sábado, 18 de abril de 2009

Mais uma...


Mais uma para pedirem desculpa ( segundo António Costa): a obra hoje inaugurada pelo Primeiro - Ministro, a recuperação do Mosteiro de Santa Clara, foi por mim decidida e iniciada em 1991, quando Secretário de Estado da Cultura. Demorou dezassete anos a concluir porque era uma obra muito difícil e quem nos sucedeu, a mim e às equipas, lá sabe porque demorou todo este tempo. Essencial é que obra tão importante foi feita e, quando foi decidida, há muito que, também, fazia falta.
É assim! É preciso conhecer a História e saber as histórias. Dizia, há pouco, a notícia da Televisão: "a obra começou em 1991 e atravessou o tempo de vários Ministros da Cultura..." http://aeiou.expresso.pt/patrimonio-mosteiro-de-santa-clara-a-velha-em-coimbra-reabre-ao-publico-sabado=f508887
Segundo António Costa, deviam hoje ter pedido desculpa, em meu nome, porque, apesar de eu a ter decidido e lançado, não ficou pronta antes de ter cessado aquelas funções...
Pois!... DECIDIR é muito importante. Neste caso, para cuidar do Património.

25 comentários:

Anónimo disse...

...Caro Candidato ás eleiçoes de Lisboa, apesar de não ter nada a ver com o tema colocado em post, convido-o a vir ao famoso viaduto das olaias, obra grandiosa desse grande estratega Jorge Sampaio(loll), ... moro defronte ao Clube de Ténis das Olaias e aqui o panorama de batidelas é uma constante, de manhã o caos total no transito e as minhas duas filhas estudam no chiado..imagina a confusão? Já agora se me permite, deviamos enviar os parabéns ao Américo Thomaz da nossa democracia( porque tal como o outro o Sampaio nao dizia nada de jeito roçando a...)pois este último não descansou enquanto não se livrou de si enquanto primeiro-ministro para fazer um jeitinho á malta do Freeport(loll), boa sorte para as eleições e toca a apear o Costa, porque em politica tem de existir memória ...eu tenho presentes as gravações na altura em que o mesmo Costa falava com muito boa gente acerca de coisas que estavam em investigação... os embaixadores R e afins, esta recordado??? Abraço, Ricardo Gens.

Anónimo disse...

...Na SicNoticias acabo de ver o discurso de Jorge Sampaio na apresentação da lista do PS ás europeias; o timing foi errado, o comicio devia ter ocorrido no dia em que o demitiram da chefia do governo, ai sim Sampaio tinha assumido aquilo que havia perdido uns anos antes, o cargo de secretario-geral do PS...

Jorge Diniz disse...

Caro amigo e companheiro,

Essa é a desculpa MENOR!!!

A MAIOR devem-na todos os PATRIOTAS: a desculpa pelo GOLPE DE ESTADO ocorrido há 4 anos. Hoje há uma CERTEZA: o País estari melhor consigo como PRIMEIRO MINISTRO.

PS (post scriptum, para não CONFUNDIR): O actual (des)Governo já caíu, só ainda não se ouviu o ESTRONDO!!!

Anónimo disse...

Está linda e concluida. Agradeço a decisão que tomou ha 17 anos, então.Temos um espaço lindo, agora.
Isabel HV

Anónimo disse...

http://mudarfernaoferro.blogspot.com/

Está a decorrer um inquérito no Blog acima. Vota PSD

Unknown disse...

Caro DR.:
Leio a inacreditável notícia de que vai existir um limite de valor para as "prendas" que os funcionários públicos recebem da população. E que esse limite se aplica também às "prendas" recebidas em dinheiro.

Fico pasma com o estado a que está a chegar este país. Um funcionário público é remunerado para prosseguir o interesse público. Receber prendas de privados poderá indiciar que se estão a prosseguir outros interesses que não o público. Poderá mesmo indiciar a existência de vários tipos de crime. E o que faz o Governo? Em vez de proibir e pronto estabelece limites de valor às prendas! E admite mesmo a existência de prendas em dinheiro! É a cultura do facilitismo, do deixa andar, do quero lá saber!

Perdoe-me a indignação, mas sou "trabalhadora que exerce funções públicas" (que isso de funcionários públicos é coisa que já não existe)e nunca ninguém se atreveu sequer a esboçar a intenção de me oferecer uma "prenda".

Porque será?

florbela silva disse...

Dr. Pedro Santana Lopes ,

Nunca o Universo fez tanto sentido, foram duas décadas de lutas partidárias ... até chegarem os Ingleses e desmascararem a farsa que nos tem estado a governar .
Aconselho veemente a todos os companheiros a reverem o flime "Os cavalos também se abatem" (bem haja a TVI que nos tem estado a libertar da as cataratas da vista).
Orgulho-me de ter uns "Lopes" na família e conhecer meuito bem os "Leões da noite" ... Como disse o Pm acerca do Vital Moreira, um homem de conhecimento universitário e de grande valor, não faz parte do aparelho partidário ... ainda ele não conhece a Escola Universitária de Olivais/ Chelas ...
Dr. Pedro ilustre professor tive pena de não ter ainda assistido ás suas aulas .

FC

miguel vaz serra disse...

Dr.Santana Lopes
O melhor é que nunca as gentes do PS se ponham a pedir desculpas ao povo Português...Não estaríamos preparados, ficaríamos "varados" de/para ouvir as razões das mesmas se verdade falassem,que todos sabemos,nunca acontecerá!
Toda a fruta podre cai, só...temos que esperar..Como disse o Dr.Santana Lopes um dia ao PM na AR, mais ou menos isto: nada é para sempre e um dia o Senhor estará deste lado...
E eu "penso" :só os ditadores crêem que são eternos..coitados...
(Amigo Jorge Diniz
o seu post scriptum "paga" direitos de autor :)
abraço)

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes,
Não insista nas contas da mercearia!... uns fazem outros não! mas sempre com o dinheiro que não têm! não vejo grande vantagem.
O que gostariamos de saber foi porque o Senhor foi demitido, por um presidente cheio de lata. Suspeito que por trás dele e contra si estavam os tais brancos de olhos azuis a que se referiu o presidente Lula, e que a dada altura pareceu-me que o senhor iria abrir a caixa de pandora! No seu livro não aparece um esclarecimento real. Não perca tempo com a pequena política pois não será com isso que derrota o actual presidente. Ele é um bom candidato, digo eu que sou mais PSD do que Salazarista e mais PC do que Shushialista.

Unknown disse...

Sr. Dr.:

A propósito da situação referida no post anterior pode consultar o blogue www.cidadaoscontracorrupcao.blogspot.com, que tem como contribuidores dois representantes da magistratura em Portugal.

É inacreditável o estado a que está a chegar este país!

Lynce disse...

Considero que as afirmações do António Costa não passam do estrebuchar do morto. Ele sabe bem que nunca ganhará a Câmara Municipal de Lisboa.
Mas tenha o máximo cuidado, porque esta gentinha da esquerda não são pessoas de confiança.

Anónimo disse...

Pois!...
Tardou, mas não faltou...
Para quem é de Coimbra, viveu em Coimbra, ou de alguma forma se encontra relacionado com esta cidade, não deixa de ser um grande motivo de orgulho, a obra agora concluída.
Obrigada por ter tomado a decisão da sua recuperação, enquanto Secretário de Estado da Cultura.

mafegos disse...

Doutor Pedro Santana Lopes,espero que você dê uma lição a esses tipos,a sua vitória será a vitória dos bons sobre os medíocres e só tenho pena de não poder votar em Lisboa.
Como eu escrevi no meu modesto cantinho,está na hora de certa gente começar a pagar a factura,do que lhe fizeram.

Jorge Diniz disse...

Amigo Miguel Vaz Serra, eu sei que sim, deveria "paga(r)" direitos de autor).
Mas, nessa senda, haveria alguma coisa na vida que não teria de "pagar direitos de autor"?

Perdoe-me questionar e (tmbém) responder: SÓ A LIBERDADE, SOCIABILIDADE E PROBIDADE - porque fazem parte do Homem (como aprendi)!!!

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes o importante nisto tudo é que não se deixem degradar todos estes edifícios, sejam eles lançados por si ou por outros.
A vergonha desta história é os 18 anos que demoraram a concluir a obra, será que não existem prazos de conclusões das obras ou todo este tempo é para encobrir as já esperadas derrapagens orçamentais.
Uma vez que não o deixaram fazer obra no País, então é tempo de voltar a fazer obra em Lisboa, pois os senhores que lá estão não se preocuparam em fazer obra nenhuma.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo

Jorge Diniz disse...

ÁH, esqueci-me de dizer,

O Homem (com quem aprendi) tem nome (Pedro Santana Lopes).

MMV disse...

Adorei conhece-lo no último Sábado. (Sou aquele rapaz do Funchal que estava na Formação do Psicolaranja) Digo-lhe se não fosse Jardinista, como me auto-denomino, neste momento seria "santanista" como dizem por aí...

Conte comigo para apoia-lo nas próximas eleições, conseguiu convencer-me! Estarei em Lisboa e entrarei em contacto com a sua equipa para o ajudar!

Muita força Dr. Santana Lopes e a melhor das sortes!

Francisco Azevedo Brandão disse...

Caro Doutor Pedro Santana Lopes, você fez mais pela cultura em Portugal como simples Secretário de Estado do que o actual que se intitula ministro da Cultura.
É lamentável que um presidente da Câmara inaugure juntamente com um ministro uma infraestrutura de que nada contribuiram para ela e ninguém se lembre que ela se deve aos seus esforços e ao seu empenho para salvar aquele precioso património. Mas, tenho a esperança que melhores dias hão-de vir e justiça será feita, com os medíocres e os oportunistas a serem lançado pela borda fora.

Luis Melo disse...

Ironia: a única forma de comentar a entrevista do PM

Questionado sobre o que tem dito Cavaco Silva, respondeu: "As palavras do PR não se referem ao governo, porque o governo não está a fazer isso". Pois não, Cavaco referia-se ao governo da Gronelândia.

Sobre as grandes obras e os seus estudos de custo/benefício, Sócrates soube dizer apenas: "Vão ao site do ministério das obras públicas e têm lá todas as informações". Muito obrigado Sr. PM. Excelente esclarecimento aos portugueses.

Relativamente à crise que se abate sobre Portugal, o PM disse: "É preciso que os portugueses saibam que a OCDE prevê uma recessão para a Alemanha 5.6%, Itália 4.3%, Japão 6.6%". Exacto, mas sobre o que se passa neste país, não precisam de saber.

E disse mais: "Eu quero chamar a atenção para o seguinte: A Irlanda...". Exacto, é essencial chamar a atenção dos portugueses para a Irlanda, e desviar as atenções do que se passa em Portugal.

No meio das soluções para a crise: "Demos um apoio pré-natal que atinge 157.000 grávidas". Olha, estás a ver que generoso que é este governo. Existem 500.000 desempregados, mas esses que se amanhem. Agora o complemento para grávidas, isso sim é essencial nesta altura.

Por último, sobre o caso Freeport, José Sócrates disse: "Não tenho intervido sobre o caso Freeport, por respeito pela seriedade da investigação" [...] "Há uma coisa que não quero deixar de dizer. A forma como nasceu o caso Freeport. Foi a PJ em conjunto com dirigentes do PSD e do CDS". Então em que é que ficamos? a investigação é séria ou não?

"Disseram que havia uma queixa em Bruxelas. Não é verdade, essa queixa foi arquivada". Ora bem, se foi arquivada é porque havia realmente uma queixa. E sendo assim era verdade, certo?

"Eu agirei contra todos aqueles que me citem neste processo". Será que também vai agir judicialmente contra a polícia inglesa?

"O silêncio dos outros profissionais, em relação ao Telejornal da TVI vai contra o código deontológico dos jornalistas". Hum... e os comentários e artigos de opinião da sua namorada? Não vão eles contra esse estatuto também?

miguel vaz serra.... disse...

Dr.Santana Lopes
Os meus Parabéns..Não o sabia tão bem relacionado e com tanto poder internacional.Tanto que até mandou a Polícia especial Britânica para casos de fraude financeira internacional, incomodar o PM,segundo o mesmo,ontem na RTP....

Anónimo disse...

Tenho seguido com alguma atenção as suas intervenções, quer como político, quer como comentador.
Quero dizer-lhe que admiro a sua liberdade, embora nem sempre concorde consigo, sei que o seu sentido crítico e a capacidade de por vezes ver mais longe do que a maioria das pessoas, mostram a sua estatura intelectual.
Sou militante do PSD numa concelhia muito jovem e bem dinâmica que deve conhecer: Lousada.
Ao longo de muitos anos tenho seguido com atenção a vida política do partido e do país e tenho pena que em muitas das vezes quezílias pessoais e estilos de personalidades se tenham sobreposto à validade dos projectos políticos.
Nestes últimos anos, o partido tem procurado “ o homem perfeito” para a liderança. É uma ilusão, pois normalmente os “alinhadinhos”, ou não tem garra, ou estão cheios de si mesmos. Prefiro aqueles que erram, mas não desistem de lutar; os que dão a cara e vão à luta, mesmo quando todos abandonam o barco; os que vivem da esperança, mesmo quando já ninguém acredita na mudança; prefiro o publicano pecador, ao fariseu hipócrita…

Enfim… estamos numa época em que se faz e desfaz uma pessoa ao sabor dos interesses. Uma época que vive mais da imagem do que do conteúdo, onde a crise das ideologias e dos valores deu lugar ao “vale tudo” em nome do interesse de poucos sobre a maioria amordaçada, usada e manipulada.

Um dia ainda se fará justiça à injustiça daquele golpe de estado em que foi demitido de Primeiro Ministro

Neste tempo de “memórias de Abril”, pois já não passa disso, é preciso recuperar a LIBERDADE, retomar a CORAGEM, proclamar no deserto da modernidade que há sempre uma janela de ESPERANÇA, há outro caminho possível de percorrer diferente daquele que nos levou ao abismo em que vivemos.
A descoberta de um novo paradigma, de um novo CAMINHO não é uma tarefa para tecnocratas, economistas, políticos ou fazedores de opinião. É uma tarefa para FILÓSOFOS, sejam eles eruditos ou não. A falta de pensadores, filósofos, líders do pensamento é que conduziu o mundo actual ao ponto em que estamos.

Estou convencido que o que estou a dizer não será nada de novo. Contudo acredito que se muitos o começarem a fazer, se um movimento de pensamento surgisse, se alguém com mais capacidade e poder pudesse por a bola a rodar, talvez em poucos anos poderíamos fazer acontecer uma nova “revolução” baseada num novo paradigma de orientação para o país e para o mundo.

Um abraço

Fausto Oliveira – http://silvaresviva.blogs.sapo.pt

Jorge Diniz disse...

Caro amigo e companheiro,

Ouvi atentamente o que disse o nosso PM.
Sobre o que disse, relativamente à forma, apenas encontro (na minha memória recente) semelhanças com o caso VALE E AZEVEDO.

BASTA!!! (de falta de VERGONHA).

Paulo Almeida disse...

Que me desculpem, mas hoje o Mundo é meu!

Alegria indescritivel de um Emigrante que recebeu o Green Card.

O que é o Green Card?
Tudo em: http://mynameisfairplay.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

Aguardo o seu comentario á entrevista do Primeiro-Ministro, eu pessoalmente nao tive curiosidade em ver...dei comigo a pensar, ver o que?
Abraço, Ricardo Gens.

Anónimo disse...

Caro Dr. Santana Lopes

A Drª Ferreira Leite tem vindo a melhorar. Pouco, mas tem. Já não é declaradamente contra a regionalização, é já um assunto não prioritário. Vá lá!
Será sua interferência? Só pode ser!

Os melhores cumprimentos