domingo, 30 de agosto de 2009

Repetir não é de mais

PODRIDÃO
É bom que as pessoas saibam estas verdades antes das eleições, porque depois já ligam menos e fazem sempre interpretações variadas, consoante os resultados.
Imaginem só que o sistema político português chegou ao nível de existir um jornal, julgo que mensal, que é pago, em grande medida, por juntas de freguesia. E esse jornal, supostamente destinado a tratar de assuntos de uma cidade, vai tratando, acima de tudo, de atacar pessoas de um partido, com base nos interesses dos que são ‘inimigos’ dos atacados.
Não digo que seja tudo ‘farinha do mesmo saco’, mas várias das pessoas envolvidas nessas histórias já foram muito próximas ou mesmo muito amigas. Desde há tempos, os que eram subordinados ou colaboradores tudo fazem para destruir aqueles por cuja mão vieram. A velha história da criatura que se vira contra o criador!...
Se falo neste assunto é por dois motivos: em primeiro lugar, porque há dinheiro dos contribuintes envolvido, que deveria servir para outras finalidades; em segundo lugar, pelo facto de se arrastar pela lama da calúnia assuntos tão sérios quanto os do bom nome e da honra das pessoas.

Durante o processo de elaboração das listas, eu e colaboradores meus, fomos inundados com mails e telefonemas tentando impedir a candidatura de um dado presidente de Junta, senhor com mais de 60 anos – dizendo sobre ele tudo o que se possa imaginar, acerca de supostas condenações com trânsito em julgado nas mais variadas matérias.
Ao que apurei, nada correspondia à realidade ou, pelo menos, nada de relevante ou correspondente ao que me havia sido transmitido. Este caso é só um exemplo do que se passa, semana após semana, num processo absolutamente kafkiano. De facto, são tantas as histórias que tantos vêem e sabem e que fingem ignorar…
Tudo isto visa garantir esquemas de poder e de contrapartidas a várias pessoas, ligadas a alguns ‘pregadores’ de moral que por aí pululam. E manda a verdade dizer que é sabido de vários quadrantes partidários que vão mantendo a indiferença na esperança de verem tombar um qualquer adversário às mãos de mais uma infâmia forjada. Tentam que uma notícia em ‘folha de couve’ seja reproduzida em jornal nacional, que, eventualmente, perante a denúncia, haja a obrigação de um inquérito ou de uma investigação e que, assim, possa também haver mais um arguido(a) e, desse modo, mais um lugar numa lista.

Os cidadãos que não estão envolvidos nestas andanças da política não sonham o que, hoje em dia, temos de aturar de falta de escrúpulos de um conjunto de pessoas que se apresentam ‘trajadas’ de puritanas.
Se tivesse provas de matéria criminal, já as teria participado. Para já, tenho a certeza de que se trata de situações intoleráveis, cuja verdadeira dimensão só pude constatar nas últimas semanas. Jornal, queixas, ameaças, calúnias, chantagens, tudo misturado. À atenção de quem de direito.

In Sol, Equinócios e Solstícios, 28 de Agosto de 2009.

13 comentários:

Nuno disse...

Sr. Dr. Santana Lopes

Convido-o a ver o seguinte vídeo do Jornal Expresso sobre o tratamento dos animais em Lisboa. http://aeiou.expresso.pt/video-uniao-zoofila-desafia-candidatos-autarquicos=f533039

sagitario disse...

só agora é que denunciam, quem cala consente e como estamos em eleições agora atacam-se uns oas outros, por isso cada vez as pessoas votam em branco o que é mau para todos, por isso há que fazer um bom trabalho nas autarquias e se não for o caso, a oposição que denuncie

Jorge Diniz disse...

Quando o "vil metal" passou a ser a referência, em substituição dos princípios morais, a PODRIDÃO é "rainha".
É o "vale tudo"! Até vale "tirar olhos"! É insultar quem não se conhece! É inventar histórias! É... TUDO, menos perder "posições remuneratorias", e "posições para os descendentes".

Mas, caro Companheiro, ISTO ACONTECE EM TODOS OS QUADRANTES POLÍTICOS E PARTIDÁRIOS, sem excepção.

O GRAVE é a passividade. É aceitar este estado das "coisas" Por isso políticos ARGUIDOS (até CONDENADOS) ganham eleições!!!

Em suma, é a DECADÊNCIA, ao invés da DECENCIA!

Anónimo disse...

apesar de ter sido pouco, já é suficiente para que vejam que consigo não podem brincar.
mantenha-se atento para não ser atraiçoado.

Anónimo disse...

Caro Dr Pedro Santa Lopes,
Na verdade, nesta sociedade portuguesa a que pertenço há 37 anos, estou cada vez mais desiludido com a politica e os politicos!!
Isto por duas ordens de razões: Primeiro deveriam ter uma profissão antes de ser "politicos profissionais" e em segundo, porqie depois das eleições acham que o país real é um ( O vosso)
Um abraço
Miguel Azevedo Brandão ( www.nbc.pt)

Ricardo Araújo disse...

Boa noite Dr. Pedro Santana Lopes, por muito que isto no entristeça, a calúnia, a mentira, a traição e a falta de escrúpulos, à muito que já fazem parte da nossa sociedade.
Infelizmente não temos uma justiça que actue na defesa destes valores, e quando assim é a sociedade degrada-se a um ritmo alucinante, sem que os ofendidos sejam protejidos e os delatores sejam condenados.
A nossa sociedade está podre, podre de ética, podre de rectidão, podre de verdade, enfim podre de uma democracia mal intitulada.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo

Gonçalo Pistacchini Moita disse...

Caro Dr. Pedro Santana Lopes:
Costumo visitar este seu blog, como sei que, por vezes, visita o nosso. E não resisto, neste caso, a comentar este seu post.
Como julgo que sabe, também eu fui vítima, por via das funções que exerci na Câmara Municipal de Lisboa (não já no seu mandato, mas no que imediatamente se lhe seguiu) de perseguições aviltantes de gente mesquinha e sem escrúpulos, cujo poder advém apenas da protecção que recebe da ambição desmedida de alguns e do silêncio incompetente de outros. Infelizmente sei bem, porque o conheço na pele, aquilo de que essa gente é capaz: os que fazem, os que mandam fazer e os que se calam.
Acrescentaria, no entanto, ainda uma nota ao que aqui diz. É que mesmo quando haja provas de matéria criminal, seja contra tais pessoas, como contra quem as protege, ou até contra os serviços do Estado que nos media se promovem à conta dos desvarios de tal gente, tais provas de pouco ou de nada servem. Porque o nosso sistema de justiça é caro, lento e não serve os cidadãos, enredado que está na esfera pessoal e institucional de outros interesses. E isto, quanto a mim, é o mais grave. Porque uma sociedade que não se funda sobre a justiça, inevitavelmente se afundará na injustiça.
Com um abraço e votos de boa sorte.
Gonçalo Pistacchini Moita

Catarina Gonçalves disse...

Caro Dr. Pedro Santana Lopes,

O mundo não se divide entre bons e maus, pouco espertos e inteligentes mas sim entre pessoas com carácter e pessoas sem carácter e os que têm prazos a cumprir e aqueles que não têm. "A consciência é o q nós somos; a reputação é um problema dos outros".

Mas que verdade seja escrita!
E justiça seja feita!!

Catarina

Anónimo disse...

Já aqui lhe disse várias vezes.
Para os seus inimigos fidagais, cada dia em que têm de contar consigo é um dia estragado. Por isso sempre lhe disse também que tem de ter sempre tudo bem documentado.
Portugal está profundamente doente no seio das instituições que deviam zelar pela liberdade individual do cidadão.
Não temos justiça a não ser para favorecer ou proteger determinados actores políticos, de nefastos e sórdidos acordos vestidos de mantos que são sempre diáfanos.
Por dinheiro fazem tudo. Mesmo tudo.
A podridão e a corrupção são de tal maneira graves que só uma nova revolução lavará os pecados de muitos que estiveram à frente dos destinos do país e, ao invés de serem portugueses, foram carrascos dos seus irmãos e conterrãneos entregando-os ao fado da miséria e da exploração.
Hoje vivem bem e à tripa forra, uma série de privilegiados, de lautas e opíparas reformas e negócios de clube, capazes de fazer o guionista da série "The Sopranos" parecer um aprendiz de feiticeiro.
Os media conluiaram-se com o poder económico e político, servem-se das novas ferramentas da exposição mediática e da repetição, da edição e recorte de notícias para seleccionar os alvos e fazer deles chamariz.
Tudo em nome do vil metal, do desmesurado ego, da exposição como comentadores em jornais televisivos noticiosos orquestrados ao milímetro e, o português inculto e desprevenido engole estas bacocas balelas de pobres de espírito que ascenderam das hostes juvenis da secçãozinha do partido ou de uma empresa qualquer que se torna num grande grupo ao serviço do estado a secretários de estado, ministros, assessores, etc. Estado este que é de putrefacção claro.
Por isso meu caro Pedro, permita que o trate simplesmente assim, porque o nome deve ser dito despido da vaidade de títulos ou de condecorações, por isso dizia, o meu caro amigo vai ser sempre atacado. Mesmo que a sua obra em Lisboa tenha sido das mais úteis que se fizeram. E obra aqui, tem naturalmente a raíz filosófica e não material.
Já lhe disse que se o pudessem fazer arguido de qualquer coisa, matá-lo politicamente ou fazer-lhe dano de imagem permanente o teriam feito há muito. Já esquadrinharam tudo, porque o medo é tanto que andam sempre a cavar. Porque falam e falam mas quando têm que estar face a face consigo, aí têm que se agarrar ao que são, e o que são é normalmente muito pouco e esboroa-se por um motivo simples: estão lá para se servirem e não para servir. Por isso não sabem do que falam porque não têm que estudar os assuntos. Eles percebem é de negócios. Viu-se no seu debate com o principal oponente. Daí resultou claramente uma nova coligação de interesses, aparentemente antagónicos. Mas lembrem-se que a moeda é única. O euro, a saber.
Continue pois a ser quem é.
Errar todos erramos. Só que uns são bem intencionados e não se servem de nós. Outros debaixo da angelical missão de nos quererem dar o melhor, não hesitam em se servirem de nós e nos degolarem ao primeiro impulso de servir o ego e o bolso.
Pensem nisto todos os que se interessam por política e vejam o que este país se agravou de pobreza e erudição nestes últimos quatro anos e meio.
Vejam como temos em democracia a ditadura do futuro e do destino.
E essa é a pior ditadura que existe, a de não termos qualquer futuro com perspectiva mas sabermos que estamos endividados ad eterno e pobres e envergonhados de dizermos aos nossos filhos e netos: não tens futuro a não ser como escravo ao serviço desta ditadura.Mas para os portugueses almejarem a melhor futuro têm de pensar com a sua cabeça, lerem e compreenderem a história, exigirem a estes homens que nos querem governar, e alguém tem de o fazer, compromissos sólidos e não promessas de polichinelo e personagens da comédia del'arte.
Mas sobretudo distinguirem os que receitam aos outros água, gastando o seu paladar no vinho como dizia um grande filósofo.

Ernesto Sousa

Jorge Cabral disse...

Caro Pedro,
O que aqui afirma é grave. O senhor tem uma boa formação jurídica e este facto faz-me pensar o caos e o abandalhamento a que este País chegou. É que, se num quadro como o que refere, ainda assim, reconhece que não há matéria para agir judicialmente, eu temo que se esteja a conduzir esta sociedade para um beco que a leve a sanar todos estes males de uma forma radical e lamentável, mas pelos vistos, dentro em pouco, sem alternativa.

Anónimo disse...

Dr. Santana Lopes,
O que faria se tivesse nas suas mãos documentos que sustentassem acusações? O que faria se soubesse que essas acusações são do conhecimento do DIAP onde estão em investigação? O que fará depois de ler o "jornal de lisboa"que continuam a receber uma fatia substancial do orçamento da junta de freguesia de s. domingos de benfica?
Responda dr.Santana Lopes.

MÁRIO CAETANO disse...

Dr. PEDRO SANTANA LOPES ESTOU CONVICTO QUE O SNR. MAIS UMA VEZ IRÁ VENCER. E, QUE ESTA VITÓRIA SIRVA PARA "CALAR" OS SEUS DETRACTORES, A COMEÇAR PELOS DO PRÓPRIO PSD. O SEU CARÁCTER, HONESTIDADE E PERSEVERANÇA, FAZEM LEMBRAR O SAUDOSO DR. SÁ CARNEIRO. FORÇA DR SANTANA LOPES. SEMPRE VOTEI EM SI E CONTINUAREI SEMPRE A VOTAR! ENQUANTO O SNR FÔR O POLITICO QUE É. PELO CONTRÁRIO, DESTA VEZ NÃO VOTAREI PSD. EU SEI QUE A GRANDE MAIORIA DO POVO TEM MEMÓRIA CURTA, MAS EU NÃO TENHO.
RECOMENDO O SEU LIVRO " A CIDADE É DE TODOS"

Anónimo disse...

com os meus repeitososcumprimentos.
espero que as próximas eleições sejam uma vitória para o Dr. Pedro Santana Lopes, admiro muito a suas qualidades,tem todas as ipótes de ser o próximo candidato à camara Municipal de Lisboa, Lisboa precisa de homens como o Sr. para comandar esse Municipe.
Felecidades para a campanha,espero que tudo corra como o previsto.
abraço de um amigo de Lousada.