segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Justo

Ontem, o Sporting deu tudo o que podia. O treinador arriscou, a equipa fez tudo para ganhar. Era feio substituir Paulo Bento na sequência do jogo de ontem. Não seria uma atitude à Sporting!
Mas se deve haver a coragem para manter o Treinador, é igualmente censurável que se procure um "bode expiatório"... Agora, seria Pedro Barbosa a ter de "pagar as favas".
Quem assumiu a plena responsabilidade pelas contratações, foi Paulo Bento. Que se saiba, isso foi esclarecido, publicamente, desde a saída de Carlos Freitas. Ninguém me disse, nem fui conferir. é a ideia que tenho, de memória. Como disse, o treinador náo deve ser "crucificado". Mas não "descarreguem" em quem ainda tem menos culpa.

9 comentários:

Hugo Correia disse...

Ainda não vi onde está o drama. Um de Novembro, 7º lugar a doze pontos do líder! ''So What?'' Dezasseis equipas lutam e trabalham por um único objectivo que são as vitórias em cada jogo, mas só uma no final se sagrará campeão. E será sempre assim. Portanto, a atitude que se espera do Sporting é manter Paulo Bento, lutar por melhores resultados e melhores exibições. Agora usando um exemplo de Inglaterra, o Arsenal, crónico candidato, desde 2005 não ganha um único título e não se vê este alarido todo. Mudou de treinador? Os adeptos deixaram de ir ao estádio? É aqui que demonstramos a nossa pequenez.

Anónimo disse...

Venho por este meio felicitar V.Exª., Sr. Dr. Pedro Santana Lopes por ter ponderado e bem por uns dias e ter finalmente aceitado o cargo de Vereador da Oposição. Foi digno da sua pessoa ter aceitado o cargo como Vereador do PSD da Oposição da Câmara Municipal de Lisboa e que hoje irá assinar a posse nos Paços do Concelho para Vereador.

Unknown disse...

o nosso amigo aq de cima é mesmo optimista...eheh! e olhe q eu sou sportinguista ferranha :)
abraço

Lisboa Surf Blog disse...

É um facto que alguma coisa está mal. É tambem um facto estatistico que é o pior arranque da éra PBento. É outro facto que o Sporting joga pessimo futebol e é este o facto que mais me incomoda. Como é possivel a equipa ser basicamente a mesma de há uns anos e a forma como jogam juntos vai sendo cada vez pior? Não deveria ser o contrario? Até posso acreditar que o Sporting não tem equipa para lutar pelo titulo, mas este futebol praticado é desastroso.
Isto significa que o trabalho desenvolvido por PBento não esta a funcuionar, seja lá qual for a razão por de traz disso.
Esta-se a desenvolver no Sporting o habito de não ganhar e com isso a tentativa de nos ludibriar dizendo que até não é assim tão mau. É mau, não é assim que quero o Sporting.
Se as contratações são da responsabilidade de PBento, então honestamente não percebo o seu criterio. Para quê ir buscar o Angulo,se depois não joga? O Caicedo não encaixa no jogo,o Matias anda perdido. O Grimi não têm tempo para se impor. Já para não falar na insistencia em jogadores como o Djaló e o Rui Patricio. Pode ser bom miudo, mas não serve para titular da baliza. Que saudades do Schmeichel, que até fomos campeoes nesse ano. Para mim foi o homem do titulo, que fez o resto da equipa jogar como se deve. As historias que se contam dos gritos que dava no balneario ao intervalo quando a equipa estava empatada ou a perder...IM HERE TO WIN! Ele sabia do que falava e do que era preciso para chegar ás vitorias.

Como foi possivel deixar sair o Derlei, ele dava tudo em campo! O unico jogador que sabia o que era a mentalidade ganhadora, util no balneario e no campo. Esse é o tipo de jogador que merecia os euros a mais que pedia para não acabar a carreira.

Alguem na equipa e no clube tem de ter espirito e experiencia ganhadora, jogadores ou o treinador ou dirigentes. Neste momento, não ha nenhum.
Este, na minha opinião é o problema maior do Sporting.

Para terminar, acho que a obsessão do Sporting com a parte financeira está a queimar o futebol.A agravar isso, o clube não valorizou uma unica contratação das que fez, exepto os formados na academia.Compra barato e vende barato ou dispensa.
Assim não há situação financeira que resista.

Anónimo disse...

Muito bom dia a V. Excia.

Essa sua ideia absolutamente peregrina, de ir apresentar-se no "Couto do Costa dos pasteis" (os de nata, que agora são só dele, desde que se barricou na baixa e não deixa nem uma alma alcançar belém) é que não sei como vai ser...dá a volta pela av. da India? Chega lá numa núvem de pó. Entra pelo terreiro do Paço a pé? Em pleno Inverno? Chega num Pinto, enlameado!
Não sei. Se quer que lhe diga não faço a mínima ideia como é que vai conseguir...talvez abordando a coisa, de cima para baixo (leia-se chiado, ou o que melhor entender).
Felicidades a V. Excia.

Cumprimentos,


Marquesa de Carabás

Anónimo disse...

O principal problema é que o "Roquetismo" está a definhar. E o que é o "Roquetismo"? São o conjunto de pessoas que tomou conta do Sporting (em eleições, diga-se) desde a saída do Sr. Cintra. Um conjunto de gestores iluminados, de grandes cabeças pensantes, o "creme de la creme" da vida social, económica e política deste País e que quando chegou prometeu "revolucionar e modernizar" o Sporting. O que se passou? Tínhamos um passivo de 30 Milhões de Euros e agora temos de 400!! Tínhamos património e agora não temos!Tínhamos "alma", "chama" e "alegría" e agora não temos!
Não tínhamos um conjunto de empresas - SAD, SPM, SCS, etc. - que "comeram a carne e deixaram os ossos" e agora...temos!!!
E temos vivido anestesíados nesta dinastia roquetista - começou por si, depois veio Roquette, depois veio o Dias da Cunha, Franco e Bettencourt. Todos "delfins" uns dos outros, com birras e zangas à mistura, para dar tempero à própria dinastia.
E, como prática corrente, algumas cooptações e eleições de Candidato único pelo meio.
E este "Continuísmo" tem sido nefasto para o Sporting. SADizou o Clube, empobrecendo-o e roubando-lhe mística. Note-se que o "Continuísmo" mais não é do que o mecanismo sucessório de cariz nepotista, pelo qual se pretende a manutenção do status quo, cerciando o emergir de um ideário novo.
Óbviamente com muito classismo, sectarismo e snobismo associado, como convém.
O Sporting precisa urgentemente de trilhar um novo caminho que lhe devolva a grandeza e a ambição, entretanto, ceifadas.

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes nesta altura que escrevo Paulo Bento já não se encontra na liderança do Sporting, com muita pena minha, pois tenho a sensação que ele não é o responsável por esta situação.
O Sporting fez o seu maior erro tendo deixado sair Carlos Freitas, ou então teria de ir buscar alguém com capacidade para esse lugar, depois contratou jogadores que não conhecem o nosso futebol e não se conseguem enquadrar nesta primeira época, não estou a dizer que são maus, bem pelo contrário, o que eu digo é que as contratações deveriam ter sido feitas com jogadores que conhecessem o nosso futebol.
Por último o clube tem de ter a coragem de multar alguns jogadores que a meu ver estão a fazer um frete ao jogarem, pois é inpensável que jogadores a ganharem o que ganham se arrastem pelo relvado.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo

Lisboa Surf Blog disse...

Tenho 38 anos e começo seriamente a pensar se alguma vez verei o Sporting dominador como o Porto nestes ultimos anos ou o Benfica nos longínquos anos 60. Só vi o Sporting ser campeão nacional 3 vezes,nenhuma delas com dominio absoluto da liga. 1981/82 com 2 pontos de vantagem sobre o rival da Luz, com a super equipa de 1999/00, campeões na ultima jornada. Com a super super equipa de 2001/02,fomos beneficiados com penalties e mesmo assim não dominamos a liga. Nem quero pensar no que aconteceria se o Benfica não tem ganho ao Boavista...

Como é que se quer ser campeão com equipas de recurso, se quando fomos campeões foi com super equipas e mesmo assim nunca foi um dominio absoluto.
Precisamos urgentemente de jogadores com nível ou de um treinador de primeira linha. Alguem acredita que se o Benfica não tivesse o Saviloa, o Aimar e o Cardozo, Jesus conseguiria jogar como joga? O Porto "perdeu" os seus jogadores fulcrais e vejam como estão este ano, com o mesmo treinador.
As prioridades do clube estão ao contrario por força das questões economicas, procuramos um treinador, quando o que precisamos é de jogadores para reforçar os que lá estão, que tirando alguns, a maioria são bons jogadores.

Por outro lado, quando ouiço falar em Manueis Josés e Machados dá-me um aperto!Espero que não seja verdade e que não passe de expeculação da imprensa.
Para uma equipa desiquilibrada,e continuando a não haver verbas para conseguir bons jogadores, só um super treinador teria mais possibilidades de conseguir obter dos jogadores o melhor que cada um tem para dar.
Gostaria de ver o Rijkaard ou alguem desse genero. É sonhar? Talvez.

Acredito no potencial do Presidente Bettencourt,no seu indescutivel Sportinguismo, capacidade de trabalho e inegavel seriedade, mas temo que a carga de problemas que tem pela frente lhe custe tambem o cargo por exaustão fisica, mental e emocional a curto prazo.

Paulo Lopes disse...

Viva o Sporting!

http://www.youtube.com/watch?v=kjRuYrvUAc4&feature=PlayList&p=02077521207FB39E&playnext=1&playnext_from=PL&index=18

Terá sido através do programa das Novas Oportunidades, como foi o caso do Zézito?