quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Durão Dragão

Durão Barroso recebeu, esta semana, o Dragão de Ouro, de Honra. Ou fui eu que não estive atento ou a notícia dessa distinção passou, injustamente, despercebida. Perguntarão alguns qual terá sido o motivo da atribuição desse galardão tão importante para o F. C. Porto?
 Para além do currículo do distinguido, incluindo o fato de ser o Presidente da Comissão Europeia, certamente que o F. C. Porto não esquece que Durão Barroso foi o Primeiro - Ministro do Governo que apoiou a  construção dos Estádios do 2004 e, portanto, do Estádio do Dragão. A decisão foi tomada pelo Governo de António Guterres, com José Sócrates como Ministro com a pasta do Desporto,  mas executada, quase na totalidade, pelo Governo seguinte e/ ou por Câmaras Municipais  e, em três casos, também pelos clubes. O Estádio do Dragão foi um desses três e, recorde - se, foi lá o jogo inaugural do Euro -2004, com a tão falada Grécia ( que veio a ganhar a prova). Durão Barroso ainda era Chefe do Governo de Portugal.
Curiosamente, sucedeu a José Sócrates, nessa pasta do Desporto, José Luís Arnaut, hoje Presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol. Atualmente, quem detém essa responsabilidade no Governo é Miguel Relvas. Lá estiveram os dois, José Luís Arnaut e Miguel Relvas, nessa noite de homenagem, certamente sensibilizados por essa distinção ocorrer quando ambos desempenham funções relevantes embora para o Desporto Português.

15 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Dr.Santana Lopes
Dragões à parte, quem devia levar todas as distinções deste País era o povo do mesmo.
Essas festas e galardões já nos cansam e não nos dizem absolutamente nada.
Quem quer saber dessas coisas quando não se tem pão na mesa para dar os pequenos almoços aos filhos?
Exagero? É que temos que meter uma coisa na cabeça. Este País está a travessar uma das maiores crises DE VALORES jamais imaginada. Sim valores. Esta gente perdeu a noção das coisas e dos valores mínimos de respeito por quem trabalha, ou gostava de, e pela família portuguesa.
Nada importa a não ser o "maledictus" défice.
Já ninguêm aguenta ouvir falar o monocórdio Ministro, com aquele ar de Halloween perpétuo e até arrogante.
Já ninguêm aguenta ouvir as desculpas esfarrapadas do nosso PM para isto e para aquilo.
As condecorações, sejam elas quais, são para nós uma afronta à pobreza e aos problemas infinitos do povo português.
Não deviam dá-las? Olhe, pois eu acho que não. Pelo menos era sinal de respeito,coisa que os políticos perderam faz décadas.
Aliás, uns pelos outros e pelo povo.
Durão Barroso é um dos políticos mais polémicos do momento e todos sabemos porquê.
Pinto da Costa, homem estranho e condenado várias vezes por mais estranhas situações, parece ter uma importância estranha.
Tudo é sempre neste País muito estranho, com pessoas muito estranhas apanhadas em situações estranhas, com movimentos estranhos, contas bancárias estranhas e com uma Justiça estranha, Ministros estranhos, PM's estranhíssimos, PR's ainda mais estranhos, alguns golpistas, como certamente sabe pois foi vítima de um.
Não, não acho bem que se gastem fortunas em jantaradas de condecorações seja do que fôr quando "lá fora na rua" existem portugueses e portuguesas que têm frio, fome e estão na miséria, na pobreza envergonhada, no desespero. Não é demagogia!!!!
É a REALIDADE!!!
25 famílias falidas por dia!!!! Estão aí os números.
Os salários estão na generalidade ao nível de 2002. Alguns perderam 15.000 euros por ano em mais impostos e cortes escandalosos.
Sim escandalosos porque não foram feitos em todo o lado.
Para mim é escandaloso que se roube um cêntimo que seja a uma pessoa que trabalha ou esteja reformada, quando estamos a pagar a privados, PPP's e afins, dinheiro de compensação anual por contractos ilegais. ( lesar o estado é ilegal!!! )
Via do Infante, por exemplo.
Como se não chegasse a situação estúpida e escandalosa de meter portagens numa via cheia de imperfeições, buracos e com saídas e entradas perigosíssimas, ainda temos que pagar, todos nós contribuintes, a diferença entre o que os políticos "acordaram" com as PPP's e a quantidade de dinheiro que realmente fazem por mês.
Quem lhes deu esse direito?
Quem lhes passou a procuração de nos lesar?
Quem supervisionou esses contractos?
O Tribunal Constitucional?
Quem vai pagar esses devaneios?
(continua)

miguel vaz serra....... disse...

(continuação)
Afinal as portagens eram para aliviar o Estado ou para engordar as offshore dos amigos das PPP's?
Porque é que o País e os políticos fingem que tudo está sereno e normal, de que nada se passa, quando estamos à beira da maior convulsão social jamais vista?
Condecorações, jantares, viagens ao estrangeiro...Tudo na mesma.
Faz lembrar os últimos anos do Estado Novo em que, enquanto se desmoronava todo o Império ao sabor do som da tesoura de Américo de Deus Tomáz cortando fitinhas feliz e contente por esse Portugal Continental fora, Marcelo Caetano andava de cabelos em pé tentando preparar a Nação para uma Democracia. ( que no final conseguiu, se bem que depois de transformou num caos Comunista e culminou numa ditadura parlamentar até aos nossos dias ).
Infelizmente já não existem Marcelos Caetanos, os Marcelos que restam não chegam nem às "piugas" do outro.
E depois, ( não do adeus ) vem o FMI decidir quais as reformas a fazer no Estado Português.
Já agora deviam preparar uma condecoração por mérito civil aos membros de tão importante instituição. ( importante para os que emprestam dinheiro ao mesmo para nos emprestar a nós....Fazem biliões à custa da nossa miséria crescente ).
Sim. Hoje mesmo soube que o FMI já cá está há uns dias a "cortar o bacalhau", o que NÃO VAMOS comer este Natal pois não vamos ter dinheiro para o comprar.
"As the prime minister was speaking" convidando o Partido Socialista ( o cancro do regime ) para "refundar" ( graças a Deus a língua é riquíssima ) ,saberá ele PM o quê,o FMI estava já a fazer o "refundamento". Eu diria "AFUNDAMENTO".
A minha avó chamaria isso de "hipocrisia aguda".
Desde aqui e aproveitando a boleia, condecoro com toda a pompa e circunstância o Povo Português pelas necessidades passadas e a passar e pela paciência já esgotada, de "comer e calar" durante estes longos sete anos e meio de escândalo político e social!!!!!!!
O resto é pura hipocrisia e provocação pura!

maria lisboa....... disse...

Duro, duro, deve ser o recebimento duma condecoração como mínimo chata...a do atestado de incompetência, finalmente oficializado, do Ministro das Finanças passado pela nata da finança internacional (ou não...).
O Governo, assumindo a sua total incompetência e portanto incapacidade de resolver os problemas económicos da Nação chamou, em desespero, o FMI para "refundar" o "inrrefundável", as finanças portuguesas.
Dizem os entendidos que é para dar credibilidade internacional, ou seja, duplo atestado de incompetência a Gaspar.
Pensando bem, pouparíamos um ordenado de Ministro, mais motoristas, secretárias de estado, secretárias de secretárias, assessores, assessores de assessores, secretárias dos assessores e toda esse pornografia do costume para dar trabalho aos amigos e amigos de amigos.
Duro deve ser também ,ter toda a Polícia Brasileira a perder horas sem fim de estudo e investigação somente para incriminar uma pessoa portuguesa. Que terá feito o Senhor à Polícia para ser tão odiado por ela....
Francamente..Maus maus e maus,pronto!
Hoje passei numa montra da Bertrand e senti-me mal e tudo.
Tive que me sentar e abanar-me com o leque da minha amiga Carmen, sevilhana que, como boa Andaluza, usa o "abanico" na liga, assim como a Judite usa a arma.
É que vi o carão do outro que quer voltar a Belêm e perdi o sangue "derivado aos nervos" que "se me entraram".
Um livro sobre a vida do homem que meteu Sócrates no poder...O resto é história....
Deviam fazer uma cimeira Socialista na Madeira.....
Estou agora a ouvir que quase metade dos estudantes não acabam o 12º ano. O PM deve estar orgulhoso de tanta notícia boa...
Eu vou para Sevilha com a Carmen, que estou até aos olhos de tanta maldade.....

o cusco....... disse...

Durão, Kostas Vaxevanis, o jornalista Grego que publicou a lista de milionários Gregos que levaram biliões de euros para a Suiça e outros paraísos fiscais sem pagar impostos ao Estado Grego.
Hoje outro durão, o Juiz que o julgou, absolveu-o.
Um marco histórico na democracia grega que muito parecida à nossa, abafa sempre os movimentos ilegais dos poderosos.
Quando iremos nós publicar uma lista idêntica em Portugal?
Imaginemos todos os nomes desses marginais, muitos no poder, que têm milhões em offshores e que todos os anos fogem ao fisco escarrapachados em todos os jornais portugueses...
Talvez noutra vida...............

Zé da Póvoa disse...

Uma rectificação muito importante: o Dragão não foi feito "pela Câmara seguinte...". Bem pelo contrário, foi feito contra a Câmara seguinte. Rui Rio, quando chegou à Câmara, a primeira coisa que tentou foi cancelar o PPA das Antas e tentou outras patifarias, mas apanhou pela frente gente com "eles" no sítio e acabou por meter o rabo entre as pernas. Conseguiu sacar 5 milhões ao Grupo Amorim que os seus amigos da Associação Comercial trataram de gastar, sabe-se lá em quê!

FranciscoB disse...

Não se compreende a "sensibilidade pela distinção" de receber o mais alto galardão de um clube condenado por corrupção desportiva que exerce descaradamente desde há, pelo menos, 35 anos...

maria lisboa....... disse...

O guapo Argentino que hoje foi Pai.
O macho de verdade e que não teve que pagar a uma mulher para ter um filho dele sem nunca a tocar como a "outra" da Madeira, Lionel Andrés Messi foi hoje papá.
Parabéns a Antonella Roccuzzo que pariu a lindo bebé!
Um casal de verdade, com amor de verdade e um filho de verdade.
É a vida do melhor, de longe, jogador de futebol do mundo.
Uma vida de trabalho, séria e verdadeira!!!

Zé da Póvoa disse...

Pinto da Costa é uma figura de tal forma controversa que pode ser atacado de múltiplas formas por todos aqueles que não "apreciam" a sua obra. Todavia, para isso não é preciso recorrer à mentira de perna curta. É que, ao contrário do dito no 1º. comentário, Pinto da Costa não foi "condenado vàrias vezes". Nunca foi condenado, apesar da conjugação de vontades de vários sectores que tudo fizeram para que tal acontecesse.
Foi ilibado em vários processos, em todos houve recurso com idêntico resultado. Os vários juízes, em várias comarcas, chegaram à conclusão que PC não tinha culpas para expiar, apesar de nos media ter sido tratado como um reles ladrão de camiões e condenado sem defesa. Mas só aí e o que conta é a justiça dos Tribunais.

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Li isto hoje mesmo no face book de Samuel De Paiva Pires.
Quem escreveu foi Pedro Arroja:
«Ainda hoje eu fiquei de olhos arregalados ao ver o título de primeira página do DN, e acabei por comprá-lo, o que já não fazia há muito tempo. Diz assim:"Governo quer importar modelo de ensino alemão", e depois a notícia começa assim: "O ministro da Educação, Nuno Crato, vai segunda-feira à Alemanha assinar um acordo no âmbito do ensino e formação profissional, com a ministra da Educação da Alemanha, Annete Schavan, e conhecer em concreto o sistema dual alemão de ensino vocacional". Nós, portugueses e católicos, que descendemos dos mais antigos e experimentados professores da civilização - os padres - andamos na Alemanha a aprender como ensinar as nossas crianças e jovens.»
Tão incrédulo como eles dois, fiquei de boca aberta.
Fico até, o que é raro em mim, sem saber como expressar a minha indignação... Definitivamente Pedro Passos Coelho necessita ajuda mas não é do FMI é do JDM.
Já perdi o respeito a esse Senhor há tempo mas começo a perdê-lo às palavras!!! Que vergonha!!!Que vergonha!!!
Isto tem que acabar e já!

Anónimo disse...

Dr.Santana Lopes,

Concordo com a sua análise.

Perante tal cenário,em que o pais se encontra,que soluções existem? Três soluções, a meu ver: manter a situação actual; não pagar parte da dívida (corte de cabelo) e renegociar.

Manter a situação actual, será insustentável e não haverá “refundação do estado” que contenha o apetite voraz dos encargos associados ao serviço da dívida. Outra solução seria efectuar um haircut, similar a um não pagamento parcial e que, como a situação grega demonstra, tem dois grandes riscos: nem todos os credores aceitam cortar parte da dívida e compromete o acesso aos mercados durante anos. O que resta? Renegociar!

Efectivamente, renegociar, poderá ser a melhor solução, em especial, se optarmos pela sua versão mais soft, um reprofiling, isto é, manter o valor facial da dívida e rever o seu perfil (prazos e juros), indexando o valor da taxa de juro média à taxa nominal de crescimento do país.

Esta opção dará ao país, o tempo e dinheiro necessários para efectuar uma reforma da sua matriz produtiva promovendo, simultaneamente, o emprego e o crescimento!

Respeitosos cumprimentos

Anselmo Dam disse...

Relações promiscuas. E depois perguntam, porque razão o tão famoso apito dourado (azul), não deu em nada.

Anselmo Damásio disse...

Relações promiscuas. E depois perguntam, porque razão o tão famoso apito dourado (azul), não deu em nada.

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Boas notícias…..
Ricardo Salgado diz que não entendeu o que é o “Refundamento” do Estado.
Quer isso dizer que não está informado do que o Governo faz e diz, como todos nós e isso são belíssimas notícias!!!
Deve ser a única que recebemos nos últimos 17 meses já que ficámos sem boas notícias desde a de que Sócrates finalmente tinha perdido o controlo do Estado Português e portanto o saque Socialista tinha acabado ( de momento ).
Por falar neles acho que temos que recordar a Seguro que não deve falar no plural nem no partido que agora lidera quando comenta a actualidade e o passado recente.
Não deve dizer “ os socialistas” ou “o Partido Socialista” não fez ou não quer isto e aquilo, e muito menos quando fala no memorando do carrasco da Nação.
Seguro NÃO PODE esquecer de que foi o Partido Socialista com o outro como PM que trouxe a tróica para Portugal e assinou o memorando pedindo ajuda e aval ao CDS e ao fragilizado e nunca tão dividido PSD. ( na Madeira nem se fala….Que pena que o Dr. Jardim, que tanto fez no passado pela Ilha, tenha perdido a noção de tempo e dinâmica e acabe a sua carreira de forma tão negativa…É que a memória do povo fica-se sempre pelas coisas más )
Ninguêm esquece de como e quando tudo começou há 17 ou 18 anos….Os “Pântanos” de Guterres, os golpes de Sampaio para dar continuidade à política de terra queimada socialista aquando do breve travão dado pelo Governo liderado por si….O descalabro desgoverno e ditadura Sócrates que nos levaram à banca rota tudo baseado na mentira e no “esconder” de contractos e endividamentos….
Seguro das duas uma, ou está no Partido errado ou esqueceu-se de tudo isto.
Já agora deviamos lembrar o Dr. Mário Soares, pois ele também se esqueceu.
É melhor portanto começar a dizer como aliás fazia o último líder, “eu não concordo”, “eu não faço” , “eu não fiz”. Sim, é feio e ditatorial falar na 1ª pessoa quando se é líder de um Partido, mas se Sócrates o fazia, já não é estranho que os Socialistas e o povo aceitem esse tipo de “ditadorezitos”…Tanto o PS como o povo votaram Sócrates 2 vezes, ou seja que….
Mas nada disto desculpa o descontrolo emocional deste Governo…..
Esta forma louca, enlouquecida, inconsciente e inconsequente de governar vai acabar tão, mas tão mal que só uma criança com muitos problemas do forum neurológico de 4 anos não consegue ver.
Toda a gente, toda, da direita à esquerda avisa…..
Mas a cegueira, já política, baseada na arrogância infantil move o executivo dia pós dia.
Faz lembrar a frase do outro.. ”orgulhosamente sós”….
(continua)

miguel vaz serra....... disse...

(continuação)
Duma ditadura de um PM sem classificação possível, passamos a outra de um Ministro das Finanças em parceria com Empresas ligadas aos interesses actuais.
Quais?
Basta ler os Jornais para o saber. Onde trabalharam os novos governantes, onde ficaram os amigos….
Está tudo aí, bem claro.
A Troíca tem culpa única e simplesmente duma coisa. Dos juros incríveis que nos impuseram aproveitando-se do desespero do ditador na banca rota.
De resto não nos venham mandar com areia para os olhos pois quem ler o memorando, coisa que os senhores que “brincam aos jornalistas” em Portugal certamente,a avaliar pelos comentários e perguntas que colocam aos políticos, não fizeram, apercebe-se de que nada do que foi pedido ( ou exigido ) foi feito.
A despesa não foi cortada nas ladras PPP’s, nem nos subsídios escandalosos a empresas privadas, como é o caso da EDP, nem nos Institutos que não acabaram, nem nas empresas públicas geridas por amigos de amigos de amigos , nem nos ordenados pornográficos dos directores gerais no Estado, nem nos gastos da AR etc etc etc Basta ver o que o grupo parlamentar Socialista fez há pouco tempo com a compra daqueles Audi todos em plena miséria social. Até caricato…Por um lado criticam a líder Alemã e depois compram-lhe carros top de gama.
Só cortaram nos ordenados e reformas.Aumentaram os impostos e acabaram com a vida em Portugal.
Tudo aquilo que ouvi Passos Coelho criticar em Sócrates faz ele agora.
Cozinha com a troíca e Bruxelas as coisas antes de as discutir internamente.
Compromete-se sem dar cavaco ( esse nem abre a boca ) a ninguém.
Gaspar diz, faz-se! Cegamente.
É a única coisa que é ao contrário do governo Sócrates.
O Ministro das Finanças, Dos Santos, dizia e…….não se fazia.
Passos Coelho nem visão nisso teve….
Devia ter conservado o mesmo Ministro.
Ai que horror?
Mas o homem estava já metido dentro de todos os problemas, sabia bem o que “o outro” tinha andado a engendrar às escondidas e era um bom técnico.
Foi ele que nos alertou da banca rota.
Foi ele que disse que a dívida pública não podia aumentar a juros superiores a 6,5%......
Não que eu gostasse dele, nem conheço, mas foi ,à parte de Amado, quem mais deu sinais de desespero e de pedido de ajuda apesar da mão de ferro do então PM que aliás nunca lhe perdoou.
Este mês vai ter duas datas perigosas….Dia 12 em que a provocadora Merkel vem a Portugal e nunca devia por cá os pés nem o Governo mostra bom senso em deixar que isso aconteça e o dia da greve geral.
Só espero que não se tenha o primeiro sinal de como isto tudo vai acabar para o ano….
A cegueira do PM é assustadora!!!!!!!!!!!!

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Uma vez mais o bom senso Americano ganhou e Obama mantêm-se os quatro anos próximos na Casa Branca.
Por cá o bom senso continua fechado a sete chaves.
Hoje ouvi Polícias aos gritos de "gatunos"!! Só mais tarde descobri que os gatunos eram os membros do Governo.
Já uma vez disse aqui, creio, que quando tudo em cadeia estiver a ser destruído por multidões enraivecidas e a Polícia nada fazer para os parar e alguns até se juntarem às mesmas, o nosso PM pensará de como foi errado o que pensou e executou e de como seria honesto e sério ter-se demitido no dia em que descobriu que tudo aquilo que disse se transformaria em mentira e tudo o que queria fazer não era possível.
Se há coisa que o ser humano não aceita é a mentira sustentada na arrogância..............
Aqui estaremos para comentar.....