segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Com a devida vénia

Transcrito do blogue "O Portugal dos Pequeninos"( o que não significa concordância integral):

Em jeito de comentário a este post, recebi da Manuela Moura Guedes o seguinte texto em que apenas fiz alterações de forma estando o original editado lá.

«Meu Caro João,
Ultimamente tenho estado arredada do meu "métier", daí que agora não obtenha tão facilmente como antes a informação sobre a agenda e o paradeiro dos senhores que o Povo elegeu para olhar pelo País. É claro, que, se calhar, sou eu que estou distraída, mas, de facto, estou preocupada sem saber nada do Presidente da Republica!! Primeiro, pensei que estava no estrangeiro, mas nada vi nas televisões sobre aquelas importantes viagens que nos fazem ter orgulho de ser português. Depois, ainda pensei que pudesse ter apanhado a gripe A. Mas não, não podia ser, isso seria motivo para Telejornais inteiros, biografias intensas de Cavaco e do próprio vírus, comunicados da Ministra, de médicos, paramédicos e paramilitares, planos de emergência laranjas e quiçá vermelhos... Portanto, mesmo eu, arredada que estou destas coisas, teria dado por isso. Ora, sendo assim, não encontrando eu explicação para este mistério, será que me podem dizer: onde está o Presidente da República? Será que ele também está arredado do seu "métier"? É que passam-se por aí umas coisas de que, mesmo eu, agora apenas espectadora comum, não consigo deixar de me aperceber. Eu sei que o Sr. Presidente diz sempre que não pode e não deve "meter-se ", nem fazer comentários sobre questões da Justiça. Pois muito bem, o princípio da separação dos Poderes é uma das regras fundamentais de uma sociedade democrática, mas essa é precisamente uma das questões que, mais do que a gripe A, precisa urgentemente de um plano de emergência e já não vai lá com vacinas porque, essas, só funcionam preventivamente. E depois, Sr. Presidente, por onde quer que ande, já não são apenas assuntos entregues à Justiça, são questões do País, questões de Regime. É um órgão de soberania que está em causa e é também a Justiça como pilar base de uma Democracia que dá sinais de muito pouca credibilidade. E se a Justiça está esforçada apenas em debater questões de forma, não estará o Senhor, como Presidente deste País, obrigado a debruçar-se sobre a substância? Que interessa afinal, para si, se são ou não nulas umas tais de escutas, se o mais alto órgão judicial declara que nessas escutas foram feitas declarações contra o Estado de Direito, que não é mais do que uma forma enviezada de declarar que nessas escutas foram expressos crimes. E sabe, Senhor Presidente, eu estou arredada do "métier" mas preferia não estar, e estas coisas de manipular, proibir, suspender, controlar ou o que lhe queiram chamar mas que têm a ver com a Comunicação Social, são graves, mesmo graves! É por tudo isto que eu não percebo por que é que não sei onde anda o Senhor Presidente. É que, quando foi daquelas escutas que metiam um café, um assessor, umas historietas de jornais para aqui e para acolá, muita intriga politica, enfim... umas escutas de opereta, eu sabia onde o Senhor estava, até o vi na televisão a falar sobre o assunto, embora achasse na minha modesta opinião que não devia ter deixado, mesmo antes das Eleições, que aquela historieta atingisse aquelas proporções porque acabou por ter efeitos perversos. E agora, que há escutas mesmo, ordenadas por um Juiz, que o seu conteúdo parece ir contra o que de mais "sagrado" há num Estado de Direito, não sei onde está o Presidente do meu País!!!! Por favor, digam-me, onde está Cavaco Silva?»
Publicada por João Gonçalves em 15.11.09 27 comentários Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas: , ,

8 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

A Manuela Moura Guedes:
Querida Manuela, não sabe você nem sabe ninguém, onde anda o PR.
Dizem que foi viver para a "Alemanha", e se assim é, temos aqui dois casos agudos. Um PR que não vive já entre nós e um PM que está a nadar em águas tão turvas que a demissão compulsiva já não basta.
Dizem por aí que ainda não foi preso por ser PM e que ainda não saiu de PM para não ser preso, pleonasmo á parte, o homem já devia estar demitido há 3 anos e se razões houver, preso, fechado a cadeado e com a chave no fundo do Pacífico.
O que se está a viver em Portugal, Manuela, é uma ditadura parlamentar, só que o Parlamento mudou, e a oposição está ESCANDALOSAMENTE, a alimentar essa ditadura, portanto, querida Manuela, não é o PM já que tem culpa de ainda lá estar...Há muito que deixou de estar nas mãos dele e isso...isso é que é perigosíssimo...Ver que a oposição e Sua Ex o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, são cúmplices, e portanto dramático para nós povo, deste Senhor que ainda tem o título de PM.
Gostaria de entrar por momentos na cabeça de dois ex-líderes de este País, Sampaio e Dr. Santana Lopes.
Teriam seguramente MUITO para nos contar......
Espero de coração, voltar a vê-la em breve no seu-nosso Jornal Nacional.

Anónimo disse...

Ena!
V. Excia cansou-se no copy paste.
Mas mesmo assim não há concordãncia integral.
Então podia fazer V. Excia. a fineza ,de pelo menos, sublinhar as "partes a integral", das "partes a parcial", que é para aqui os militantes do "espaço sideral" de v. excia ficarem então completamente elucidados?!
Se calhar é pedir muito...está a chover, a faixa de gaza deve estar num lamaçal de proporções calamitosas só comparáveis aos idos de 1755...pronto, dá-se-lhe o desconto então.


Cumprimentos a V. Excia.


Marquesa de Carabás

Anónimo disse...

As diferenças:
JS: Chama a São Bento o comentador Marcelo* para conhecer as pressões que lhe foram feitas.
CS: Não chama ninguem a São Bento, em resultado do caso da TVI. Está SÓ muito preocupado!

*/político e professor universitário Chamado Marcelo Rebelo de Sousa já foi presidente do PPD/PSD, e portanto julga-se filiado nesse partido. Empurrou e ajudou a crise e na dissolução do governo maioritário do PPD/PSD.
Juntamente com CS (que necessitava dos votos da esquerda moderada para ser presidente da républica também ajudou), foram dos que mais contribuiram para a queda do governo.
Nota: JS e CS inquilinos de São Bento

JB disse...

Quo vadis Manuela

Pedro Coimbra disse...

Uma pergunta que também faço a mim próprio.
Eu que até vivo em Macau.
Aqui (http://devaneiosaoriente.blogspot.com/2009/11/quem-e-que-falou-em-escutar-o-primeiro.html) , com referências à sua pessoa também.

Francisco Mateus disse...

Mas quem este palerma do Vaz Serra???? Alguém conhecido? Importante? Sábio?
ILUCIDEM-ME, PLEASE!

F. Mateus

miguel vaz serra....... disse...

Ao Senhor Marteus
Sou Alfacinha, nao nasci em Palermo.

Anónimo disse...

Não sei quem é o Sr Francisco Mateus. (E nem quero!!)Mas além de não dever ser pessoa de bem, pela forma pouco educada e pouco polida com que escreve deve ser talvez com poucos estudos: é que não se escreve ILUCIDEM mas sim ELUCIDEM; o Sr. deve estar isso sim, ILUDIDO! Daí a confusão.....
De qq forma espanta-me que o Dr.Santana Lopes coloque este tipo de comentários no seu blog, dado que não acrescenta qualquer valor ao seu post. É triste quando se perdem os valores!

Alguém atento!

- Sempre quero ver se publica este meu comentário