se adivinham, iria ser necessário contratar alguém para manter a "coisa" em dia, segundo esses seus critérios? Sendo um blog um espaço pessoal (este é-o, pelo menos) entendamos que o autor tem todo o direito em o regrar da forma que muito bem entender; até porque, pelo simples facto de existir, devidamente identificado e estar aberto a comentários (crivados ou não, pouco importa) já é per si um facto digno de registo, de coragem e de abertura (e de transparência, porque não?). Francamente, acho que estamos a desvirtuar um pouco o objectivo deste espaço. Seja este benvindo (e quem não aceita as regras.... tem outras alternativas ... provávelmente tão boas quanto esta, digo eu!)
Caro Dr Santana Lopes,
venho saudá-lo e incentivá-lo.
Todos somos poucos.
Aqui fica:
CÓDIGO COMANDO
O COMANDO ama devotadamente a sua PÁTRIA, estando sempre pronto a fazer por ela todos os sacrifícios. Constante exemplo de energia, de amor ao trabalho, de dedicação e de lealdade aos chefes, não discute as ordens que recebe, não admite nem conhece embaraços ou resistências à sua integral execução.
Remove todos os obstáculos ao fiel e exacto cumprimento dos seus deveres, sejam quais forem as dificuldades a que tenha de se sujeitar, sem procurar que outrem tome à sua conta o que lhe incumbe fazer.
O COMANDO pratica a camaradagem e procura assegurar a solidariedade moral entre todos os seus irmãos de armas; mas não aceita a indignidade, nem a desobediência, nem o desrespeito pelas regras da disciplina e da honra. Sempre disposto a auxiliar quem precisa do seu apoio material ou do seu amparo moral, quer na paz. quer na guerra, e em frente do inimigo, afirma-se constantemente pessoa de carácter.
O COMANDO ama as responsabilidades. Sempre pronto a comandar e disposto a obedecer, não admite a suspeita de haver nos seus superiores a intenção de oprimi-lo ou de, por qualquer forma, o diminuir. Porque é sua constante preocupação agir como verdadeiro COMANDO tem nos seus chefes ou comandantes a mais segura confiança e a mais acrisolada fé.
Sempre generoso na vitória e paciente na adversidade, o verdadeiro COMANDO trata com solicitude, acarinha e estimula aqueles que lutam e sabem vencer todos os obstáculos. Não admite a mentira mas respeita os estóicos e abnegados que servem sem preocupação de paga ou de satisfação de interesses de qualquer natureza.
O carácter, a lealdade, a fidelidade, a obediência e a determinação são virtudes inalienáveis do COMANDO. Sejam quais forem os seus dotes de saber, o COMANDO que as não possua, ou as despreze, deve ser inexoravelmente privado do seu título.
O COMANDO não foge ao perigo, não evita as situações que possam acarretar-lhe incómodos. Incumbido de uma missão, põe no cumprimento dela todas as suas possibilidades de actuação, todas as suas forças físicas, intelectuais e morais.
Mama Sume!
Ainda bem que Abriu lugar a comentários. Andei a ver posts antigos e teria gostado de os comentar.
Nete Blog não se pode dizer:
Deixo-lhe um bjito pois não?
Que maçada.
E sabe que mais?
Gosto do Blog e da coragem de o ter feito e assumido.
Mesmo que não concorde sempre conbsigo, fique sabendo que isto o aproxima dos demais... e isso é uma mais valia na minha maneira de ver.
Já gora... visite os outros blogs e não tenha medo de dar a sua opinião.~
Para quem como o SR. é "para a frente" isso seroa o desmoronar de muito preconceito ou a queda de muita cabeça cheia de vento.
Tenha um bom fim de semana.
PS: Gostei muito qdo interrompeu aquele telejornal e entrevista. Chama-se aquilo : "Saber o nosso lugar!"
Enviar um comentário