segunda-feira, 7 de junho de 2010

Injustiça

Em minha opinião, o que Marcelo Rebelo de Sousa disse sobre a certeza de uma derrota de Cavaco Silva numa segunda volta das eleições presidenciais, é muito desagradável para o actual Presidente da República.

Com efeito, dizer que Cavaco Silva, se for sózinho com Manuel Alegre, perde, é muito forte. É a maior crítica que se pode fazer a um candidato: só ganha se não for mais ninguém da sua área política.
É que há segunda volta nas eleições presidenciais exactamente para poderem ir à primeira volta os que sentirem que o devem fazer.

Em França, Dominique Villepin, ex Primeiro - Ministro de Jacques Chirac, deverá ser candidato na área de Sarkozy. Como sempre aconteceu, "à direita" e "à esquerda":Giscard D Éstaing, Jacques Chirac, Raymond Barre, François Miterrand, Georges Marchais e vários outros. Como Marcelo bem sabe.

17 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Dr. Santana Lopes
Achava eu que o Sr. andava muito calado mas, afinal "anda por aí"! Que bom, que bom mesmo! Mais ainda quando percebo que "andam por aí" uns "zum-zum" de que está a pensar nas Presidenciais!!!! Nada em que eu já não tenha pensado, há muito muito tempo. E, deixe-me dar-lhe um conselho - irrete-os, a todos, porque mal o Sr. diz qq coisinha fica o País irritado, parece que ficam com medo. A mim dá-me um gozo desgraçado pq, efectivamente consegur irritar meio Mundo, porque na verdade o Sr. tem CARISMA. Mantenha-se como até aqui, fale pouco e qd decidir faça-o numa altura em que andem todos distraídos. A partir de hoje, cá estarei para o acompanhar nesta caminhada
"Sempre"

ematejoca disse...

Qual injustiça, qual carapuça?
É uma análise lógica da situação!

Anónimo disse...

Em termos de injustiças, haverá ainda muito para dizer.
Não se compreende que num país com tanto jornalista capaz, não existe um que seja capaz de questionar PSL sobre diversos assuntos que revelam uma enorme incoerência dos políticos hoje no activo.
Será que de facto o povo português está tão esquecido, será que as incoerências não o farão alterar o seu sentido de voto?
PSl é criticado pelas suas opções e convicções, assistimos a comentários com menos correcção de políticos como Marques Mendes e Capucho, o insulto fácil a um companheiro, o mesmo não acontece para classificar outros da oposição.
Então quem defende afinal o fim das Golden Share?
Privatizar o quê? PT; RTP; GALP; CGD; etc
Afinal aonde está a boa moeda?

Enfim, existe um cem número de questões que a pertinência de PSL, no seu curto mandato deixou um sabor amargo, como teria sido?

Os senhores jornalistas prestavam um excelente serviço ao país.

Unknown disse...

Igualmente desagradável para o actual Presidente foi o que o Pedro disse dele há dias, ora essa!!!

Como é q o Pedro pode estar aq com questões morais sobre um Homem que já mostrou o que vale pelo exemplo da sua vida?

abraço e juízo!

meritíssimo disse...

Não sei se já alguém lançou a ideia mas porque não ser o próprio Dr. Santana Lopes ser candidato a PR. Sinto que o ambiciona mas que ainda não ache que seja o momento certo.
Pode contar com o meu voto e tenho a certeza que irá contar com o voto de muita gente da direita.
Sinto uma certa desilusão quando faço o balanço do mandato de Cavaco Silva, em certas questões importantes não foi capaz de marcar os ideais que o levaram ao poder.

Anónimo disse...

Concordo consigo, Dr Santana Lopes. A maior ofensa para um Presidente em exercício é dizer dele que numa 2ª volta perde.
Estes senhores que andam distraídos querem endeusar Cavaco numa redoma. O actual PR está mal habituado. E não quer debater com alguém da mesma área política porque...não tem pedalada! É só isso: não tem de pedalada. O que Marcelo deseja, no fundo, no fundo, é assim uma espécie de "consagração" de Cavaco.

Anónimo disse...

A maior ofensa a um presidente da republica é o que o sr. está a fazer. será esta a boa moeda dr.? Ajude o seu partido e esqueça o passado , se não acabará sem partido, sem tropa. Vamos cumprir o sonho de Sá Carneiro, Um presidente, uma maioria, um governo.

Jorge Diniz disse...

rar "...o choque, a indignação, a ofensa...".

É difícil medir. Mas, não é difícil dizer: FUI ENGANADO.
Na verdade, quando expressei o meu apoio a Pedro Passos Coelho (e Miguel Relvas) nas ultimas directas, foi na assumpção de ESTAR PERANTE HOMENS DE PALAVRA.
No entanto, depois de os ouvir acerca da "retroactividade dos impostos do PS" CONCLUÍ o que há algum tempo é óbvio: FUI (mais uma vez) ENGANADO.
O CDS, em todo este processo, sempre se mostrou coerente.
Talvez isso justifique porque sempre cresceu, contrariando as sondagens.
Isto tudo para dizer: Pedro Passos Coelho (e "restantes"), CUIDADO COM AS SONDAGENS!!!

O MAIS CERTO É FICARMOS TODOS FARTOS DE MENTIROSOS E, EM CONSEQUÊNCIA, SEREM CORRIDOS À "BOFETADA".

silva disse...

Julgo que existem algumas coisas a esclarecer? Porque razão o Senhor comentador Didi se sente no direito de dizer "juízo"? Mas com que direito?
Qual a carreira, o "exemplo de vida"? Mas qual exemplo?

Cavaco Silva, tem sem dúvida inumeras qualidades, mas falhou, falhou muito e em situações com gravidade não soube estar à altura.
Preferiu o politicamente correcto, preferiu ser oportunista, a sua ambição pessoal e a sua agenda pessoal não é coincidente com as necessidades do país.

Cavaco Silva, pode e deve ser criticado.
Num país onde os valores são confundidos com modernidade e progresso (lei do aborto,lei do casamento de homosexuais, etc), num momento do mundo em que a "boa moeda" se aproveitou da bondade dos seus eleitores, provocando uma crise global de valores éticos e morais. Aonde está a verdade?

A responsabilização das políticas ao longo dos mandatos, Cavaco, Guterres, Thatcher, ou Clinton proveram o sucesso a qualquer preço, a cultura YUP, estamos a pagar um preço elevado pela incuria facil desses governantes que permitiram a transformação dos estados numa enorme mangedoura, promoveram a promiscuidade entre o poder economico e político.
Mas o mundo está a mudar e o europeu compreendeu que hoje o seu voto se tornou preponderante, os movimentos civicos sucedem-se.
Vivemos tempos de mudança, ventos de mudança, e se não aceito os tiques de superioridade de Jorge Sampaio, dificilmente aceitaria os tiques paternalistas de Cavaco Silva.

Jorge Diniz disse...

Caro amigo e companheiro.

Hoje tive vergonha, depois de ouvir o PSD (os seus representantes) na AR na discussão sobre o AUMENTO DOS IMPOSTOS.

Terei de mudar para o CDS?
Acha que assim o Pedro Passos Coelho (a quem dei o meu apoio) convence alguém? Escreva sobre isso. Escreva sobre "QUEM ENGANA QUEM".

Basta de VIGARISTAS.

JB disse...

Dr.
Prometo que por agora não vou mandar anedotas.
Isto porque decidi mandar também umas coisitas num blogue.
Sentir-me-ei honrado com a sua visita:
hissope.blogspot.com
Mas terá sempre o meu voto quando for caso disso

Fernando Pobre disse...

Tenho muitas dúvidas de que o Prof Cavaco Silva avance se outra candidatura da mesma área política se perfilar no terreno. Se avançar, tem que debater à esquerda e à direita, o que seria uma grande maçada. Se não avançar, a segunada volta, se a houvesse, seria entre Alegre e a tal personalidade.
De resto, seria extremamente saudável para a democracia o aparecimento de outra candidatura à direita. Desfazer-se-iam tabus e conferir-se-ia ao novo Presidente um acréscimo de legitimidade.

Monchique disse...

Meu caro doutor Santana Lopes, não gostei de ver que não resistiu - para aparecer na TV - a sentar-se ao lado do dr Sousa Tavares para comentar futebol.
Cuide melhor da sua imagem.

Anónimo disse...

Continua-se a discutir sobre as mesmas moscas, que é como quem diz sobre a mesma ....m...

Que tal se pensassem numa mulher para Presidente da República? Porque tem sempre que ser um homem, ainda por cima, sempre a mesma coisa de homem?

Desde que não ponham a D. Maria Cavaco, nem nenhuma marisa bloquista ou outra xuxialista, a coisa pode mudar...claro está que nada de «tesinhas» do jet set teso português, ok!

Eu punha a Drª. Maria José Morgado...a maratona seria sem igual...e eu podia assessorá-la... temos carisma em abundância....

Quem sabe...a perspectiva dinâmica da CRP veiculada pelo ilustre PSL ajudasse, então,a pôr em prática algumas ideias...
chatinha

Parker disse...

DR Santana Lopes
Acha que pessoas de direita, do centro e de sectores de esquerda estarão condenados a gramar mais cinco anos do actual PR? A ouvir os seus contos da caróchinha? A histórinha dos netos e do Papa, a Mariana, o Afonso, o João Maria, o António? Os tomates de Torres Vedras, os compridos e os longos, a ordenha das vaquinhas(deliciadas) pelo robot? Não fiz, não faço nem façarei? Os picantes da cozinha indiana como palavras à chegada da viagem à Índia? O deslumbramento de Maria?
E o vazio ideológico de que dá conta? A graxa ao Papa para, depois de Sua Santidade deixar o País, promulgar o casmento gay? E as desculpas esfarrapadas que engendrou?
Mais cinco anos, Dr Santana Lopes?
Como eu o compreendo em tentar conseguir outra personalidade que aceite candidatar-se em nome de valores! Mas cedo verá que, sem desprimor para Bagão Félix, que respeito como um grande homem, não quer desagradar aos sectores mais fundamentalistas do Cavaquismo (mas haverá mesmo cavaquismo ou antes um conjunto de yes men do PR) Não querem e não têm "coragem" de dar a cara!
O Dr. Santana Lopes foi um grande Presidente da Câmara e foi Primeiro Ministro de Portugal despedido sem justa causa. Ainda ninguém foi capaz de explicar a sua demissão!
Pergunto-lhe, Dr Santana Lopes, de que está à espera para se candidatar? Nunca lhe faltou a si a coragem e nunca ninguém de si dirá que "borregou" por falta de comparência.
E o tempo urge. O PR de há muito que entrou em campanha.

Unknown disse...

Sr Silva
Em 1º lugar, é senhora Didi...!
Em 2º, sinto-me no direito de dizer "juízo" quando e onde quiser...vivo num país democrático e livre, lembra?
Em 3º lugar, o senhor vai ver em Janeiro como o povo português gosta daquilo a que o senhor chamou "tiques paternalistas" do prof Cavaco Silva...Vai ser liiiindo! E se o senhor o aceitar ou não, é problema seu, tá?
cumprimentos

Unknown disse...

Fui seu aluno em 1978/79 e ofereço-me para a campanha.