segunda-feira, 16 de junho de 2008

Nem mais nem menos...

Para ver se todos entendem: a questão das medalhas não interessa mais do que eu disse: para se ver como as coisas funcionam. Como calculam, se falei do assunto depois de o Diario de Notícias ter falado, foi sabendo o que ia ouvir. Se desse importância, pessoal, agora ou para o futuro, não falaria no tema. Nunca falei nas que não tenho nem sequer nas que, porventura, tenha de outros Estados. Há anos que considero a situação lamentável e sabem - no várias pessoas. Assisti a essas condecorações em 2005 e nada disse. Tenho a certeza de que mesmo vários dos que me criticam, sendo pessoas inteligentes, sabem que tenho razão. Nada tem a ver com Luís Marques Mendes que é uma pessoa com valor e que tem direito a isso e a mais ainda. E estou a falar sem ironia.

E, já agora, este blogue é o meu espaço de liberdade. É e continuará a ser. O que não me dá o dever de não insultar ninguém mas que me concede o direito ( e também o dever) de não publicar insultos a ninguém.

16 comentários:

Helder Marques de Sá disse...

Caro Dr. Santana Lopes,
Não sei que género de insultos terá recebido e qual o destinatário.
Por vezes a Verdade doendo, soa a insulto, mas não deixa de ser Verdade.
A propósito da condecoração de Luís Marques Mendes, em minha opinião ele não tem os atributos que lhe foram reconhecidos, pois quem abandona os "seus", como ele abandonou Teresa Zambujo, José Eduardo Costa, Rui Soeiro e Pedro Simões, não pode ser merecedor de qualquer medalha.
Quem, como ele, cerceou a autonomia das Secções de Algés e Oeiras e da Concelhia de Oeiras, impondo os seus candidatos e posteriormente impedindo-os de assumir Pelouros, não pode ser credor de tantos elogios.
Marques Mendes espatifou o PPD/PSD de Oeiras (e isto eu não lhe posso perdoar) e sacrificou pessoas de valor como Teresa Zambujo e José Edurado Costa.
Felizmente, embora tardiamente, que Pedro Simões decidiu aceitar Pelouros na Câmara Municipal de Oeiras, aos quais certamente imprimirá o seu cunho pessoal.
Caro Dr. Santana Lopes: se considera este texto um insulto à pessoa de LMM então não o publique.

Anónimo disse...

Dr.Santana Lopes
Tem todo o direito de protejer o seu blogue de virus camuflados.Afinal é o que "eles" fazem lá no País de Sócrates ( mais conhecido por Senhor Sousa ).No entanto vou ser eu intrometido e pedir-lhe um favor.Já o fiz no passado...Posso mandar um recado a António Vitorino?É que hoje fiquei de boca aberta ao ler isto: "Lisboa, 16 Jun (Lusa) - O dirigente socialista António Vitorino considerou hoje que a vitória do "não" no referendo na Irlanda vai fazer o Tratado de Lisboa "arrastar-se" no tempo e opôs-se a uma resposta "explosiva" para excluir este país da União Europeia." e eu pregunto...Que quer dizer com "explosiva"?Quer dizer que se a resposta fôr mais suave,repensada e reflectida,aceitaria que a Irlanda fosse excluida?Sr.Vitorino.O Secretário geral do seu Partido,que por acaso tambêm é PM deste pobre ( nunca melhor dito ) País,mentiu á nação,mentiu ao estado português e mentiu ao PS.Foram os CV's,foram os exames por fax,foram os projectos assinados por ele que afinal foram os amigos que os fizeram,foram os Diplomas do Bacharelato com datas de Domingo,foram as mentiras ao País para ganhar as eleições a Pedro Santana Lopes,de que nunca subia os impostos,que iamos criar 150.000 empregos e um "churralho" de barbaridades e mentiras.Pregunto:Alguêm investigou?Alguêm pagou pelas mentiras?Demitiu-se com a vergonha de tais mentiras terem sido descubertas?Foi demitido pelo PR por fraude e falta de confiança política baseada na falta de moral?Resumindo,passou algo?Não,nada.Pois preponho tambêm eu a expulção de Sócrates do seu partido assim se a Irlanda o fosse da União Europeia!!!

Anónimo disse...

Dr Santana Lopes
A questão das condecorações,atribuidas todos os anos pelo Senhor Presidente da República é,realmente,qualquer coisa que faz meditar um cidadão respeitador.Penso mesmo que poderá haver alguma relutância em receber uma medalha por serviços e/ou valores prestados à Pátria quando,no mesmo palanque,está alguém agraciado pelo elevado facto
de ser colega de instrução primária
ou de emprego ou de Partido de um
qualquer membro do Poder vigente.
Mais do que todos,o Presidente Sampaio desvalorizou e,se me é permitido,ridicularizou a honra dum
cidadão ser reconhecido no País inteiro, pelas suas qualidades e valores.
E já agora,reparou na facilidade como nos tornamos escritores neste Portugal democrático,na rapidez como se alcança o sucesso financei-
ro,na simplicidade como se obtêem
cursos superiores e o pouco que é preciso para se arranjar um emprego muito bem remunerado?
Pois é, Dr Santana Lopes a chave é:
aos bons conhecimentos é preciso juntar alguma falta de decência conjuntamente com a total ausência
de espírito crítico.
E tudo começou assim!
Aceite os meus cumprimentos
c.monteiro de sousa

Anónimo disse...

Dr Santana Lopes
Faltou-me acrescentar ao que antes escrevi,que os gajos porreiros também recebem medalhas.
Acredite que conheço um ou dois.
cumprimentos
c.monteiro de sousa

Mercier de Sousa Augusto disse...

Boas...



Andei algo afastado do meu blog , pois admito que fiquei com uma tristeza enorme depois das directas do PSD!

Devo confesar que achava por bem embora que muito humildemente que o Dr.PSL (que admiro ainda mais depois destas directas) devia procurar o seu espaço fora do PSD...,ou seja, o país necessita de si , o país necessita de outra direita e o Dr percisa de espaço de carinho para trabalhar.

Repare que quem tem 30% do Psd , tem uma grande base para umas eleições onde acredito que conseguiria alguns eleitores do CDS e muitos do PS. Crie um partido crie uma linha dê aos portugueses pensantes uma alternativa valida , afaste-se de lhe fez , faz e continuara a fazer mal.FORÇA PSL!!!!!

jf disse...

Estimado Comanheiro,

o assunto das medalhas,assim como outros, tem de ser remetido para a sua vertente estrutural:os bons politicos deram lugar aos ...
Como esta verdade ainda não foi alterada ou substituída, mantém-se uma verdade, passo o pleonasmo, verdadeira.

Todos reconhecem que o País está em crise, e todos vemos esbanjar o dinheiro público desta maneira(vergonhosa).
Esquecem-se que, tudo são grãos de sementes, para a descredibilizar a democracia, e os seus dignos e parcos representantes.

Em todas as recentes eleições o único partido vencedor dá pelo nome «abstenção»
Há dúvidas!!!

Finalmente permita-me uma brincadeira:
O Sr Presidente esqueceu-se de medalhar o seu antecessor, mui ilustre Jorge Sampaio, mas para remediar lá condecorou Almeida Santos!?

Um fraterno abraço de um saudoso AD

J.Ferreira
Porto

SEXTANTE disse...

Disse Miguel Vaz Serra:
...."

O Secretário geral do seu Partido,que por acaso tambêm é PM deste pobre ( nunca melhor dito ) País,mentiu á nação,mentiu ao estado português e mentiu ao PS.Foram os CV's,foram os exames por fax,foram os projectos assinados por ele que afinal foram os amigos que os fizeram,foram os Diplomas do Bacharelato com datas de Domingo,foram as mentiras ao País para ganhar as eleições a Pedro Santana Lopes,de que nunca subia os impostos,que iamos criar 150.000 empregos e um "churralho" de barbaridades e mentiras.Pregunto:Alguêm investigou?Alguêm pagou pelas mentiras?Demitiu-se com a vergonha de tais mentiras terem sido descubertas?Foi demitido pelo PR por fraude e falta de confiança política baseada na falta de moral?


Como podia O "nosso" PR fazer expulsar a "má moeda" pela "boa moeda".....não foi ele que deu o mote no Jornal de Balsemão-O Expresso" num famoso "artigo"nas vésperas da golpada de JS(Sampaio)...tão amigos que eles são agora...pois!!!- será que Cavaco é social-democrata ? Ou será um Ex-MES no PSD?-isso era ser coerente..e coerência é coisa que pouco se vê nele..deve ser mais um "tabu"...nunca me esquecerei do famoso tabu no final da segunda maioria que tramou o PPD/PSD.
Desde esse tempo nunca mais o PPD/PSD conseguiu libertar-se de algumas almas penadas que vieram da esquerda e da..extrema esquerda...(JPPEREIRA é um verdadeiro exemplar, mas há outros!
Quando e´que o PPD/PSD se livra deles e volta a ser um verdadeiro partido interclassista, popular e democrático e não um feudo de alguns falsos elitistas...porque se fossem verdadeiros, não cometiam as tropelias e as traições que cometem.

joaoaugusto

Anónimo disse...

Há já algum tempo que a grande quantidade de medalhas têm sido sempre bem distribuídas (todas). O que eu gostava de perguntar era: existem ou não medalhas para a imbecilidade e para a pouca-vergonha?
É que se existirem, essas medalhas onde é que elas estão? Reservaram-se o direito de não as atribuir, para ficar com elas?

Leonor – Coimbra.

Unknown disse...

Mais do que tentar, pobremente, defender quem quer que seja, limito-me a apontar o seguinte: na última "quadratura do círculo" o Professor JPP fez apreciações de carácter e comparações pessoais entre o corrente e anterior presidentes do PSD.
Já assisti ao mesmo, com as chamadas "minas anti-pessoais" políticas (quem viveu nos EUA sabe o que é isso) por parte do Professor Marcelo.

É difícil aceitar, sem espírito crítico e racionalidade, que isto ocorra.

Grave o "name-dropping", grave o comentário diletante e auto-indulgente.

Com todos os "defeitos" que PSL e o anterior Presidente tenham, não assisti ao mesmo.

Vou mais longe: estas ocorrências são um sinal do enorme atraso civilizacional do nosso País.

Infelizmente.

são c. disse...

Dr Pedro
Muito sinceramente, penso que está mais que na hora de deixar de lado esta conversa constante, mais parecida com as manhãs e tardes da TV onde se fala de banalidades e se comenta a vida dos outros até à exaustão!
Está na hora de se voltar para fora de si mesmo, de se voltar para o País, de fazer propostas, apresentar sugestões,enfim, ajudar Portugal e ajudar o PSD.
O Pedro tem o dom da palavra; é inteligente; é só direccionar-se para o que interessa mesmo de verdade e deixar os outros a falar sozinhos...pleeeeease!

Anónimo disse...

Dr. Santana Lopes:

Quanto a medalhas, o melhor é esquecer. E sabe porquê? Porque a partir do “famigerado 25 de Abril!” essa, de dar condecorações – Ordem de Torre e Espada,Valor, Lealdade e Mérito, Ordem de Cristo, Ordem de Avis, e Ordem de Sant`Iago da Espada – a torto e a direito, ficou banalizada.

Tive o cuidado de ler quais os requisitos para obter uma condecoração, como por exemplo a Torre e Espada.
Fiquei a saber, que as ordens militares a partir do “famigerado 25 de abril” deixaram de ter valor.
Antes, a mais alta condecoração Portuguêsa - Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, era só entregue a quem reunisse os seguintes requisitos:

. Por méritos excepcionalmente relevantes demonstrados no exercício de funções dos cargos supremos que exprimem a actividade dos órgãos de soberania ou no comando de tropas em campanha;

. por feitos de heroismo militar e cívico; ou
.
Por actos excepcionais de abnegação e sacrifício pela Pátria e pela Humanidade.

Quando vejo esta condecoração entregue a Mário Soares e Jorge Sampaio, está tudo dito!

Mostra bem, que como não tem ninguém para agraciar, arranjam uma lista à pressa, para que o 10 de Junho tenha algum significado.
O mais engraçado, é que até os próprios agraciados ficam admirados.
Pudera! eles lá sabem, que não mereciam tal condecoração.
Cada vez mais caminhamos para o abismo – basta apenas um passo!

Anónimo disse...

Grito de revolta: ''Viva o credível Marques Mendes'' ; ''Viva a credível Ferreira Leite'' ; ''Viva o credível Pacheco Pereira'' ; ''Viva o credível Rui Rio'' ; ''Viva o credível Miguel Relvas'' ; ''Viva o credível Morais Sarmento'' ; ´''Viva o credível Rebelo de Sousa'' ; ''Viva o credível António Borges'' ; ''Viva o credível António Capucho'' ; ''Viva o credível José Sócrates'' ; ''Viva o credível Jorge Sampaio'' ;etc,etc,etc... Condecoração máxima para eles todos. Estamos mesmo entregues à bicharada... HAJA PACIÊNCIA que a minha vai- se esgotando.

Anónimo disse...

Senhor Pedro Santana Lopes,
Desde já, digo-lhe que sou um jovem com 15 anos, estudante no curso de ciências socioeconomicas, e também tenho um blog onde me expresso perante a opinião pública, neste escrevo comentários ás notícias mais polémicas e onde expresso a minha grande vontade de mudar o rumo de Portugal, como o senhor também do deseja. Na verdade o que faço é para o interesse de todos, pela qual mostro o outro lado das "coisas", estas "coisa", são notícias, medidas políticas, etc. Já agora deixo-lhe o link do meu blog, http://criticanarede.blogs.sapo.pt/ espero que vá e veja com os seus próprios olhos o quanto os jovens se interessam pelo país e pela sua política aplicada nele.
Muito obrigado pela sua atenção e espero que também comente o meu blog.

SEXTANTE disse...

são c. disse:

"
O Pedro tem o dom da palavra; é inteligente; é só direccionar-se para o que interessa mesmo de verdade e deixar os outros a falar sozinhos...pleeeeease!
"
É verdade. Pedro Santana Lopes tem e viu-se neste último congresso do seu partido que tem o dom da palavra e do conhecimento prático da política.
Pelo aplauso ouvido durante a sua intervenção na madrugada de sábado, da grande maioria dos congressistas, também tem muitos apoiantes no PPD/PSD.
Arranje forma de fazer chegar ao nosso "povo", de forma periódica e metodicamente, as suas ideias para a governação do país, sem atacar ninguém do Partido e nem criticar, de forma pública, a organização do partido.
Assim, vai ver, que depressa e de forma eticamente correcta, irá conseguir o que deseja - ser útil aos seus concidadãos.
Não se esqueça que já foi quase tudo na vida e isso gera muitas "invejas" e ódios de estimação.
Um abraço.
joaoaugusto

Anónimo disse...

Caro Santana Lopes,

Vim visitar hoje a este blog pela primeira vez. Uns amigos tinham-me avisado para esta novidade original da blogosfera lusa que é termos um ex premiére a escrever um blog. Tive curiosidade.

Devo dizer que fiquei desapontado com o teor do blog. Pensei que fosse um blog mais sobre política e sobre a sua visão da sociedade portuguesa, e menos centrado na sua pessoa e na sua vida. Acho que você não ganha nada com essa postura de recriminar os outros pelos seus próprios fracassos- e que você só vai realmente mudar quando souber dar o salto em frente e deixar esse tom de queixinha paroquial. Bem sei que você vai certamente considerar que dizer isto é um insulto, mas acredite que não é. Digo isto como seu antigo admirador e até eleitor. Há milhões de portugueses que pensam como eu, e que o acham um homem brilhante e capaz, se calhar o mais brilhante orador político da direita do pós 25 de Abril, que algures no caminho se perdeu- por culpas alheias( sobretudo do seu "amigo" Barroso), mas também por culpas próprias. Este blog é um reflexo do vazio do seu projecto político. E os que tanto o louvam apenas o prejudicam, porque retardam a necessária auto-crítica que lhe faria tão bem. Pense nisso.

Um abraço.

Anónimo disse...

Pedro não se esqueça de escrever no seu blog porque nós sabemos bem o valor que tem .Tal como eu disse no Placebo eu penso que um Pedro Santana Lopes nunca tem fim e qualquer dia vai estar aí outra vez a ganhar pontos sobre aqueles que o querem aniquilar.Força porque quem ama o PPD como nós nunca se deixa abater por jogos de bastidores.O seu discurso no Congresso foi excelente e o seu olhar para aqueles que só sabem é destruir foi de "matar".