domingo, 15 de novembro de 2009

Regresso

Interessante e pertinente artigo de Ricardo Costa, no Expressso deste fim - de - semana. Aliás, toda esta edição parece significar que o jornal voltou a ligar -se à realidade. Sexta - Feira o Sol, Sábado o Expresso, bem como, no geral, toda a Imprensa, abordam a profunda crise do sistema político com acutilância.

10 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Não foram os Jornais nem muitíssimo menos as pessoas de que fala que estão mais ou menos realistas, sempre o foram e continuaram a sê-lo, só que de forma egocêntrica e egoísta ( há muito que o jornalismo deixou de ser informativo mas um guia político a seguir religiosamente pelo rebanho, bem educado e domado )…....é o tempo...o tempo de abandonar o barco que está a afundar......cada vez mete mais água..já não tem ponta por onde se lhe pegue....
O único regresso que vejo aqui é o medo de perder os tachos.
Em Portugal pode mudar-se de cara muitas vezes pois o povo não tem vídeo em casa e quando queremos um, falamos para a SIC a pedi-lo e "ele" desaparece. Memória futura fica-se pelos Trabalhos de Faculdade ( das de verdade ).
Hoje dizemos bem duma pessoa e amanhã nem a conhecemos.
É assim a vida e como já se disse antes aqui, os monstros sempre comem os seus criadores, mas os políticos esquecem-se de ir ao Teatro e ao cinema..ou não fariam estas figuras.
Afinal nada já se cria, tudo realmente se transforma e repete.
Está tudo lá...nos filmes, sejam eles históricos ou não e até na Covilhã há casas de espectáculo.....

Viva o Rei!!! disse...

Dr.Pedro Miguel
Chamo-lhe a atenção ao comentário feito pelo Jornalista Fafe
http://josepaulofafe.blogspot.com/
sobre o que se passa em Lisboa.
Creio que define o pensamento geral deste povo....

miguel vaz serra..... disse...

Dr. Santana Lopes
Hoje falei com vários amigos estrangeiros...Britânicos, Italianos e Espanhóis que tenho a honra e sorte de ter conhecido ao longo dos 20 e tal anos que vivo fora.
Não há um único que me pergunte como é possível o PM português ainda ter esse título.
Pedi-lhes POR FAVOR que escrevam ao PR Portuguesa e lhe dirijam essa pergunta, porque aqui ninguém consegue responder a isso.
Sinto-me a viver num País do 5º mundo. Falo com amigos e família e toda a gente diz que tem vergonha. Vergonha alheia, vergonha pessoal, vergonha de sair á rua, meter-se no transporte público e encarar os outros. Quem votou PS sente-se suicida e quem não votou? já alguém parou a pensar que sente a MAIORIA dos portugueses? este PM tem uma minoria de gente que votou ainda nele, porque tudo isto estava escondido, mas a MAIORIA não votou nele e isso, está muito claro.
O Presidente Cavaco Silva TEM a OBRIGAÇÃO de ver, sentir e ouvir. Está a ser cúmplice desta loucura vergonhosa em que o cheiro a podre já se sente para além das nossas fronteiras.
Devem estar á espera que o Militares falem outra vez, porque se nós, povo saímos á rua fartos disto e se houver uma mega manifestação a pedir a demissão deste Senhor, quero ver o que vão fazer depois!
Será que estamos MESMO a viver uma Ditadura?

Anónimo disse...

Muito boa tarde a v. Excia.

Um jornal ligado à realidade é um facto digno do maior registo.Dois jornais ligados à realidade é quase um fenómeno.Sendo que o terceiro e esse aí com dimensão épica, seria a realidade ligada à própria realidade.Mas claro já é pedir demais.
Então temos que nos contentar com "as realidades possíveis", aquelas que o são hoje e já não o são amanhã e vice versa.

Cumprimentos a V. Excia,


Marquesa de Carabás

Anónimo disse...

V. Excia vai-se-me desculpar a ouisadia mas só dizer que "abordam com acutilância", não diz muito do pensar de V. excia a propósito do/s assunto/s em questão.
Eu sei que V. Excia se passeia pelo 31 e, ainda temos o pormenor da "bola", que hoje é domingo. Mas os comentaristas militantes e demais passantes, aqui estão, esperançosissimos de ouvir V. Excia a "botar faladura", que é para isso que serve um blogue. Ora V. Excia está por assim dizer um bocadinho esquivo.
em relação ao referendo, V. Excia atirou o isco e nem sequer esperou pela truta. Ora a pesca à truta não funciona assim:exige a mesma, que V.Excia. calçe as botas e se meta à àgua. Depois, tem que fazer a fineza de ir atirando o isco e recolhendo, de forma aque a truta pense que o isco é uma borboleta, visto que as trutas não se alimentam de iscos mortos.Acontece que V. Excia tem então que se molhar um nadinha mais, o que não se prevê que seja um problema de maior pois não?
Também pode V. Excia optar, então, por se deixar estar no estádio, muito bem "assentadinho". Aí não se molha, mas também não pesca nada.
E golos, V. Excia vai-me desculpar mas não o tenho por bom guarda redes.

Cumprimentos a V. Excia.


Marquesa de Carabás

Anónimo disse...

Acordaram?
Deixaram-nos acordar!
Todos sabemos que nos metideros esta borrasca já se previa e que só depois das eleições a deixaram vir a lume.
Nem serviria aos interesses dos que queriam que o PS ganhasse, ainda que com maioria relativa.
E como diz Medina Carreira isto não vai dar em nada, é tudo conversa.
Episódios não especificados permitiram derrubar o seu governo Dr. Santana Lopes, mas estes, que toda a gente sabe em que consistem, jamais servirão para o que quer que seja.
É um estado de desfaçatez, de mentira e de nojo que se intalou.
E com o PSD cúmplice, aprovando leis hediondas que agora protegem Sócrates, sempre com medo de falar e apajando os interesses mesquinhos de Cavaco.
Por essas e por outras o CDS, que em 2002 valia 1/5 do PSD, já valeu 1/3 nas últimas legislativas e, um dia destes, a diferença ainda é bem menor.

Hugo Correia disse...

«Os responsáveis vão-se convencendo de que os apocalipses climáticos ainda são só matéria de filmes ou de conferências de Al Gore – e continuam no mesmo caminho, pensando porventura, de modo profundamente egoísta, que o desastre só acontecerá no tempo em que os seus filhos ou netos tiverem a idade que ele hoje têm.

Com as SCUT, com o custo das novas concessões, com a evolução dos indicadores macroeconómicos de Portugal, com o abandono progressivo do território, passa-se algo de semelhante: as pessoas sabem que as coisas não podem continuar assim, mas vão fazendo com que nada mude e tudo continue na mesma.»


Mais um excelente artigo no ''Sol''. E agora pergunto: Mais ninguém enxerga esta realidade? Do que é que estão à espera para mudar este rumo de coisas? Se enxergam, então são mesmo egoístas, cobardes e incompetentes.


Agora citando Confúcio...

«Não vos preocupeis com o facto de vos encontrardes sem ocupação; preocupai-vos antes com serdes dignos de uma ocupação. Não vos preocupeis com o facto de não serdes notados; preocupai-vos antes com fazer algo notável.»

Confúcio, Anacletos

Anónimo disse...

"Não é admissível o exercício de altos cargos públicos por quem traga atrás de si, e se recuse a clarificar tudo, quaisquer suspeitas sobre a sua integridade pessoal", estas sabias palavras, de Medina Carreira em Portugal que Futuro? (pag.173) vêm muito apropósito do que se passa. Uma vez que tudo isto já era conhecido antes das eleições. O PS já deveria ter substítuido o seu candidato, e seria outro a concorrer às eleições.
Ontem num debate na TSF os comentadores referiam-se a PSL não a uma sucessão de "trapalhadas" mas sim de falta de legitimidade (injustificado uma vez que havia maioria parlamentar), para justificar a atitude de dissolução de Jorge Sampaio e diferenciando a situação de Socrates este sim envolvido numa teia de sucessivas trabalhadas muito graves.
E muito mal explicadas ou justificadas de forma atabalhoada.
Agora se justifica a agenda de António Costa das suas reuniões antes das eleições, do incomodo abraço no Altis, o espalhafato da tomada de posse, ou as suas declarações na Quadratura do Circulo.
Socrates já está fora de prazo, e ninguém quer estar próximo.
As ratzanas vão fugir rapidamente do navio...

José Carlos Silva disse...

Esta república está um caos. Para o ano, ano de Eleições Presidenciais, temos cá o Papa Bento XVI. Vem aí um ano de amnistia. Esta é a esperança dos pedófilos e dos corruptos, para se verem livres da cadeia. Para mim era inimaginável ver os processos andarem a arrastar-se tanto temo no labirinto da esfera da justiça? Mas pelo que parece nem tudo vai mal! Basta estourar um escândalo que envolva determinado (...), lá vem o Banco de Portugal dizer que a nossa economia está a dar sinais muito positivos. Pena é, quando a nossa economia estava em queda livre, mesmo que fosse impulsionada pela crise europeia, esses senhores esconderam-na até às últimas. Agora são rápidos a anunciar “as boas notícias”, quando afinal estamos a viver tempos muito conturbados. Parece que estamos num mundo surrealista. Somos um país de cenas mirabolantes. O que mais nos irá acontecer?

Anónimo disse...

O Ricardo Costa é um situacionista por natureza. Não se iluda. São piores que o Peres Metelo, coitadinho a fazer aquele frete de longa data e vitalício que ele tão bem subscreveu. Já perceberam é que isto com este PM não é para ninguém, nem para eles. Por isso têm que fazer de conta que são do contra. Onde estavam há 4 anos com este ditador que conduz os cegos aos talhantes a lançar o terror e a miséria sobre famílias e empresários por conta própria, destruindo milhares de empresas e empregos? Estavam a dar messas e aleluias à "determinação" de José Sócrates e á empresas que selectivamente o lobby do governo apoiava e apoia. Estavam a santificá-lo e esfregá-lo com o óleo santo que nas mãos deles é banha da cobra.
São meros peões de brega, mas sempre no resguardo, enquanto mandam bocas sobre a "tourada".
Já reparou que os comentadores de serviço que estavam todos arregimentados ao discurso oficial agora mandam umas desalinhadas na costura do ponto cruz deste governo? Claro que já reparou!
A massinha está a acabar e isso é mau até para eles. Só o Professor Medina Carreira é que parece ter juízo neste país. O resto são instiuições podres, viciadas, cheias de parasitas e incompetentes a viverem à custa do saque que o Estado faz aos cidadãos para privilegiar os mesmos de sempre e os novos oportunistas de fortuna fácil e verbo conjugado na cartilha bacoca da Europa. Portugal está de rastos e cheio de rastejantes vendidos ao poder fácil e discriminatório de tiranetes de plástico. E os media estão cheios de alavancas de matraquilho a pensarem que somos parvos.

Ernesto Sousa