sábado, 27 de outubro de 2012

Bolonha

A propósito do sistema educativo, lembro - me das conversas que tive, em 2004 - 2005, com a "minha" Ministra do Ensino Superior, Graça Carvalho, sobre o processo de Bolonha.
Nunca gostei de tais alterações que sempre  tresandaram a asneira. E asneira a vários títulos: pouco tempo na formação universitária, confusão entre graus, entradas precoces em mercado de trabalho.

Bolonha veio confundir licenciaturas com bacharelatos, por um lado, e com mestrados, pelo outro. Cada vez é mais frequente ouvir Universitários dizerem: " acabo o curso este ano " e provocarem surpresa pela rapidez. Mas, logo a seguir, retorquem: " Mas vou fazer o mestrado!!...".

Fazer o mestrado é bom mas não como substituto de metade da licenciatura. Um mestrado é um aprofundamento, uma especialização, por vezes uma especificação, da formação geral recebida na licenciatura.

Tenho um Filho em Direito e dois em Gestão ( uma na Nova, outro no ISEG). Vou, pois, acompanhando, para além do meu contato regular com a Universidade. É muita matéria em 4 anos e as matérias necessárias são cada vez mais.

É preciso não ter receio de pôr em debate, para decisão, a substituição do quadro traçado por esse acordo internacional. As pessoas precisam de sentir  que se aprende com os erros e que se trabalha para pôr em ordem aquilo que não provou. Há dias, Jorge Miranda falou muito bem sobre os erros de Bolonha.

4 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Como dizia " o outro", a culpa do Ministro Relvas ter pedido um Diploma a uma conhecida Universidade ( agora "chamada à atenção" formalmente pelo MES precisamente por dar "créditos" a torto e a direito )é da sociedade portuguesa...Todos querem ser Drs e portanto o Ministro "viu-se" na obrigação de o ser também.......
Vai daí e em vez de estudar e aprender alguma coisa de válido para a sua vida, resolveu "pedir" só o papelito com o sêlo branco.
Pior de tudo: Deram-lhe um!!!!
Tem razão no que escreve sobre "Bolonha" e a situação que descrevo atrás seria impensável sem este acordo....
Créditos? tss tss
No nosso tempo "crédito" dava-lhe o Professor se estudasse a matéria, fizesse bem os trabalhos de grupo e escrevesse bem na "Frequência" para dispensar de exame.
Agora trabalha-se numa caixa de supermercado e fica-se com Licenciatura em Economia........
As Empresas que conheço, ao ver os CV de quem se interessa por elas, dirigem logo os olhos à data do "Curso" e à Universidade em que o fizeram.
O Ministro, por exemplo, jamais trabalharia em nenhuma delas.
( bom...e "agora" menos )
Bolonha não passa de uma forma legal de permitir que as Universidades Europeias façam negócio com os estudantes. Nada mais.
No tempo em que se respeitava a Constituição ( ou pelo menos parte dela ) e as Universidades do Estado eram instituições credíveis, respeitadas e grátis ( ou quase ), os cursos eram de 5 anos, normalmente. ( Medicina, Veterinária sempre foram mais longos derivado aos estágios etc ).
Ora Bolonha veio encurtar 2 anos.
São dois anos que os Estados poupam no futuro dos seus cidadãos.
O Estado está primeiro, depois a Banca, depois os Seguros, depois as PPP's,depois os amigos, familiares e amigos de amigos, depois isto e aquilo, depois mais isto e mais aquilo e depois, depois do depois o povinho que serve para sustentar, mesmo que à base da miséria, todos os primeiros
Toda a gente sabe que se os estudantes não fizerem os tais "Mestrados" de agora, não arranjam trabalho em lado nenhum ( bom, agora nem com Doutoramento.... Trabalho é palavra que foi banida do vocabulário da Nação ).
Os Mestrados são pagos e bem pagos. Portanto Bolonha nada mais fez que passar os últimos dois anos de qualquer curso superior para um nível insustentável. É tão caro agora estudar que mais de metade fica pelo caminho.
No caso português com os seis longos anos de ditadura Sócrates, as Universidades foram duramente castigadas e os estudantes mais. Milhares deles abandonaram as Universidades a meio dos cursos por terem perdido as bolsas de estudo.
Depois vieram as promessas de uma "nova vida" e à base delas, o PSD ganhou as eleições. ( com a verdade perderam, aquando de Manuela Ferreira Leite, a "anti-imagem" da política portuguesa que sempre falou verdade e por isso perdeu ).
A única coisa em que não mentiram foi isso da "nova vida"..Lá isso é verdade. Nunca Portugal pensou ser possível viver assim.
Com este Governo mais uns milhares perderam bolsas e mais Universidades ficaram sem dinheiro para nada.
[CONTINUA]

miguel vaz serra....... disse...

[CONTINUAÇÃO]
As PPP's , essas ninguêm lhes tocou. Aliás, Gaspar numa das suas já habituais mentiras, disse que íamos poupar 250 milhões nesses vampiros do Estado e afinal vamos mas é pagar mais dinheiro para as sustentar.
Em qualquer País povoado por gente normal, haveria uma greve geral até que esse Ministro se fosse embora e todas as PPP's fossem anuladas.
Cá o povo paga e cala.
Voltando ao assunto, nunca veremos "Bolonha" em perigo pois o Estado não está minimamente interessado nos estudantes ou Universidades. Está interessado em poupar dinheiro para poder metê-lo nas PPP's da vida, essas sim importantes para a vida saudável do Governo e amigos do mesmo.
Há ano e meio que ouço o PM dizer que não foi ele que fez isto ou aquilo. Pois não.
Então modifique tudo o que mal feito foi e não se queixe.
Um homem que insultou já o seu povo ao chamá-lo piegas, afinal é o Rei da pieguice!
A informação para entender o porquê está aí, ao alcance de todos. O problema é que os senhores chamados jornalistas só falam do que lhes interessa e a oposição, queimada e cúmplice, tambêm.
Veja a remodelação do Governo....Quatro novos secretários de estado....
Relvas que já devia estar no esquecimento há mais de 6 meses continua a denegrir, só com a sua presença, o Governo. Nem precisa abrir a boca nem fazer nada. Basta a presença para nos lembrarmos de que este Governo não pode ser credível.
Gaspar, depois das atrocidades feitas devia ter saído. O que faz,aliás, vai contra tudo o que já escrito foi sobre economia...
Ficava tudo na mesma mas o povo, "estranho" como somos, acalmaria.
Nada disto faz sentido. Nada.
Penso mesmo que o PM perdeu a noção das coisas, cá dentro e lá fora.
Vi como Rajoy e Monti falam em Bruxelas e como se enfrentam à incrível "Hulk" alemã. Hollande nem se fala. Passos Coelho ajoelha-se e mete a cabeça na guilhotina.
Não me digam que é normal....Nada disto é normal...Nada faz sentido.
Nisso, devo confessar, e sabe Deus o que me custa fazê-lo, tenho saudades do Ditador Sócrates...
Tenho acompanhado de forma condescendente, estes últimos meses, o actual PM para ver se entendo alguma estratégia escondida e cheguei à conclusão de que não existe nenhuma o que me leva a crer que o caso é muito mais grave do que nós pensamos.
NÃO HÁ ESTRATÉGIA ALGUMA!
Estamos ao sabor da corrente.
Nada mais perigoso num mundo governado por mercados mafiosos e "agrupamentos" perigosos.
Estamos portanto entregues à bicharada!!!!!
Que Deus nos ajude e digo-o seriamente.....

eva disse...

Concordo plenamente com o que diz!

Anónimo disse...

Este assunto não tem qualquer discussão!
Logo no início se alertou e reclamou para a OE que as “licenciaturas” de 3 anos não licenciam qualquer profissional, muito menos Engenheiros. Mesmo com 5 anos, sabe Deus! Iam dar cabo da Engenharia e dos Engenheiros. Não ligaram. Era muito mais importante “o mercado”. Parece que não há vergonha, dada a evidência! Portanto se isto tivesse discussão, como poderia haver debate?
(O anónimo no post está bem identificado na OE)