sábado, 14 de abril de 2012

Nexo

O Tratado do Euro ( mais do que Europeu) foi aprovado. A reforma das Freguesias também.  Até 24 de Abril um grupo de trabalho vai dizer as Fundações e associações públicas que podem ser extintas. A privatização de um canal da RTP é já dada como adquirida. Inquéritos ao BPN e às PPPs confirmados.

Apesar de tudo o que se diz e o que se grita, Portugal pula e avança mesmo que a bola não seja colorida.
Entretanto, foi confirmado o recurso ao financiamento do BEI para pequenas e médias empresas ( sugestão de António José Seguro bem aceite por Pedro Passos Coelho) e o FMI veio falar na necessidade de não se esquecer  algum crescimento, para lá das doses de austeridade.

O Presidente da República disse, também bem, que não vale a pena estar a perder muito tempo com conjecturas sobre 2014 e 2015 porque os imponderáveis são muitos.

Apesar de tudo, de vez em quando, há factos e palavras com nexo.

14 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Não lhe tiro a razão. Há pequenos sinais aqui e ali de coisas com nexo.
Mas passaram 10 meses de Governo. Quase um ano. Muito pouco do que foi dito e prometido foi feito.
Justiça uma desgraça pegada. Economia estrangulada. Carga fiscal de um exagero que parecem Andaluzes.
Valha-nos Nossa Senhora de Fátima!
Se nada fosse feito com um mínimo de nexo, então seria o suicídio colectivo.
Mas o que choca é a demora de tudo o que devia ser feito e as promessas nunca cumpridas e agora desmentidas.
Quero ver os monopólios dizimados e a concorrência a florescer como manda a nossa Constituição e acontece nos Países Democráticos.
Já agora fica aqui uma ideia que não dá trabalho algum. É sentar em frente a um televisor e ficar atento.
Venho por este meio pedir ao nosso PM que veja, por favor, a “Grande Reportagem” na SIC este Domingo.
Certamente terá vergonha do que está a deixar acontecer nas nossas Universidades e não tenho dúvida alguma que desviará as rendas milionárias da EDP para as Universidades Portuguesas.
Os alunos podem assim ter as bolsas que sempre tiveram e o País agradece. É dinheiro que fica cá e não vai parar à China ou a Angola.
Pode sempre ver em diferido no caso deste pedido ser publicado mais tarde. Não há problema algum.
Muito obrigado

Anónimo disse...

Não podem soprar ventos de Espanha... Afinal a crise era europeia e global: sistema financeiro falido com a espiral desenfreada dos negócios imobiliários e o desmantelamento das indústrias com especificidades europeias. Enquanto a Europa não discutir com a China: reformas, saúde e férias para os trabalhadores chineses; que entretanto já não "imitam", mas fabricam na perfeição o que aprenderam quando se deslocalizaram as empresas para a Ásia, nada redundará em crescimento. Portugal não podia ter empurrado uma população para esta abertura da Europa ao mundo, sem negociar por sua vez as mais valias, por exemplo da Alemanha, para zonas periféricas da Europa que não tinham condições de aproveitar o "euro" como a Alemanha - para conquistar facilmente mercados fora da própria Europa - pela sua superior qualidade. O povo e os trabalhadores portugueses nunca pediram para irem para casa aos 49/ 50 anos, para facilmente o dinheiro das empresas assentarem praça nas bolsas. Tenham a coragem de falar verdade de uma vez por todas, e explicar bem a história do nosso passado recente, que vamos todos entender, aceitar e desculpar... Os conhecimentos dos portuguese sempre são melhores e, percebem por isso "na hora" que a lenga-lenga é que desgasta os políticos e a política que esforçadamente querem levar a bom porto. Todos estamos de boa-fé, se se lembrarem que todos somos filhos de um país com as mais antigas e mais fixas fronteiras na Europa. Nunca invadimos ninguém, quer com tanques, quer com recrutamento de mão de obra qualificada por menos dinheiro... É tempo de lembrarmos isto, que já é um bom trabalho de diplomacia política e económica: só lembrar! A Europa anda esquecida da História. Não acham que eles nos devem muito na reconstrução do Centro da Europa depois da Segunda Guerra? Se calhar em Portugal, para além de "alguns saberes" estamos a precisar de mais "conhecimento" para fazermos boa política. Política é uma negociação constante. Não se devia ter feito num tempo destes a "ruptura" quase total de gerações. A minha admiração pelo lugar que ocupa resulta do facto "só por si" de ser um social-democrata. Sociais-democracias, que se deseja reinventadas à medida dos nossos dias. Deixemos estas teorias de que um indivíduo sai num dia de um emprego, para no dia seguinte encontrar trabalho. Como? Se é o Estado que financia o local de trabalho quando fazem o favor de dar uns estagiozinhos aos menos qualificados. Os bem sucedidos nas faculdades felizmente têm trabalho lá fora. Isto de sermos pequenos, não significa que não possamos falar. Até falamos mais línguas do que a maioria dos europeus!

irritado disse...

Muita da gente que votou PSD anda aos gritos com a austeridade. Tem razão. O problema é que ignora o que se está a fazer, ou porque as medidas não são bem explicadas pelo governo, ou porque os resultados só se verão mais tarde. Ignora também que, aos desmandos paranóicos dos governos anteriores se soma a situação geral do mundo ocidental,desindustrializado,"financeirizado", esmagado por economias mais baratas, menos "sociais" e cada dia mais tecnicizadas.
Solução? Não há outra que não seja mudar de vida e perceber a realidade, por dura que seja, na esperança que com um esforço colossal, daqui a uns anos venham melhores dias.
O resto são fantasias socialistas.

FranciscoB disse...

Acha, realmente, que os conselhos do FMI são "de amigo"?

maria lisboa....... disse...

O que não tem nexo nenhum é esta política ilegal de monopólios que Paulo Portas tanto falou na campanha e que nos faz pagar uma barbaridade pelas "energias".
Não faz sentido algum, é escandaloso e ninguém fala nisso. Nem Louçã, Nem Seguro nem Jerónimo.
Pagamos fortunas para os ordenados milionários de milhentos "gestores", "administradores" e "directores" e ninguêm diz nada. Se quisermos terminar o contracto com a EDP, GALP energia ou Águas de Portugal para fazer novos com outras empresas da concorrência e mais baratas como fazemos? E as linhas fixas de telefone e Internet? PT?
Será que este Governo também não vai fazer nada sobre isso?
Quem anda a ganhar mais fortunas com estes monopólios? Os políticos? Ou os familiares e amigos. É que quando se passa por cima da Constituição para manter ilegalidades, algo de muito importante deve estar a acontecer. O famoso imposto de veículos que é ilegal e nunca foi abolido pois a multa que pagamos à UE compensa a roubalheira do Estado ladrão aos contribuintes é um exemplo crasso da má fé , do tique mafioso dos nossos governantes desde há décadas.
Os monopólios,banidos pela Constituição Portuguesa há muitas décadas, continuam impunes para grande desgraça dos que somos obrigados a pagar o que esses ladrões pedem por uma punhado de gás,água ou luz ao não haver possibilidade de dizer: Vocês são uns ladrões e por isso vou mudar de companhia. Não há outras companhias. Isto é escandaloso e ninguêm fala nisso.
Parece ser que a ilegalidade se instaurou em Portugal e depois de ver como se roubam dois ordenados ao ano e dois meses de miseráveis reformas, o que é altamente ilegal, e não se tocar nos impostos dos Bancos nem nos ordenados milionários dos Gestores públicos, fica-se com a sensação de que fomos enganados, muito enganados e isso não vai ficar assim!

Anónimo disse...

Portugal pula e avança... Que bom! Não esperamos milagres se o Presidente da República em França mudar... Mas já imaginaram a diferença da chegada de um novo Presidente francês a Bruxelas? Digo chegada "tout court". A malta precisa de umas alegrias, por breves que sejam, para sentir mesmo que possa vir a avançar...

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Parece que afinal os homens de boa vontade já viram que este Governo é como um espelho do antigo em diz que faço e não faço, em estrangular a economia, em crescimento de desemprego, em dar aos que já têm muito e tirar aos que nada têm.
Dito assim até parece demagogia, mas não é.
Desde a UGT a Manuela Ferreira Leite, todos, repito, todos da direita à esquerda criticam o que é óbvio. O Governo não está a fazer nada para que a economia cresça e continua a "ajudar" os grupos de sempre a "engordar".
Infelizmente não há dúvidas algumas e penso mesmo que só há uma coisa a fazer e já. Demitir os Ministros das Finanças, Economia, Segurança Social e Justiça, pelo menos, e mudar radicalmente o rumo da política económica.
Hoje mesmo as notícias falaram da reunião de accionistas da EDP, empresa privada que nos suga o sangue por todos os lados.
Um monopólio privado! Ilegal!!!
Recebem dinheiro do Estado, depois roubam-nos nas contas mensais
( roubam, sim! ) para finalmente aprovar ordenados de 100 mil euros por mês ao Presidente, mais outros ordenados chocantes aos gestores e administradores e mais escandaloso ainda, distribuir dividendos aos donos das acções.
Normalmente estaríamos contentes. Uma Empresa privada, que faz muito dinheiro e cresce numa economia em recessão extrema seria algo a felicitar, mas não.
Tudo isso deve-se à desgraça de muitos contribuintes que pagam as rendas à EDP e ainda por cima são roubados mensalmente nas contas da luz.
Isto é um País que está a atirar os seus alunos Universitários para o ócio e a depressão ao não lhes renovar as bolsas, que fala em reduzir ainda mais as reformas e ordenados e subir mais os impostos. Um País que não acaba com as Parcerias público-privadas que nos afundarão ainda mais. Um País com um rumo muito perigoso na cegueira de quem não tem força nem capacidade de lutar contra os interesses dos que engordam cada vez mais à nossa custa.
Um PM encurralado por forças "ocultas" e com um parceiro de Governo totalmente incapaz de levantar a voz contra tudo isto e que devia pôr os olhos no Vice-PM Britânico.
Estamos cada vez mais fartos e no limite.
Já não acredito no que ouço e fico incrédulo com o que dizem!!!
Como essa ideia dos descontos para as reformas dos ricos no privado e pobres para o Estado. Nunca ouvi tamanha imbecilidade digna de mentes débeis e a necessitar ajuda psiquiátrica.
Muito seriamente começo a duvidar da sanidade mental de alguns membros do Governo e volto a dizer que tirando Manuela Ferreira Leite que saiu da concha ontem, ninguêm diz nada sobre esta forma louca de governar.
Perigosos tempos...perigosos....

maria lisboa....... disse...

Sem nexo algum é o comentário do "Ministro da Justiça" neste caso Paula Teixeira Da Cruz, sobre assuntos tão delicados como as opiniões do Tribunal Constitucional sejam elas quais.
Neste caso foi sobre os subsídios de Natal e Férias, que claro que a sua retirada é inconstitucional, até um leigo sabe isso, mas que segundo a Ministra seria uma desgraça nacional se assim fossem considerados pelo mesmo Tribunal.
Ora é a primeira vez na vida dum Governo que um Ministro e ainda por cima o da Justiça ( que tanto trabalho devia ter feito e nada faz a não ser meter-se na vida dos outros ) comenta as decisões do T. Constitucional e pior, antes do veredicto!!! Tentando pressionar.
É escandaloso, anti-proposicional, lamentável e inconcebível!!!!!
Era no entanto de esperar o que torna tudo ainda mais triste.
Se me contassem há uns anos que íamos ter os ministros que temos neste Governo eu diria que estavam a brincar.
É o Governo mais fraco ( muito mesmo ) da era pós 25A.

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Uma das coisas que mais má impressão me dava e sempre pensei lamentável era a falta de honestidade e ausência de autocrítica de José Sócrates.
Fingia ser perfeito e com tiques ditatoriais muito perigosos nunca aceitou uma única crítica.
A prova ficou à vista. Um Diploma com data de Domingo e uma dívida de cerca de 250.000 milhões de euros. É tudo o que recordo dessa criatura.
Hoje o PM lembrou-me o Senhor Zé.
Em vez de aceitar que está errado, que a política seguida é nociva para o País, que todos os que votámos nos partidos no Governo estamos contra o que estão a fazer, que a linha seguida no Ministério das Finanças é nefasta e perigosa e mostra incompetência, que até a UGT lhe deu um golfada de ar puro e o PM não soube aproveitar ( passou a vergonha de levar ontem um puxão de orelhas do secretário geral da mesma perante toda a Nação…..Será que tem a noção disso?? É uma vergonha! ), que cada vez sobe mais os impostos mas arrecada menos porque as políticas económicas têm sido desastrosas nos últimos dez meses, que os dinheiros públicos na totalidade emprestados e pagos por todos nós são mal gastos e mal usados em empréstimos a empresas dos lóbis do bloco central e Banca e não onde deviam ou seja, nas empresas que fecham e lançam nos desemprego mais mães e pais de família.
Não aceito mais políticos cegos na sua cadeira frágil do poder.
Bastou a desgraça dos últimos 6 anos com a conivência do PR Cavaco Silva, para mim o culpado de tudo isto ao não ter desfeito a AR no 2º ano de mandato do PS.
A cegueira foi exposta hoje mais que nunca nos comentários que o PM fez à ausência dos capitães de Abril e mais importante ainda, a ausência de Manuel Alegre e Mário Soares nas comemorações oficiais do 25 de Abril.
Não precisam de protagonismo, como o PM disse. Eles são o protagonismo.
São a história viva da Nação.
O PM tem 10 meses de história e aqui para nós muito mal contada. Eles têm 38 anos!!!
Podemos não concordar com muita coisa que essas pessoas digam, sigam ou façam, mas não podemos ignorar o lado simbólico tão forte de pela 1ª vez não quererem estar ao lado dum Governo e de um PM nas comemorações oficiais na AR.
Ao ouvir o PM fiquei com uma sensação estranha. Foi como se aquele Senhor honesto e franco que sempre vi no Dr. Passos Coelho tivesse deixado transparecer uma falta de entendimento da realidade horrível que estamos a passar e sem vista a resolver-se da forma como é gerida.
O que essas pessoas vão fazer é gravíssimo. Muito delicado.
É a primeira vez desde 1974 que acontece.
As razões são ainda mais delicadas.
E tudo o que o PM da Nação tem para dizer ao povo é que essas pessoas procuraram protagonismo?
Que desilusão tremenda.
Que falta de sensibilidade.
Que frágil me sinto neste País neste momento…………………

silva disse...

O grave erro da UE foi fazer tábua raza da história da Europa competir com os EUA que têm uma moeda forte e uma constituição que cria união entre os estados, funciona como motor e denominador comum nos EUA. A Europa esqueceu a sua cultura e a religião greco-judaico-cristã o único denominador comum dos povos Europeus e por isso para além do receituário da austeridade ainda mais preocupante a frase de Stiglitz...“What you are doing is destroying the human capital, you are creating alienated young people.”

A Europa vive um Complexo de Culpa devido às atrocidades que cometeram no passado convencidos que para impor o EURO, necessitavam desta forma expurgar os erros do passado, faziam um mea-culpa, e estava resolvido. A UE só conquistou o desrespeito das culturas e povos milenares quando renegam as tradições. Com o grave prejuizo como diz Stiglitz com o desnorte e perca de Valores dos jovens Europeus, que deixaram de acreditar. Mas será com eles que o futuro da Europa será construído inexoravelmente.

Pedro Ribeiro disse...

Caro Dr. Pedro Santana Lopes,
Neste tempo conturbado, são necessárias ideias coerentes.
Contudo, já se pensaram nas consequências que a extinção (ou agregação) de freguesias vai trazer ao interior do País que, em si, vive tempos de abandono e desertificação? No interior, uma Junta de Freguesia é, muitas vezes, o único auxilio para os idosos resolverem os seus assuntos.
Acha que as comissões de inquérito conduzirão a conclusões? Espero que sim, pois nestes tempos difíceis, NÃO SE PODE TER MEDO DA VERDADE...

marsanto disse...

Conclusão: Tudo vai bem "no Reino da Dinamarca"!

marsanto disse...

Conclusão:Tudo vai bem no"Reino da Dinamarca"!!

marsanto disse...

Conclusão: Tudo vai bem "no Reino da Dinamarca"!