quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

30 anos

Faz hoje 30 anos que aconteceu a primeira vitória de Francisco Sá Carneiro e da Aliança Democrática. Em 2 de Dezembro de 1979.
Eu, nessa noite, estava em Colónia, na então República Federal da Alemanha. Com o saudoso José Manuel Sequeira, também Bolseiro, mas em Amsterdão, no Europa Institut, passámos a noite em cabines telefónicas para ir acompanhando a contagem. Ainda não existiam telemóveis nem computadores. As noites eleitorais eram muito compridas. Ganhámos. E eu não resisti: meti - me no avião no dia seguinte e vim participar nessa jornada de sabor único.

4 comentários:

Hugo Correia disse...

É o que acontece quando se sente a esperança e a mudança para melhores ventos, não hesitámos em colocarmos-nos no 1º avião. Infelizmente o que está a acontecer no país é mais ao menos o contrário.

Agora outro assunto se me permite. Esta manhã houve na Assembleia da República uma comissão com o ministro Vieira da Silva para debater as suas declarações sobre ''espionagem política''. Foi transmitido em directo no canal do Parlamento, houve directos quase integrais em todos os canais noticiosos, sicn, rtpn, tvi24. Como se não bastasse o debate repete-se esta noite na tvi24 exactamente com os mesmos intervenientes, à excepção do ministro, a dizer nada mais nada menos que as mesmas coisas. Confesso que não compreendo.

Cunha Ribeiro disse...

Sr Doutor Santana Lopes:

Parabéns por ter estado nesse acontecimento histórico por dentro.

Quem me dera ter nascido aí por Lisboa... Onde se aproveitam muito melhor as potencialidades dos jovens...( mais oportunidades...).
Como nasci naprovíncia, só alcancei os dois cursoa que tenho, sempre a trabalhar ao mesmo tempo... Em Paris, por exemplo, fiz ménage e estudei.
Em Portugal efiz o Curso superior de letras enquanto ganhava o meu dinheiro em explicações de francês:
Fis o curso de Direito na católica enquanto leccionava.
E agora vejo gente sem se esforçar a exercer cargos muito bem remunerados só por ter um cartão partidário.. Enfim...

Anónimo disse...

Blogueiro: Isto está de uma melancolia que mete dó. Não tarda choramos.
O fim de semana foi o que se viu...e agora esta nostalgia/melancolia/viagem ao passado...olhe,tome lá:

http://www.youtube.com/watch?v=p8OvdQBvfGY

e veja se se anima sim?!


M.C.

Anónimo disse...

Caro Pedro, eu também vivi essa noite com exaltação e caravanas de carros com bandeiras ao vento, foi uma campanhã fantástica...as minhas filhas com 9 e 10 anos vestidas a rigor com as cores da AD a mais velha verdadeira jotinha falava as massas de megafone na mão....uma loucura, sempre viveu perto do partido até hoje como militante, assim como eu.
Para mim que vivi de muito perto a jota nessa altura a saida de cena da AD foi uma perda irreparavel, pois com as camisolas da AD os miudos se sentiam bem e gostavam, sentia-se autenticidade nas palavras e nos actos de Sá Carneiro, com quem tive o previlégio de muitos contactos e boas trocas de opiniôes,pois Sá Carneiro foi das pessoas mais simples e sem complexos que eu já encontrei na vida, mas agora não é o momento dessas recordçôes, termino dizendo apenas que esta data me é muito querida e um momentoi alto na vida do PSD e de Potugal.
hsantos