quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bom artigo

Excelente artigo de Vitor Gaspar, hoje, na Visão, sobre a situação do País.  Bem explicada a sua estratégia e os fundamentos do caminho que o Governo está a seguir para a recuperação nacional.Quem ler fica a entender melhor o que está a acontecer, por muito duro que seja.

12 comentários:

maria lisboa....... disse...

E por falar em "Visão", com ou sem acordo ortográfico [ credo!!! ;) ]
Já é hora que essa gentalha que acha que pode escrever o que lhe sai dos dois neurónios e fazer jornalismo de 5ª aprenda que pode pagar caro pelo que vomita sem pensar!!!
"Supremo confirma condenação da revista Visão a indemnizar Santana Lopes | Multimedia | Diário Digita
diariodigital.sapo.pt
O Supremo Tribunal de Justiça confirmou a condenação da revista Visão e do jornalista Filipe Luís ao pagamento solidário de uma indemnização de 30 mil euros ao antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, por danos morais.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=560010
BOA!

Hugo Correia disse...

Bom artigo? Então pega lá Vítor, que é para não levantares muito a crista!!! Soberbo, Mestre...

http://www.lisboa-ppdpsd.com/archive/doc/eqsol_24022012.pdf

o cusco....... disse...

Ainda não li não posso cuscar ( mas vindo do primão....lerei com os dois pés atrás... )
O que li sim e fiquei elucidado com a mentalidade arcaica do nosso Parlamento sobre a adopção de crianças por casais do mesmo sexo foi isto :
"Os projetos foram rejeitados por toda a bancada do PCP e pela maioria dos deputados do PSD e do CDS-PP, tendo todos os deputados dos Verdes e do Bloco de Esquerda votado a favor ambos os diplomas.
Uma maioria clara de deputados socialistas votou hoje a favor dos projetos do Bloco de Esquerda e de "Os Verdes" para permitir a adoção de crianças por casais homossexuais.
Perante os diplomas do Bloco de Esquerda e de "Os Verdes", o Grupo Parlamentar do PS decidiu quinta-feira não ter qualquer sentido de voto oficial, mas 38 deputados socialistas apoiaram o projeto do Bloco, número que subiu depois para 39 em relação ao dos ecologistas.
Entre os votos favoráveis do PS à adoção por casais homossexuais estiveram figuras de primeiro plano deste partido, caso do ex-secretário-geral Ferro Rodrigues, do ex-líder parlamentar Francisco Assis e do ex-ministro Vieira da Silva.
No PSD, houve nove votos a favor e duas abstenções e no CDS houve um voto a favor e uma abstenção em relação aos dois projectos.
Bloco de Esquerda e Verdes apresentaram projetos que visavam eliminar as cláusulas existentes na legislação que proíbem a adoção de menores por casais homossexuais. O BE apresentou ainda um segundo projeto relacionado com a chamada co-adopção, que respeita a casos de crianças apadrinhadas civilmente ou filhas de homossexuais que casam ou vivem com outra pessoa.
As duas bancadas defendiam que se trata de acabar com uma discriminação, porque não é a orientação sexual que determina se uma família tem condições para adotar uma criança, e de reconhecer direitos constitucionais, destacando o Bloco que Portugal é o único país que permite o casamento homossexual mas proíbe a adoção a estes casais. BE e Verdes insistiam ainda em que apresentaram estas propostas em nome do "superior interesse das crianças", referindo que milhares de menores vivem em instituições à espera de serem adotados por uma família."
É da Visão ( tenha uma!!! ) e o link é este: http://aeiou.visao.pt/adocao-por-casais-homossexuais-chumbada-no-parlamento=f648322
O PCP é bem conhecido pela sua ideologia nefasta e um dos principais rasgos sempre foi a homofobia pura. Expulsou do Partido o GRANDE Ary dos Santos por ter assumido a sua identidade sexual. Tão nojentos como os Nazis, mataram milhares de homens e mulheres durante décadas de ditadura pura e dura na cortina de ferro simplesmente porque gostavam de pessoas do mesmo sexo.
Agora que o PSD e CDS ( este Partido então devia ter vergonha de votar contra fosse o que fosse em relação a pessoas que gostam de outras do mesmo sexo e todos sabemos bem porquê!!! )
O PS lá se aguentou.
Somos mesmo "poucachinhos". Hipócritas sem qualificação.
Primeiro ninguêm necessita de adoptar se querem ter filhos. Elas podem ir a um banco de esperma e eles pedirem a uma amiga que lhe dê uma criança. Cristiano Ronaldo resolveu assim o seu "problema", Ricky Martin igualmente, assim como Sir Elton John.( no Reino Unido são convidados casais do mesmos sexo para almoços ou jantares reais. Deve ser porque a Rainha é uma devassa.... )
O problema aqui SÃO AS CRIANÇAS QUE JÁ NASCERAM E NINGUÊM AS QUER!!! Mas isso não interessa nada num País de hipocrisia pura em que homossexuais votam contra eles mesmos.
Todos assobiando para o ar até serem apanhados com a boca na botija como foi George Michel.
Nestas situações tenho realmente vergonha de ser Português!!!

maria lisboa....... disse...

Artigo também fantástico é o do Correio da Manhã acerca do marginal da Covilhã.
Pena que seja com 7 anos de atraso.
Deviam ter feito uma investigação a esse canalha antes das eleições e PSL tinha ganho.
Portugal teria sido um sítio BEM melhor para se viver e hoje não estávamos a roubar aos pobres para dar aos ricos!!!!!!!!!!!
Só neste POBRE País é necessário as pessoas perderem o poder para se saber toda a verdade.
Somos mesmo uma Ditadura encapuçada!!! Ka nojo!
Um marginal e deixaram-no fazer tudo o que quis...
Agora é que vêm com estas notícias que O MUNDO sabia há décadas.
Deixo um link interessante sobre esta história desse marginal http://doportugalprofundo.blogspot.com/2012/02/combinacao-da-licenciatura-de-socrates.html
Que dirá agora a nossa rainha pirosa de Inglaterra? Também é para rir? Ou para irem todos parar à cadeia por associação criminosa?
Isto é pior que o Deus me livre.
De fazer perder a cabeça à mais calma do mundo.

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Hoje recém chegado dum País verdadeiramente democrata “aterrei” na realidade medieva deste “embaraço chato”, deste País de tão grande passado como minúsculo presente e negro futuro por culpa de políticos corruptos e de um povo muito pouco inteligente por manipulação cerebral de muitas e muitas décadas de ditadura psicológica.
A última dose foi aplicada pelo pior político que existiu na nossa história e que nos deixou neste lamentável estado económico, psicológico e até físico.
O não-engenheiro José Pinto de Sousa que todos chamaram, inclusive a Dra. Manuela Ferreira Leite, de Eng. Sócrates.
Hoje é verdade incontornável que se soubéssemos tudo o que fez, disse, escreveu e mandou, nunca teria ganho a as eleições em 2005.
Tal como Algore, podíamos chamar a PSL “o quem devia ter sido” PM de Portugal nas eleições contra Sócrates se o mesmo tivesse sido devidamente desmascarado.
Tudo teria sido tão distinto que seria interessante escrever um romance-ficção sobre o Portugal sem Sócrates.
Teria continuado o seu trabalho como PM que tinha sido começado e que Sampaio quis abruptamente acabar sem razões algumas palpáveis ( a não ser a que todos sabemos e que a história quer borrar ).
Cavaco Silva sim deveria ter feito isso em 2006 em relação ao Governo musculado do PS mas estava distraído.
Isso fá-lo cúmplice e culpado também da situação em que estamos agora. Que nunca nos esqueçamos disso!
Para começar o meu “despertar”
( basta uma semana fora para pensar que Portugal faz parte do mundo normal e não faz ) , informei-me de como vai a vida(inha) na
nação- Lisboa, pois o resto é realmente paisagem .
Soube que a troika e o Ministro das Finanças estão em delírio com a morte lenta da economia Portuguesa e que o PM pensa que se eles estão contentes, então deve ser porque tudo está fantástico.
Soube que o preço dos combustíveis que recentemente desceram em Espanha e reino Unido, subiram a níveis históricos ( eu diria histéricos ).
O Gasóleo passou a barreira do 1,50eu e a Gasolina a de 1,70eu.
Como o Dr. Paulo Portas anda bastante desaparecido por mais que me custe, devo pensar que concorda com tudo o que se está a passar ou teria já falado bem alto como é rasgo da sua personalidade ( nunca calar as atrocidades que o estado faz ).
Os Hospitais sem medicamentos para tratar o Cancro.
O Estado sem pagar um cêntimo do que deve a milhares de empresas que estão a fechar portas.
15% de desempregados e uma grande maioria sem subsídios alguns, a passar fome, a perder as suas casas.
Empresas de energia com lucros fabulosos e em monopólio puro. ( ilegais portanto )
BPN em constante sucção de milhões de euros a juros “especiais” mesmo depois de vendido. Nada como ser estrangeiro para se ter tudo deste Governo.
Parcerias público-privadas sem ser mexidas ou seja que continuamos a encher as panças de três ou quatro espertos.
Como me lembro de ver o Dr. Portas em Espanha a filmar e bem, os portugueses a meter gasolina e a dizer que era escandaloso o preço dos combustíveis em Portugal no tempo da ditadura sousa, eu pergunto-lhe agora e directamente se pensa que agora o preço está correcto e se acha que as empresas de energia devem continuar a encher os bolsos desta maneira escandalosa por muito mais tempo assistindo ao colapso da sociedade Portuguesa como a conhecemos até agora.
Também pergunto se vai no futuro pedir-nos o voto no CDS depois desta lamentável performance neste Governo.
Ninguêm se queixa da austeridade nem das medidas necessárias para meter as contas em dia!!!
O que nos mete impressão é a forma como se roubam os bolsos dos mais necessitados e se continua a engordar os milionários sem pagar as dívidas nem juros de mora que nos cobram de forma pornográfica ao sermos nós os devedores.
O pesadelo portanto continua e nem a alegria de ver Sócrates fora de cena e sem poder algum consegue apaziguar a enorme tristeza e preocupação com o futuro desta gente portuguesa.
Parece que São Bente cega os espertos e cala os mais faladores.
Lamentável!!!

maria lisboa....... disse...

Belíssimo artigo de Inês Dentinho que aqui deixo o link
http://geracaode60.blogspot.com/2012/02/apenas-o-sucesso.html

Hugo Correia disse...

Permita-me a transcrição de outro bom artigo de sua autoria, escrito noutro tempo, há oito anos, mas que a decisão recente do Supremo Tribunal de Justiça ao confirmar a condenação da revista «Visão», já aqui lembrada, e muito bem, pela Maria Lisboa, torna de alguma pertinência a sua exposição. É bom saber que afinal não vale tudo e que, de quando em vez, faz-se justiça nesta democracia. Mais do que a indemnização resultante, o simbolismo de uma condenação que a massa crítica, muitas vezes considerada ou auto-proclamada de inteligente e iluminada, deve registar. Quantos é que têm (boa) obra de facto para apresentar? E quantos não têm telhados de vidro? Fica a reflexão...

Hugo Correia disse...

Tiques da Ditadura

Diário de Notícias / 2004-02-26

«Em 2001, quando fui candidato a Lisboa, uma senhora que respeito, mãe de um candidato, disse que estava muito preocupada porque, se eu ganhasse as eleições em Lisboa, poderia voltar o fascismo e o 25 de Abril poderia estar em causa.
Durante meses, num canal de televisão, todas as noites de todos os dias úteis, havia um programa televisivo, chamado "Noites Marcianas", dirigido por Carlos Cruz. O apresentador de televisão era, ao tempo, mandatário da candidatura de João Soares.
Era mandatário dessa candidatura e, ao mesmo tempo, dirigia um programa de televisão em que praticamente todas as edições eu era violentamente atacado. Ninguém reagiu, mas tudo se passou assim, e as ofensas e as piadas, e as fitas na cabeça, os "Chopin's", as palmeiras, a vida pessoal, tudo era matéria de constante referência sem direito a resposta. Para mim, isto não é democracia, sabe a ditadura.
Como não é democracia e sabe a ditadura, que um líder parlamentar de um partido, dê uma opinião sobre a matéria mais em foco nessa semana, na agenda política, só que por essa opinião favorecer a pessoa mais atacada, não é divulgada por um dos órgãos de comunicação social, a quem a entrevista foi concedida.
Como também tem muito pouco sabor a democracia, que existam artigos num jornal, sempre com base em fontes governamentais (ou partidárias), não identificadas, a ofender e caluniar pessoas. Tem algum sabor a ditadura, ou às vezes é pior do que a ditadura, porque nas ditaduras, as ofensas, quando escritas, normalmente vêm assinadas. Em democracia, parece que o método é de esconder a ofensa na capa "cobarde" da fonte anónima...
Chegou-se até ao ponto de dizer de um Ministro, sobre o qual se inventou que alguma vez teria trabalhado na Figueira da Foz, que não era muito aconselhável estar próximo de outro responsável político. São dizeres que têm muito pouco sabor a democracia e sabe muito a ditadura. Como sabe pouco a democracia e sabe muito a ditadura, uma pessoa escrever um artigo, feita pelo órgão de comunicação em que a prosa é publicada. E tudo isto se passa em Portugal.
Também tem muito pouco sabor a democracia, mas aí talvez tenha mais sabor a desonestidade intelectual, alguém dizer, no "Expresso", que o mandato que exerci na Figueira da Foz teve, como principal decisão, plantar umas palmeiras na praia. Quilómetros de saneamento, e novas ETAR's na zona urbana e nas comunidades rurais, serão palmeiras na praia? Recuperar integralmente mais de 60 escolas do ensino básico, fazer campos desportivos para várias modalidades e piscinas pelas aldeias mais recônditas, será plantar palmeiras? Apoiar todas as colectividades do concelho, de forma livre e igual, com subsídios regulares durante todo o mandato, construir um dos maiores Centros de Arte do País, por todos elogiado e por todos respeitado, será plantar palmeiras na praia? Adquirir e recuperar património, como o Paço de Maiorca, o Convento de Seiça, o Paço de Tavarede, fazer percursos pedonais por uma rota de interesse arqueológico, será plantar palmeiras na praia? E fazer estradas, quilómetros e quilómetros de tapetes "novos", paragens de autocarro por todo o território de um concelho de quase 400 Km2 de área, fazendo um sistema de circulação viária sem igual, será plantar palmeiras? Levar a educação física a todas as escolas do ensino básico, dar mais equipamentos a todas as crianças do concelho, isto para não falar na promoção turística, no aumento de visitantes, com todos os recordes batidos no aumento da facturação do comércio, as realizações culturais, no programa cultural regular, como nunca houve naquela terra. Será tudo isto plantar palmeiras na praia? Falsear a verdade tem também muito pouco de democracia, com franqueza, sabe mais a ditadura.


Do livro "Palavras Escritas - Crónicas" (2005)

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Mais um dia de péssimas notícias.
Falámos aqui em 15% de desemprego e houve quem dissesse que era um exagero….
Ora aí estão eles! 35% entre os menos velhos, já que somos um País de idosos.
Disparate? Então tentem na faixa dos 40 ir ao incrível serviço de emprego e segurança ( qual? ) social e arranjem uma entrevista.
Tentem mandar CV’s para todas as Empresas do País.
A resposta é sempre a mesma. Está velho. Queremos teenagers para explorar!
Pensamos, bom então vou pedir a reforma…..E manda-nos……. Pois, nesse sítio mesmo.
O Governo não tem culpa? Claro que não.
Mas tem culpa que em 9 longos meses, dedicados a subidas anormais de impostos, cortes nos ordenados e subsídios, medicamentos a idosos ( ninguém “na Europa” depois dos 65 anos paga medicamentos nem muito menos transportes públicos! ), enfim tudo menos cortar onde deviam, não foi criada nem uma só medida de crescimento da economia, nem pago dívidas imensas a empresas credoras do Estado.
Ontem ouvi um Ministro da Saúde a dizer que ia dar instruções aos Hospitais públicos para não comprarem mais medicamentos a uma empresa porque essa empresa cortou o abastecimento aos mesmos.
Lido assim até parece que o Ministro tem razão, só que a empresa cortou o abastecimento porque há 2 anos, repito, 2 anos, que o caloteiro Estado não lhes paga nada nem dá cavaco.
Só juros de mora são seis milhões de euros.
Num País que não tem dinheiro nem para pagar ordenados aos membros do Governo e por isso andou a mendigar ao Triunvirato estrangeiro, dar-se ao luxo de não pagar dívidas que deixam os juros chegar a 6 milhões de euros é um País governado por lunáticos. A dívida não foi feita por estes? Claro que não. E?
Vamos andar os próximos 4 anos a ouvir que não se paga nada porque foi “o” Sócrates que fez a dívida?
Então para que é que queriam tanto chegar ao poder? Alguns até baralhando “deitar-se” com marginais no caso do PSD não ganhar?
E as parcerias público-privadas? Que se passa aqui? Porque não acabam? Porque não se anulam os contractos?
Não se cortaram natal e férias que estão nos contractos de trabalho? Pediram licença?
Quem fez esses contractos? Porque não se lhes pode tocar? Quem está por detrás de tudo isto?
E as derrapagens de gastos das EP? Já se investigou como, quem, porquê e para que fins?
Depois este escândalo de alagados desvios dum Comandante da Protecção Civil que tem nome de Médico.
"CONTINUA"

miguel vaz serra....... disse...

"CONTINUAÇÃO"
...Achei estranho como se podia fazer isso se é que se fez e deparei-me com uma história de deixar qualquer um de boca aberta!!!
Esses dinheiros são depositados sem mais nas contas bancárias movimentadas por esta gente e depois não se lhes pede nem um recibo.
Os Bombeiros Voluntários recebem pouco mais de um euro por hora quando estão em trabalho. Uma miséria para cada um.
Só que eles podem ser grupos de 10, mais ajudantes, carros, ambulâncias e um etc de helicópteros e serviços que são sempre dados pelas mesmas empresas sem concurso público algum, ou seja pelos amigos de quem manda nisso, tudo muito alegadamente como tudo neste lamentável País.
Os Bombeiros não passam recibo o que quer dizer que quem tem acesso ao dinheiro pode dizer que estiveram 200 bombeiros a combater 24h sobre 24 durante 5 ou 6 dias e a conta é X milhares de euros.
Assim sem mais.
Nem as poderosas, omnipotentes e omnipresentes Finanças metem a unha ( bem suja e mal cheirosa ) nesses milhares, milhões/ano, que andam “por aí” nas protecções civis da vida.
E isso não tem nada de alegado. É tal qual assim, segundo investiguei.
Portanto num País em crise e sem trabalho para ninguém, não estranhemos os fogos que se viram durante este Inverno pois dá muito dinheiro a muita gente e põe comida na mesa a muitos famintos. Afinal um fósforo custa menos de um cêntimo……
Imaginemos como vai ser este Verão a continuar a protecção civil gerida desta forma louca.
Nem Constâncio faria uma supervisão tal vergonhosa aos fundos públicos, ou seja NOSSOS.O que já é dizer muito apreciando a que fez aos BPN,BP,BCP,BES…..
A Justiça continua, enfim, como está. A lei não mudou nada para meter na cadeia quem ligado a fogos crime durante uns mínimos 10 anos.
As Guardas florestais quase acabaram. As Polícias nem dinheiro para arranjar os carros quanto mais andar a vigiar criminosos.
Com a performance deste Governo que anda a passo de caracol para o que não lhe interessa podemos visualizar o fim dos Paques e florestas Portuguesas como os conhecemos até agora.
Do ping-pong de Cavaco e a sua austeridade que já enjoa e com a falta de eco sobre tudo isto que se está a passar em Portugal de Paulo Portas em quem tanto tínhamos confiado, nem vale a pena comentar.
Nada como ser pobre mas livre para poder falar de cabeça erguida!

Dina disse...

Caro Dr Pedro
Passado todo este tempo tenho que dizer que estou muito preocupada e que me está a ser muito dificil observar o esmorecer do brilho da esperança nos olhos das pessoas. Não! não é por causa das dificuldades, porque o Povo aceitou ( Atenção que não perdoou nem esqueceu) o imenso fardo que lhe carregaram nas magras costas. Sinto até que o Povo quer muito acreditar que a casa está ser arrumada , mas cuidado! Estão a surgir situações dificeis de explicar ...As PME's estão a sufocar, muitas delas exportadoras com IVA a reembolsar já em atraso e cuja resposta do Estado é enviar Inspectores para inventar nova divida e bloquear os reembolsos...As PME´s não tem tido um tostão de financiamento, todos a enrolar com patuá de consulting sem data de luz no fundo do tunel ...o QREN é uma ilusão só para alguns ...que podem pagar consulting people caríssima ...e agora a CGD, que deveria ser um banco de fomento nacional para chegar às PME's no imediato , vai financiar a Brisa para comprar empresas em Espanha ? Entretanto estamos mais perto dos 18% de desemprego que em tempos vaticinei e nesta altura já não sei se errei por defeito.
Está a haver burburinho nas esquinas e sinto algo no ar.
Estou a ficar muito preocupada !!!
Cptos

carlos patricio alvares disse...

A opinião que deu sobre o projeto do monumento ao forcado, encorajou-nos. Trata-se agora da candidatura da "PEGA",do FORCADO, a PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL.Para tal são-nos úteis pessoas importantes,com visão,com bons contactos,dinamismo e espírito de solidariedade como Vossa Excelência.Gostariamos de mostrar os termos da candidatura, se fizesse o favor de nos receber. Pela C.M.Forcado Carlos P. Álvares