segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Qual será?

Obama começou, outra vez, a baixar nas sondagens. Como escrevi, há dois dias, neste espaço, é muito difícil. Estive para acrescentar: mas não impossível. Não era preciso. Escrevi "muito difícil" e acrescento agora: mas é possível. Vamos ver se a tendência de recuperação se mantém.
Confesso que não tenho as certezas, que animam vários comentários, neste blogue, sobre este tema, sobre o que será melhor para os EUA e para o Mundo. Sem dúvida que a eleição de Barack Obama representaria uma lufada de ar fresco e o Mundo actual bem precisa de várias. Por outro lado, John McCain tem outra experiência, tem, em minha opinião, melhores propostas e , parece- -me, mais capacidade de liderança.
Três questões muito importantes. politica económica; politica externa e de defesa; politica energética. McCain será melhor na segunda, Obama na terceira. E na primeira?
Quando escrevo "melhor", é, na minha avaliação, para o Mundo. E, nessa perspectiva, na primeira questão, qual será o melhor?

20 comentários:

Aldino Brito disse...

É difícil perceber como ainda existem pessoas a comemorar antecipadamente - a "encomendar as feixas" - em política.

Anónimo disse...

Pedro
Sem querer entrar no debate: "quem é o melhor dos dois", mas mantendo que Obama é, apesar de tudo, um mal menor, transcrevo o que li há pouco na TSF online. Por me parecer interessante. Diria mesmo: deveras interessante.
Bjos

Eleições EUA

Missão russa na ONU confirma pedido de doação para campanha de McCain
Hoje às 20:29

A missão diplomática russa junto das Nações Unidas revelou, esta segunda-feira, ter recebido e rejeitado um pedido de doação financeira para a campanha do candidato republicano John McCain à Casa Branca.
Em comunicado, a representação russa refere que recebeu «uma carta do senador John McCain solicitando uma contribuição financeira para a sua campanha presidencial».
«Sobre este aspecto, queremos reiterar que nem os funcionários russos, nem a missão permanente da Federação Russa na ONU, nem o governo russo financia actividades políticas em países estrangeiros», lê-se na mesma nota.
A carta de quatro páginas está assinada pelo senador republicano John McCain e tem como destinatário o embaixador russo na ONU, Vitaly Tchourkine.
O documento apresenta um resumo das principais posições do candidato republicano à presidência norte-americana, acompanhado por um formulário que permite devolver a contribuição para a sede da campanha McCain-Palin.
Um porta-voz da campanha de McCain, Brian Rogers, afirmou não ter conhecimento do envio de tal carta, sugerindo que poderia ter sido um erro. ...Pois.

Paulo disse...

"John McCain tem outra experiência, tem, em minha opinião, melhores propostas e , parece-me, mais capacidade de liderança."

A avaliar pela campanha e pelas opções que foi tomando, a capacidade de liderança não será exactamente brilhante. Já do outro lado...

Vitor disse...

Espero que os americanos não sejam burros e racistas.Mal vai se ganha o Velho,ó Dr veja o que era se o Almeida Santos se candidatasse a 1º ministro ,depois de Sócrates e ganhasse,livra!Ó homem pense melhor.

Anónimo disse...

É exactamente essa atitude que aprecio. Mas também é essa atitude, essa franqueza que o fragiliza, é essa forma de pensar alto, de modo a ouvir opiniões terceiras que o faz ser admirado por muitos e timido por outros.
Neste mundo em que vivemos ser o dom da verdade é muito relativo, e pelos vistos a boa moeda também o era!

Bruno Ferreira Costa disse...

Caro Pedro,

Aqui seria mais ousadona análise e arriscaria mesmo que as sondagens serão um "flop". A recuperação de McCain não só é possível, como tende a afirmar-se como expectável.
O "segundo da cruz" leverá muitos eleitores a mudar o sentido de voto...McCain dá alguma segurança e isso é fundamental para o cidadão americano médio.

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes

Não sou americana, nem voto nestas eleições, por isso estou-me nas tintas para quem seja o vencedor. Seja republicano ou democrata, uma coisa é certa, quem manda é o Congresso e os americanos sabem bem lidar com os desvios.
Naturalmente, como não sou de esquerda, apoio o John McCain e explico porquê, indicando este artigo:

"O SUICÍDIO DA ÁGUIA VI

"O colapso do socialismo real na Europa Oriental não acabou todas as esperanças (socialistas) e aqui e ali elas existem, aguardando silênciosamente uma nova forma".

(JOSEPH Cardeal RATZINGER)
Truth and Tolerance, 2003


"Como a lenta metamorfose de um monstro de um filme de horror, a Esquerda vem se recriando desde a década de 60 com tanto sucesso que hoje reaparece mais forte do que nunca (...).Sua ressurreição não trará exércitos revolucionários às ruas (...), envolverá uma ofensiva de ‘progressismo’ cujos alvos são o Partido Democrata, a Igreja, as Universidades e outras instituições liberais."

(PETER COLLIER & DAVID HOROWITZ)
Destructive Generation



Novas formas esperam o surgimento de novos líderes para serem bem sucedidas, como Barack Obama, o maior risco de suicídio coletivo em toda a história daquele país e do liberalismo econômico mundial. Obama está jogando pesado a crise no colo de Bush e dos Republicanos, mas seu objetivo não é a economia é, através dela, provocar uma gigantesca re-estruturação da cultura em todo o mundo. Não há chances de grandes mudanças econômicas a curto prazo, primeiro pelo gigantismo da economia americana e também pela crise financeira mundial pode-se mesmo esperar uma guinada em direção a um protecionismo exagerado. Não é a toa que ele é o queridinho da esquerda mundial – os que se autodenominam ‘progressistas’. Parece que numa eleição mundial McCain só ganharia na República da Georgia e em Belarus, que ainda lembram os sofrimentos do brutal regime comunista."(...)

http://www.heitordepaola.com/
publicacoes_materia.asp?id_artigo=411

Anónimo disse...

Dr Pedro Santana Lopes,boa noite.
Tenho lido com muito agrado o que as pessoas escrevem aos seus comentários sobre a política americana e,afigurou-se-me que,quem lê os seus escritos,são pessoas que têm fundos conhecimentos sobre os motivos que
que terão ter conduzidos à decisão
de invadir o Iraque com o argumento das armas de destruição
que o falecido Sadam teria.
Ora,se bem me lembro,o SENHOR do
Iraque não só as utilizou como ameaçou que as poderia voltar a utilizar e,mais,proibiu que as entidades internacionais pudessem
verificar que já não existiam no
território de que era dono.
Mais,para meu complexo,sabem falar,ler e,concerteza escrever a
língua que Byron utilizou,enquanto vivo.
Dr Santana Lopes,eu não sei se Obama é bom,mau ou mais ao menos,o
que sei é que JFK foi contestado
e perseguido,foi difamado e vexado
por tudo quanto é sítio e,finalmente,morto sendo que era o Presidente que poderia chegar ao Maio de 68 em Janeiro de 64.Eu vivi
essa época e qualquer jovem estudante "em tempo de Salazar" apostava que Kennedy era o futuro.
Por isso foi morto!
É evidente que Barak Obama nunca
será JFK!
A mudança no mundo não tem nada a
haver com a cor da pele e,não é
um afro qualquer coisa que vai
motivar um qualquer racista para
aceitar a convivência dum afro no
seu circulo.A mudança dar-se-á,
quando as pessoas nos USA entenderem que ainda precisam de
saberem muito mais do que acreditam
que sabem.
Não esqueço o que o Papa João Paulo
disse quando foi aos Estados Unidos
"o Mundo mudará,quando mudar a América".
O Presidente Bush ouviu!
Para terminar,por hoje,o Dr Santana Lopes teve honras de ter
a atenção daquela grande cabeça
que repousa nos ombros do Grande
Marcelino que aceita - diga-se,em abono da verdade - ser Director do DN.Infelizmente,essa ilustre cabeça
onde abona a verdadeira nata da
sabedoria,esqueceu-se de mencionar
no escrito que produziu para o
Mundo Civilizado o número que calça o Dr Pedro Santana Lopes.
Este pequeno lapso mancha uma carreira do qual,espero não ter
consequências.Mas,nunca se sabe a reacção de quem o manda escrever.
Já agora,não passou no Marquês
quando aconteceu a "tromba de água"?Que pena não estar inundado!!!
Um abraço
c.monteiro de sousa

Ricardo Araújo disse...

Bom dia Dr. Pedro Santana Lopes em relação as sondagens podemos dizer que lá é como cá, existem números para todos os gostos.
Mas no meu entender Obama irá ganhar estas eleições, não pela sua experiência que essa sem dúvida McCain vai a frente, mas pela vontade do povo Americano de mudar.
A experiência de McCain pode ser muita, só que as politicas do Partido Republicano nestes últimos 8 anos foram desastrosas para economia Americana e Mundial e ele foi conivente com algumas delas, senão todas.
Obama pode não ser experiente em política externa e de defesa como V. Exa advoga, como não deve ser experiente em outras áreas, mas certamente não fará pior do que os seus antecessores.
Os Americanos precisam de acreditar que algo vai mudar e essa mudança só se protagonizara se não forem os mesmos que lá estiveram.
Lá como aqui é igual ou seja nós só podemos melhorar se nas próximas eleições aparecer uma força politica capaz de fazer com que os Portugueses olhem para ela e vejam uma mudança de estilo, mas para isso é necessário essa força aparecer, pois neste momento os que estão na oposição não tem crédito nenhum perante os Portugueses e como diz o ditado "mal por mal deixemos estar quem lá está".
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo.

Anónimo disse...

Dr.Santana Lopes
Li com atenção os dois artigos sobre as Presidenciais nos USA.
Entendo,lógico,o que quer dizer,mas tenho que discordar e só por uma razão.O Presidente não é eleito sozinho.Os lobis vão se instalando no poder,basta ver como o "polvo" do PS que tem crescido ,mais com 3 anos de novo regime totalitário socrático,que em todos os anos de Soarismo e Guterrismo,e olhe que eu pensava ser difícil ultrapassar isso.Mas com Pinto de Sousa tudo é possível..tudo.Basta ver os preços da gasolina e o petróleo a menos de 70 euros o barril.Não é escandaloso,é porco,nojento,vomitivo e os média nem comentam,ah sim comentaram ontem "O PETRÓLEO SUBIU 2 EUROS O BARRIL".Um nojo.
Se num País como o nosso é isto,imagine nos USA.Portanto a única forma de cortar com os lobis é mudar de Partido.Obama é imprescindível para isso e para que os fundamentalismos agudizados imensamente pelo fundamentalismo Bush, se dissipem de uma vez.Não tenho a menor dúvida de que se os Republicanos ganharem,o Mundo ficará bem mais na mesma em todos os sentidos e creio que não nos podemos dar a esse luxo.É essa e só essa a razão do meu apoio a Obama.Uma solução para mudar o que está péssimo,mesmo que a mesma não seja a ideal.
Espero ver o "W" de Oliver Stone.Gostava que todos vissem.Não é ficção,é baseado em factos reais......

Anónimo disse...

Gostava era de ouvi o Dr Santana Lopes falar da sua eventual candidatura à CML, isso sim é noticia.

Anónimo disse...

Caro Dr.

Ontem ao fim da tarde fui assistir à apresentação do livro "Verdade, Humildade & Solidariedade", de João Ermida, Publicações Dom Quixote-Livros d'Hoje, sobre ("o método dos executivos do futuro"), na Universidade Católica Portuguesa.
Este livro que comecei a ler de imediato, foi apresentado por Carlos Tavares da CMVM é de uma actualidade extraordinária, a tal ponto que o seu autor, segundo relatou, escreveu no ano passado que as acções cotadas em bolsa iriam bater no fundo, após alguma reflexão e com medo de ser muito pessimista, adosicou esta sua previsão.
Não há dúvida de que a crise era prevísivel!

Permita que aconselhe a leitura deste livro, o autor denuncia e reflecte o momento actual em que vivemos, como diz o autor, "Num momento em que valores como Verdade, Humildade e Solidariedade se encontram completamente arredados do modo como são, actualmente, governadas as grandes empresas globais, é necessário lançar um alerta sobre a forma pouco clara como muitos dos máximos responsáveis das grandes corporações as têm dirigido".
Apesar de estar todos a pagar, que ao menos esta crise possa servir de lição e que permita restabelecer os valores humanistas universais.

Anónimo disse...

Dr.Santana Lopes
Sabe Dr.?Eu desde o 1º dia que entrei no seu blog por admiração á sua carreira política desde há muitos anos e decidi escrever algum comentário que outro,faço-o sempre á sua pessoa.Nunca escrevi aqui nada para os outros lerem mas sim para o Senhor ler.Aprendo muito sabe?Com o que diz ou não se diz,no que se não publica no que fica sem dizer que diz afinal tanto,por isso tenho que lhe dizer que não concordo absolutamente com o que "maldicaododia" ( até parece o nome desde Governo ) diz sobre a sua possível e especuladíssima,tinha que ser,candidatura á CML.Não creio que haja nada a falar muito menos neste blog e por si,aliás como tem feito até aqui.Nós sim falamos porque é inevitável.Que é notícia?Mas claro.Alguma coisa que o Dr.Pedro Miguel Santana Lopes faça que não seja notícia?Ainda estou para ver.Se o Senhor tivesse nascido em Espanha estava multi-milionário com o que os média pagam para publicar uma ida ao barbeiro,por exemplo.
Agora, notícia sim,de Presidente,que não Americano,é a lei do divórcio que o nosso Cavaco Silva promulgou.
Muito preocupado,muito reticente...Diz que a lei é perigosa,que não isto que não aquilo.....e eu...que já não sei fazer outra coisa,devo estar a ficar muito loiro, pergunto......PORQUE É QUE PROMULGOU UMA LEI QUE NÃO CONCORDA,ACHA QUE É PERIGOSA E PODE DESFAVORECER OS MAIS DESPROTEGIDOS? Será que alguém caridoso me pode explicar?Como se eu fosse muito muito muito burro?Não sabe o que é o veto?Não tinha que voltar á AR e ser votada com 2/3 o lá o que é?Não deixaria o Governo mal visto perante o povo? ( ahhhhhhhhhhhh pois era..esqueci esse pequeníssimo pormenor.... afinal parece que já pintei o cabelo de preto!!! )
Nem sabe o que tenho gasto em Farmácia em comprimidos para o enjoo.............................

Anónimo disse...

Vejo...vejo...um grande "callcenter"...Está frio...é a Covilhã....sinto calma,tranquilidade..afinal e no final, Portugal será salvo pelo Senhor Técnico de Engenharia blablabla que é PM luso.....Todo ele,Portugal, será transformado no "callcenter" da Península Ibérica..e com a "língua" que nós temos e o que gostamos de "falar",seremos mesmo bons e a vizinha Espanha pagará bem os nossos serviços...Vivre le Roi,dirão alguns..........

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes

Nunca é demais relembrar.


Regras do jogo

Para se candidatar à Presidência nos Estados Unidos é preciso ter 35 anos de idade ou mais, ser nascido no país e viver lá por pelo menos 14 anos.

Além disso, o voto nos Estados Unidos é feito por meio de cartões perfurados e, o principal, não é obrigatório. Para se ter uma idéia da participação política dos norte-americanos, na última eleição para Presidente, dos cerca de 300 milhões de habitantes do país, apenas 142,072 milhões de eleitores se registraram para votar.

Acontece que o candidato "queridinho" da esquerda mundial, por azar não nasceu nos EUA, mas sim, no Kenya!
Por tal motivo, ainda não apresentou às autoridades a verdadeira certidão de nascimento.
Basta ler os artigos seguintes:

http://web.israelinsider.com/Articles/Politics/12959.htm

http://www.obamacrimes.com/

http://noquarterusa.net/blog/2008/06/15/is-barack-eligible-to-be-president/#more-3094

Depois das eleições, aguardo o desenrolar do filme. Vai ser uma nova crise! Ai se vai!!!

Vocas disse...

Saberemos qual o melhor?
Sabemos que Obama representa uma viragem...e às vezes é preciso virar 180 graus...
Ha ainda quem passe a impressão que está a dar uma grande volta e resulte apenas em 360 graus...voltando ao mesmo...
Um abraço.

Anónimo disse...

São 0:7, só agora consegui ler os jornais...cansado, folheava o jornal Publico, na pagina 3 do caderno P2, na rubrica "Frases de ontem" leio: "(...)a mais grave de todas [as crises]: crise moral, crise de valores ou melhor: da falta deles, a negação da ética, (...)crise civilizacional, (...) a impunidade da corrupção, (...) numa sociedade individualista egoísta e consumista, por excelência, em que conta, acima de tudo, o dinheiro-como supremo valor." Fiquei estupefacto!
A tamanha desfaçatez, eu não cria acreditar, imaginem que o autor destas palavras é Mário Soares!
Revoltante soberba de quem se serviu, da ditadura, e posteriormente da democracia.
Mário Soares esquece facilmente o passado, e uma surpreendente necessidade de reescrever a história.

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes, boa tarde.
Este é o primeiro comentário que faço no seu blogue e na minha opinião acho que entre os dois senhores, Barak Obhama será melhor presidente. Mas o que sinto que é mais importante, é a equipa que cada um possui, as ideias que essa equipa encerra e o apoio que esses elementos poderão dar ao respectivo presidente e neste aspecto Maccain será mais forte (as ideias é que poderão não ser tão boas). Em relação à experiência que falou, acho que não é tão importante, pois já vimos que noutras ocasiões, aprende-se rapidamente.
O Mundo neste momento necessita de um novo alento, tal como o nosso país (a precisar de um reset profundo), e talvez este factor seja decisivo para que Barak Obhama ganhe as eleições, depois se verá se teremos mais do mesmo, ou algo diferente, qualquer coisa inteligente, diferente do que estamos habituados a ver do outro lado do Oceano Atlântico e ultimamente debaixo dos nossos pés.

Paulo de Carvalho

Anónimo disse...

Dr.Santana Lopes
Lendo os comentários interessantes que todos escrevem no seu blog deparei com o comentário de Joyce que não posso deixar de replicar.Não é a esquerda que gostava de ver Obama na casa branca,são "pessoas".Uns gostamos de amarelo outros do preto e eu gosto deste preto ( tenho muitos bons amigos pretos e odeiam que lhes chamem negros,eles também não nos chamam de rosados,dizem brancos! )
De esquerda tenho nada,desde os meus 18 anos que voto á direita.O mais esquerda ( para rir mas enfim ) que votei,foi Pedro Santana Lopes na CML por razões de clarividência política,só um louco votaria João Soares ou perderia um voto em Paulo Portas.Portanto Senhora minha,está errada(íssima).Depois esse perfeito disparate de que Obama nasceu no Kénia.Acha MESMO que se isso fosse verdade estava onde está a esta altura do campeonato?Veja este site e veja onde ele nasceu
http://calango74.blogspot.com/2008/10/notcia-bombstica-obama-nasceu-em.html
"Barack Obama, Jr. (Honolulu, 4 de Agosto de 1961) é um político dos Estados Unidos da América, é o candidato oficial do Partido Democrata às eleições presidenciais de 2008. A sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de Agosto de 2008 ( ONDE ELES VEEM ATÉ QUANTOS PELOS NAS ORELHAS ELES TÊM!!!!! ). É também senador pelo estado de Illinois. Obama é o primeiro afro-americano a ser nomeado candidato a presidente por um dos principais partidos políticos americanos. É também o único senador afro-americano na actual legislatura.
Graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Colúmbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barack_Obama
Há imensa coisa a ser publicada,é normal,veja os disparates que dizem da candidata a vice-presidente.Não deixam a "rapariga" em paz.Agora até andaram a ver quanto gastou em roupa para os comícios,jantares e aparições,como se a mulher de Obama andasse vestida pela Maconde....
Portanto temos que ter muito cuidado no que se lé ou ouve por aí.Já viu por exemplo se o País desse ouvidos a Pacheco Pereira?O único senhor do PPD-psd que se atreveu a dizer abertamente mal de Manuela Ferreira Leite e criticá-la nas suas movimentações políticas?Olhe, eu nunca ouvi Pedro Santana Lopes ou Passos Coelho criticarem a Presidente.Já viu a ironia do destino?Os opositores respeitam-na e o outro arrasa-a....
Eu levei com Bush 8 anos,os mais negros do Planeta terra ( esses sim bem NEGROS ) e está á vista como o mundo descambou em guerras imensas,despertou o fundamentalismo feroz das outras religiões,criou uma tensão constante no mundo inteiro com o terrorismo provocadíssimo pelas políticas petrolíferas ( não podemos esquecer que a família Bush é disso que vive )invadiu Países sem autorização das Nações Unidas,criou tensões imensas entre os Países da América Latina querendo meter-se nos assuntos internos ( se não fosse o PM Portugués a ajudar o amigo Venezuelano,o que seria de Chaves ;) agora a sério,o homem é perigoso..) .Em somente 6 meses Bush pôs por terra tudo o que Clinton tinha construido.Chega..uff se chega.Já basta termos que levar com o PS no seu melhor mais 4 anos a partir de 2009,com este ..este....olhe..este...como PM e Francisco Lousã como Ministro de Estado.Que ao menos mude algo nos USA.........e na CML também :) ( yes we can eheheheh )

Anónimo disse...

Dr.Pedro Santana Lopes

Apenas resposta ao comentador
Miguel Vaz Serra:

Parece que anda perdido e muito errado. Para saber quem é esse político desonesto e não ético, Obama, leia aqui:

http://www.olavodecarvalho.org/
semana/081023dce.html

e aqui:

http://www.olavodecarvalho.org/
semana/081024dc.html

Quanto ao Wikipedia, é permeável a qualquer tipo de informação partidária. E quanto ao blog que indica, não costumo ler blogs de garotos.