domingo, 9 de dezembro de 2007

FIGUEIRA DA FOZ




A extraordinária vista panorâmica, para o lado de Quiaios, do Bom Sucesso e da Tocha, do miradouro da bandeira, no alto da Serra da Boa Viagem.



Agradeço, também, os comentários que chegaram de pessoas da Figueira da Foz, incluindo de quem trabalha na Câmara Municipal.
Pergunta um desses visitantes do Blogue há quanto tempo lá não vou. Agora, há cerca de dois meses e meio. Mas estou sempre informado. E ,se Deus quiser, irei aí dentro de dias. Conheço bem alguns abandonos ou desleixos, que muito me entristecem. Esses e outros.

Abrigo da Montanha (reconstruímos depois de adquirimos a ruína ao Estado)




Paço de Maiorca(adquirido para o Município durante a minha Presidência)


Mas espero bem que seja possível reparar a situação brevemente. Com os campos da praia, então, o lamento é ainda maior. Principalmente, por causa dos mais novos. Campos de futebol, de basket, de ténis... Quanta alegria sinto, sempre que os vejo cheios de miúdos correndo atrás da bola. É mais ou menos a mesma sensação de quando vejo as pessoas, de bicicleta, no meio da praia, nas passadeiras feitas, de propósito, com uma faixa para esse saudável meio de transporte.

A Figueira da Foz vive um momento único de oportunidades, pela conclusão de infraestruturas rodoviárias tão importantes para o seu desenvolvimento estratégico. É essencial a obra da reorientação do molho norte do porto. Há tantos anos que tarda. Como tarda o golfe. Como tarda que não se desbaratem energias com conflitos que desviam desse trabalho essencial.

9 comentários:

Ricardo Araújo disse...

Boa noite, Dr. Pedro Santana Lopes, depois de ler os comentários do texto anterior, e se dúvidas, eu tivesse em relação as obras feitas por V. Exa., tudo ficou mais claro, os Figueirenses clamam por si, o que demonstra que o País perdeu um grande líder para ter a frente da nação.

Mas ainda estamos a tempo de ver isso acontecer, pois as pessoas necessitam destas provas para ver a pessoa que o Sr. foi e ainda é, apesar de nesta altura o quererem novamente diabolizar perante o que está a acontecer na câmara de Lisboa, levando as pessoas a pensar que o endividamento da autarquia foi no seu mandato.

Penso que é altura de V. Exa. se começar a defender destes ataques lembrando aos Portugueses que V. Exa. não é o diabo que por aí divulgam.

Não receie nada, lembre-se que as mentiras mesmo que muitas vezes ditas não se tornam em verdades, por isso temos de combater toda a podridão desta sociedade.

Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo.

Mário Costa disse...

Pergunta um desses visitantes do Blogue há quanto tempo lá não vou. Agora, há cerca de dois meses e meio. Mas estou sempre informado

Pois, eu sei que está sempre informado, meu caro. Mas venha preparado..., pois as surpresas vão ser muitas. Por exemplo, vai ficar espantado com aquele "mastodonte" que se está a erguer no galante.., e ainda só vemos 2 ou 3 pisos "fora do solo". Acredite que, pela amostra, é arrepiante imaginar o que vai dali sair...

Ah, e venha "para ficar", se possível..., que a Figueira be precisa!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Venha há Figueira, caro Dr.
O PSD local precisa de um grande puxão de orelhas.
Pedro Guina - Cantanhede
www.pedroguina.blogspot.com

Anónimo disse...

São 2h06 e ainda bem que visitei o seu blog Dr.Pedro. Fico imensamente feliz, que dá sinais que ainda se lembra de nós e desta terra bonita, mas que infelizmente está se a tornar aquilo que não era, e que ficou no mapa quando o senhor por cá passou.
Espero que volte para ficar, e que desta vez nos brinde não com 4 anos, mas com 8 belos anos, que deixariam a Figueira na Lua, para ser avistada em qualquer ponto do planeta.
O sr. foi o melhor Presidente de Câmara depois do 25 de Abril e somente em 4 anos. Todos nós sabemos e conhecemos a "crise" que anda por estas bandas e sobretudo no PSD. Só o Sr.para terminar com esta dança e em seguida levar o PSD nacional ao rubro. Provavelmente não irá colocar este comentário na blogosfera, por aquilo que vou dizer a seguir.

SANTANA NA FIGUEIRA E LIDER DO PSD.

Quem gosta, gosta, quem não gosta não lê nem comenta.

Obrigado por tudo e algo me diz que ainda nos vai brindar com uma surpresa ao virar da esquina de 2008 para 2009.

Cumprimentos e muito sucesso.

Klatuu o embuçado disse...

Decerto acontece-lhe com frequência um fenómeno que me persegue cada vez que deambulo pela nossa Pátria... o sentimento trágico de que Portugal é alto e nobre - e quão mal servido é na nossa época!

Abraço.

Anónimo disse...

Confesso, orgulhosamente, que muito me alegra as mensagens que por aqui vão sendo deixadas relativamente ao meu caro dr. Palavras sinceras, não tenho a mínima dúvida, mas que manifestam a gratidão que muitos e muitos têm pelo percurso político de Pedro Miguel de Santana Lopes.

Curioso ir lendo esses comentários. Porque, afinal de contas, muitos já clamavam estas qualidades há muito tempo.

A sua presença e continuidade na política são precisas. Agora, como deputado e líder parlamentar. Como foram enquanto primeiro-ministro.

O futuro? A Deus pertence. Mas o futuro desenvolvimento do nosso país obviamente que passa pelo seu forte contributo.

Saudações a todos (os de bem),

Sérgio Loureiro.

Anónimo disse...

A Figueira,outrora apelidada de "pérola do oceano" e "rainha das praias portuguesas",encontra-se moribunda,sem esperança...Hà 10 anos,o senhor protagonizou a mudança e recuperou a auto-estima de muitos figueirenses,levando-os a acreditar num futuro melhor! Infelizmente, não tardou a tudo se desmoronar e voltar à estaca ZERO!!!

Anónimo disse...

Faz agora 10 anos que a Figueira viveu um momento único,de mudança e esperança num futuro melhor!
Mas volvida uma década, que Figueira temos nós? Muito DESMAZELO,falta de investimento e de oportunidades de emprego,insegurança, desinteresse, desmotivação... Isto, para já não falar nos(quase)diários atentados ao património e ao urbanismo da cidade...
Veja-se,por ex., o estado actual de grande parte das estruturas representativas do trabalho realizado em apenas 4 anos:o CAE,o Oàsis,os campos desportivos da praia,o Mercado Municipal,o Paço de Maiorca,a Quinta das Olaias,a Piscina Praia,o Abrigo da Montanha, o aspecto geral da cidade...Numa palavra, DESMAZELO e,sobretudo, muita incompetência na manutenção desses espaços!
Haverá ainda esperança para a Figueira?
Apesar de tudo, ainda acredito que sim!

Anónimo disse...

abrigo da Montanha, obra de Raul LIno - extrema importância como tudo o resto. bem haja.