quinta-feira, 12 de julho de 2012

Menos mau

A  balança comercial; os dados sobre a evolução da produção industrial; A revisão pelo Banco de Portugal, das suas previsões sobre a "quebra" do PIB em 2012 que, no seu entender, será menor...

Portugal vai tentando resistir, adaptar, poupar, exportar... Com todo este clima pesado, pessimista e ansioso, mesmo assim, surgem notícias menos más. Essas é que devem ser repetidas até à exaustão.

8 comentários:

Anónimo disse...

Compreendendo a estimável correção e lealdade do Sr. Dr. Pedro Santana Lopes, que não tem que ver com sua designação para PSCML porque, parece óbvio, foi um dos atos positivos em favor do governo, e mesmo, independentemente das suas vontades politicas (não digo aspirações porque não tem que aspirar pessoalmente a seja o que for nesse aspeto), o menos mau a que se refere, pouco ou nada se deve a ação governativa.
Pelo andar das coisas, pode até parecer que tais indicadores seriam mais positivos se não houvesse governo.

Isto é ainda mais salientado no caso da administração. É tanta a mediocridade, em especial nos dirigentes, que, parece, se não existissem tudo passaria a correr melhor.

Acredite ou não, ouvi umas pessoas, que não conheço, comentarem que, antigamente, quando se dirigiam à administração encontravam senhores. Agora é só animais…

Não direi tanto…

Luis Silva disse...

Sem dúvida, Portugal vai resistindo e poupando, mas tanto poupa que os vendedores de automóveis vão sendo despedidos porque não vendem, nem novos nem usados, os restaurantes vão fechando, no Algarve, e na época alta, um restaurante que trabalhava com 20 pessoas, hoje, faz o serviço com 12! Dispensou ou não contratou 8 e cá vamos, cantando e rindo… como dizia o hino da outra mocidade!
É isto que devemos repetir até à exaustão!

Pedro Duarte disse...

Caro Dr. Pedro Santana Lopes,

Partilhando da sua entendivel satisfaçao pela menos má performance da nossa balança comercial, julgo que quem estiver atento ao seu comentario pode aferir sem grande dificuldade que o Senhor, esta literalmente a dizer a todos que " basta ja de falar no Ministro Relvas".
Nao posso estar mais de acordo com o Senhor.
Temos efectivamente de deixar de falar no Senhor Ministro Relvas e, para isso, ele tem de resignar ao cargo já.
O mal que o Senhor Ministro Relvas esta a provocar ao Governo é de tal forma gravoso que está intrinsecamente ligado á descida de popularidade que a direita teve nesta ultima sondagem.
Convirá o Senhor que, nesta fase mais sensivel, em que familias inteiras penam com dificuldades pré 25 de Abril , tais como fome e um total desapego por parte do Estado Social é de total necessidade que o exemplo de lisura, seriedade e esforço, nos seja dado pela classe que nos Governa.
Nao estamos ainda perto de tornar o nosso Parlamento numa Duma, cheia de homens fieis a negocios e nao a conviçoes.
Temos de purgar Portugal de forma ordeira e firme.

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Tem razão.
Devemos repetir as boas notícias.
O pior é que as caixas de pandora na vida política portuguesa são de tal forma que as boas notícias são abafadas constantemente com a actitude negativa e nefasta de certos governantes que "desajudam" constantemente, em vez de se afastar ao mínimo sinal de negatividade.
Fragilizar um Governo já por si frágil a nível de Ministros e de políticas ( não interessa se algumas necessárias ou não )é como mínimo muito pouco inteligente e de um egoísmo lamentável.
Hoje Paulo Portas, que tanto me tem desiludido, muito mesmo, deu sinal positivo.
Discordou totalmente com o PM em relação aos impensáveis cortes de ordenado( os chamados subsídios ) do sector privado. ( Subsídios nem deviam ter esse nome. Não são mais que parte de um ordenado bruto anual dividido por 14 meses em vez de 12!!!!!! )
Na Madeira e em qualidade de Ministro, Paulo Portas foi claro. PARABÊNS!!!
"Menos mau"..........

José Abreu de Sousa disse...

Menos mau em Espanha, Senhor Dr.
Mostraram muito mais inteligência e saber económico da Península Ibérica na hora dos "apertos".
Uma lição para os Senhores Passos Coelho e seu Gaspar.
Um subsídio retirado, UMA SÓ vez e DEVOLVIDO, repito, DEVOLVIDO em 2015.
Aprendam senhores, como se trata o povo que nunca roubou nada a ninguêm nem lhe deram Licenciaturas por pertencer a nenhuma loja de conveniência.
No Turismo, Restaurantes etc o IVA passou de 8 para 10%.
Espanha sabe que na Península vivemos do Turismo.
Este Governo levou o IVA para um desajustado e perigoso 23%.
Depois vem o iluminado do Ministro das Finanças e diz que afinal a receita desceu.
Temos um PM que fala do Presidente do T Constitucional com raiva e desrespeito mas que mantêm a confiança num Ministro que a perdeu há muito perante os Portugueses fartos de artistas.
É por isso que Espanha está a anos luz de Portugal. Porque os políticos pensam nas pessoas e em Portugal os políticos pensam neles a breve prazo. Se pensassem a longo não faziam as barbaridades que fazem, como por exemplo, pedir Diplomas aos amigos.
Com o tempo tudo se sabe e quem tem sede de poder devia ter 2 dedinhos de testa!!!

miguel vaz serra....... disse...

Dr.Santana Lopes
Interessante a comparação do pensamento político português com o espanhol, se é que existe alguma possível.
Em Espanha os Juizes Super como Garzón são julgados se pisam em ramo verde, Banqueiros poderosíssimos como Mário Conde são presos durante anos e anos e os políticos corruptos vão ver o sol aos quadradinhos.
Não há Lojas nem Maçonaria que os salve.
O Espanhol "tem sangue na guelra". Já tiveram uma guerra civil no século passado que acabou com a vitória da direita sobre uma extrema esquerda sanguinária.
O que começou como um arrufo entre Monárquicos e Republicanos tornou-se numa guerra entre Russos e Castelhanos. As brigadas vermelhas soviéticas entraram a matar e o povo não gostou. Ganhou a Monarquia mas adiada inteligentemente por Francisco Franco.Única forma de "estancar" o sangue espanhol na época.
Cá é o que se vê....
Palavras para quê? Um punhado de "artistas" e "ilusionistas" aplaudidos por outro punhado de mente-captos que os vota uma e outra vez.
Uma vez tu, outra eu e assim se vão engordando unas aos outros.
Depois dá para o torto e quem paga? Os mente-captos uma e outra vez. Caladinhos, sussegadinhos, submissos, passivos, parvos.
Isto está de tal forma que auguro o pior para 2013 e as Autárquicas vão ficar na historia como as "Eleições Relvas".
Depois vai ser tarde, mas foi a escolha do mesmo e do PM.
Eles lá sabem o que está primeiro. Se Portugal ou eles.
Hoje tive oportunidade de ver o Dr. Passos Coelho a ser vaiado mais uma vez na rua. Depois vi-o a falar numa reunião não sei de quê pois já nem ligo muito ao que faz ou deixa de fazer, mas reparei na falta de brio, na cara exausta, sem brilho nem vontade, derrotado, cansado, triste, sem "luz" nem convicção. Vi a cara de um perdedor. Fiquei de boca aberta.
Numa fase crucial para que Portugal possa ter uma "last chance" de provar aos mercados que podemos sozinhos levantar um pouco a cabeça, temos um Governo frágil, um Ministro que já foi mas ainda ninguêm lhe disse e um PM com uma cara e actitude de meter medo ao susto.
Não foi para isto que votámos no CDS e no PSD.
Não é isto que queremos nem foi isto que um dia desejámos.
Não é assim que vamos a lado nenhum.
Não é assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

miguel vaz serra....... disse...

Dr.Santana Lopes
Hoje, como sabe, fazia anos
Francisco Sá Carneiro.
Um HOMEM.
Se visse o que fizeram do PPD, quem e como o dirigem e como o representam no Governo, morria de desgosto!!!!

Anónimo disse...

A noticia pode ser positiva mas só parcialmente. A reduçao drástica das exportaçoes devia levar a uma reflexao já que esconde muitos factores negativos. O povo está a empobrecer, as empresas nao compram equipamentos ...... Vamos ver como ficamos daqui a mais um ano !