sexta-feira, 3 de abril de 2009

Valeu a pena

Valeu a pena a Cimeira do G-20. Naturalmente, é preciso mais tempo para analisar todas as decisões. Mas o optimismo que os participantes demonstraram, no final dos trabalhos, permite consideráveis motivos de esperança. E, de facto, todos procuraram contribuir, segundo rezam as crónicas difundidas e os comentários feitos.

O Mundo precisa muito destas injecções de ânimo. Mas, precisa, sobretudo, de passos sólidos. E o que foi anunciado, como sentido do conteúdo das novas normas para o sistema financeiro, tem consistência e vai de encontro ao que, todos, mais ou menos leigos na matéria, sentem que é essencial mudar.

Finalmente, começam a ser criadas condições para a confiança poder voltar ao Mundo em geral.

15 comentários:

república das bananas. disse...

Dr.Pedro,sff veja isto :
"Investigação
Empresa da mãe de Sócrates citada no processo de corrupção na Amadora (Sol)
A empresa da mãe do primeiro-ministro, que está a ser investigada no âmbito do Freeport, surge envolvida num processo de corrupção na Câmara da Amadora, o qual abarca outras figuras relevantes do PS" 18h43m 3-4-2009...in www.sapo.pt

Mais uma das milhentas...Mãe, pai e espírito que de santo NÃO TEM NADA....Vergonha? só se for a nossa e a alheia.....É como diz o outro: estará alguém em Belém?????

Pereira disse...

Finalmente, começam a ser criadas condições para a confiança poder voltar ao Mundo em geral.

Parece-me que as medidas anunciadas não vão para já resolver coisa nenhuma. A crise do capitalismo neo liberal está para durar. Para que haja confiança numa mudança de facto é necessário haver tambem uma mudança de politica. A politica do futuro tem de ser uma politica virada para as pessoas e não para o lucro desenfreado. Enquanto os Líderes Mundiais não perceberam ou quiserem perceber isto não vai acabar a crise. Ou melhor acaba esta e irá começar outra dentro de pouco tempo. Terá de haver uma politica de solideriedade e fraternidade entre os Povos.

Anónimo disse...

Tenho visitado mais vezes o seu site da Campanha do que este e, desculpe dizer-lhe mas não tÊM NADA A VER UM COM O OUTRO, na forma! Oh Sr Dr Pedro Santana Lopes no deu site pessoal parece que estamos a ler um folhetim... o que se passa na casa deste, o que se passa na casa daquele... isto nem parece seu.... e depois aquelas criticas ao Obama!!! Bolas ! Fiquei desiludida!! Mas será que o Sr. vai agora desatar a falar do Obama? Mas o Obam,a nem sabe que nós existimos???? O Sr não vê o papelinho que as nossas televisões fazem com mesas redondas e mais mesas redondas essencialmente para 1- falarem mal e porcamente uns dos outros( dos que cá moram) 2- para fazerem análises ao resto do Mundo!! E eu fico parva, em vez de andarem a tratar do mal alheio têm a ousadia de dar palpites para o resto da Europa...mas anda tudo sem óculos? Anda tudo a ver mal?
Como aquela notícia que foi 1ª página de um qq jornal dizendo que "Sócrates já ligou a Obama e está disponível para o que Obama precisar" - POUPEM-ME QUE FIGURAS MAIS IDIOTAS. DEIXEM DE BRINCAR À GENTE GRANDE E TRATEM MAS É DAS DESGRAÇAS DO NOSSO PAÍS, que, infelizmente não são poucas. ANTES DE TUDO CADA PORTUGUÊS DEVIA COMPRAR UM ESPELHO E, ANTES DE SAIR DE CASA, OLHAR SEMPRE PARA O ESPELHO!!!

joyce disse...

Dr. Pedro Santana Lopes

A reunião dos G-20 nem foi sucesso nem fracasso, segundo dizem!
Mas para o meu ponto de vista, foi apenas um "show de marketing".
Esta crise, chegou para durar pelo menos mais dez anos ou muito mais. Oxalá que me engane!
O que está em causa é apenas o dinheiro.
Aumentar a contribuição no FMI, foi um dos pontos acordados. Vamos a ver quais os países que estão dispostos a aumentar a sua contribuição para esse Fundo:

http://www.imf.org/external/np/sec
/memdir/members.htm

Não vi nenhum chefe de estado combater a CORRUPÇÃO.
Aqui é que está o problema!
Criticaram os paraísos fiscais, blá...blá...mas nada de medidas concretas para acabar com esse "câncer" que é do agrado de políticos e seus seguidores em quase todos os países, sem excepção - até nos EUA.

Basta ler hoje, o "El País":

http://www.elpais.com/articulo/internacional/asesor
/economico/Obama/cobro/firmas/Wall
/Street/millones/elpepuint
/20090405elpepiint_8/Tes

Como diz o provérbio:

"Money talks."

traduzindo em português:

"O dinheiro fala mais alto.
O dinheiro é que manda.
Quando o dinheiro fala tudo cala"

Mais comentários para quê?

Se na "Era de Obama" é o que se vê, o que se espera dos restantes..., pobres e remediados?

Ricardo Araújo disse...

Boa noite Dr. Pedro Santana Lopes espero que esta cimeira seja o início de um novo ciclo.
O capitalismo puro tem de acabar.
Outra coisa que é necessária é os políticos perceberem que primeiro de tudo estão as pessoas, só depois vem o materialismo.
As relações com os EUA parecem estar melhores e tudo isso se deve ao novo presidente Obama, pois começou com um estilo completamente diferente do anterior.
O sistema financeiro necessita além das normas, de um total controlo, para não acontecer o que aconteceu.
Mas o principal disto tudo é a necessidade de haver confiança, quer nos políticos, quer nas instituições e essa ainda está muito longe de ser alcançada, pois como sabemos o povo cada vez está mais distante da classe politica, olhando para eles com total desprezo e descrédito.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo.

mynameisfairplay.com disse...

Desculpe AMIGO Pedro Santana Lopes, mas peco-lhe que faca um artigo sobre esta materia nos Açores.

Diga não a sorte de varas e a possibilidade de touros de morte no paraíso chamado Açores.

Dos E.U.A. tentarei o impossível se necessário for para que este cenário não seja viável, lutarei com todas as minhas forcas contra tudo e todos incluindo políticos.

Um "escravo" chamado Touro!
http://mynameisfairplay.blogs.sapo.pt/

florbela silva disse...

Dr. Pedro Santana Lopes ,

É importante estarmos atentos ao que o nosso Presidente - Dr. José Manuel Barroso executa enquanto Líder da UE. Ninguém poderia executar melhores funções do que ele, traduzindo os grandes conhecimentos de Ciência Política que domina .

Convenhamos que deveremos estar atentos ao estado que se encontra a Nação e os caminhos socialistas cheios de pedras e de grandes buracos .

O caso Freeport é a ponta do iceberg que tem existido nesta política absolutista/ ditatorial que convenhamos só serve para proteger e vedar o acesso ao cidadão comum de se poder defender .

Dr. Santana onde está o estado de direito democrático que nós aprendemos em direito constitucional, os direitos soberanos do povo principalmente à livre expressão de pensamento.

Dr. Pedro Santana Lopes imploro-lhe renansça o espírito cavaquista e de SÁ CARNEIRO que mobilizou toda a minha geração dos anos 60.

Este País tem que ser reorganizádo doa a quem doer .

FC

Eduardo Pimentel disse...

Já experimentou ver o seu site da campanha? O CV escrito num misto de português e inglês é de gritos. Se é este o rigor e a equipe que propõe para a nova CML, estou esclarecido. Mal por mal, que fique o Costa.

mynameisfairplay.com disse...

Não à sorte de varas nos Açores.

Apelo já foi feito a OBAMA, Presidente dos E.U.A., saiba todos os pormenores em:

http://www.mynameisfairplay.com/

florbela silva disse...

Caro Dr. Pedro Santana Lopes ,

Quando se parte para a "guerra" preparam-se os mantimentos, define-se estratégia e testa-se os soldados ... Está na hora do exército se reunir e fazer vingar os milhares de democratas que t~em estado aprisionádos por esta política ditatorial, cuja intenção é o suicidio e a aglutinação da vida das pessoas .

Este País com mais um mandado socialista ficará Islamita,a vingança socialista surgirá contra os revoltosos ... Apelo aos companheiros que se unam e ponderem que tipo de liderança querem, se a via corruptível ou a via democrática, sensata e honesta?????

Inconcebível, as declarações do Dr. Mário Soares contra o nosso líder Europeu (Dr. Durão Barroso), a minha indignação reside no facto de alguém como ele não tem legitimidade para ajuizar governança, alguém que foi o primeiro corrupto em Portugal e a tirar partido da sua posição política .

Jamais se arrependerei de não lhe ter apertado a mão nas eleições para a Presidência da República, custou a vida a 3 familiares meus ... Não há coincidências .

Pensem, ultrapassem o "Alzeimer" e relembrem os prósperos anos em que todos eramos uma família ... Só temos que olhar para o nosso Presidente - Dr. Cavaco Silva, que ainda por cima tem que se ultrapassar nas suas funções e zelar pela nossa economia no estrangeiro .

FC

Arrebenta disse...

Pá, do que o Mundo precisa não é de gajos e discursos plastificados.
Quando é que agarras na espingarda e voltas à política real, aquela do "desculpa lá, mas isto não é retórica, e eu quero mesmo ´emudar as coisas?..."
Vá, um pequeno esforço: pessoalmente, ando farto de... obamas :-)

Anónimo disse...

Se Lisboa precisa do Dr Santana Lopes, Portugal precisa muito mais! Por favor meu caro, volte rápido ao comando deste país, porque não podemos ficar parados. Estou farto! Já dou comigo a pensar emigrar porque não aguento. Tenho problemas no coração e a situação calamitosa que o farrusco SOScrates está a colocar o país deixa-me sem ar! Precisamos de nova linha! Dr Santana Lopes, POR FAVOR, pense nos milhões de portugueses que não são de Lisboa e que também desejam a sua governação. Um grande bem haja, do seu admirador, Zé

Anónimo disse...

para o Eduardo Pimentel: a rede Linked In é uma rede social em lingua inglesa, daí TODOS os cvs de lá estarem nessa amalgama... mas é só puxar pela cabeça e ver outros para perceber... mas para dizer mal não são precisao neurónios, não é?!

Jorge Tadeu disse...

LOL! O edurado pimentel quer um lugarzinho na sua campanha ;)

miguel vaz serra disse...

Dr.Santana Lopes
Desculpe a intrusão mas vou responder a um senhor(a?) que assina como Eduardo Pimentel.
Fui ver eu também o seu perfil e realmente vi o misto de inglês com Português, lógico e claro, porque não é um perfil qualquer, faz parte de um link anglo, "so it is normal to be in english!!!!"
Há espaços que nunca se podem traduzir simplesmente porque fazem parte do link e só o autor os pode mudar, nós não. Vi o seu e vi os de muitos mais portugueses, espanhóis, franceses, etc...O que seria realmente horrível era ver o seu, que foi 1º Ministro de Portugal, ter o CV todo em Inglês.
Espero que o/a Senhor/a Pimentel fique assim elucidado/a e mais uma vez peço desculpa ao Dr.Santana Lopes de me estar a intrometer.....