quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Diplomacias

Portugal está debaixo da mira dos mercados. Os sinais contraditórios de que aqui falei, há dias, começam a tornar - se de sentido único e complicado.

Muitas vezes disse e escrevi sobre a importância de não deixarmos a Irlanda "descolar" para não corrermos o risco de ficar mais próximos da Grécia. São momentos complexos para a Diplomacia Portuguesa. Para a Diplomacia Política e para a Diplomacia Financeira. Neste caso, não será tanto a Diplomacia Económica a mais importante.

Por isso mesmo, também, é importante que acalmem polémicas internas que, obviamente, a partir de certo momento, são inconsequentes.

3 comentários:

toureira da Figueira disse...

Que falta fazia Amado.....
Ser bom político não faz ninguêm bom Diplomata, muito pelo contrário.....
Há muito que não se deixa ver por cá.....

zé da póvoa disse...

Mas haverá alguém de bom senso neste país que acredite que esta pandilha nos leva a porto seguro?

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Não vou de todo falar do passado político da Senhora Ministra da Justiça pois ele fala por si mesmo. O que fez e disse dentro e fora do Partido está à vista de todos e os comentários sobre colegas do PSD em plenas campanhas eleitorais.
O PM quis chamar essa Senhora a Ministra e aí está.
Que eu saiba nunca roubou ninguém, é até agora sempre foi considerada uma pessoa honesta portanto a espectativas estavam ao rubro.
Pensei inclusive que uma pessoa com a alma na língua faria um bom serviço à Justiça pois pior do que estávamos seria impossível.
Os Juízes ( alguns ) creem-se pequenos Deuses ( ainda não me informei de como ficou aquela história do casalinho que alegadamente mandou fechar a Pastelaria debaixo de casa porque “ queriam estar sem barulho” mas não me esqueci assim como a da alegadamente bêbada em Cascais a guiar contra mão que anda à solta pois um colega alegadamente assim o quis ) e depois só fazem porcaria. As leis são outra porcaria em geral e sempre há forma de quem tem bons advogados levarem a coisa até prescrever. Quem não tem dinheiro lixa-se. Assim preto no branco e sem rodeios pois todos sabemos que assim é mas ninguém e bem à portuguesa o diz. Até um dia em que um pobre os leve a tribunal europeu e sintam o peso da verdadeira justiça como tem acontecido no Reino Unido onde alguns Juízes igualmente se sentiam deuses e creio que nem tinham copiado exames, estes eram só arrogantes criaturas que foram postos na ordem como seres humanos bem imperfeitos que são.
Até o Grande Baltazar Garzón esteve com problemas com a justiça em Espanha, só cá não há memória a não ser aquele que roubava o correio ao vizinho até que foi apanhado pelas câmaras da CCTV do prédio. Achei “feliniano”.
Depois de esperar quase 8 meses para ver o extraordinário trabalho da Ministra que tanto sentido de dever e intransigência demostrou ao longo da carreia de partido para com os seus colegas, vejo que se resumiu a duas coisas. Abrir uma guerra aberta com a Ordem dos Advogados e querer fechar Tribunais pelo País fora.
E é por isso que escrevo. Porque não tenho palavras para explicar o que me vai na mente. Temos um problema ( ão ) com atraso de processos, anos de espera.
Ninguém de bom senso investe neste País porque a lei é péssima, tarda imenso a resolver problemas de todo o gênero e ninguém pode fazer os Juízes serem mais rápidos e eficientes porque eles se queixam de falta de condições e vai daí a resolução brilhante é………………………fechar Tribunais e concentrar todas aquelas pilhas de processos alguns com décadas em 3 ou 4 sítios.
Em vez de se criarem mais e mais tribunais ou “salas de trabalho intensivo” para resolver tudo o que está atrasado até ficarem só os que estão dentro do prazo dito normal em senso comum, fecham os que há.
Como Advogado deve ter certamente algo a dizer e não deve ser pouco.
Eu não tenho palavras adequadas pois as que me vêm à cabeça é melhor não as escrever. Não quero correr o risco de ser igual.
Não há diplomacia possível para casos políticos como este.