sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sondagens, Máscaras e Verdades

O Rui Oliveira e Costa diz hoje, numa entrevista ao Sol, que "lhe fiquei a dever três décimas", porque a sua (da Eurosondagem) sondagem sobre Lisboa dava 39% e o resultado final foi de 38,7%... E que o Expresso, na Sexta anterior,, previa 5,3% e foi de 5%( ?...)Pois!...

O ROCosta esquece - se de falar nas sondagens anteriores. Em Dezembro de 2008, entre o Natal e o Ano Novo, o Expresso publicou, na primeira página, uma sondagem ENCOMENDADA PELO PS, que dava 15% de diferença entre António Costa e eu... Recuperei assim tanto?

Em Abril de 2009 , a mesma empresa dava 31% a António Costa , 8% a Helena Roseta e 25% à minha candidatura. Ou seja, 39% contra 25%. Mesmo que não somassem todos os votos de Roseta, eram pelo menos, dez a doze pontos. Recuperei assim tanto?

O Diário Económico, em Setembro, dava 11% de diferença e em Outubro, na semana das eleições, dava 7%%. O DN, JN, RTP, em Julho, davam empate. Um dia antes de acabar a campanha, dava 45% contra 33%. Ou seja, 12 pontos de diferença. Como explicar isto tudo? Todas estas discrepâncias?

E, já agora, o ROCosta é capaz de nos esclarecer qual a razão que leva a que se enganem sempre a favor dos mesmos?

Não vale a pena continuar a brincar com assuntos sérios. E a esperar que o tempo apague tudo até porque somos todos conhecidos. O caso das sondagens em Portugal justifica uma queixa ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Porque, assim, é tudo menos uma Democracia. É uma farsa, em que as pessoas são espoliadas dos seus direitos fundamentais.

3 comentários:

César João disse...

Nem vale a pena fazer muito alarido em relação a Rui Oliveira e Costa.Ultimamente a Eurosondagem presidida por ele está como o Sporting.Sem ofensa para o dono do Blogue,claro está.

Raul disse...

Pois eu penso que esta histórias das sondagens à muito que merecem outra leitura.
Podemos claro, dizer, que são manipuladoras. Agora eu pergunto são manipuladoras de que forma? Hipnotizam as pessoas por estarem sempre a repetir o mesmo na TV? As pessoas assistem aos resultados das sondagens e como gostam de estar do lado de quem ganha quando votam, votam de acordo com as sondagens?

Penso que são questões que merecem a nossa reflexão, também não tenho qualquer duvida de que quem as faz tem a intenção de manipular de acordo com as suas preferências partidárias, usando tudo o que puder para que os resultados sejam o mais próximos do seu estudo.

Mas, também não tenho qualquer dúvida, de quem é este povo que se deixa manipular. Parece-me que neste ponto também podemos especular.

Resumindo, não creio que que a sua derrota nestas eleições se devam apenas às sondagens, como também o disse houve votos de outro partido a fugirem para a candidatura do seu Adversário.

Há portanto um conjunto de factores que podem determinar a vitória e a derrota num combate politico e não quero acreditar que apenas as sondagens o façam.

FranciscoB disse...

Volto a perguntar - Então não era (ROC)seu amigo? Até o substituiu num programa televisivo...

Com amigos destes...