domingo, 27 de fevereiro de 2011

Marretadas

Já sei quando é que VPV me ataca mais. O que hei - de fazer? Responder no mesmo tom? Ou «assobiar para o lado»?

Há trinta anos - exactamente - que escreve a dizer mal. Eu percebo. Não gostava quando eu apoiava Cavaco Silva e ele apoiava Pinto Balsemão e desde aí que me chama tudo e mais alguma coisa. Mas é assim! Há alguém de quem ele não diga mal?

Agora que acabou o programa da SIC Notícias, «Plano Inclinado», VPV é capaz de encontrar parceiro e, assim, irem dois para um camarote a dizer mal de tudo e de todos?

21 comentários:

AEfetivamente disse...

De facto, VPV é um pessimista de primeira... Quando li a sua opinião sobre as revoltas árabes enfim...é só descrença. É preciso acreditar e valorizar mais os outros.

Hugo Correia disse...

Para todos os gostos...

«Os homens foram feitos uns para os outros; por conseguinte, elucida-os ou sofre-os.»

Marco Aurélio, Pensamentos


«Não nos encolerizemos com os homens quando nos dão em espectáculo a sua inclemência, a sua ingratidão, a sua soberba, o seu amor-próprio e indiferença pelos outros: deste modo foram feitos, é esta a sua natureza, e seria o mesmo não suportar que a pedra caia ou que o fogo suba.»

La Bruyère, Os caracteres


«Acostumemo-nos aos maus humores dos que nos rodeiam, tal como nos acostumamos a caras feias. Há espíritos amargos com os quais não se pode viver: nem com eles, nem sem eles. É uma destreza habituarmo-nos a eles, como fazemos com a fealdade, para que não resultem em surpreendente novidade numa ocasião terrível. A primeira vez espantam, mas pouco a pouco acabamos por perder-lhes o primeiro horror. A reflexão previne ou tolera o que nos desagrada.»

Gracián, Arte da prudência


«Quando se vive entre os homens, é preciso deixar cada um existir e aceitá-lo com a individualidade, qualquer que seja, que lhe foi destinada... Para aprender a tolerar os homens, é benéfico exercermos a paciência com objectos inanimados que, em virtude de uma necessidade mecânica ou de qualquer outra necessidade física, obstinadamente contrariam a nossa acção... Aprende-se em seguida a transferir para os homens a paciência deste modo adquirida e a conformarmo-nos ao pensamento de que também eles, sempre que representam para nós um obstáculo, o fazem por força de uma necessidade natural tão rigorosa como aquela sob cuja lei agem os objectos inanimados. Por conseguinte, é também mais insensato indignarmo-nos com a sua conduta que com uma pedra que venha a rolar embaraçar-nos os pés.»

Schopenhauer, Aforismos sobre a sabedoria de vida


«O diplomata é aquele que se lembra do aniversário de uma dama, mas que esqueceu a idade dela.»

Provérbio inglês

.......

Hugo Correia disse...

.......

«Os insectos picam, não por maldade, mas porque também desejam viver. O mesmo acontece com os críticos: é o nosso sangue que pretendem, não a nossa dor.»

«Quando se é inteiramente incompreendido, torna- se impossível afastar os malentendidos originados por detalhes irrelevantes. É preciso ter isto em mente para não gastarmos uma energia supérflua a defendermo-nos.»

Nietzsche, Humano, demasiado humano


«Quando um homem te prejudica e difama, lembra-te que ele julga cumprir o seu dever ao falar e agir dessa maneira. É assim impossível que se torne conforme ao teu sentimento, não podendo deixar de se conformar ao seu, de sorte que, se ajuíza erroneamente, é a si mesmo que se prejudica e se confina a viver isolado no erro. Do mesmo modo, quando alguém toma por falsa uma proposição que é verdadeira, não é a proposição que sai afectada, mas aquele que se equivocou. Partindo destes princípios, suportarás facilmente aquele que te calunia.»

Epicteto, Manual


«Não ter fama nem proveito de ser murmurador. Não há que ser engenhoso à custa dos demais, o que é mais odioso que difícil. Todos se vingam dizendo mal dele. Um contra muitos será vencido com mais facilidade que a que teria em convencer os outros. O que é paupérrimo não deve nunca alegrar, nem sequer ser comentado. O murmurador é odiado para sempre; e ainda que, por vezes, grandes personagens se cruzem com ele, será mais por se entreterem que por lhe terem estima. O que fala mal acaba sempre por ouvir pior.»

Gracián, Arte da prudência


«Aqueles que, não nos conhecendo suficientemente, pensam mal de nós, não têm o poder de nos prejudicar: não somos nós o alvo dos seus ataques, é o fantasma da sua imaginação.»

La Bruyère, Os caracteres



Estas transcrições do Livro da Tranquilidade servem também para post anterior, cuja associação a um copo de leite não achei feliz. O "rapaz" até regressou de umas longas férias!!! Deve ter vindo com algum bronze, presumo. Deve estar mais do tipo "galão". Os Pulidos, Leites e Vespas que vão "dar sangue". É por estas e por outras que muitos sugerem um "Portugal Com Sentido".

teresa disse...

E é só ele que o faz Pedro?

Se fosse só ele a dizer mal, estava o Pedro bem...

Responder-lhe no mesmo tom é ser igual a ele, já dizia a minha mãe, mas há pessoas que não podem ficar sem resposta...não podem dizer tudo como os malucos e ficarem impunes...

O que não lhe falta são parceiros para o acompanharem no camarote...

Bjs :)

Maria José Ferreira disse...

Que giro ter-se lembrado dos «Marretas».
Tenho muitas saudades dessa série.

Mas o que não falta neste país são Marretas por tudo quanto é sítio.

Será que Portugal tem algum gene lusitano chamado "MARRETA"??

o cusco....... disse...

Marretadas precisa o Planeta Terra...
A hipocrisia internacional é chocante….
Sim, quando eu penso que já nada me choca vindo da classe política contemporânea, vejo as notícias, leio os jornais internacionais e fico chocado.
Em Portugal não existe classe política. É uma gente que chegou às instituições sem “saber ler nem escrever”, mas políticos certamente não , nem maus conseguem ser.
Neste mundo cão em que morrem milhões de crianças antes dos 2 anos de idade de fome, sim, fome, anda-se muito preocupado com os poços de Petróleo das “Líbias da vida”.Crianças desidratadas, sem comida, inchadas, cheias de moscas e algumas comidas pelos animais famintos ainda respirando….E as Nações unidas reúnem para condenar os ditadores que lhes cortam o Petróleo.
Choca ler estas coisas não é?
Pois é a crua realidade da sociedade “humanista” que essa gente que lidera o mundo apregoa.
África, China, Correia, mundo Árabe e por aí fora está cheio de escândalos sociais, escravatura, casamentos de miúdas de 10 e 11 anos com homens de 40, trafico humano, venda de crianças para exploração sexual, morte, tortura. Doenças horríveis que matam com a absoluta indiferença dos governantes, nós tratamos com um simples movimento de braço ao meter um comprimido na boca….fome…muita fome e sede, morte…
Nada disso é falado nas Nações Unidas nem no Parlamento Europeu.
“ Vamos acabar com a fome e sofrimento no Mundo!!!” Alguêm ouviu isso alguma vez? Não.
Movimentam-se milhares de militares e acabam-se as ditaduras em 3 dias sempre e quando deixem de mandar Petróleo barato…Isso sim é rápido….
Depois vão às Igrejas desse mundo bater com a mão no peito e pedir a Deus pelos “seus”… Se Deus um dia se lembra deles, não fica nem o cheiro……….
O Mundo está doente. Muito doente. E é governado por loucos, eles também doentes mentais.

Anónimo disse...

O Gambrinus, cantina favorita do V, às vezes serve mistela à mesa, só pode ser isso...

ANTÓNIO SANTANA ABELHA disse...

CARO PEDRO, ESCREVO PARA ME SOLIDARIZAR CONSIGO EM RELAÇÃO A VPV. EU, QUE AO LONGO DA MINHA VIDA, NÃO TEREI LIDO MEIA DÚZIA DOS ARTIGOS QUE ELE ESCREVEU, ACONSELHO-O A QUE O DEIXE A FALAR SOZINHO COM O TECLADO. POR OUTRO LADO O SEU EGO - DE VPV - É TÃO GRANDE QUE NEM SEQUER DEUS SE LHE PODE COMPAMAR, SEJA EM SABEDORIA, EM OMNIPRESENÇA OU OMNIPOTENTE. ORA COMO NÓS JÁ TEMOS DEUS SERÁ ATÉ UMA HERESIA CONTINUAR A LER AS PROSAS DE VPV.
CARO PEDRO, HÁ MUITO QUE ESTÁ "VINGADO" DO GOLPE CONSTITUCIONAL DE QUE FOI ALVO. PENA É QUE O MESMO TENHA TRAZIDO UM OBSCURO E INCOMPETENTE GOVERNANTE QUE PERSISTE (ATÉ QUANDO?) NA DESTRUIÇÃO DA PÁTRIA QUE TANTO AMAMOS.
PESSOA ESCREVEU: "É HORA!".QUE CHEGUE BREVE, POIS.
UM ABRAÇO DO COMPANHEIRO E MP VIII LEGISL. ANTÓNIO SANTANA ABELHA

o cusco....... disse...

Marretas chamados a Berlim???
“Senhora Professora?! Fizemos bem o nosso trabalho de casa?”
É com mágoa que por culpa do PSD tenhamos que assistir a isto. O PM de Portugal, com o seu colega de carteira, vai ao Gabinete da Directora Alemã.
Um OE engendrado por Cavaco e o PS para salvar na altura os dois poleiros e com a bênção do PSD na pessoa de P.Coelho.
Foi obrigado por Cavaco, sim, mas se tivesse dignidade política demitia e dizia a verdade. “Demito porque estou a ser pressionado e obrigado a aprovar um OE que vai acabar com o meu País!!!”
Mas não…Aprovou e agora diz mal do que aprovou. Típico da política portuguesa.
Mas a Directora não necessitava chamar aqueles dois zombies da política. Ainda vão gastar mais dinheiro ,o nosso dinheiro, em viagens de luxo, compras, Hotéis de Luxo, restaurantes caríssimos.
Se víssemos a conta desta viagem, dava-nos um “tréke”.
Bastava ter-me telefonado e eu dizia-lhe que não. Não fizeram o trabalho de casa. Deixaram o povo à fome com mais e mais impostos, esmagaram portanto a economia interna, ultrapassaram os 620.000 desempregados, cortaram as ajudas sociais, acabaram com milhares de subsídios de desemprego, apoio a crianças, abonos etc. mas subiram a despesa…..
A despesa para pagar aos amigos, sócios e demais capangas que meteram nas imensas empresas públicas e institutos criados por Pinócras para arranjar tachos aos amigos e pagar favores feitos no passado, comprar silêncios e engordar os obesos.
Todas as ditaduras o fazem, ele não foge à regra.
Cavaco devia ter vergonha do que fez antes das eleições, como devia ter vergonha das acções, das compras e permutas de casas inexistentes e do silêncio sobre tudo isso como se fosse mais que nós, os comuns, os que só nascemos uma vez. Vergonha de ter mantido este “Comandante acubanado” como PM só na ganância de se manter PR.
Não há ninguém que diga as verdades. Todos baixam as orelhas às espera de serem eles os próximos a irem ao tacho, como disse ver o poder, o líder do PSD às umas semanas atrás.
Se fosse votar amanhã votaria PS.
O único partido esperto que se mantêm no poder contra tudo e todos enterrando o País na mais profunda das misérias económicas e sociais com a bênção de toda a oposição e PR em nome da ganância do poder, pondo, TODOS sem excepção, o povo português em segundo lugar.
Esta gente não merece nem o nosso desprezo.

Anónimo disse...

Não vou fazer um comentário ao se "post".Mas vou aproveitar este meio para lhe dizer que um comentador político não deve falar do que não sabe.Terça-feira ,dia 1 de Março,você foi muito imprudente ao falar da TAP.Você como Primeiro Ministro até teve um envolvimento meritório na empresa ao afastar o Presidente e manter Fernando Pinto.Mas não aprendeu mais nada.Desde 1996-aprovação da ajuda de Estado à TAP_o Estado português não transfere um centimo para a empresa.!!! Salvo ,claro,aquilo que lhe tem que pagar pelas obrigações de serviço público que lhe impõe nas rotas dos Açores.Mesmo aí ,a TAP assume as obrigações do Estado para com os açorianos e recebe tarde e sem juros! De resto ,você poderá no próximo programa enunciar que quantias os contribuintes portugueses deram à TAP? Afirmou que "os portugueses não aguentam mais suportar a TAP!" Suportar como?com quê? Ás suas informações são profundamente injustas para todos aqueles que trabalham na empresa e dão o melhor de si para a transformar no maior exportador de serviços de Portugal,com um volume de negócios superior a 3 mil milhões de euros.Repito, a TAP não beneficia de um centimo do Orçamento de Estado,desde a ajuda autorizada pela Comissão Europeia ,em 1996! Tudo o resto são frases para intoxicar a opinião pública.

o cusco....... disse...

Ainda ontem estava a pensar em vossa excelência e o meu raciocínio foi este mesmo que António Santana Abelha escreveu:
"HÁ MUITO QUE ESTÁ "VINGADO" DO GOLPE CONSTITUCIONAL DE QUE FOI ALVO"
É verdade...Cada dia que passa, dá uma estaladão na cara do Mister Sampaio de luva branca.
São as que mais doem.
Deve ter a cara bem esmurrada já de tanta bofetada bem dada.
E atenção! Cavaco também não foge ao estaladão bem dado..Não....
E mais ainda quando ele está a ser PIOR que Sampaio, o que seria impensável.
Esta escumalhenta massa de gentalha que nos Governa dá todos os dias razão ao Senhor
Ex-Primeiro Ministro.
Foi golpe, muito sujo, engendrado e pensado e agora engolem sapos todos os dia pois foram enganados por Sócrates durante anos e não sabem como fazer para que não se note...
Saiu-lhes o tirinho pela culatra e todo o santo dia, levam um estaladão seu de luva branca.
Todo o santo dia.
Maravilha!!!

maria lisboa....... disse...

Uma lição de saber estar. O Sporting jogou com garra, com classe e o Benfica não se deixou levar pela peixeirada do seu treinador ( sou Benfiquista!!! ).
Os jogadores de ambos lados deram abraços, ajudaram-se uns aos outros a levantar-se do chão. Até em situações complicadas, foram uns senhores.
Deram uma lição aquela gentalha de “Diabos e Juves Leo” que só estragam património e vandalizam tudo o que vêem á frente. São a vergonha dos clubes e deviam ser banidos dos Jogos.
Hoje o Benfica teve mais sorte e por isso ganhou, nada mais que isso.
Parabéns aos dois Clubes….

o cusco....... disse...

Hoje fiquei siderado…
Sampaio dizia que “Portugal estava em apuros”…..e mandou umas postas de pescada ( congelada e podre como tudo o que sai dali )
Ai sim???? E quem é que o mergulhou nesta situação engendrando um golpe palaciano digno de gente sem ética nem palavra alguma??? Quem?
Quem é que desfez um Parlamento com uma maioria absoluta estável, com um Governo que tinha tão só 6 meses ????
Quem fez essa alarvidade política que levou este escroque ao poder????? VOCÊ!!!!!
“Ganda” lata este gajo hein? Há coisas que me tiram do sério….Fogo…

Anónimo disse...

Os portugueses desvalorizam tudo e todos, não abrem excepções, talvez por isso sejamos presentemente um povo de cabeça-baixa. Não devia de ser assim mas infelizmente é.
PSL siga em frente que o seu caminho é sempre em frente.

Jorge Machado disse...

Ouvi agora a sua intervenção na TVI tenho a dizer que é fantastico ouvir finalmente alguém falar daquilo que eu mesmo sinto na pele e na minha curtissima vida politica como militante da JSD e consequentemente PSD. Quanto a novo partido, jà ontem era tarde que o PSD é hoje um baralho com muitos ases e cartas marcadas.

Cumprimentos e foi um prazer ouvi-lo

o cusco ....... disse...

Angola…..e AGORA?
Eduardo dos Santos anda há 30 e tal anos e gerir o País como se fosse uma quinta. Tem petróleo, é dele, tem ouro, é dele, tem esmeraldas, é dele..
Pois…mas não é. Não é dele nem da família que tem engordado tanto as contas bancárias que todas juntas, as de todos os ex-Presidentes que têm caído das cadeiras ultimamente, não chegam para bater as do Presidente Angolano….
Depois a filha compra Bancos, Jornais, apartamentos de 5 milhões de euros cada e um sem fim de coisas ( isto em Portugal, imagine-se por esse mundo fora ) com o dinheiro do País, pois assim como o nosso PM ,não tinham nada antes de chegar ao poder. Em comum têm que as autoridades Portugueses nunca mexeram um dedo para saber de onde vem tanto dinheiro de repente!!!
Espero e tão somente pelos 150.000 portugueses, número não oficial, que o Presidente Angolano seja mais inteligente que os colegas muçulmanos e comece já a repartir as riqueza escandalosa que tem retida, num País em que o povo morre à fome, não tem casa, nem escolas, nem Hospitais, nem NADA enquanto a família e amigos do Presidente já nem sabem o que têm.
Lembro-me do meu comentário à forma como Cavaco e Sócrates receberam o Ditador aqui em Lisboa. Parecia que tinham o “Padrinho” em casa. Deu-me nojo! E mais sabendo que eles nem pagam às empresas portuguesas que lá estão e que há casos em que os portugueses lá não recebem os salários há 6 e 7 meses.
O facto de tudo isto estar a acontecer no mundo, faz com que finalmente as pessoas “distraídas” vejam os que não o somos de todo, vemos há décadas. Que para nós vivermos em democracias podres e com um nível de vida superior ao que realmente devíamos e podíamos e um Euro inflacionadíssimo, isto na Europa, nem falo nos USA, Canadá, Austrália etc., andam povos famintos a passar uma vida inteira na miséria porque nós, o mundo Ocidental, sustenta e venera este ditadores nojentos como se fossem deuses simplesmente porque têm petróleo.
Um pouco estúpidos creio..Podiam ter no poder desses Países “amigos” democratas, ajudados por MUITO menor preço e com petróleo muito mais barato. A CIA derruba um regime em 24h se for necessário e o MF5 põe lá um democrata noutras 24. Nada disto faz sentido a não ser que os governantes estejam eles também a engordar as contas directamente de “prendas” desses ditadores.
Tipo esse Godinho amigo do Sócrates e do Vara, mas em ponto MUITO maior.
O mundo mete nojo e nós todos somos cúmplices do mesmo nojo porque votamos esses “democratas” que depois criam e lambem as botas aos ditadores do petróleo!

Força Força Camarada Vasco disse...

Se apoiava Pinto Bolsa na mão, pelo menos falava bem de um...e o Balsemão como dizia Artur Portela filho esperou nos corredores do poder com os restantes tecnocratas desde os anos de Marcelo (Caetano)

merecia uma oportunidade e teria sido melhor para o PSD que Cavaco
que foi o Tito do vosso partido

enquanto reinou dominou-vos
quando se foi balcanizou-vos
em tantas baronias e facções

que tendes mais personalidades
hebefrénicas e paranóides
que rumos

é o partido que mais jus faz ao nome

Um novo partido é uma ideia

desde que não seja o PND do CDS

se não se consegue vencer dentro do aparelho partidário

tenta-se a sorte
mas sem brasileiros para a campanha
dão azar....
e custam uns cobres

Força Força Camarada Vasco disse...

e na campanha que se seguirá
também haverá que apaziguar interesses vários

dizer a verdade não serve para muito porque ninguém a lê ou escuta

geralmente

Anónimo disse...

Não vou fazer um comentário ao se "post".Mas vou aproveitar este meio para lhe dizer que um comentador político não deve falar do que não sabe

VPV presumo que seja vasco pulido valente

a controvérsia e visões do fim

apelam ao espírito português
ou à falta dele

Mercier de Sousa Augusto disse...

Adorei a noticia de estar a pensar num novo partido de uma direita diferente mais virada para os jovens mais livre !!

Tem o meu apoio!

Anónimo disse...

Imagino que se esteja a referir a Medina Carreira quando diz que VPV é capaz de encontrar parceria com outro marreta, agora que o plano inclinado da SIC acabou.

Quanto às vossas relações pessoais de nada sei. Só sei que Medina Carreira foi simplesmente a primeira pessoa que desde 1998/99 tem sido incansável na denúncia da trajectória ruinosa que o país tem prosseguido (deficits; endividamento; falta de crescimento económico; opções de investimentos estatais ruinosos; incapacidade de honrar os compromissos sociais económicos e financeiros a curto, médio e longo prazo).

Por isso rendo aqui a minha homenagem a Medina Carreira. Não por ter tido razão, mas por ter prestado um grande serviço público ao país, que os jogos políticos de interesses e a imprensa sempre tentaram esconder.

Ao PSL desejo as maiores felicidades se avançar com a formação política em que está a pensar. Pode ser que consiga convencer Medina Carreira a ajudá-lo nessa tarefa pois na minha opinião seria uma grande valia.

O filósofo alemão nosso contemporâneo Peter Sloterdijk escreveu o seguinte a propósito da crise europeia: "A mão confiscadora do estado atinge já os bolsos das gerações ainda não nascidas. Já escrevemos o título do próximo capítulo da nossa história: A pilhagem do futuro pelo presente.

Precisamos de mudança, de gente honesta e de ar fresco.

lidiasantos almeida sousa disse...

Dessa do VPV e do Medina Carreira do alto do camarote do Maria Vitoria um a dizer mata e outro esfola,não me tinha lembrado. O GRUNHO mais velho a berrar vamos contra a parede e o mais novo a ladrar não é parede são escombros, um a dizer que as crianças devem contar pelos dedos e escrever com giz, mesmo que sejam alérgicas porque os quadros tacteis não interessam pois perde-se tudo, o pobre não sabe que aquilo está ligado ao computador, enquanto o VPV fala pela enésima vez do livro que não consegue escrever e assim não lhe resta senão rever o do século XIX. Estou a escrever isto mas jamais iria vê-Los- Bem me bastou a ultima vez que vi o VPV no snob com uma tosga das antigas e ainda tive de aturar as suas lamurias de abandonado. APRE COMO DIRIA CAVACO!!